Carlos Newton
Na medição do site norte-americano Histats.com, a Tribuna da Internet teve 29.280 acessos diretos no último dia 25. Como o medidor tem falhas de funcionamento, dá umas travadas, é certo que a audiência tenha sido bem maior, e sem contar as leituras em Facebook, redes sociais, envio por e-mail e reproduções em outros sites, blogs e portais.
Sem dúvida, é um excelente desempenho para um espaço independente que não está pendurado em nenhum grande site ou portal. Este grande número de acessos mostra que pode ser viável a discussão dos grandes temas políticos, econômicos e sociais.
Na condição de editor, que lançou este blog com audiência zero em 2009, meses depois do fechamento de nossa nave mãe, a Tribuna da Imprensa, sinto-me orgulhoso, é claro. Num ataque de vaidade, cheguei até a pretender encontrar uma forma de o Blog continuar a existir independentemente de minha participação.
Nos últimos meses, eu, Francisco Bendl e Antonio Fallavena temos trabalhado nisso, liberei acesso a todas as senhas, para que eles pudessem conhecer o Blog por dentro, aprender a editá-lo e me substituir em alguma eventualidade. Mas as operações são muito intrincadas, achamos melhor buscar recursos para contratar um jornalista blogueiro.
UMA COOPERATIVA
Não lembro se a ideia partiu de Bendl ou Fallavena, mas chegamos a pensar na criação de uma cooperativa, que passaria a ser proprietária do Blog e responsável por sua manutenção. Seria criada uma diretoria, e eu ficaria como uma espécie de editor honorário. Fallavena, que é empresário na área do Turismo, imediatamente ofereceu pacotes turísticos de viagens ao exterior e a pólos turísticos nacionais, para sorteio entre os comentaristas, vejam que desprendimento.
Achei excelente a alternativa, Bendl começou a trabalhar nisso, e fez um primeiro contato com os principais comentaristas, para saber se poderíamos contatar com apoio de pelo menos 50 interessados, para que num segundo passo pudéssemos viabilizar a cooperativa.
OFENSAS E MAIS OFENSAS
Eu estava animado com esta possibilidade, mas acho que pode ser mais uma dessas grandes ideias que não dão certo. A verdade é que continuam as ofensas entre diversos comentaristas, um comportamento que não leva a nada.
O grande diferencial deste Blog são os comentários, a troca imediata de opiniões e a resposta/réplica online, como se estivéssemos num chat. Mas há comentaristas que não admitem que alguém tenha opinião divergente e se escondem sob pseudônimos, para ofenderem sem consequências. Agora mesmo, acabo de deletar uma ofensa gratuita de “Paulo_2” ao comentarista Alverga, que é um cavalheiro.
Quer dizer que o editor do Blog tem de ficar eternamente conferindo comentário a comentário, para fazer a função de moderador, ao invés de estar procurando postar as melhores matérias possíveis, para incrementar as discussões?
Já cansei de dizer que ninguém é proibido de frequentar este espaço livre. A única regra é evitar ofensas e patrulhamentos ideológicos. Se parou de ofender, pode voltar a escrever, sem problemas, todos nós devemos ter o direito de errar e de se recuperar. Mas quem se interessa? Será que vale à pena continuar com o Blog, nessas circunstâncias? E agora aparece um comentarista insatisfeito, que se julga no direito a incomodar os demais, enviando mensagens por e-mail para me difamar.
Dedico-lhe meu mais profundo desprezo. Não responderei a nenhuma ofensa dele. Aliás, não respondo a ofensas de ninguém. Como nos ensinou Paulo Francis, não devemos dar importância nem a nós mesmos.
BALANÇO DE JUNHO
Como sempre fazemos, agradecemos a todos e divulgamos a relação das contribuições dos comentaristas que têm garantido a continuação da Tribuna da Internet, com depósitos na Caixa Econômica Federal:
DIA REGISTRO OPERAÇÃO VALOR
01 002915 DP DINH AG 100,00
05 051013 DP DINH LOT 20,00
08 001707 DP DINH AG 40,00
08 002915 DP DINH AG 100,00
08 061110 DP DINH LOT 22,91
08 061639 DP DINH LOT 100,00
10 101842 DP DINH LOT 20,10
11 111224 DP DINH LOT 250,00
15 002915 DP DINH AG 100,00
15 462681 CRED TEV 50,00
17 200006 DOC ELET 100,00
22 002915 DP DINH AG 100,00
24 241102 DP DINH LOT 30,00
29 002915 DP DINH AG 100,00
29 270955 DP DINH LOT 230,00
29 291323 DP DINH LOT 50,00
29 000005 DOC ELET 31,00
E com depósitos no Banco Itaú, foram feitas as seguintes contribuições:
01/06 TBI 9368.46169-6 TRIBUNA 40,00
08/06 TBI 2958.07601-6TRIBUNA 30,00
09/06 CEI 000253 DINHEIRO 777 50,00
16/06 DOC 001.4416MARIO RO 200,00
19/06 CXE TEF 8575.03172-2 30,00
22/06 TBI 0406.49194-4 C/C 50,00
23/06 CXE TEF 6219.03279-1 80,00
30/06 TBI 9368.46169-6 TRIBUNA 40,00
30/06 DOC 033.4213ROBERTO S N 100,00
se juridicamente viável, apoio a cooperativa, participando como sócio-quotista e, como deve acontecer, sem qualquer auferimento…
CN
Realmente o contador é determinante para a credibilidade do blog.
Falta o contador do UOL e do Google. Márcio Lordelo me falou que o contador do Google os valores são sempre maiores.
Recebi uma correspondência do Bendl para colaborar com o blog.
A ideia da cooperativa é boa e deve seguir adiante.
Mesmo com a turma que gosta de se enfrentar e se ofender por besteiras, a iniciativa de manutenção do blog através de uma reforma interna precisa ser apoiada.
Esquece os litigantes, Sr.Newton, escolhe a diretoria, quem seria voluntário para cotas, e que segue com o barco!
Caro Editor Carlos Newton,
Acompanho Gesse Almeida (10:31), seja constituindo cooperativa, associação etc.
Quanto ao comentário do Salles (10:56), o blogueiro Fernando Rodrigues (UOL) publicou reportagem interessante acerca da propaganda oficial em mídias alternativas (http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/07/02/publicidade-federal-para-midia-alternativa-vai-a-r-92-milhoes-em-2014/).
Segundo o relato:
“As respostas das empresas contatadas pelo Blog também não são muito claras sobre qual seria a razão pela qual a Caixa ou Banco do Brasil precisam anunciar em sites com apenas 100 a 300 mil visitantes únicos por mês. No mundo digital, sites com menos de 1 milhão de visitantes únicos são considerados modestos. Em dezembro de 2014, o país tinha 72,8 milhões de usuários de internet, segundo dados da Nielsen.”
Não entendo tecnicamente as métricas de público da internet. Mas, como leigo, parabenizo o Editor e todas pessoas que constroem esse espaço brilhante de auto-ilustração, refletido nos números apresentados pelo nobre Editor.
Cordialmente,
Christian.
Caro jornalista,
Primeiramente, parabens pela tua forca de vontade.
E, segundamente, como dizia o Odorico, que tal colocar, em cada comentario, aqueles polegares para cima e para baixo, relativos a “gostei” e “nao gostei”?
Possibilitaria ao leitor que nao tenha tempo ou vontade de comentar deixar registrada a passagem e a participacao. Alem de tornar a pagina mais “simpatica”, avaliaria a aceitacao de cada comentario em relacao aos leitores de uma forma rapida e sem a nacessidade de uma replica por parte destes.
Abracos.
Christian Cardoso
Bem interessante a reportagem. Comparando a TI teve no ultimo mês cerca de 155 000 visitas. Ficando acima de Carta Capita, Brasil de Fato , Brasil Econômico, e Kennedy Alencar. Boa média.
… e olha que o Jornalista não está vinculado a ninguém, o que valoriza ainda mais cada visita recebida!!!
R. Sales e F. Vieira,
Importantíssimo que esse espaço seja aberto-dialógico (construído com a revisitação crítica do outro), não dogmático-dialético (“superação” dos contrários pela síntese imposta e revelada em “verdades”(?) supostamente “absolutas”).
Como, aliás, destacado pelos demais comentaristas.
Grato pela atenção e,
Abraço,
Christian.
Meus parabéns para vocês CN, Chicão e Fallavena. Não vejo a Tribuna da Imprensa apenas como um espaço democrático, mas como um instrumento que engrandece este país. Aqui somos livres para propor, discutir, concordar, discordar e mudar de opinião, com educação. É necessário que quem quer que seja tenha respeito pelo outro e por suas opiniões e que não se sinta jamais à vontade para agredir. Continue firme CN.
O que eu escreveria o Pedro Rios escreveu, e melhor. Assino embaixo, ao tempo em que dobro os parabéns ao CN e a todos os articulistas que honram essa tribuna livre e democrática. Sinto-me, assim como um passarinho que leva água no bico para apagar um incêndio, minimamente cúmplice desse sucesso, pois a quem posso e merece recomendo a leitura do blog, aumentando a Rede do Bem.
Parabéns e adiante, compañeros. Compañeros? Epa!!!! Rsrrsrrs
Sr. Carlos Newton,
Eu vejo uma média de 30 jornais por dia, nacionais e estrangeiros, entre eles, japoneses, alemães, francesas, ingleses, russos, indianos, chineses, além de alguns brasileiros: Folha, Estado, Jornal do Comércio, O Globo e G1. Acesso a TI(seu BLOG – não concordo com seu título), duas a três vezes por dia. Descreve a politicagem(política) sem máscara. É o que precisamos! Suas NR são contundentes!
Em tempo: sugestão para o título do seu BLOG: “BRASIL LIVRE NA INTERNET”.
Desculpe, Dr. Francisco, tive muitos problemas hoje, a edição de amanhã está toda atrasada, só agora posso responder ao Sr.
Grato por suas palavras de incentivo e também pela sugestão de nome, que é sensacional.
Abs.
CN
Francisco
Você lé o http://www.almanar.com.lb/spanish/
Veja é me de a sua opnião. Publicar no blog seria melhor.
Abs…
Lembrei de uma frase que o grande jornalista Hélio Fernandes escreveu no tempo da TI impressa:
“Ninguém é mais importante que os acontecimentos”…
Bravo Newton, sigamos na luta!