Com sua nova legenda, Bolsonaro busca um isolamento partidário e ideológico

Bolsonaro pensa em colher assinaturas por meios eletrônicos

Pedro do Coutto

Na minha opinião, o título deste artigo sintetiza o novo projeto político do presidente Jair Bolsonaro, isolando-se das demais forças e mantendo para si mesmo, e seus filhos, um espaço político singular. Singular também é o episódio, pois pela primeira vez no Brasil um presidente da República eleito desliga-se da legenda com a qual fez a campanha para as urnas de 2018 e com o qual, no fundo da questão, não conseguiu governar. P

or isso lançou as bases de uma nova sigla, na percepção dele, capaz de caminhar pelas ruas do país na tentativa de unificar sua força política com o posicionamento ideológico que desenvolve.

ESFORÇO INÉDITO – Reportagem de Jussara Soares, Gustavo Maia e Naira Trindade, O Globo de sexta-feira, destaca com bastante nitidez o que se pode classificar de um esforço inédito para ocupar um espaço capaz de absorver tanto seu conteúdo ideológico quanto seu potencial de votos.

A sigla teve sua imagem projetada num painel formado por cápsulas de balas de revólver. Ele próprio, Bolsonaro, informou que escolheu o número 38 como símbolo de sua nova ofensiva. O número viria portanto de uma visão baseada no calibre de um revólver.

A primeira vista a imagem chocou na medida em que, além de representar um posicionamento radical, projetou um panorama a ser preenchido para as eleições municipais de 2020.

DIFÍCIL MISSÃO – A constituição de um novo partido não será tarefa fácil apesar de sua condição de presidente da República. Tal condição será sempre um fator importante para poder funcionar. Um dos obstáculos reside na obrigação de arregimentar 500 mil assinaturas em pelo menos 9 estados. A questão encontra-se no Tribunal Superior Eleitoral, uma vez que Bolsonaro quer alcançar os 500 mil apoiamentos através do meio eletrônico, enquanto surge a dúvida se as adesões podem ser feitas através das telas das redes sociais ou então pelo caráter até agora vigente que condiciona as assinaturas colocadas em folhas destinadas a inscrição.

ESTRADA IDEOLÓGICA – Outra dúvida parte da diferença existente entre a aprovação para que surja uma nova legenda e ocorram as inscrições nos quadros partidários. Enfim, pode ter surgido uma nova legenda caracterizada pela posição conservadora baseada no prestígio do presidente da República e na estrada ideológica que costuma atravessar. Atravessar para um plano talvez solitário, talvez aberto a adesões desde que mantenha sua liderança, o que afasta hoje qualquer adesão fisiológica.

Por falar em 38, era muito pouco provável um partido que nasceu na alvorada pudesse retroagir no tempo em busca de uma origem radical. O número 38 não é apenas uma arma, mas significa um atentado contra Getúlio Vargas no Palácio Guanabara, onde Vargas residiu até 29 de outubro de 45 quando foi deposto por forças militares fortalecidas pela vitória contra o nazi-fascismo nos campos da Itália. Dificilmente um partido escolheria um episódio marcado pela derrota.

Porém, é possível que 38 representasse uma corrente cujo símbolo inspirava-se na influência do nazismo. Muito bem. Vamos ver como o governo desenvolve seus projetos a partir de uma nova movimentação capaz de apoiar seus novos projetos de governo.

22 thoughts on “Com sua nova legenda, Bolsonaro busca um isolamento partidário e ideológico

      • Fico pasmo de constatar de como nos acostumamos a um cenário político corrupto e antidemocrático. O fenômeno Bolsonaro escapa a este paradigma: ele é políticamente incorreto se elegeu sem dinheiro nem tempo de TV sem apoio de partidos e agora do zero vai formar um partido de direita ao invés de entender as causas e as consequências disto se recorre ao pensamento paradigmático dos confortos ideológicos simplistas e o pior de tudo ele está indo de encontro aos anseios da maioria da população o resto é mínimi dos inconformados

      • Caro leitor e comentarista Eliel,
        Parece-me que muitos estão DESARTICULADOS, pois a razão do número escolhido para o partido político que se busca registrar, segundo fontes do partido Aliança pelo Brasil, é bastante significativa, na medida em que Jair Bolsonaro é o 38º presidente da República Federativa do Brasil.
        De todo modo, lamentável também é a hipocrisia do jornalista Chico Pinheiro da Rede Globo em comentário que fez recentemente no jornal televisivo daquela emissora.
        Afinal de contas, o PSDB é 45, o PL é 22 e o PSOL é 50, ou seja, metralhadora ponto 50.
        É realmente lamentável a DESFAÇATEZ, a HIPOCRISIA dessa gente, só são válidos TUDO aquilo que é de ESQUERDA, NADA vale o que é oriundo da DIREITA.

  1. “BOLSONARO É A ELEIÇÃO DA AGONIA SISTÊMICA, o delírio do desespero, o último cartucho do sistema político podre. Ao que parece, no aspecto político, Bolsonaro é o famigerado três em um, ou seja, é uma fraude, é um idiota e é tb um messias, sim um messias do sistema político podre que faz da política um lixão a céu aberto, um messias que se perdeu na estrada da vida, que ao invés de pegar o caminho da evolução enveredou-se pela sinuosidade da involução, cuja missão é essa mesmo, conservar o dito-cujo sistema podre e a comilança dos me$mo$, nem que seja à base da bíblia, da pólvora, da naftalina, do olavismo, do milicianismo e afin$, vale tudo e qualquer coisa para se manter na comilança, é pau, é pedra é o fim do caminho. E o consolo dos pobres mortais é que não há mal que sempre dure e nem dor que nunca se cure. https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2019/11/22/apb-exala-biblia-polvora-naftalina-e-olavismo/?fbclid=IwAR0Un-nrSBPO_HbjmL_GnxqjBAC1FrYfbfVA26JWYvUwflXbQFx4DopZACc

  2. CIRCULANDO NA REDE
    Exclusivo: Flagrante de reunião de pauta do site petista Brasil 247
    23/11/2019 às 06:59

    Leonardo, o editor do site 2+4+7=13
    – Pô cara, a gente precisa arrumar umas pautas quentes contra o Bozo!!!
    – Tá difícil. O homem parece que é de teflon. Nada pega nele!!!
    – E o porteiro, que falou o nome dele?
    – Já arregou. Disse que se enganou.
    – E o Queiroz? Vamos bater na tecla do Queiroz!!
    – Qual deles?
    – Como assim, qual deles?
    – O cara que matou Marielle também se chama Queiroz!!!
    – PQP! É muito azar!!! Então voltamos pro Marielle Vive!
    – Rapaz, melhor não. Quem mandou matar Marielle foi o Brazão, amigo do Cabral, enrolado no caso do TCE…
    – Assim não dá… Como a gente faz pra dizer que o Bozo é corrupto?
    – Corrupto? Mais fácil dizer que ele é gay!!! O cara era discriminado quando deputado porque não aceitava bola!!! Só pode ser um ET!!!
    – Já sei!!! O partido dele vai ter o número 38. Vamos dizer que é o teto de votos dele!!!
    – Ah, tá!! Gênio! Então o teto de votos do PT é 13%??
    – Pô, é mesmo… Então vamos cair de pau, porque é calibre de arma!!
    – Tá. O PSDB é 45. O PL é 22. E o PSOL é 50. Ponto 50!!! Além do mais, até as tias do Zap tão gostando!!
    – Sério? Cacete!!! Então… então… Vamos atacar o pibinho dele! Vai ser no máximo 1%!!!
    – E você acha que aquele fascista não vai jogar na cara da mídia que a Anta, ops! a Dilma, teve dois anos de PIB negativo de 3,5%???
    – Pô, assim não dá pra fazer oposição!!!
    – Qualé, cara??? Você tá virando eleitor do Bozo, é???
    – Sim, quer dizer, não!!! Mas agora, com Lula livre, vamos tomar o discurso de volta!!!
    – Rapaz, o Lula foi pro Nordeste tomar um banho de povo e quase tomou um banho de ovo. Vaia não faltou. Foi um vexame!!!
    – Mas a gente não vai publicar isso, né?
    – Claro que não! Manda editar as fotos, mescla com as da torcida do Flamengo, do Inter, e vamos dizer que tinha 250 mil pessoas em Recife, no Largo do Carmo!!!
    – Mas ali pega no máximo umas 30 mil!!!
    – E daí? Lula, na Europa, dizia que no Brasil tinha 25 milhões de crianças na rua. E todo mundo acreditava!!!
    – Mas isso foi antes das redes sociais…
    – Pois é, a merda toda taí!! Agora uns dez caras com celular destroem tudo que a gente levou décadas construindo!!!
    – E o desgraçado do Bozo deu uma banana pra mídia. A audiência da Globo tá em queda livre. A Folha perde assinantes por minuto!!! E o cara usa as redes sociais como ninguém!!!
    – Esse cara deve ter parte com o diabo!!!
    – Acho que não. Acho que é com Deus. Nem facada matou o bicho…
    – Olha, eu tô achando que tu tá virando o fio e agora é bolsonarista!!!
    – Deus me livre!!!
    – Deus??? Mas você sempre foi ateu!!!
    – Acho que tive uma epifania… “E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará”!!!
    – Fora daqui!! Fora, se não quiser levar um tiro na cara!!!
    – Com um 38???? Já tá registrado??? Foi rápido, hein??? kkkkkkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkk

    (Texto de Alberto Saraiva. Armado até os dentes contra esquerdistas de todos os calibres)
    Fonte: http://www.jornaldacidadeonline.com.br

    • Assine e receba um diproma assinado pelo senhor jesúis confirmando seu lugar no céu.
      Setentinha, mais 150 pelo diproma.

      Existe TV Animal, Igreja Universal, e agora o partido de um tremendo boçal.

  3. O Olavo de Carvalho sempre disse que a maioria da população brasileira é conservadora, no dia que tivesse um candidado conservador, este ganharia a eleição facilmente.

    O Olavo de Carvalho também disse como dizer que o Brasil vive uma democracia se não tem um partido conservador, uma mídia conservadora, uma universidade de linha conservadora, etc. A criação do Aliança pelo Brasil segue está lógica.
    O Olavo mais uma vez tem razão.

    Bolsonaro tem o Olavo para para ajuda-lo nas questões filosóficas, Dom Bertrand para a questão ambiental, Luiz Philippe para a ciência política, Gen. Heleno para as questões de soberania, Sergio Moro para a justiça, generais no núcleo duro para a defesa, Guedes na economia e por ai vai…

    Nada mal para quem segundo a e$querda, impren$a e opo$ição, nao entende nada de nada. Imagina se entendesse?

  4. A criação de um novo partido por Bolsonaro têm dois aspectos mais relevantes: levar para o partido os oriundos do PSL vacas de presépio, isto é, tudo que o mestre falar eles balançarão a cabeça para cima e para baixo em sinal de apoio. Outro ponto, é dar aos filhos os cargos mais importantes do partido.
    Na campanha e durante seu governo na presidência, por várias vezes mostrou sua mente de ditador. Não admite oposição ao seu governo, para ele são todos comunistas, esquerdista etc.
    Bolsonaro vem agradando os evangélicos, chegou a dizer que ia colocar dois evangélicos no STF. porque sabe que os votos dos evangélicos são os votos de cabresto mais certos.
    Pode-se até desculpar o Bolsonaro pela sua ideologia, haja vista que jovem ainda, teve sua formação no Exército em plena ditadura em que o maior mal do Brasil eram os comunistas que foram cassados, como João Goulart , Brizola, Juscelino, Darci Ribeiro, Celso Furtado e tantos outros.
    Bolsonaro mistura Deus com armas e o direito de matar. Agora mesmo vai enviar ao Congresso o projeto de excludente de ilicitude.

  5. O artigo bem que podia chamar o integralismo pelo nome, já que menciona a intentona de 1938. O integralismo foi um dos muitos movimentos surgidos mundo afora que copiava o fascismo italiano, sua principal referência ideológica. A influência nazista só era mais forte na ala do integralismo que seguia o escritor Gustavo Dodt Barroso. O Plínio Salgado, o líder principal do integralismo, não endossou o ideário anti-semita, conforme consta da Wikipedia.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%ADnio_Salgado
    E é bom recordar que o levante de 1938 foi um combate entre fascistas, já que tanto o partido de Plínio Salgado quanto o Estado Novo de Vargas buscaram inspiração no fascismo italiano para seus projetos de poder.

    • Concordo com relato sobre o integralismo, mas não com o relacionamento de Bolsonaro com ele. Embora ele, um tanto tosco, tem se mostrado mais como um partidário do Partido Republicano dos EUA, o que é positivo. Tanto é que se juntou ao boicote americano á ditadura cubana.

  6. Com esses recentes post da coisabr , fica visível até para um cego sua condição de doente mental.

    Nem no facebook , que é um lugar mais apropriado para tipo assim, não se encontra nada pior.

    Melhor mesmo , devido a sua condição psíquica , é ignorá-lo

  7. Citações cabalísticas sobre 38:

    “Um ser humano nasce como um egoísta absoluto, e essa qualidade é tão visceral que pode convencê-lo de que ele já se tornou justo e se livrou de todo egoísmo”.
    (Talmude, Hagiga)

    “O aspecto mais importante de uma pessoa são suas aspirações, e não suas realizações, porque é o egoísmo que exige realizações”.
    (Talmude, Yavamot; Talmude, Sota)

    “A pior manifestação do egoísmo é arrogância e presunção”.
    (Talmude, Sota)

    “A fé não pode se manifestar em uma pessoa sem ser acompanhada pelo medo, pois o egoísmo se curva apenas ao medo”.
    (Talmude, Shabat)

    EM SUMA, O PARTIDO 38 DESSE ATIRADOR FAJUTO ESTA FADADO A UM TREMENDO FRACASSO !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *