Copa da Argentina, 1978 Havelange nada a ver com isso

RFNeder
“Caro Hélio, há um fato importante a ser esclarecido em relação a  João Havelange. Qual foi a participação do então presidente da FIFA na humilhante Copa de 1978 na Argentina? O ex-general Videla, hoje, cumprindo pena num quartel do exercito até o fim da vida (muito justo, HF), chamou João Havelange para cuidar da escolha do país.
A participação do Sr João Havelange neste fato histórico, a escolha da Argentina, dando a esse país a Copa de presente, macula a biografia do senhor Havelange”.

Comentário de Helio Fernandes
Neder, não sou porta-voz do ex-presidente da Fifa, ele tem mais recursos e mais penetração na mídia para se defender. Mas existem fatos que são públicos e notórios, inquestionáveis, e que não podem ser desmentidos de maneira alguma. O debate pode continuar, em termos civilizados e sem hostilidade.

Copa da Argentina – Foi realizada em 1978. A sede da Copa e da Olimpíada são escolhidas com 6, 7 e até 8 anos de antecedência. A Copa de 2014 no Brasil, foi decidida em 2008. A Olimpíada no Rio, 2016, determinada em 2009, portanto 7 anos de diferença.

A de 1978 na Argentina, foi escolhida em 1972, João Havelange só foi eleito em 1974, como poderia INFLUIR? Além do mais, Havelange foi candidato com oposição da Europa, América do Norte e Central. A favor dele, uma parte da África Negra e quase todos os árabes.

Os que controlavam a FIFA, diziam: “Esse sul-americano não será candidato, não tem votos, mesmo se ganhar, em menos de 1 mês pedirá para ir embora”.

Naquela época, as Copas eram realizadas alternadamente na Europa e na América do Sul, que totalizavam os ganhadores das Copas. 1974, Alemanha, 1978, Argentina, 1982, Espanha, 1986, seria na Colômbia. A escolha, nos prazos normais e habituais, em 1980.

A Colômbia desistiu, não tinha condições. Havelange já então poderoso presidente da FIFA, pediu audiência ao “presidente” Figueiredo. Motivo: queria que a Copa de 1986 fosse no Brasil. Figueiredo ficou irredutível, encerrou a conversa com Havelange, com estas palavras: “Não temos nenhuma condição de realizar a Copa, Havelange, está é uma decisão definitiva”.

Raros conhecem o fato, a Copa foi então para o México, que estava sempre preparado. Realizou a Olimpíada de 1968, (construiu um estádio belíssimo, sem cobertura, que denominei de “Estádio Socialista”. O presidente, os ministros, o povo e a elite, pegavam sol e chuva juntos e “irmanados”). Fizeram a Copa de 1970 e a de 1986.

Se a África do Sul falhasse, o México estava de prontidão para esta Copa de agora.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *