Congresso propõe taxação dos fundos de multimilionários para bancar 13º do Bolsa Família

Resultado de imagem para bolsa familia charges

Charge do Felipe Coutinho

Vicente Nunes
Correio Braziliense

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) propôs e o Congresso acatou proposta que prevê a taxação dos fundos de investimentos de multimilionários, chamados de fundos fechados, para bancar, de forma permanente, o 13º do Bolsa Família e sua extensão aos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), os carentes que são amparados pelo INSS.

O projeto foi acolhido pelo relator da comissão mista que analisa a medida provisória que trata do assunto, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Segundo Marcelo Ramos, será possível arrecadar R$ 10,7 bilhões por ano, em média. Hoje os multimilionários que aplicam em fundos fechados são isentos do pagamento de Imposto de Renda durante o período de aplicação.

FONTES DE RECURSOS – O relatório da MP propunha, anteriormente, que a receita para essas despesas saísse da tributação sobre lucros e dividendos. Mas, diante da resistência do Congresso e do governo à ideia, Randolfe Rogrigues apontou em seu relatório final outras duas fontes de recurso, propostas por Marcelo Ramos, integrante da comissão mista da MP.

Para Randolfe Rodrigue, o diálogo está aberto sobre o tema. Tanto que ele já se reuniu com técnicos do Ministério da Economia e da Casa Civil. “Não podemos ficar votando só iniciativa fiscal. A sugestão do deputado Marcelo Ramos foi incorporada ao nosso relatório e vem para ampliar o cobertor de proteção social aos mais carentes”, ressalta.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Aleluia, irmão! Enfim o Congresso começa a esboçar a intenção de taxar os mais ricos. Se for aprovada a proposta, será um avanço extraordinário. Quanto à necessária taxação de lucros e dividendos, reina um silêncio constrangedor. Até quanto? Ninguém sabe. (C.N.)

11 thoughts on “Congresso propõe taxação dos fundos de multimilionários para bancar 13º do Bolsa Família

  1. Essa ideia de taxar grandes fortunas e fundos de investimento milionários nunca deu certo em nenhum país mundo. É uma ideia de jerico. Os investidores acabam mudando de país. Dinheiro não tem pátria. Com os juros baixos, taxa de administração e imposto o investidor acaba tendo prejuízo. E ninguém é Idiota de perder dinheiro. Hoje, fortunas são transferidas num mesmo dia. Essa idéia não tem futuro, é um tiro no pé.

  2. “””NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Aleluia, irmão! Enfim …….. será um avanço … necessária taxação de lucros…”””

    Essas “pessoas” não são obrigadas a pagar 25% na declaração de imposto de renda ?

  3. Os únicos ditos ‘fundos de multimilionários’ que vão conseguir meter a mão no país são os Fundos de Pensão, ai vão terminar o “Genocídio de Velhinhos” que o PT iniciou.

  4. “Quanto à necessária taxação de lucros e dividendos, reina um silêncio constrangedor.”

    Dividendos vêm da distribuição de lucros. Lucro é o que sobra depois de pagar todos os custos, despesas e impostos. Ou seja, depois de pagar impostos, você paga imposto do que sobrou.

    Se existe bitributação pior do que essa, eu desconheço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *