CPI ameaça quebrar sigilo telefônico de Janot e Cardozo

As relações entre Cardozo e Janot serão investigadas pela CPI

Deu na Folha

Deputados articulam a quebra de sigilo telefônico do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por meio da CPI da Petrobras na Câmara. O requerimento pedindo a quebra tem o apoio do PMDB e foi anunciado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, durante a sessão da CPI na quinta-feira, mas ainda não foi protocolado oficialmente.

Na justificativa, ele cita os encontros entre Janot e Cardozo ocorridos antes da divulgação da lista da Operação Lava Jato.

A Folha apurou que há uma articulação do PMDB nos bastidores para aprovar esse requerimento. A apresentação seria é uma retaliação à inclusão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e de outros políticos entre os investigados da Operação Lava Jato.

Nesta quinta, Cunha afirmou em depoimento à CPI da Petrobras que seu nome foi incluído na lista da PGR (Procuradoria-Geral da República) por uma opção política. “Escolha irresponsável e leviana. Querem transferir a crise do outro lado da rua [Palácio do Planalto] para cá [Congresso]”, acusou.

CRITÉRIOS DIFERENTES

Cunha afirmou que Janot usou critérios diferentes na abertura de inquéritos contra parlamentares e acusou-o de agir articuladamente com o Palácio do Planalto com o objetivo de ser reconduzido ao cargo de procurador-geral.

O presidente da Câmara obteve respaldo da maioria da CPI após seu depoimento, sendo acolhido com elogios e palmas. Com isso, o requerimento deve encontrar apoio dos demais membros da comissão.

O presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), é aliado de Cunha e tem o poder de pautar requerimentos. A aprovação, porém, depende do aval da maioria dos integrantes.

4 thoughts on “CPI ameaça quebrar sigilo telefônico de Janot e Cardozo

    • Sr Neto, interprete melhor suas leituras porque se o fizer diferente terei o enorme prazer de chama-lo de b…………………………………o sr sabe o que é não é mesmo?Mas pode ser id………………………..tambem.

  1. Lembro-me muito bem de como esse senhor (e cunha) era (mal) comentado nesse blog, nos bons tempos quando a parceria CN / HF (jornalista Hélio Fernandes) pontificava. Saudosos tempos !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *