Com o apoio de Bolsonaro, os protestos ganham mais densidade e importância

Resultado de imagem para democracia brasileira chrages

Charge do Vasqs (Charge Online)

Pedro do Coutto

Na escala do voo para os EUA, em Roraima, o presidente Jair Bolsonaro convidou a população para participar das manifestações, do dia 15, em apoio ao governo. Ressaltou porém que tais atos não são dirigidos contra o Congresso e o Poder Judiciário, no caso o Supremo, embora se saiba que são os culpados de sempre.

Reportagem de Naira Trindade, Thais Arbex e Aguirre Talento, em O Globo de domingo registra a convocação feita por Bolsonaro.

PROTESTO CONTRA QUEM? – Na minha opinião, ao divulgar seu apoio explícito o presidente da República ampliou as manifestações de apoio, embora não tenha assinalado contra o que ou contra quem. Assim agindo, tacitamente deixou a critério dos organizadores e dos próprios manifestantes.

O fato é que Jair Bolsonaro levou o debate político para as ruas, inclusive porque ressaltou que “quem tem medo de movimento de rua não serve para ser político”.

A declaração, frisa a matéria, foi recebida com preocupação nos meios partidários, mas nem o presidente da Câmara Rodrigo Maia nem o do Senado Davi Alcolumbre quiseram se manifestar, segundo transpirou, para não sensibilizar ainda mais a questão.

NAS MÃOS DO POVO? – Inclusive, num outro trecho da declaração Bolsonaro sustentou que “quem dá o norte para o Brasil é a população”. E acrescentou que o movimento não é contra a Democracia.

Bem, não é contra a Democracia. Mas, afinal de contas, qual o alvo a ser atingido? E o episódio forçosamente terá que produzir reflexos e consequências, sobretudo porque, ao que tudo indica, diante da conclamação de Bolsonaro, os bolsonaristas em grande parte deverão participar dos atos.

UM TIPO DE PLEBISCITO – A repercussão será grande sem dúvida, principalmente, porque as manifestações a partir de agora encontram-se na esquina de praticamente uma espécie de plebiscito a favor ou contra o governo. Sem dúvida, o Palácio do Planalto vai se empenhar indiretamente para um maior comparecimento popular.

Domingo próximo, portanto, vai representar um teste para a democracia brasileira. O presidente da República afirmou que os alvos não são os Poderes Legislativo e Judiciário. Porém isso, não impedirá que surjam faixas, cartazes e até bonecos infláveis, com discursos que possam se voltar contra os dirigentes dos dois poderes da República.  Trata-se, assim, de uma etapa crítica para a política brasileira e também para a solidez das instituições.

26 thoughts on “Com o apoio de Bolsonaro, os protestos ganham mais densidade e importância

  1. Queimar pneu na rua, quebrar patrimônio publico, assassinar jornalistas entre outros tantos atos monocraticos da canhotada pode??????

    então que os isentões e a canhotada vá, vá, vá se f

  2. Lewandowsky desobedecer a Constituição para manter os direitos políticos e privilégios da Dona Dilma é democrático; o STF desavergonhadamente soltar ladrões através de Habeas Corpus é democrático. Mas protestar em face desses abusos é antidemocrático. Tá bom, fica assim.

  3. Sapo de Toga; parabéns; suscinto e certeiro.
    Acrescento a prisão em quatrocentésima instância aprovada pelos canalhas e ainda se perguntam o porque?!!! Pô parem de sacanagem que nós não aguentamos mais, pode vir o pior mas, que tem que mudar tem e se vier o pior, muda-se outra vez. E quantas vezes forem necessário.

  4. Sem falar nos vinhos com no mínimo trocentas medalhas e lagosta pegas no mergulho apineia por virgens de no máximo 15 anos e por aí vai.
    E eles estão calados porque sabem que falta muito pouquinho para a corda arrebentar.

  5. Boçalnaro teve que mudar de estratégia para fazer com que as pessoas saíssem de casa.

    No inicio era:
    “Fechar o Congresso e o STF e com o Bozo.”

    Agora é:

    “As manifestações são contra todo mundo. Até contra mim.”
    Boçalnaro

    As bolsonaretes que aqui comentam e que estão incentivando as manifestações, tem que provar que também participarão desse circo.

    Vocês bolsonaretes que aqui comentam terão que colocar fotos suas participando dessa bizarrice e mostrando que foram para as ruas.

    Caso contrario mostrarão que são apenas desinformantes para aticarem as massas desinformadas.

  6. “– Na minha opinião, ao divulgar seu apoio explícito o presidente da República ampliou as manifestações de apoio, embora não tenha assinalado contra o que ou contra quem. Assim agindo, tacitamente deixou a critério dos organizadores e dos próprios manifestantes.”

    -SE esse argumento fosse verdadeiros, o Brasil inteiro teria ficado Verde e amarelo para apoiar o Collor.

  7. Tu deverias ir às ruas também, Renato.

    Pois, assim, terias algo para fazer de útil, além de informares melhor as “massas desinformadas”, prezado “democratete”.

  8. A verdade nua e crua é que este país tem que mudar.

    Ainda a pouco o débil mental Drauzio Varela abraçou um estuprador que matou sua vítima de , pasmem, 9 anos de idade.
    Mas, o Dr.biruta até que não teve culpa em abraçar o hediondo criminoso, mesmo porque ele sendo biruta e adora os presos, disse que não pergunta o que eles fizeram.

    O problema mesmo é um país não condena a prisão perpétua e até pena de morte criminosos que cometem crimes hediondos.

    Daqui há pouco , o criminoso já estará livre para cometer mais outros crimes e o Dr. Biruta o receberá no presídio com abraços efusivos, para manter a narrativa esquerdista do “humanismo”.

    Pode?!!!!

  9. Mario Jr. … em nenhum lugar nas Escrituras, há pena de prisão.

    Começou com o Senhor pondo sinal em Caim para que ninguém o ofendesse … acontece que os descendentes de Caim foram exagerando … tinha um deles que punia a 77 em vez dos 7 de Caim.

    E os descendentes de Set foram se casando com os de Caim … e se deu Dilúvio!!!

    Após o Dilúvio … Lei do talião – olho por olho – dente por dente!!!

    Com Moisés … 40 máximos açoites … e matou – morre!!!

  10. Alguns tipos de crime somente Deus para perdoar, pois alguns homens não conseguem, eu sou um deles!

    O crime de pedofilia acrescido de estupro e assassinato é hediondo demais, bestial, que extrapola a espécie humana nos seus maiores erros praticados!

    O abraço de Dráuzio no transexual, que está preso porque cometeu a aberração acima, decididamente foi um tiro no próprio pé.

    Se a Rede Globo quis dar um tapa na cara de Bolsonaro, avisando que homossexuais, transexuais, travestis, devem ser tratados com carinho, a mensagem não poderia ser pior!

    Que juntasse os representantes dessas variações que citei, porém pessoas decentes, que nunca mataram ninguém ou se envolveram em pedofilia e estupro, maravilha, legal, aplausos!

    Mas, justamente uma besta humana que cometeu TRÊS crimes dos mais odiáveis e repudiáveis da espécie humana, o bom médico Dráuzio foi entrevistar e dar um abraço??!!

    Pô, fizesse isso com um papeleiro, um mendigo, um miserável, mas logo com um pedófilo, estuprador e assassino???!!!

    A Globo perdeu os cadernos de vez.
    Aloprou!

    • Acredito que o Dr não sabia da ficha corrida dos meliante, mas mesmo que soubesse o cara é um humanista de carteirinha abraçaria quem quer que fosse, como ele mesmo disse ele é medico e não juiz, quem fez a merda toda foi o produtor do evento a equipe jornalistica por traz a mão que balança o berço.

  11. Desconfio que essa manifestação não vai ter queima, de fogos, de pneus e de roscas. Não vai ter bispos e padres pedófilos de passeatas e largas queimadas de maconha.
    Não haverá apologia ao analcentrismo.
    Com minha desconfiabilidade ligada acredito, hehehe que vai ser exclusivamente em favor do Bolsonaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *