Corregedoria investiga interferência de subprocuradora que causou crise na Lava-Jato

Pivô de crise com procuradores da Lava Jato retira candidatura a ...

Visita de surpresa da subprocuradora à Lava Jato é investigada

Sarah Teófilo
Correio Braziliense

Corregedora-geral do Ministério Público Federal (MPF), Elizeta Maria de Paiva Ramos determinou a abertura de sindicância nesta segunda-feira (29/6) para apurar a visita da procuradora Lindora Araújo, tida como braço direito do procurador-geral da República (PGR) Augusto Aras, à sede do MPF no Paraná na semana passada, entre terça e quinta-feira.

Na ocasião, Lindora, que é coordenadora do Grupo de Trabalho da Lava-Jato na PGR, se reuniu com integrantes da força-tarefa do Paraná. Ela teria solicitado acesso a gravações e documentos referentes à operação.

REAÇÃO DA EQUIPE – Depois da visita, membros do MPF protocolaram uma reclamação na corregedoria, além de questionarem a solicitação de compartilhamento de dados. Após o fato, três procuradores deixaram a força-tarefa.

Em nota, a PGR informou que a sindicância também deverá esclarecer se houve ilegalidade na gravação de chamadas telefônicas por integrantes da Lava-Jato. “O objetivo é apurar a regularidade de sua utilização, bem como os cuidados e cautela necessários para o manuseio desse tipo de equipamento pelos respectivos responsáveis”, pontuou. Essa apuração também é em decorrência de um pedido de integrantes da força-tarefa, que além de questionar a visita de Lindora, informaram a existência de equipamento de gravação desde 2015.

“VISITA” DE SURPRESA – Na semana passada, procuradores informaram ao Correio que não haviam sido informados da visita. A PGR, por sua vez, disse em nota que a visita e reunião de trabalho já estava marcada. “Desde o início das investigações, há um intercâmbio de informações entre a PGR e as forças-tarefas nos estados, que atuam de forma colaborativa e com base no diálogo”, pontuou.

Depois dos questionamentos de procuradores, a PGR divulgou uma nota dura no último domingo (28), dizendo que a Lava-Jato “não é um órgão autônomo e distinto do MPF, mas sim uma frente de investigação que deve obedecer a todos os princípios e normas internos da instituição”.

“Para ser órgão legalmente atuante, seria preciso integrar a estrutura e organização institucional estabelecidas na Lei Complementar 75 de 1993. Fora disso, a atuação passa para a ilegalidade, porque clandestina, torna-se perigoso instrumento de aparelhamento, com riscos ao dever de impessoalidade, e, assim, alheia aos controles e fiscalizações inerentes ao Estado de Direito e à República, com seus sistemas de freios e contrapesos”, disse nota do órgão chefiado por Aras.

SAÍDA ESTARIA “PREVISTA” – A nota pontuou que a saída dos procuradores já estava prevista, quando retornaria para as procuradorias dos municípios de origem até o próximo dia 30. PGR informou ainda que não haverá prejuízo às investigações.

“Com a redução natural dos trabalhos no grupo da Lava Jato, decorrente de fatores como a restrição do foro por prerrogativa de função determinada pelo STF [Supremo Tribunal Federal], a demanda existente continuará a ser atendida por assessores e membros auxiliares remanescentes”, afirmou.

Órgão se refere à decisão do Supremo de 2018, quando houve redução do alcance do foro privilegiado, definindo que a prerrogativa vale somente para crimes cometidos durante o mandato e relacionados com o cargo.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É necessário haver tradução simultânea. O aparelho de gravação, um dos pivôs da briga, é para proteger os procuradores de escutas clandestinas que podem provocar destruição de provas. Quanto à visita de surpresa da subprocuradora, isso faz parte da tal interferência em assuntos políticas, a nova estratégia para blindar a família imperial – digo, presidencial – e seus príncipes-regentes – digo inconvenientes… (C.N.)

11 thoughts on “Corregedoria investiga interferência de subprocuradora que causou crise na Lava-Jato

  1. Já foi publicado no blog do Paim que tudo foi devidamente oficial , estão mais uma vez tentando criar narrativa …

    42:13
    TOCANDO AGORA

    ASSISTIR MAIS TARDE
    ADICIONAR À FILA
    Dossiê: DESESPERO – Indícios de ILEGALIDADE, Grampos DESAPARECIDOS, ARAS no pé da LAVA-JATO

    KiM PAiM

    218 mil visualizações
    há 1 dia

  2. § 3º O Conselho escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministério Público que o integram, vedada a recondução, competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pela lei, as seguintes:
    I receber reclamações e denúncias, de qualquer interessado, relativas aos membros do Ministério Público e dos seus serviços auxiliares;
    II exercer funções executivas do Conselho, de inspeção e correição geral;
    III requisitar e designar membros do Ministério Público, delegando-lhes atribuições, e requisitar servidores de órgãos do Ministério Público.
    … … …
    E continua o Treino do Juízo Final, né CN???

    Está terminando, caro Marcos!

      • Segue cópia de e-mail que enviei hoje ao nosso CN:

        https://www.youtube.com/watch?v=RDJ_6JDS6EY … Quem vai decidir? … 24 de jun. de 2020 … o teólogo Daniel Lopez, aos 10:20 cita: “12. Durante a noite o Senhor lhe apareceu: Ouvi, disse ele, tua oração; escolhi este lugar para que seja o templo no qual me oferecerão sacrifícios. 13. Quando eu cerrar os céus, e não houver mais chuva, quando ordenar aos gafanhotos que devorem a terra, ou quando enviar a peste contra meu povo, 14. se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra”. (2Cr 7)

        A oração de Salomão foi na inauguração do Templo … e hoje não pode ser repetida … e a pandemia é mais intensa nos 2 países que tinham se comprometido com Israel … e depois recuaram, né???

        Interessante que é o Criador … que nos ensina que nossos pecados adoecem a Terra … conforme Boff em 5 JUNHO, 2020 … https://fratresinunum.com/ … ECOSSOCIALISMO E QUARENTENA: FIM DA CIVILIZAÇÃO CRISTÃ E TENTATIVA DE DESTRUIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA. … A TERRA CONTRA-ATACA A HUMANIDADE PELO CORONAVÍRUS … 16/04/2020 … A hipótese que proponho é que, neste momento, os papéis se inverteram. Sendo um superorganismo vivo, a Terra reage, contra-ataca e faz a sua revanche contra a Humanidade, pois como diz o Papa na sua encíclica ecológica “nunca maltratamos e ferimos a nossa Casa Comum como nos últimos dois séculos”(n,53). Agora, irada. Gaia brada: “Basta! Sou mãe generosa, mas tenho limites vitais intransponíveis. Preciso dar severas lições a esses meus filhos e filhas rebeldes e violentos. E se não aprenderam a interpretar os sinais que lhes enviei e não me respeitarem e cuidarem como sua Mãe, posso não mais querê-los sobre meu solo”. Penso que o Covid-19 é um desses sinais, ainda não o derradeiro, mas o suficiente letal a ponto de abalar os fundamentos do nosso tipo de civilização.

  3. “22. Também os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: Ele está possuído de Beelzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios. 23. Mas, havendo-os convocado, dizia-lhes em parábolas: Como pode Satanás expulsar a Satanás? 24. Pois, se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode durar. 25. E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer. 26. E se Satanás se levanta contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá. 27. Ninguém pode entrar na casa do homem forte e roubar-lhe os bens, se antes não o prender; e então saqueará sua casa. 28. Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias; 29. mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno. 30. Jesus falava assim porque tinham dito: Ele tem um espírito imundo”. (Mc 3)

    O MP não pode se dividir … é absolutamente inconstitucional kkk KKK kkk

  4. A República de Curitiba é plenipotenciária. Não pode ser subordinada a ninguém é um Feudo autônomo. Lá todo podem, mas somente contra o PT.outros partidos não. Entenderam?

  5. Muito eficiente a reação dos corruptos e adeptos à operação Lava Jato. Após as vitórias no legislativo e judiciário; agora eles tratam de até impedir a ação dos órgãos investigativos.
    Daqui a pouco será criminoso quem denunciar ou investigar corruptos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *