Começou o diálogo da presidente com os segmentos sociais

http://www.pavablog.com/wp-content/uploads/2014/11/Grupo-Emaus-e-Dilma-Roussef.jpg

Dilma recebe no Planalto os representantes do grupo Emaús

Leonardo Boff

Uma das principais propostas da recém-reeleita presidente do país, Dilma Rousseff, começou a se realizar: dialogar aberta e construtivamente com a sociedade e com os diferentes segmentos sociais. Foi assim que, no dia 26 de novembro, por quase duas horas, ela dialogou com representantes do grupo Emaús, composto por cerca de 40 pessoas e que já existe há 40 anos. Nascido como resistência à ditadura militar, o grupo reúne intelectuais e religiosos de várias partes do país para analisar as conjunturas política e eclesial e traçar ações concretas junto às bases para acelerar o resgate da democracia. O nosso sonho era e é grande: o de gestar um país que inclua no seu Orçamento aqueles que há 500 anos estão à margem.

Dilma logo entendeu o significado de nossa presença. Não iríamos pedir nada, apenas reforçar sua determinação de seguir na construção do projeto originário do PT, o de criar uma sociedade com menos perversidade e que desse centralidade aos mais pobres e invisíveis, não obstante os constrangimentos da macroeconomia dominante.

Entregamos-lhe um documento, “O Brasil que Queremos”, com 16 pontos que ressaltam a reforma do sistema político, a mudança para um modelo econômico mais social e popular, a promoção das reformas agrária e urbana, a defesa dos direitos dos povos indígenas e quilombolas etc.

CONVERSA FRANCA

A conversa transcorreu de forma extremamente franca e jovial, reconhecendo-se acertos e equívocos. Ressaltamos especialmente a necessidade de a presidente retomar o diálogo com a sociedade, principalmente com os movimentos sociais organizados.

Insistimos na retomada da educação política das bases, dentro da pedagogia de Paulo Freire, em especial dos jovens.

Não adianta mostrar apenas obras. Há que se mostrar que elas obedecem a um projeto político do governo em benefício dos mais necessitados, como o Minha Casa, Minha Vida, o Luz para Todos e outras iniciativas. Esse vínculo de causalidade torna consciente a população e reforça o projeto popular, que precisa ser fortalecido para superar a nossa abissal desigualdade social.

EDUCAÇÃO ECOLÓGICA

Salientamos a importância de reforçar e ampliar iniciativas de cunho social e ambiental, como o projeto Cultivando Água Boa, implementado pela hidrelétrica de Itaipu, que, mediante uma sistemática educação ecológica, recuperou rios, introduziu a agricultura orgânica, integrou povos indígenas e quilombolas e promoveu outros tantos benefícios, melhorando a vida das populações e da comunidade de vida. A presidente se mostrou entusiasmada pelo projeto, que já tem mais de 11 anos, e pelas pessoas que o levam adiante.

Ponto importante foi a educação política dos jovens, para que não sejam meros consumidores, mas cidadãos críticos e participantes. É um desafio para os grupos das igrejas que se inserem nos meios populares e para o próprio PT, que deve retomar uma ligação orgânica e dialogar e aprender com eles.

A presidente se mostrou especialmente sensível à questão dos direitos humanos e aos Centros de Referência dos Direitos Humanos, na perspectiva de fortalecer iniciativas comprovadamente sérias que estão acontecendo em todo o país.

A questão ecológica foi considerada tão importante e complexa que merecerá outro encontro específico.

Nada pedimos. Não nos moveram interesses corporativos ou pessoais. Apenas oferecemos nossos préstimos, caso sejam solicitados pela presidente. Ela se mostrou comovida e aberta a outros encontros mais sistemáticos, pois se deu conta de nossa vontade de colaboração na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e cooperativa.

15 thoughts on “Começou o diálogo da presidente com os segmentos sociais

  1. Como diria Nietzsche, mais uma pataquada dos comediantes da ideologia do PT . É só entrar em uma fila para cirurgia na rede federal do Rio para ver como a desenfreada corrupção de seu governo ‘ajuda’ a manutenção dos direitos humanos. Mas o Grã Circus Ideológicus Petralis não para aí. Eles ficam fazendo um baita oba oba com uma comissão da verdade da qual tiraram quase todos os recursos financeiros para funcionar. Mas vão além, enquanto fazem esse oba oba da comissão, a czarina de Porto Alegre anda de abraços e beijos com o Delfin e o Marin, dois notórios arrecadadores de fundos para o DOI-Codi/SP. Por isso que até a lojinha Pão&Circo da “doutora em” economia faliu….

  2. Esse Boff é uma piada, aliás não apenas o dito cujo, mas quase toda a pelegada do PT e de suas linhas auxiliares. Boff, “Frei” Betto e “Frei” David são os três patetas raivosos defensores da “escatologia da escravidão” (designação correta para o delírio herético chamado “Teologia da Libertação”). O ex-frei e seus dois “cumpaêrus” pseudo-freis são uma vergonha para a igreja e a obra de Jesus Cristo, querem fazer o impossível, juntar o mais puro amor de Jesus com a mais sórdida e doentia doutrina do ódio e da degradação humana chamada socialismo/comunismo. Como disse Tancredo Neves: “Ser comunista durante a juventude é aceitável, mas depois de adulto, depois que entende, aí já é ser mau caráter”. Ainda há tempo Boff, de se arrepender e abrir os olhos para a verdadeira luz de Jesus Cristo, se continuares delirando, aí só restará fazer companhia a seus ídolos Marx, Stalin, Lenin, Che Guevara, etc. para todo sempre no único lugar onde reina o mais puro comunismo, no inferno, onde estão todos os canalhas e psicopatas comunistas.

  3. Esse elemento, Boff, fala que não quer nada do governo, apenas reforçar o projeto do PT.
    É inacreditável.

    Ele, Boff, que chama Fidel de “meu comandante”, deve achar que Cuba atingiu o seu ideal de projeto. Afinal já são quase 60 anos com os governantes de sua preferência.

    O PT já está no governo há 12 anos. Com mais uns 40 anos, isto aqui vira o paraíso que Boff almeja para nós: um cubão.

    Ninguém merece.

  4. Essa nossa esquerdinha vive delirando. Num desses delírios afirmam que o PT deu preferência ao social. E até o melhorou.
    Com o cérebro lavado pela literatura marxista-leninista eles não perceberam que a melhoria que se viu no país, na época de Lula, não se deveu a ele ou a nenhum partido e sim à China que começou a crescer espetacularmente e por isso teve que comprar do mundo inteiro, inclusive as commodities brasileiras que estavam em alta. Com isso o agronegócio e as mineradores empregaram milhares , gerando por consequência milhões de empregos indiretos.
    O tal social vindo da quadrilha que nos governa foi produto do bolsa-família, criado por FHC, que não passa de uma esmola de 100 merreis. Coisa que os coronéis de antigamente já faziam com a pobreza da região, para manter o curral eleitoral.

  5. Não passam de um bandos de pessoas caducas e esclerosadas!!! Deviam todos eles, morarem em cuba, lá sim, que é a morada destes comunistas. Quem sabe, a felicidade deste grupo, consiste em beijar os pés do Fidel Castro, que escraviza seu povo e eterniza seu poder ( em família ) passando para seu dileto irmão.

  6. È triste saber que até religiosos compactuam com a criminalidade generalizada pela Organização Criminosa Petista.

    ESSAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PRECISAM SE INVESTIGADAS T
    AMBÉM.

    Esse Leonardo “Bofe” é um crápula, conivente com a corrupção.

  7. Palavra de Frei …….

    “Nem sob os anos da ditadura a direita conseguiu
    desmoralizar a esquerda como esse núcleo petista fez em tão
    pouco tempo. Na ditadura, apesar de todo sofrimento,
    perseguições, prisões, assassinatos, saímos de cabeça erguida e
    certos de que tínhamos contribuído para a redemocratização do
    país. Agora, não. Esses dirigentes desmoralizaram o partido e
    respingaram lama por toda a esquerda brasileira.”
    (Frei Betto, amigo histórico de Lula, em entrevista ao jornal
    O Estado de S. Paulo, em 24/8/2005)

  8. Repetindo, já que saiu tudo errado.

    Opinião de um”inginorante”, neste país, só não é do contra quem está mamando ou está hipnotizado .

    A BANDALHEIRA , DIGAMOS ASSIM, PASSOU DO SUPORTÁVEL.

    VADE RETRO……

  9. O pior e que esses comentaristas aí em cima são incapazes de apresentarem um alternativa desvinculada de macaquice externa, de cosméticos, em prol dos interesses nacionais e em benefício do povo. Imagino como o PT agradece ter contra si tantos opositores incompetentes, perdidos, contraditórios e de linguajar abaixo da crítica. Aliás, constato aqui que contra essa gente o PT lança também gente de nível praticamente semelhante.

  10. Esses só representam a si mesmos, mas querem apitar o todo. Lamentável, expoentes de uma “ignorância intelectual”, a vanguarda do atraso. E ainda pedem mais Paulo Freire, não basta três gerações de analfabetos funcionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *