Criada como arma militar, a internet significa a hegemonia da sociedade civil

Resultado de imagem para censura na internet charges

Charge do Jota, reproduzida do Google

Carlos Newton

A internet é uma benção para a Humanidade, significa a consagração da cidadania. Foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no final dos anos 60, e se tornou essa força libertária incomparável, incontrolável e incomensurável. Temos de agradecer esse avanço à famosa Guerra Fria, que felizmente voltou à moda, devido ao renascimento da Rússia de Vladimir Putin. No mundo, a hegemonia de uma nação é sempre sinistra, é preciso haver equilíbrio. Aliás, este é o grande segredo da vida – o equilíbrio.

Quem deu a partida foi o Departamento de Defesa dos EUA. O projeto inicial, idealizado pela Arpa (Advanced Research and Projects Agency), era financiado pela Nasa e pelo Pentágono. O objetivo era criar uma rede que fosse capaz de armazenar dados e resistir a uma destruição parcial – caso houvesse, por exemplo, um ataque nuclear russo. Após anos de pesquisas e testes, a Arpanet (rede da Arpa) entrou em operação em 1969, interligando quatro instituições da Costa Oeste – as universidades de Los Angeles, Santa Bárbara e Utah, e o Instituto de Pesquisa de Stanford.

AVANÇO DEMOCRÁTICO – Menos de 50 anos depois, a internet já dominou o mundo e está destinada a conduzir a um aperfeiçoamento absurdo do sistema democrático. Em consequência, todos os regimes ditatoriais estão com seus dias contados, porque não conseguirão controlar nem conter a web. Outro resultado inevitável será a purificação do capitalismo, pressionado pela necessidade de avanço da justiça social. É só uma questão de tempo.

Retrocessos de conquistas sociais, como o fenômeno hoje vivido no Brasil, são apenas episódicos pontos fora da curva do mundo moderno, que inexoravelmente caminha para a universalização do Estado de Bem-Estar Social, já em adiantada fase de consolidação nos países que adotam o socialismo democrático – Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia.

Pensadores pós-modernos, como o francês Thomas Piketty e o britânico Paul Mason, vislumbram esse aperfeiçoamento da democracia que conduzirá a humanidade a um mundo muito melhor no final deste século, embora a civilização sempre se desenvolva mediante avanços e recuos. Na verdade, o importante é que haja mais conquistas do que retrocessos. Apenas isso.

LIBERDADE NA WEB – Apesar de a internet ser essencialmente libertária, ainda é muito rara a existência de espaços abertos ao livre debate. A quase totalidade dos sites e blogs tem vinculações claras, sempre defendem interesses específicos e boicotam abertamente as teses contrárias.

Aqui mesmo na Tribuna da Internet enfrenta-se o problema do sectarismo político-ideológico. Não há respeito às opiniões alheias, comentaristas se ofendem e até se ameaçam, alguns ficam tão agastados que desistem de participar da troca de ideias, preferem se afastar, embora continuem a ler o blog, é uma pena que não mais enviem comentários.

Na função de editor da TI, confesso que estou incomodado, enfadado e decepcionado com essa situação. Pensei que fosse possível existir um espaço realmente livre na web, mas vejo que estava enganado. Essa utopia somente poderá se tornar realidade daqui a muitos e muitos anos, ainda não chegou a hora. Até lá, continuaremos obrigados a assistir a esses embates inteiramente despropositados e até ridículos.

NUNCA AOS DOMINGOS – Pegando carona no talento do cineasta norte-americano Jules Dassin, que foi acusado nos EUA de ser comunista e em 1959 teve de se asilar na Europa, a partir desta semana vamos parar o blog aos domingos, para descanso da tropa, como diz Helio Fernandes. Não vai fazer muita falta, faz de conta que os hackers nos tiraram do ar mais uma vez.

Aproveitamos para divulgar o balanço das contribuições no mês de março, agradecendo aos amigos pelo apoio à manutenção deste espaço livre na internet.  Na conta da Caixa Econômica Federal houve os seguintes depósitos:

DIA    REGISTRO    OPERAÇÃO       VALOR
01        002915           DEP DINH AG       100,00
02        214241           CRED TEV              100,00
03        031551           DEP DINH LOT       52,00
06        002915          DEP DINH AG        100,00
06        300005         DOC ELET                 50,00
06        800008         DOC ELET                 31,00
07        071126           DEP DINH LOT        50,00
13        002915          DEP DINH AG         100,00
20       002915           DEP DINH AG         100,00
27       002915           DEP DINH AG         100,00
30       300809          DEP DINH LOT       100,00
30       301724           DEP DINH LOT         20,00
31       311708            DEP DINH LOT       230,00

E na conta do Banco Itaú foram feitas as seguintes contribuições:

02    TBI 2958.07601-6 TRIB                       40,00
03    TED 033.3591 ROBERTOSN            200,00
06    TED 001.5977 JOSE ANTONIO       100,00
09    TRFPAGINSS01742189293                  30,00
10    TED 001.4342 APOENARBAR          200,00
14    TBI 0406.33431-80 CN                          90,00
24    TED 001.4416 MARIOACR               200,00
28    TBI 0406.49194-4 C/C                       100,00
30    TED 033.3591 ROBERTOSN             200,00

9 thoughts on “Criada como arma militar, a internet significa a hegemonia da sociedade civil

  1. conspícuo CN: oportuno o dia de descanso; não somos letrados para escrever um artigo/coluna, mas de quando em vez comentamos ou fazemos adendos, de moto próprio, ou sugerindo links…essa TI é o espaço mais democrático que temos a satisfação de alcançar/ler diariamente…avante!

    • Obrigado pela força, Gessé. A TI é o espaço mais democrático, mas não há respeito à opinião alheia, é uma pena. Estou desanimado, mas vou seguir em frente, porque sou meio ignorante e ainda não aprendi o verdadeiro significado da palavra desistir.

      Abs.

      CN

  2. Realmente a Internet é uma ferramenta poderosa para a Comunicação entre TODOS os MEMBROS de qualquer Comunidade, seja Internacional via Língua Inglesa, seja Nacional. Permite a Custo barato transmitir a nossos Representantes Políticos, o que pensamos imediatamente, on Line. Muito Cômodo.

    Nós aqui no Jornal Virtual TRIBUNA DA INTERNET onLINE, Dirigidos por seu Proprietário, Editor/Moderador, Jornalista CARLOS NEWTON, somos privilegiados por termos a nossa disposição tal Tribuna de Debates, onde muitos leem e alguns Comentam os assuntos em pauta.
    O fato do Editor/Moderador fazer uma pausa merecidíssima no Domingo não atrapalha em nada o funcionamento do Jornal Virtual, uma vez que Nós Leitores poderemos continuar o Debate/troca de ideias sobre os Assuntos anteriores.

    Mas assim como a Lei de GRESHAM diz que em qualquer Mercado onde operam duas Moedas, uma boa e outra ruim, dentro de pouco tempo a Moeda ruim expulsa do mercado a Moeda boa (de Ouro), os Comentaristas RUINS, aqueles que nunca expõem suas ideias e apenas criticam, criticam até o Português de seus Colegas, são grosseiros, etc, expulsam os Bons Comentaristas do Jornal.
    Aqui também vale a Lei de Ouro JUDAICA-CRISTÃ ” Só faças para outrem, aquilo que queres que façam para Você”.

    Sou daqueles que pensam que esse Espaço, A TRIBUNA DA INTERNET onLINE, vale bem uma Mensalidade de R$ 20.
    Conclamo a TODOS(AS) a participar da Manutenção deste Jornal, porque a atual Arrecadação é muito pouca, só 22 Abnegados contribuíram o mês passado. Precisamos Contribuição de MASSA.

    CEF – LOTÉRICAS ( o que é muito cômodo)
    Ag. 0211……………………CC. 323-4

    Banco ITAÚ
    Ag. 6136…………………..CC. 12318-6

    Muito Obrigado.

  3. Prezado Sr. DARCY LEITE,

    Lhe dou o direito de não gostar do estilo/ideias daquele Gaúcho que Comenta/escreve Artigos aqui no TI onLINE, mas não cometa a Injustiça de dizer que Ele é o causador de ofensas e xingamentos.
    Sou mais antigo no TI onLINE do que o Gaúcho, e atesto que Ele sempre só reagiu depois de ser atacado com palavras de baixo calão.

    A propósito, sigo seguindo suas dicas de dieta e caminhar bastante em morros, mas não baixo de perto dos 100 Kg para altura de 1,75m. Abrs.

  4. Enquanto for, favoravel ao “sistematico” jogo ora pois……., envolvida a “controlada & servil” multilateralidade, o epilogo, é o que importa!

  5. CN era você que participava na saudosa TVE de um programa onde eram lidas as manchetes dos jornais e depois eram feitos comentários?

    Saudações deste social-capitalista. (sim é possível unir o melhor dos dois regimes).

    • Era eu mesmo, amigo Borelli. Fui recordista de cartas e telefonemas, embora só participasse do programa “Primeira Página” duas vezes por semana. Depois, fui criador e editor-chefe do Sem Censura e do Observatório da Imprensa.

      Grato pela lembrança.

      CN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *