Com uma velocidade impressionante, o Trem-Bala vai consumir R$ 50 bilhes, recursos que deveriam ser aplicados para melhorar a logstica e reduzir o Custo Brasil, gerando empregos e riquezas.

Carlos Newton

J falamos aqui na Tribuna da Imprensa que nossas autoridades e elites so provincianas, esto sempre dispostas a copiar o que veem no exterior. o caso do Trem-Bala. Mas ser que o Brasil precisa mesmo dessa inovao, ou seria melhor aplicar os recursos em outras necessidades? Esta a questo, que o governo se recusa a discutir.

Os argumentos favorveis construo do Trem-Bala chegam a ser de um ridculo atroz. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse a seguinte asneira. “O projeto muito relevante, inclusive para o setor aeroporturio, porque conectaria os principais aeroportos no corao do Pas, incluindo So Paulo, Campinas e Rio de Janeiro“. Ora, a primeira vez que se ouve falar em trem ligando aeroportos. At ento, o que ligava aeroportos era o avio, no o trem. Jamais na Histria deste pas se ouviu tolice igual.

O banco estatal, que deveria ter outras prioridades, vai emprestar R$ 20 bilhes para a construo do Trem de Alta Velocidade (TAV), chamado de Trem-Bala. Mas o custo total poder chegar a R$ 50 bilhes, se forem levados em conta imprevistos que podem acontecer, porque estudos especializados apontam que o custo desse tipo de obra, em mdia, acaba sendo 45% maior que o planejado antes de o empreendimento comear.

Se as autoridades pesquisassem, iriam descobrir que o Trem-Bala no d lucro em nenhum pas. No por mera coincidncia que no existe Trem-Bala nos Estados Unidos, onde nunca houve interessem em adot-lo. No do lucro, em todos os pases um transporte elitista que tem de ser subsidiado.

No Senado, o assunto foi debatido em profundidade e o os representantes do governo no conseguiram justificar essa empreitada. Na semana passada, a senadora Ktia Abreu (DEM-TO)deu nmeros irrefutveis. Disse que, para construir um quilmetro de hidrovia no Pas, gastam-se em dragagem e portos, apenas R$ 50 mil. E repetiu Cinquentinha, cinquenta mil reais! Cinco casas populares de R$ 10 mil, para cada quilmetro de hidrovia.

Para fazer uma ferrovia, tambm um dos transportes mais baratos do Brasil, gastam-se entre R$ 4 milhes e R$ 5 milhes por quilmetro. E para fazer uma rodovia, gastam-se, R$ 2,5 milhes. Ento vou repetir. Quilmetro de hidrovia, 50 mil; ferrovia, R$ 4 ou 5 milhes; rodovia, 2,5 milhes. Para o trem-bala, so R$ 63 milhes por quilmetro. Como aceitar isso?- indagou.

Em seguida, a senadora Ktia Abreu lembrou um dos maiores problemas do pas, que realmente est travando o crescimento socieconmico a questo da logstica. Tenho certeza de que os senadores da Repblica, especialmente do Centro-Oeste brasileiro, do Nordeste deste Pas, da regio Norte, do Sul no vo aprovar esta medida provisria, porque ns estamos com os nossos portos e a nossa produo estrangulada, enquanto os americanos, os chineses e os argentinos transportam as suas mercadorias por um preo muito abaixo. No Brasil, ns pagamos US$ 78 por uma tonelada de soja; os americanos, US$ 18 e os argentinos, US$ 20. isso que ns estamos querendo fazer com o Brasil?

Mas no adianta, o governo no quer ouvir a realidade. No h argumento capaz de faz-lo recuar dessa empreitada, que comeou custando R$ 18 bilhes, a ser inteiramente custeada pela iniciativa privada. Hoje, j est em R$ 50 bilhes, a serem gastos por uma nova estatal, pois a iniciativa privada no gosta de jogar dinheiro fora.

A irresponsabilidade falou mais alto. O Senado j aprovou o emprstimo bilionrio do BNDES, por 44 votos a 17. Os parlamentares brasileiros no mais representam seus eleitores, apenas defendem os interesses de quem estiver no poder, seja l quem for. Seria muito mais importante gastar os R$ 50 bilhes reforando a logstica e baixando expressivamente o chamado Custo Brasil, para aumentar a competitividade de nossas exportaes. Mas quem se interessa?

Quando Tancredo Neves ia assumir o poder, em 1985, j tinha o discurso pronto, sob o ttulo proibido gastar. Queria direcionar todos os recursos para desenvolver o pas e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. O atual governo faz exatamente o contrrio. Acaba de criar mais dois ministrios (j so 39, recorde mundial absoluto) e consome bilhes e mais bilhes em estdios de futebol e trens-bala.

Que pas esse, Francelino Pereira? Ora, evidente que se trata de um pas pobre, mas com um governo rico e prdigo, que no liga para os problemas sua volta e parece viver no melhor dos mundos, no estilo otimista do prof. Pangloss, imortal personagem cmico criado por Voltaire. Mas a vida irreal no literatura, muito menos comdia.

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