Conversa com leitores-eleitores, sobre Dilma, a inexistência do candidato ideal, o fracasso de Serra, o futuro de Lula e mais e mais

Leticia: “Helio, por que tanta raiva de Dilma? Ela é tão simpática, competente e certamente a mais qualificada. Por que você continua a chamá-la de “poste”? A Dilma será a melhor presidente que o Brasil já teve, superando até o Lula. Escreva o que estou dizendo”.

Comentário de Helio Fernandes:
Letícia, a raiva tem que ter uma base e um motivo, quais seriam os meus? Poste foi como o próprio Lula rotulou sua invenção. Se você acertar, que satisfação. Que o destino irá me negar, como negaria se o Serra vencesse, o impossível.

***

O CANDIDATO QUE NÃO EXISTE

Everaldo (Vitória-ES): “Helio, sou seu fã de carteirinha. Gostaria de lhe fazer uma pergunta bem simples. Se você tivesse que indicar uma pessoa para governar o Brasil, quem seria? Fale sinceramente quem está apto, por favor, uma pessoa viva. Abraços.”

Comentário de Helio Fernandes:
Sempre escrevo com sinceridade. A sinceridade que utilizo agora, ao dizer que não tenho ninguém para indicar. E a razão mais importante para isso, Everaldo, é que todos os personagens que se prepararam para 2010, estão se preparando para 2014. Nenhuma novidade, renovação, capazes de impor as mudanças que o Brasil exige.

***

EM DEFESA DO VOTO SECRETO

Ilson: “Votei às 4 da tarde. Estou ansioso pelo resultado. Não anulei o voto, mas não quero abri-lo, sou por demais tímido. E aqui onde moro, muita gente me conhece. Desculpe, não é covardia”.

Comentário de Helio Fernandes:
O voto é secreto, mantê-lo em silêncio não é de jeito algum covardia. São 135 milhões de eleitores inscritos, imagine se todos desvendassem o voto? Mas não vai contar aos parentes e amigos mais íntimos?

***

LULA SERÁ TRAÍDO POR DILMA?

Antonio Ranauro Soares: “De qualquer maneira, Lula já tem uma saída. Se Dilma pisar nos próprios pés, Lula irá dizer que foi traído. Se ela conseguir andar sozinha, e fizer um bom governo, também foi obra dele”.

Comentário de Helio Fernandes:
No momento, Renauro, tudo pode ser dito, valem todas as opções. Lula e Dilma juntos até 2014, Dilma contra todos, contra o PT, até contra Lula. Mas não será Lula ou adivinhação. De hoje a 1º de janeiro, apenas imaginação. Depois, realidade prevista ou imposta.

***

PODE-SE JULGAR O INEXISTENTE?

José A. Lima: “Helio, você foi tremendamente injusto com alguém que ainda não teve oportunidade de governar. Te perguntaria: é possível julgar o inexistente? Você acreditava que Lula fosse pior do que FHC, mas acabou ajudando Lula, acertou. Reflita e ajude o Brasil a seguir mudando. Acredito que Dona Dilma terá mais motivos e condições que Lula não teve e fará um grande governo. Não precisa se envergonhar”.

Comentário de Helio Fernandes:
Não me envergonho, José, estou sempre na guerra para fazer o Brasil vencer e se desenvolver. Não me importo que seja com ela, mas não consigo descobrir as condições para isso. Mas se fizer um grande governo, com Lula, sem Lula, ou Lula pretendendo 2014, que seja. Mas com a minha descrença.

***

LULA SE ELEGERÁ O QUE QUISER

Jorge L. Baleia: “Helio, o próximo presidente terá que tomar medidas impopulares. Lula pretendia que Dilma não vencesse para ele ressurgir em 2014. Depois do primeiro turno, mudou, admitiu a hipótese de Dilma vencer. Se ela fizer um bom governo, Lula se elegerá o que quiser”.

Comentário de Helio Fernandes:
Eu já escrevi praticamente isso, várias vezes. Mas uma dúvida que você não preencheu: Lula em 2014, será eleito o que quiser? E a REEELEIÇÃO de Dona Dilma, em 2014?

***

O VOTO NULO É UM DIRETO

Antonio Aurélio: “Notável tua entrevista dada na quarta-feira, e que saiu hoje, domingo. Estou te escrevendo também hoje, domingo, depois de votar. Desculpe, não votei nem em Dilma nem em Serra, já estava convencido que era melhor, não fui influenciado por ninguém. Obrigado”.

Comentário de Hélio Fernandes:
Estou satisfeitíssimo com a tua confissão de que não se deixou influenciar pelas minhas reiteradas afirmações de que votaria (e votei pela segunda vez) nulo. Só queria demonstrar minha convicção, como muitos me pediam. Mas não pretendia mudar a convicção de ninguém. Precisamos de muita participação, nenhuma omissão.

***

VOTO CONSCIENTE PARA SERRA

Nilma: “Não perdi uma coluna tua, acompanhava diariamente. Pensei muito em anular meu voto, é a terceira vez que estou votando, quis decidir, espero não me arrepender. Também vou abrir meu voto, escolhi o Serra, pelo número de cargos que já ocupou. Não quero decepcioná-lo, espero quer ele vença”.

Comentário de Hélio Fernandes:
Apoio e aprovo tudo o que você disse e fez. Não anulou o voto, ótimo. Fez a escolha pelo erro, talvez  a única opção seja a que você apontou: o número de cargos ocupados. Mas não completou um só dos cargos, deputado, senador, ministro, prefeito, governador. Mas você, Nilma, não me decepciona de modo algum. Como está votando pela terceira vez, deve ter menos de 30 anos. O que é uma satisfação e não decepção.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *