Criada com fins militares, a internet fortalece a democracia e impede que o Brasil seja uma nova ditadura

Resultado de imagem para censura na internet charges

Charge do Jota, reproduzida do Google

Charge do Jota, reproduzida do Google

Carlos Newton

A internet é uma benção para a Humanidade, significa a consagração da cidadania. Foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no final dos anos 60, e se tornou essa força libertária incomparável, incontrolável e incomensurável. Temos de agradecer esse avanço à famosa Guerra Fria, que felizmente voltou à moda, devido ao avanço socioeconômico da China de Xi Jinping e ao renascimento da Rússia de Vladimir Putin.

No mundo, a hegemonia de uma nação é sempre sinistra, é preciso haver equilíbrio de forças políticas. Aliás, este é o grande segredo da vida – o equilíbrio.

DEPARTAMENTO DE DEFESA – Quem deu a partida no projeto da internet foi o Departamento de Defesa dos EUA. A proposta inicial, idealizada pela Arpa (Advanced Research and Projects Agency), era financiada pela Nasa e pelo Pentágono. O objetivo era criar uma rede que fosse capaz de armazenar dados e resistir a uma destruição parcial – caso houvesse, por exemplo, um ataque nuclear russo.

Após anos de pesquisas e testes, a Arpanet (rede da Arpa) entrou em operação em 1969, interligando quatro instituições da Costa Oeste – as universidades de Los Angeles, Santa Bárbara e Utah, e o Instituto de Pesquisa de Stanford.

AVANÇO DEMOCRÁTICO – Menos de 50 anos depois, a internet já dominava o mundo e estava destinada a conduzir a um aperfeiçoamento absurdo do sistema democrático. Em consequência, todos os regimes ditatoriais estão com seus dias contados, porque não conseguirão controlar nem conter a web indefinidamente.

Outro resultado inevitável será a purificação do capitalismo, pressionado pela necessidade de avanço da justiça social. É só uma questão de tempo.

Retrocessos de conquistas sociais, como o fenômeno hoje vivido no Brasil, são apenas episódicos, pontos fora da curva do mundo moderno, que inexoravelmente caminha para a universalização do Estado de Bem-Estar Social, já em adiantada fase de consolidação nos países nórdicos que adotam o socialismo democrático – Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia.

UM MUNDO MELHOR – Pensadores pós-modernos, como o francês Thomas Piketty e o britânico Paul Mason, vislumbram esse aperfeiçoamento da democracia que conduzirá a humanidade a um mundo muito melhor no final deste século, embora a civilização sempre se desenvolva mediante avanços e recuos. Na verdade, o importante é que haja mais conquistas do que retrocessos. Apenas isso.

Apesar de a internet ser essencialmente libertária, ainda é muito rara a existência de espaços abertos ao livre debate. A quase totalidade dos sites e blogs tem vinculações claras, sempre defendem interesses específicos e boicotam abertamente as teses contrárias.

Aqui mesmo na Tribuna da Internet enfrenta-se o problema do sectarismo político-ideológico. Não há respeito às opiniões alheias, comentaristas se ofendem e até se ameaçam, alguns ficam tão agastados que desistem de participar da troca de ideias, preferem se afastar, embora continuem a ler o blog.

###
P.S. –
Para avaliar a importância da internet, basta imaginar o que seria do Brasil nas mãos de um déspota como Jair Bolsonaro, que chefia uma família lombrosiana, de criminosos natos, e que conta com o apoio das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, como PMs e Bombeiros. Ora, se não houvesse internet para desmentir as fake news dessa gente e os militares brasileiros fossem menos preparados, este país já estaria mergulhado numa nova ditadura, com toda certeza. Ou você ainda tem alguma dúvida? (C.N.)

12 thoughts on “Criada com fins militares, a internet fortalece a democracia e impede que o Brasil seja uma nova ditadura

  1. SONHO A SER POSTO EM PRÁTICA X PESADELOS DIÁRIOS. Vc decide. FHC, em todas as suas entrevistas, tem sido enfático, categórico, convicto, intrépido, quanto a indicação do perfil ideal do candidato a presidente para a próxima eleição com chances de representar a terceira via de verdade, com projeto próprio, realmente novo e alternativo a tudo isso que ai está, que aponte o novo caminho a seguir, que talvez seja até um sonho, dando conta de que o sonho tb conta na política, que empolgue o povo, e que diga ao povo vem comigo que vai dar certo…, faltou apenas dizer o nome do Leão, mas essa parte a mídia partidária esconde, muda de assunto, desconversa e tenta puxar a brasa para as sardinhas dos seus pupilos, infelizmente. Mestre FHC me chamou ? O Leão é vero, e está aqui, o que é que há, Dona Vera ? Quando é que você vai entrevistar o Leão no Roda Viva, ou no “Opinião TVCultura”, Dona Vera Magalhães ? Sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu. FHC tem razão, chegamos a um ponto que apenas a Utopia, o Sonho do Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade, a Terceira Via de Verdade, o projeto novo e alternativo de política e de nação, bem definido, claro como a luz do sol do meio dia, com Deus na Causa, pode nos libertar do pesadelo diário, pode nos tirar da sinuca de bico, do fim do caminho e o fim de feira em que o sistema vencido nos colocou, com o ciclo de poder da república dos me$mo$ completamente exaurido, tendo como futuro apenas mais endividamento mastodonte, inútil e nefasto como saída. E o único cara que preenche os requisitos citados por FHC, como candidato da ora, é o Leão, é o Leão, é o Leão, a mega-solução, a nossa libertação, a evolução, a nossa salvação. Basta. Chega dos me$mo$. Vem comigo, Brasil, simbora para o futuro, porque evoluir é preciso. https://www.youtube.com/watch?v=JCgHJWNJCuE

  2. Mais um excelente artigo do Carlos Newton.

    Mas a formatação dos artigos da TI para tablets e celulares anda ruim, nos últimos dias, com as imagens da parte de cima espremendo as letras dos textos à esquerda.

    Diariamente divulgo no meu Twitter vários dos artigos da TI, porém sei que essa formatação tem atrapalhado as leituras.

  3. Criada com fins militares, a internet fortalece a democracia e impede que o Brasil seja uma nova ditadura.
    P.S. – Para avaliar a importância da internet, basta imaginar o que seria do Brasil nas mãos de um déspota como Jair Bolsonaro, que chefia uma família lombrosiana, de criminosos natos, e que conta com o apoio das Forças Armadas e das Forças Auxiliares, como PMs e Bombeiros. Ora, se não houvesse internet para desmentir as fake news dessa gente e os militares brasileiros fossem menos preparados, este país já estaria mergulhado numa nova ditadura, com toda certeza. Ou você ainda tem alguma dúvida? (C.N.)

    Concordo plenamente, a internete desvinculou os brasileiros as noticias dos jornalecos que só publicam aquilo que agradava o governante que estava no torno e da quantidade de $$$$$$ que o mesmo enviava como jabá. A internete expos aos brasileiros de norte a sul de leste a oeste a safadeza de ambos, políticos, imprensa, tv, e outras desfaçatez. Foi através da internete que nós brasileiros, os pagadores de impostos, tivemos conhecimento das maracutais de todos. Se NÃO fosse a internete estariam estes negócios escusos internadas nos porões das redações , , nós simples mortais assistindo nas tvs e lendo nos jornais e nas revistas que tudo estava uma maravilha. Maravilha apenas para os pixulequeiros.

    • A internete expos aos brasileiros de norte a sul de leste o tratarão, as rachadinhas, o orçamento paralelo, e o ministério da saúde paralelo da familícia. Se NÃO fosse a internete estariam estes negócios escusos internadas nos porões das redações , , nós simples mortais assistindo nas tvs e lendo nos jornais e nas revistas que tudo estava uma maravilha. Maravilha apenas para a família das rachadinhas.

  4. É interessante e muito; escutando uma rádio que hoje é tv, parece que o governo do Bolsonaro é perseguido e que tudo está bem, que o combate contra o vírus é sim, positivo, que nunca houve oposição a compra de vacinas, que nunca se alardeou o uso de medicamentos inadequados e sim um tratamento antes de se contrair o vírus.
    O presidente nunca desautorizou este ou aquele ministro; é simplesmente horrível pois parece que você está fora de sintonia.
    Quando você escuta a mídia que não interessa os motivos, mostra a realidade da situação, você constata que são realidades não paralelas e sim simétricas.
    Não sei se sou esquerdista, comunista ou qualquer ista destes aí, só sei que não nos entendemos e com isto, não temos sinergia para tocar este país , que não sei se estou sendo pessimista. mas o vejo em frangalhos em todos os sentidos.
    Parabéns a TI, pois abre espaço para vermos a moeda em suas duas faces e com isto, tirarmos nossas próprias conclusões. O que não é fácil não.

  5. Senhor Newton, antecipadamente peço desculpas, se errado estou.

    Uma correção histórica.
    A internet foi desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, ok.
    Mas os fundamentos da internet, foi descoberto pelos alunos da Universidade de Oslo, Noruega, acho eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *