Confira o que falta investigar para saber se o porteiro mentiu sobre Bolsonaro

Controle mostra que o ex-PM disse que iria para a casa 58

Carlos Newton

O assunto é explosivo, os admiradores de Bolsonaro apressadamente acreditaram na versão presidencial de que se trata de um complô contra ele, para derrubá-lo do governo, mas não é nada disso. O fato concreto é que o porteiro do condomínio “Vivendas da Barra” teria de prestar depoimento sobre o morador da casa 66, o sargento reformado Ronnie Lessa, da PM, que está preso sob suspeita de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes.

A grande surpresa foi o porteiro ter afirmado, em dois depoimentos, que no dia da morte de Marielle o ex-PM Élcio Queiroz entrou no condomínio com autorização da casa 58, residência de Bolsonaro, e não da casa 66, onde mora o sargento Ronnie Lessa. E a autorização teria sido dada pelo próprio Jair Bolsonaro, identificado pelo porteiro como “JB” na planilha de controle de visitantes, embora o então deputado federal do PSC estivesse em Brasília.

PLANILHA É A PROVA – A primeira questão a ser apurada é o caso da ficha que registra a entrada e saída de visitantes. Para efeitos de prova judicial, o  principal controle que pode ser usado é a planilha original, preenchida por manuscrito do porteiro, que tem de preencher todos os quesitos.

No dia da morte de Marielle Franco, às 17h10m, o empregado do condomínio ele anotou todas as informações: nome do visitante (Élcio), modelo do veículo (Logan), cor (prata), placa (AGH-8202), casa (58), autorizador (JB). Todas as informações estão corretas. Não é verossímil que o porteiro tenha “inventado” que o visitante mencionou a casa 58, tanto assim que ele estranhou, ao acompanhar o Logan pelas câmaras de segurança e ver que ele se dirigiu para a cada 66.

Ao depor, disse que interfonou de novo para a casa 58 e quem atendeu lhe confirmou que estava tudo certo. A única dúvida que ainda resta é saber quem atendeu ao interfone e se responsabilizou por autorizar a entrada.  

TIPO DE INTERFONE – Para elucidar o assunto, outra questão que precisa ser investigada é o sistema de interfone: se é do tipo mais comum ou se funciona acoplado ao computador, num aplicativo que opera com telefones comuns e celulares. 

Na primeira hipótese, caso se trate de um interfone, a ligação teria caído na casa 58, mas foi atendida por outro homem, jamais pelo presidente Bolsonaro, que se encontrava em Brasília. E o porteiro pode ter se enganado ao julgar que se tratava do dono da casa, porque esses interfones têm interferências e estáticas, às vezes é difícil reconhecer quem está falando.

Porém, na hipótese de se tratar de interfone operado por computador, quando não há ninguém em casa para atender, a chamada é repassada automaticamente ao celular do morador – no caso, o presidente Bolsonaro, que estava em Brasília.

Às 15h58. uma ligação da portaria para a casa 58 que precisa ser ouvida

CASA VAZIA – Portanto. para saber se Bolsonaro atendeu, é preciso confirmar se a casa 58 estava vazia. O mais provável, no entanto, é que havia alguém lá.

Embora na quarta-feira o vereador Carlos Bolsonaro tenha proclamado que não houve ligações entre a portaria e a casa 58 no dia do assassinato de Marielle, as próprias imagens que ele exibiu nas redes sociais desmentem essa informação. Na planilha do áudio, há uma ligação entre a portaria e a casa 58 às 15h58m, mas esse áudio Carlos Bolsonaro esqueceu de exibir nas redes sociais.

É importante que a Polícia ouça essa gravação, porque assim se saberá quem estava atendendo ao interfone da casa 58 uma hora antes da visita do ex-PM Élcio Queiroz (será parente do famoso Queiroz, assessor de Flávio Bolsonaro?).

TRÊS MINUTOS – Outro ponto a ser investigado é que, nas redes sociais, Carlos Bolsonaro exibiu um áudio das 17h13 minutos do dia 14 de março de 2018, dia do assassinato de Marielle e Anderson, em que está registrada uma conversa do porteiro com o morador da casa 66, o sargento reformado Ronnie Lessa.

Ou seja, há um hiato de três minutos entre a anotação do porteiro e o registro da ligação para Lessa, ainda não esclarecido. É preciso saber se as ligações do porteiro para a casa 58 foram apagadas. Tudo indica que sim. Uma perícia no computador mostrará a verdade facilmente.

Bem, essas são algumas das questões que ainda precisam ser investigadas antes que um trabalhador brasileiro seja acusado de ter prestado falsos depoimentos, sem haver provas que comprovem o fato.

###
P.S. –
Não acredito que Bolsonaro e os filhos estejam envolvidos com a morte de Marielle Franco e Anderson Gomes, mas esse imbróglio no condomínio “Vivendas da Barra” (onde o ex-sargento Ronnie Lessa mora em uma das casas mais luxuosas) confirma as ligações perigosas que a família presidencial mantém com milicianos. Aliás, isso não é nenhuma novidade. Trata-se de fato público e notório, que nem cabe mais ser discutido. (C.N.)

25 thoughts on “Confira o que falta investigar para saber se o porteiro mentiu sobre Bolsonaro

  1. Nem Michele, nem as duas filhas estariam em casa?
    Pelo destempero desesperado do presidente, a coisa ainda terá desdobramentos. Pior para o dr Valeixo, agora que a PF tem de investigar o rolo todo, por ordem do PGR contratado..

  2. É evidente que o boçalnato nada tem a ver com o telefonema, visto que ele se encontrava em Brasília. Quanto ao porteiro ter ligado para a casa dele e alguém ter atendido são outros quinhentos. Por que esse computador ainda não foi investigado? No meu entender, esse caso da Marielle está muito mal explicado, principalmente no tocante às suas causas. Deve ter gente muito “importante” nessa história.

  3. Os esquerdistas sempre procuram achar um detalhe e o exploram à exaustão.
    Perdem tempo e encontram o descrédito entre o povo pois nada irão achar senão a verdade ou seja, Bolsonaro nada tem com este lamentável caso.

    • Bolsonaro tem sim muito a ver com o caso, no mínimo pelos seus discursos, que deveriam ser analisados, antes de depois do fato, porque as palavras têm poder, elas se materializam no tempo e no espaço.

  4. Soltem Lula pelo assassinato sem provas de Celso Daniel e prendam Bolsonaro pelo assassinato da Marielle com provas.
    Se não houver justiça nesta joça vou me suicidar com 58 ou 65 facada nas costas.

  5. Tem que federalizar o caso para que a PF possa investigar. Tenho as mesmas perguntas da Janaína.

    Janaina: “Por que querem tanto neutralizar a promotora?”
    O Antagonista

    No Twitter, Janaina Paschoal comentou o afastamento da promotora Carmen Eliza Bastos de Carvalho, que investigava o assassinato de Marielle Franco:

    “Fica a dúvida: Por que querem tanto neutralizar a promotora?”, questionou.

    “Significativas as manifestações dos pais de Marielle e da esposa de Anderson, em defesa do trabalho da promotora afastada das apurações referentes a morte da vereadora e de seu motorista. Homenageio todos os que partiram na memória de ambos.”

    Como registramos mais cedo, os pais de Marielle lamentaram o afastamento da promotora da investigação dos assassinatos de Marielle e do motorista Anderson Gomes.

    Nas próximas 2 ou 3 semanas, algumas questões realmente importantes — e que provocam paixões — devem chegar a seu ápice e, talvez, a um desfecho.

  6. O Editor da TI, Sr. CARLOS NEWTON parece ser o unico que estah com a tese correta. Tem-se que periciar a PLANILHA ORIGINAL do porteiro, nome do visitante e visitado, carro, marca, placa, numero da casa para onde o porteiro ligou, hora e quem atendeu. Eu jah liguei para o Presidente de uma multinacional de alta tecnologia na PAVUNA-RJ. O computador atendeu e pediu para que eu aguardasse um momento, segundos depois o titular da empresa atendeu no celular em MANAUS.

  7. Era uma vez..um porteiro… trabalhava feliz, ctps e seus direitos, escala de folga, caixinha de Natal dos moradores mais abastados, de repente, foi usado e descartado, serviu a nefasto e vil propósito, grande probabilidade de ter o mesmo destino das testemunhas de Celso Daniel, parabéns, língua de trapo!

  8. Quem ordenou a morte do Anderson e Marielle foi o Brazão. Aí sim já existem provas robustas, mas estão tentando encobrir.
    Lorenzo Pompilho da Hora, delegado da Polícia Federal (PF) que participou da apresentação de testemunha falsa no caso Marielle, foi preso sob acusação de cobrar propina de pessoas investigadas por ele. A mando do Brazão para jogar no colo do vereador Marcelo Siciliano, isso é fato já comprovado.
    Witzel colocou recentemente o deputado por Sergipe, André Moura, como chefe da casa civil. O que o NE entende de RJ? Ele é acusado de esquema com Eduardo Cunha (PMDB) e foi líder do Temer (PMDB).
    Witzel anda a tiracolo (inclusive na entrevista recente sobre a acusação do Bolsonaro ele estava ali de papagaio de pirata) com o deputado Max Lemos (PMDB), padrinho de casamento do capo Picciani.
    Domingos Brazão (era do PMDB) foi apoiado pelo Picciani para ministro do TCE.
    Que casamento curioso este do Witzel com a conhecida máfia do PMDB, nè?

      • Witzel, é público e notório, está obcecado pela presidência. Para se fortalecer eleitoralmente está se associando ao PMDB, que também todos sabem, tem uma capilaridade histórica no estado e no país. Só que o PMDB é o partido mais envolvido em escândalos e casos de corrupção. Dizer que uma pessoa é bandida pois tem ao seu lado bandidos é acusação sua.
        O que é fato é que Picciani está com tornozeleira, Cabral preso, Eduardo Cunha preso. Eles são na acepção popular, bandidos.
        Quanto a Eduardo Paes é obvio que é da mesma turma. Eu votei no Witzel para tirar o Paes, mas vejo ele indo para o corte bovinamente, pois não tem como vencer a quadrilha do PMDB na hora H. Vide PT e lula, muito mais experientes na política e que se ferraram.

  9. Newton você é um homem bom e não acredita que Bolsonaro esteja envolvido com milicianos que mataram Marielle. Eu já escrevi perguntando a quem interessava o crime? E citei os Bolsonaros e outros mostrando o porque de pensar assim. Depois incluí Brazão e também disse qual a razão de também inclui-lo. Não acusei ninguém de ter matado Marielle. Mostrei sob minha interpretação dos fatos os interessados em sua morte. “Inclusive Raquel Dodge Procuradora da República antes de dexar o cargo incluiu Brazão como suspeito por dificultar a ação da Justiça.”

  10. O problema aqui são opiniões pessoais, que sem a devida comprovação com a realidade dos fatos, não contribui em nada para esclarecer questões.

    Opinião todos temos, mas em se tratando de coisa séria, seria melhor ficarmos com ela só para nós.
    Achismos são mais apropriados para mesas de boteco.

    Um fato deve ser levado em conta para não se perder tempo ou coisa pior: rebater achismos.

  11. Mario Jr.,

    Hoje foste o autor da piada da semana!

    Certamente não te deste conta da bobagem que escreveste no teu comentário acima sobre as nossas opiniões, afirmando que “em nada contribuem para esclarecer as questões”.

    Mas tu querias na TI o quê??!!
    Decisões?
    Informações precisas de processos e inquéritos?
    Que o blog deveria ser uma sucursal dos poderes constituídos?

    Che, tu és um dos comentaristas que mais posta palpites, e infelizes na sua maioria!

    Tu não registras nada teu, mas baseado no tal Cioran, um pessimista e cínico de carteirinha, que aceitaste como teu guru mental e filosófico!

    Sejas autêntico.legítimo, verdadeiro.
    Erra, como todos nós erramos e nos confundimos, porém da tua lavra, dos teus conhecimentos e observações.

    Chega dessa imbecilidade de chamar à atenção dos comentaristas que se manifestam mediante o que pensam, imaginam, supõem.
    No mínimo, eles estão sendo muito mais lógicos e corajosos que o Mario Jr, indiscutivelmente!

    E, se não queres registrar as ideias e pensamentos teus, mas tens paixões em criticar quem age dessa maneira, até para prestigiar este espaço democrático, procura um blog de cientistas, de técnicos, de policiais, de parlamentares, de magistrados, então lá só encontrarás o que na TI jamais será possível:
    as opiniões. os palpites, os pitacos alheios.

    Te orienta, meu!

      • Nem pensei em vc , quando escrevi isso, mas infelizmente a carapuça te serviu.
        Na verdade escrevi com relação ao post acima do meu.

        As minhas postagens são sempre sustentadas por dados concretos.
        Aponte uma não assim, que fica melhor para todos nós.

      • Só pode, Aranha, pois os seus textos são somente críticas aos demais comentaristas.

        Mas, observa a contradição:
        Vive reclamando das opiniões alheias ou previsões ou observações, enfim, ideias e pensamentos alheios, porém …

        Se ele só tem esta tarefa, de criticar aquilo que os outros publicam, ele faz o mesmo que o comentarista que está sob o seu juízo, usando as palavras deste, e não as dele!!!

        Se é tão contra sobre o que se diz, então por que perde o seu tempo para menosprezar os textos que discorda??!!

        Ora, além de paradoxal é contraditório ao extremo ou seria pela falta absoluta e indiscutível de convicções??!!

        Abração.

        • Geralmente, quem precisa postar aqui opiniões sem sustentação nos fatos é a esquerda, pois não os tendo favoráveis a ela , muito pelo contrário, recorre sistematicamente a mentiras.

          Quem não é um crente do esquerdismo, do socialismo ou outros ismos políticos do tipo não precisa disso. Tem a vantagem dos fatos a seu favor e , contra fatos não tem argumentos.

        • Não é toa que vc tem provocado atritos com muitos aqui, pois vc fala mentira demais como essa de eu atacar os comentaristas aqui.

          Essa de opinião sem sustentação em fatos não é um ataque a ninguém e sim uma verdade sobre sua qualidade. Não é pessoal.

          Infelizmente te defendi uma vez, coisa que nem o editor fez e até deixou rolar as ofensas que Leite, Da gema e Tambelini lhes dirigiu.

          Hoje vejo que cometi uma injustiça com eles.

          E cá pra nós, sua reação destemperada nesse evento ultrapassou os limites do hediondo, com palavrões, que fariam corar o Marcola e ameaças, até de processo, que vc , como era de se esperar, jamais cumpriria.

  12. Se eu entendi bem o PS do CN, ele está afirmando que o presidente da República tem ligação com os milicianos do RJ. CN, como bom cidadão, você deveria oferecer suas provas a PF ou algum deputado ou senador de Brasília. Quem acusa tem de demostrar as provas. CN, você é melhor que isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *