Comentaristas se tornam a maior atração da Tribuna da Internet

Carlos Newton

Em apenas uma semana, foram transcritas por outros sites de importância duas matérias da Tribuna da Internet  – um extenso comentário do psiquiatra e humanista Ednei Freitas sobre a psicose de Lula, republicado por Augusto Nunes na “Veja”, e um artigo meu sobre a usurpação da TV Paulista por Roberto Marinho, postado no “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim.

Não há nenhuma novidade nisso. Muitos artigos da TI têm sido transcritos em blogs e sites de todo tipo, inclusive na grande mídia, especialmente os textos do jurista Jorge Béja, por sua relevância e profundidade jurídica. Isso é normal na imprensa. O inaceitável é usar nossos textos sem reconhecer a autoria, como já aconteceu com o próprio Béja, que teve uma tese sua republicada na Veja e atribuída a outro “autor”, que aproveitara até o mesmo título do artigo de Béja. Isso acontece, a Veja se desculpou, através do grande jornalista Ricardo Setti, e a vida prosseguiu.

WERNECK, TAMBÉM

Outro articulista muito reproduzido na internet é o doublê de jornalista e advogado José Carlos Werneck, que já teve vários textos transcritos na Veja por Augusto Nunes e Ricardo Setti.

Essas transcrições indicam que nosso blog é cada vez mais lido pelos jornalistas, uma grande satisfação para nós, é claro. O mais importante, porém, ao contrário do que acontece com a quase totalidade dos sites e blogs, é que no caso da TI os comentários também são lidos, como se fossem artigos complementares, exatamente o caso do texto do Dr. Ednei Freitas, um cientista de renome internacional.

COMENTÁRIOS LONGOS

No decorrer desses anos, recebemos aqui muitas críticas por permitir a postagem de comentários longos, mas entendemos que estamos no caminho certo, porque muitos desses textos têm enorme importância e merecem ser republicados como artigos, o que temos feito habitualmente.

Desde a criação do blog, esta tem sido nossa estratégia principal, e o resultado aí está. Hoje, podemos dizer que é um orgulho ter articulistas e comentaristas de altíssimo nível, que nos motivam a seguir em frente, sempre juntos.

22 thoughts on “Comentaristas se tornam a maior atração da Tribuna da Internet

  1. Que seria uma Tribuna, se não fosse o que é esta da Internet?
    E o que seria liberdade, senão o que ocorre aqui, na TI?

    Grato pela acolhida e pelo belo e ativo blog, Carlos Newton.
    A cidadania agradece com um grande abraço.

  2. Eu fico realmente agradecido pela existência da tribuna da internet. Este lugar é um ambiente onde transitam inúmeros indivíduos das mais variadas áreas de atuação profissional, obviamente que em graus diferentes de maturidade moral, ética, de conhecimento e de sabedoria, contribuindo de maneira ímpar para o crescimento dos leitores mais assíduos.
    Às vezes noto uma certa chateação do Carlos Newton com relação ao desfecho de algumas discussões de cunho predominantemente ideológico, porém é totalmente compreensível que o momento em que vivemos nos proporciona uma experiência “in loco” única de questionarmos os nossos valores e o que queremos deixar para os nosso descendentes. Eu costumo aproveitar o que estes excelentes articuladores nos brindam e simplesmente ignorar alguns indivíduos sabidamente contaminados pelo fanatismo ideológico. Eu aprendi que o “fanático é aquele que redobra seus esforços depois de perder de vista seus objetivos”. Não adianta contra-argumentar. É perda de tempo.
    Parabéns para o Carlos Newton, Beja, Bendl, Falavena, Werneck, Ednei Freitas e vários outros articulistas deste espaço. Realmente aprendi, aprendo e provavelmente aprenderei muito com todos vocês.

    Aos insatisfeitos. Todos estes que aí estão
    Atravancando o meu caminho,
    Eles passarão.
    Eu passarinho! Mário Quintana.

    Boa noite a todos.

    • Caramba, Rodrigo dos Anjos, quanta gente elogiando o blog… Como se dizia antigamente, fico com os olhos rasos d’água. E tenho a certeza de que está valendo a pena. Uso este espaço seu, que é dos Anjos, para agradecer a todos os que se manifestam neste espaço democrático.

      Forte abraço,

      CN

  3. Eu, nas plagas nordestinas… Rss. Também não vejo blog melhor.
    Esses elogios, claro, são notas de responsabilidade para o editor, que deve sempre trazer textos carregados de interrogações cutucadoras e para os comentaristas, ver que são bem vistos e por isso tomar cuidado na hora de descer o dedo no teclado, sobretudo na hora do enter. As tentações para inflamações e paixões não podem sobrepor ao bom senso, ao raciocínio lógico. A razão deve ser o critério maior. E o critério da razão é a verdade. Então, dizer, sempre a verdade. E se tudo isso for feito e o sujeito que ler não obedece também essa cartilha também é inútil. Qual seria a cartilha do leitor? Ler com calma, não atropelar, buscar a verdade por meio da lógica e da razão. Se o texto for verdadeiro, mais uma vez, reconheça-o; se não é verdadeiro, ou seja, ilógico e irracional discorde, aponte as falhas por meio da lógica e da racionalidade. Exatamente assim, aceitando quando tem que aceitar, reconhecendo quando tem que reconhecer e discordando quando tiver que discordar. Faço uma nota scriptum de que ninguém aqui é dono da verdade, mas ninguém aqui pode deixar de perseguí-la.

  4. Fiquei muito feliz com esta postagem, pois mostra a qualidade do que aqui é publicado. Eu republico no meu blog – Blog do Luís Hipólito > http://luishipolito.blogspot.com.br/ vários dos artigos aqui postados, sempre citando o autor e a fonte. Se os artigos daqui tem sido republicados em outros sites de grande importância no Brasil e também com repercussão no exterior, deve-se à excelente qualidade dos comentaristas e principalmente à sua desvinculação de partidos e ideologias, do governo e da oposição. Muitos dos artigos e comentários aqui publicados – eu já fui contemplado com a publicação em forma de artigo de um dos meus comentários – são únicos na imprensa brasileira até aquele momento. Foi aqui que li pela primeira vez em março sobre o fato de que o segundo Governo Dilma ficaria marcado por liquidar a nova Classe C no Brasil – ou pelo menos a maior parte dela, que já está retornando para as classes D/E, conforme várias reportagens que tenho lido na internet. Li aqui na TI muitas outras coisas interessantes e inéditas. Nesse momento gostaria muito de ler um artigo ou comentário sobre o avanço da desigualdade no Brasil nos próximos anos e que com a continuidade e aprofundamento da recessão e do desemprego já se faz inexorável. Contudo, vejo que as postagens não tem embaixo o ícone compartilhar, particularmente do Facebook e do Twitter que certamente teriam muito mais repercussão na mídia em geral – há postagens muito importantes que precisam ser divulgadas imediatamente. Parabenizo aos articulistas, comentaristas e leitores. Compartilhem e divulguem as matérias da TI.

  5. Muito pertinente essa postagem do Carlos Newton, só considero um assunto depois de vê-lo nessa Tribuna, em primeiro porque deu-nos um espaço onde os nossos comentários são levados à sério, sempre que leio uma postagem é quase instintivo, vou ver os comentários, sempre tem comentários que estão complementando a postagem principal, e alguns desses comentários, algumas vezes são postados como já ocorreu algumas comigo, pois aproveito a oportunidade para fazer um comentário que esteja relacionado com a notícia em si, mas também fazendo denúncias sobre a educação, que é o meu ambiente, conheço bastante da coisa, então pego esse gancho para denunciar os abusos contra o sistema educacional.
    As vezes imagino que os outros leitores pensem na chatice dos meus comentários envolvendo essa área em especial, uma vez que o que realmente chama a atenção são os comentários políticos e econômicos. Entretanto já ouvi pessoas falarem sobre os meus comentários aqui na Bahia, sendo veiculados por emissoras de AM e que citam terem sido vistos aqui, o que significa que a Tribuna da Internet já alcançou um público relevante.
    Já li comentários sobre alguns comentários que seriam mais extensos que as próprias postagens, mas considero uma bobagem essas coisas. o importante é que a Tribuna da Internet é considerado o mais imparcial blog da atualidade.

    • Um comentarista, não me lembro quem, ponderou que não é interessante copiarem e colarem matérias extensas de outros sites nos comentários. Basta postar o link, colocação que também concordo. Não se falou sobre comentários muito grandes. Estes são interessantes pois expõe um ponto de vista original.

  6. Alegro-me que eu tenha reiteradamente escrito que a Tribuna da Internet é um blog incomparável!
    O resultado está estampado nos textos a respeito do artigo em tela, onde os merecidos elogios se referem aos comentaristas, tanto pelos seus conhecimentos, experiência e inteligência, quanto à frequência de gente mais simples, que se esforça em demasia para ser compreendida e registrar suas opiniões, que é o meu caso, pois não tenho curso superior e conclui o Ensino Médio aos sessenta anos!
    E, mesmo assim, encontro neste espaço democrático um lugar para me manifestar, para protestar, elogiar, e agradecer por dividir o blog com pessoas interessantes, cultas, refinadas, e a maioria composta de profissionais liberais.
    Parabéns à Tribuna da Internet;
    Parabéns ao seu Mediador, Carlos Newton, incansável, e sinônimo de persistência, denodo, e de nos colocar à disposição uma página na Web que está sendo devidamente reconhecida pela mídia nacional.
    Da mesma forma, parabenizo a excelência de nossos articuladores, grandes mestres do jornalismo, notáveis juristas (dr.Béja e Werneck), médicos, economistas, administradores, uma gama notável de pessoas comprometidas com o ser humano, com o bem comum, com o desenvolvimento do Brasil.
    Sinto-me extramente orgulhoso de compor essa equipe, apesar de destoar da sua qualidade, e pelo qual peço perdão, mas pertenço, sim, a uma vasta lista de colaboradores que têm pela Tribuna da Internet um sentimento único, um carinho próprio, um cuidado típico de algo que lhe pertence por um pouco que seja, não importa, mas é considerada como essencial ao dia, imprescindível como ocupação e lazer quando se está aposentado e não se quer definhar por antecipação, quando se tem a pretensão de se deixar registrado ideias e pensamentos a respeito dos vários assuntos postados diariamente como uma espécie de legado para a posteridade, e devidamente identificado.
    Neste particular, Newton merece não só o nosso reconhecimento, mas por estar sendo o responsável por termos a chance de externar nossos sentimentos, e oferecidos ao público para serem contestados ou aplaudidos, sobretudo porque tais registros espelham, na maioria das vezes, o nosso caráter, o quanto gostamos desta terra, e o que desejamos para que o Brasil se torne um País onde nos sentimos bem, orgulhosos, uma Nação altaneira.
    Newton nos demonstra o patriotismo legítimo;
    Newton nos comprova como é uma pessoa solidária e comprometida com o Brasil;
    Newton tem sido exemplo de cidadania.
    A Tribuna da Internet representa o esforço de um brasileiro que possui poderes de sobrepujar dificuldades, de não se amedrontar com empecilhos, de não esmorecer pela falta de dinheiro, de seguir adiante mesmo com problemas de ordem pessoal e graves, pois à sua frente está um homem destemido, corajoso, decidido, exemplo para todos nós de como agir e de nos comportarmos, razão pela qual ofereço humildemente a Carlos Newton o meu afetuoso abraço, os meus agradecimentos, a minha homenagem simples, porém sincera, de ser admirador confesso do seu trabalho, da sua dignidade como profissional, de suas qualidades como ser humano!
    (Escrevo este comentário de Porto Alegre, da casa do meu filho nº 2, antes de eu estar me dirigindo ao hospital para exames, que iniciarão ao meio dia. Mas não posso deixar de registrar o meu afeto pelo Mediador, articulistas e comentaristas do meu blog preferido, o meu espaço especial, e que tão bem me faz cotidianamente).

    • Francisco Bendl é uma caso à parte. Gostei tanto do primeiro comentário que ele mandou ao blog que imediatamente o transformei em artigo. Bendl tomou um susto, fazia comentários nos mais diversos blogs e sites, isso nunca tinha acontecido. De lá para cá, nos tornamos amigos, irmãos, camaradas.

      Tudo de bom para você aí no Sul Maravilha, amigo. Você vai passar nesses exames, sem precisar fazer vestibular.

      Saúde e paz,

      CN

  7. Caro CN … Saudações!

    De minha parte, agradeço o espaço que ocupo com minhas meditações escritas … às vezes, longas e cheias de links.

    Em breve teremos a Parte 25 do m3 ao m3(3) … é que o Antonio Rocha escreveu que as plantas trabalham empregadas na fotossíntese – e isto merece uma meditação!!!

    Forte abraço!

  8. Com todo o respeito aos que discordam, lembro que o Lionço informou, certa feita, que consagrara o blog TI à Nossa Senhora de Aparecida. A meu ver, eis aí um dos motivos do sucesso que merecidamente começa a aparecer …. Gratidão ! ao CN, ao Lionço, à Padroeira e aos demais comentaristas …

  9. Parabenizo a TRIBUNA DA INTERNET, pelo grandioso trabalho, patriótico, cidadão, legalista, democrático por excelência e dinâmico na forma de acatar os grandes textos dos Comentaristas visando a defesa do país e do cidadão brasileiro. Os Cronistas deste Site nos enchem de orgulho pela linhagem cultural e visão estratégica que exige a reflexão, inclusive, dos grandes Jornalistas que já utilizam este espaço como Pesquisa e Referência de Noticias e críticas em nossos meios de comunicação. Vamos em frente, o país tem que mudar urgentemente, basta que os Poderes respeitem a Constituição e os encaminhamentos legais dos Processos que ora rola por nossos meios Jurídicos em defesa do Brasil e de seu Povo. Os Poderes tem que respeitarem as Leis como um todo !

  10. CN, não menos importante é que a TI não recebe verbas de patrocínio público ou de empresas privadas, sustentando-se com sua generosidade e das contribuições de seus leitores. Essa independência matérial é também fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *