Conversa com os eleitores, sobre Dilma, Serra, guerra de bastidores, reformas que não virão, e mais e mais

Antonio Aurélio: “Helio, como devo registrar o título de Dona Dilma agora que foi eleita? Presidente ou presidenta? Estou confuso, vejo com o a final e com o e. Obrigado”.

Comentário de Helio Fernandes:
As duas formas estão corretas, mas presidente é normalíssimo e rotineiro, por que inventar? Presidenta, é a quebra do habitual. Aqui você encontrará sempre com o e final.

***

AGORA, A GUERRA DE BASTIDORES

Jorge: “De hoje até a posse em 1º de janeiro, de Dona Dilma, governadores, senadores e deputados, haverá alguma alteração ou turbulência?”

Comentário de Helio Fernandes:
Nada, nada, Jorge, tudo na mais completa calma, apenas “guerra de bastidores”. Os fatos se passarão não em público, surgirão nomes, como especulações fabricadas ou fatos que tentam confirmar.

Só um esclarecimento: em 1º de janeiro, apenas a posse da presidente. Todos os outros tomam posse em 31 de janeiro. Como consequência, os presidentes da Câmara e do Senado (cargos de ressonância) só depois de Dona Dilma no Planalto.

***

AECIO VAI TER QUE SE EXPLICAR

Antonio Ávila: “Considero que quem saiu muito arranhado deste pleito foi o Aécio. Fez corpo mole. Será um simples senador por Minas, se o Serra conseguir se consolidar com líder da oposição, como falou no discurso. Concorda?”

Comentário de Helio Fernandes:
Concordo inteiramente. Não sei se fez corpo mole. Mas ganhou tudo no primeiro turno em Minas, agora o Serra perde por quase 2 milhões. O Aécio terá que explicar, com muita dificuldade. Obrigado.

***

E VEM AÍ A VERDADEIRA DILMA?

Andréa Queiroz: “Agora o povo brasileiro conhecerá a verdadeira Dilma. Despida de marqueting, terá que sair das maravilhas e cair na realidade. Vamos fazer o sinal da Cruz e ter fé para tudo dar certo. Amém”.

Comentário de Helio Fernandes:
Perfeito, Andréa. Só que iluminada e enganadora como foi a vida dela, será difícil “cair na real”, como você diz. A saída? Ter fé, mas será necessária tanta, mas tanta, que Dona Dilma irá precisar de um Deus muito mais poderoso do que Lula,

***

AS REFORMAS SERÃO REALIZADAS?

Antonio Soares Ranauro: “Perguntem à Dilma o que pretende fazer com os aposentados. Vai fazer as reformas política e previdenciária?”

Comentário de Helio Fernandes:
Nem pensar em reformas. Vai jogar bola na lagoa, como diz o povo. Muitas das reformas, nem imaginar. A reforma política e partidária, não deixarão que faça, é dar voz e voto ao povo. Preferem pão e circo. Ela vai por aí.

***

FALTA CORAGEM PARA GOVERNAR?

Helton Haeflinger: “Quando Lula ainda era candidato e ameaçava vencer a eleição, o mundo foi turbinado com  boatos: ele representa o atraso, o comunismo, a anarquia. O dólar subiu, a bolsa caiu, a confiança no Brasil despencou. Agora Dilma surge sob os mesmos holofotes, depois de 8 anos do Lula. São 81 por cento de aprovação ao governo. Dilma vai confirmar”.

Comentário de Helio Fernandes:
Os interesses são colossais, é preciso muita coragem para governar. Você acha, Helton, que Lula teve essa coragem e transmitiu-a a Dilma? Ela está convencida de que entrará na História, mesmo que seja apenas por 4 anos. Só que a bolsa, nada a ver, e a confiança tem que ser verdadeira.

***

“ESQUEÇAM TUDO O QUE FALEI”

Jorge L. Baleia: “Se tivesse sido eleito, Serra diria logo em seguida: “Esqueçam tudo que falei ou escrevi”. Tal como seu guru, FHC”.

Comentário de Helio Fernandes:
Certíssimo, aos 80 anos, FHC está chorando a derrota, não pelo Serra ou o PSDB, e sim por ele mesmo. Já se imaginava em Nova Iorque, embaixador na ONU.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *