Conversa com comentarista sobre Lincoln, Monroe e MacArthur

 José Antonio: “Essa do governo do povo, pelo povo e para o povo é do Lincoln. Discurso de Gettysburg, se não me falha a memória. De 1863, logo não tem duzentos anos.
Com a internet, seus colaboradores mais próximos poderiam fazer um copidesque da coluna sem precisar tirar o pijama. O número de erros factuais está muito grande.
Monroe é o da “América para os americanos”.

Comentário de Helio Fernandes:
Reconheço que cometo erros impressionantes, diariamente. Até poderia repetir mestre Sócrates, quando disse a seus alunos, “meus filhos, só sei que nada sei”. A minha sorte é que a tua arrogância e imprudência, não permitirão que sirva como copidesque deste repórter. Graças a Deus.

Monroe fez as duas frases, a “do povo” e a da “America para os americanos”. Um presidente da República não faz apenas uma ou duas frases em 8 anos de governo.

Em relação a Lincoln, a grande frase dele, repetida de forma incessante (e merece) é de 1864, quando acabava a guerra e o seu mandato. (Logo reconduzido em 4 de novembro, sempre a data da eleição. A posse é que mudou muito, até ser unificada para 20 de janeiro, pela emenda 24).

Foi em Gettysburg, quando transformava a antiga cidade num cemitério. Morreu tanta gente ali, que teve que consagrá-la como cemitério heróico. E no seu mais conhecido pronunciamento, fez o que se chama até hoje de “Discurso de Gettysburg”, em letra maiúscula.

Textual, José Antonio, para que você não precise “REFORÇAR A CULTURA DO GOOGLE”. “Podemos enganar todos, algum tempo. Podemos enganar alguns, todo o tempo. Mas não podemos enganar todos, todo o tempo”.

*** 

PS – Cumprindo ordens do presidente Roosevelt, o general MacArthur teve que abandonar as Filipinas, da Segunda Guerra Mundial. Saiu, com a frase que cumpriu integralmente: “Eu voltarei”.

PS2 – Você não tem o mesmo perfil, mas pode repetir a frase, mesmo sabendo que não irá cumpri-la.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *