Com VTNC e tudo o mais, Bolsonaro se filia ao PL de Costa Neto no dia 30, diz o partido

JOSÉ PEDRIALI: Bolsonaro nunca combateu a corrupção

Charge do Sponholz (aponholz.arq.br)

Natália Portinari e Daniel Gullino
O Globo

O PL afirmou nesta terça-feira que o presidente Jair Bolsonaro se filiará ao partido no próximo dia 30. O anúncio foi feito após uma reunião entre Bolsonaro e o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, no Palácio do Planalto. A filiação chegou a ser marcada para o dia 22, mas estava suspensa, segundo o próprio PL, após “após uma intensa troca de mensagens na madrugada” no 14 de novembro.

Bolsonaro se irritou com o fato de, em diversos estados, haver a perspectiva de alianças em 2022 com nomes de oposição, de partidos como PT e PSB.

CARTA BRANCA – Na semana seguinte, os dirigentes estaduais do partido se reuniram em Brasília e prometeram uma “carta branca” a Valdemar Costa Neto para negociar com o presidente.

O presidente do PL foi condenado a sete anos e dez meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito do esquema do mensalão, mas já cumpriu a pena.

Na manhã desta terça, Bolsonaro afirmou em uma entrevista que o processo de filiação estava “praticamente resolvido” e que deveria conversar com Costa Neto nos próximos dias. “Está praticamente resolvido. Eu converso com ele nos próximos dias. Está quase fechado. Mas, na política, só está fechado depois que fecha” — disse o presidente, ao Portal Correio, da Paraíba.

DE SAÍDA – Há disputas em diversos estados que devem levar quadros do PL a saírem do partido, como antecipou o Globo. O secretário de Infraestrutura de Alagoas, Maurício Quintella, já comunicou internamente sua saída. No Ceará, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Pará e Roraima, segundo integrantes da sigla, tem havido problemas.

Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara dos Deputados, prometeu sair caso Bolsonaro se filiasse, mas agora diz a interlocutores que tentará uma solução de consenso com Valdemar.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Vejam como a política brasileira é criativa. Por exemplo: não existe carta branca no PL, pois já vem toda emporcalhada. Além disso, temos um Supremo como “poder moderador”, segundo o ministros Dias Toffoli e o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente é tão refém do Centrão que decidiu entrar no PL, com VTNC e tudo o mais. É realmente impressionante esse “novo normal” brasileiro. (C.N.)

3 thoughts on “Com VTNC e tudo o mais, Bolsonaro se filia ao PL de Costa Neto no dia 30, diz o partido

  1. Os demos juntaram-se aos laranjas do Bivar e acabam rifar o Mutreta para apoiar o Sérgio Moro, que não deve entender nada de laranjal, mas está doido para chupar as laranjas do Bivar, do ACM e do Mutreta. Os moristas da TI vão acabar votando no Bivar para o prêmio Cidadão Mais Honesto do Ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *