Crimes prescrevem e juíza arquiva o inquérito contra Lula e demais denunciados pela OAS

Quando setembro vier... | Espaço Vital

Charge do Duke (O Tempo)

Bela Megale
O Globo

A juíza federal Maria Carolina Ayoub, da 9ª. Vara Federal de São Paulo, determinou o arquivamento da investigação que acusava Lula de tráfico de influência internacional para favorecer a empreiteira OAS. As acusações, que também incluíam o crime de corrupção, foram feitas com base na delação do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro.

Na decisão, a juíza diz que não há elementos mínimos para dar continuidade à investigação e que os crimes imputados a Lula já teriam prescrito.

PALESTRA NA COSTA RICA – Ela atendeu a um pedido da defesa do ex-presidente. Os advogados do petista, Cristiano Zanin e Vanessa Teixeira, apontaram que nenhuma pessoa ouvida pela Polícia Federal confirmou a versão apresentada por Léo Pinheiro no momento de sua delação premiada.

O empreiteiro havia dito em seu acordo que Lula teria sido contratado pela OAS para realizar uma palestra na Costa Rica a fim de influenciar os dirigentes daquele país a fazer negócios com a construtora.

Posteriormente, porém, o próprio Pinheiro negou pagamento de vantagem indevida ao ex-presidente Lula em novo depoimento.

PRESCRIÇÃO – “Decorridos mais de seis anos entre a data dos fatos (2011) e o presente momento, constata-se a prescrição da pretensão punitiva estatal de todos os delitos aqui investigados em relação a LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Ainda assim – e bem como com relação aos demais investigados não se faz presente justa causa para a continuidade das investigações, diante dos parcos indícios coletados”, escreveu Maria Carolina Ayoub.

A investigação também envolvia o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamoto e o ex-executivo da OAS Augusto Uzeda, além de Léo Pinheiro.

CAÇAS SUECOS – Com este, já são 19 os procedimentos de investigação instaurados contra Lula com base em acusações da Lava Jato que foram arquivados. O único processo aberto contra o petista é relativo à compra de caças suecos.

– Esses fatos confirmam que o ex-presidente foi vítima de lawfare, como sempre afirmamos. Revela, ainda, que a Lava Jato colocou em xeque o Estado de Direito ao realizar delações premiadas sabidamente descabidas com o nítido objetivo de atingir e aniquilar alvos pré-definidos. – afirmou o advogado Cristiano Zanin.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A lei é clara. A delação só tem valor quando acompanhada de prova material. O empresário Léo Pinheiro certamente não pediu recibo ao pagar a propina. Isso não significa a inocência de Lula nem que ele seja um perseguido político. Pelo contrário, enriqueceu ilicitamente e dona Marisa, quando morreu, já era milionária. Os Estados Unidos os dois seriam presos por sonegação, igual ao Al Capone. (C.N.)  

24 thoughts on “Crimes prescrevem e juíza arquiva o inquérito contra Lula e demais denunciados pela OAS

      • Então porque a maioria dos empresários ROUBAM (chega do eufemismo “sonegam”)

        … isso serviria de justificativa para os demais fazerem o mesmo?

        Chega de “passar pano” para pilantras.

        Pô, meu irmão: tem dó!

  1. O delator não mencionou que ele tenha dado alguma propina e nem citou quem teria dado. Apenas declarou que a empresa teria dado sem que ele pudesse TESTEMUNHAR tal transação.
    O demais diretores da OAS não confirmaram nenhuma doação ou suborno.
    Mais um caso de perseguição. Não vê quem não quer.

  2. Prezado CN,

    Lula venceu 18 processos, ficou 1.5 preso, e clamando a sua inocencia. O u’ltimo processo pendente e’ o dos jatos suecos da aerona’utica, a concorrencia da qual foi decidida tecnicamente pela aerona’utica, e que vai ser inocentado obviamente.

    Depois de 18 processos, vc ainda duvida da inocencia dele. Em outras palavras, Lula teria tal poder para influenciar a justic,a e ser inocentado tantas vezes?

    Caia na real!

    Cleber

    • Lulaladrão…
      Caso Triplex : condenado por Moro, condenado pelos desembargadores da 8ª turma do TRF4 e , mais um vez , condenado pelos desembargadores da 5ª Turma do STJ.
      Caso sítio de Atibaia ; Condenado por Gabriela Hardt, condenado , novamente , pelos desembargadores da 8ª Turma do TRF4..
      E ainda tem idiota que acredita na inocência de Lula ! kkkkkkkkkkkkk

  3. Sr. Carlos Newton,
    Faltou um singelo detalhe que na sua excelente NR.

    A tal da marisa morreu milionária e nunca trabalhou na vida.

    Isso é realmente incrível!

    O que mais me incomoda é que os herdeiros querem abocanhar a fortuna que é produto de roubo descarado.

    Ainda é capaz da justiça liberar o produto do roubo pros seus rebentos e o Nine.
    Duvida?

    Um forte abraço,
    José Luis.

    • Sr. Cleber, independentemente de quem é a grana se, do Sr. Lula ou da Sra Marisa,
      Essa grana é produto de roubo.

      Se assim não fosse, a justiça já teria liberado a bufunfa, né?

      Quando o dinheiro é lícito, a justiça não cria problemas.

      Além do mais a própria família declarou que ela era revendedora dos produtos Avon… rsrs
      Essas pessoas são admiráveis na forma de ganhar dinheiro.
      São de uma genialidade ímpar.

      Com todo respeito,
      JL

      • Para lembrar o que disse o Luladrão …

        ”Se tem uma coisa que eu me orgulho neste Páis, e não baixo a cabeça pra ninguém, é que, não tem neste Páis, uma viva alma mais honesta do que eu, nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da Igreja Católica, nem dentro da Igreja Evangélica, nem dentro do sindicado, nem no meio de vocês, pode ter igual, mais eu duvido.”””…

  4. Boa tarde , leitores (as):

    Pois é , ainda chamam essa ” IMUNDÍCIE ” de justiça , onde juízes(as) , desembargadores(as) , ministros (as) do STJ e STF deixam de forma deliberada e criminosa de cumprirem c/suas atribuições e prerrogativas legais , deixando diversos processos prescreverem p/protegerem criminosos ricos e endinheirados , c/o agravante de que ainda usam advogados(as) desonestos(as) como avião e laranja .

  5. “O empreiteiro havia dito em seu acordo que Lula teria sido contratado pela OAS para realizar uma palestra na Costa Rica a fim de influenciar os dirigentes daquele país a fazer negócios com a construtora.

    Posteriormente, porém, o próprio Pinheiro negou pagamento de vantagem indevida ao ex-presidente Lula em novo depoimento.”

    Acho que os ex-presidentes deveriam fazer lobby às empresas brasileiras para atuarem em outros países. Por que não? É uma coisa boa para o país.

  6. Nao fosse a TI, CN já estaria no ostracismo. Usa o ódio a #Lulapresidente2022 para ser notado. Triste fim… Quanta desinformação!

  7. Aqui se mete a ripa na cacunda de todo mundo, O CN não é imune.
    As cacunda mais convidativas são as da direita e as do militares.
    Mas quando CN mete a ripa na cacunda do honestíssimo, por sua vez leva ripada também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *