Crise aumenta, porque Lula e Dilma continuam sem se entender

Carlos Newton

Já faz tempo que criador e criatura brigam para valer. Quem acompanha a Tribuna da Internet está bem informado a respeito e sabe que o desentendimento começou em dezembro de 2011, quando surgiu o escândalo das relações íntimas entre o ex-presidente Lula e a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, com quem ele mantinha um tórrido caso amoroso desde a década de 90, quando ela trabalhava com João Vaccari no Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Dilma então ganhou força e coragem para peitar Lula, passou a governar sozinha e decidiu se candidatar à reeleição. De lá para cá, nunca mais se entenderam. Lula chegou até a fazer corpo mole na campanha eleitoral, mas Dilma ganhou, sabe-se lá como. Na festa da posse, o ex-presidente fez uma aparição meteórica, deu um abraço protocolar em Dilma, para que os fotógrafos registrassem, e saiu à francesa.

Só voltaram a se falar na quinta-feira antes do Carnaval, quando a crise chegou a um ponto insuportável. A presidente Dilma teve de pegar o avião e ir a São Paulo se desculpar com ele, que lhe disse poucas e boas, mandou que ela se aproximasse de Renan, Cunha e Temer, se livrasse dos ministros Pepe Vargas e Aloizio Mercadante e tentasse recompor a base aliada. Dilma obedeceu em quase tudo, só não aceitou demitir Mercadante, que tem sido seu braço direito desde a gestão passada, mas esvaziou completamente a participação dele na política.

NOVA BRIGA

Reportagem de Valdo Cruz e Marina Dias, na Folha, mostra que os desentendimentos recomeçaram. A presidente mantém a disposição de vetar a nova fórmula proposta pela Câmara dos Deputados para o cálculo das aposentadorias, apesar de Lula ter ordenado que sancionasse essa mudança do fator previdenciário, para diminuir o desgaste e ganhar pontos junto às centrais sindicais e aos movimentos populares.

Dilma preferiu seguir o conselho de Joaquim Levy e Mercadante, que se aliou ao ministro da Economia para não perder espaço no Planalto e mostrar serviço. Eles sugeriram que o governo apresentasse uma alternativa a sindicalistas e empresários, num fórum criado pela presidente, para ganhar o máximo de visibilidade na mídia e transmitir a impressão de que ainda está à frente do governo.

Lula está furioso, porque sabe que a mudança do fator previdenciário não terá impacto fiscal significativo nos próximos anos, será um problema apenas ara o futuro. Por isso, insistiu que a presidente deveria ter anunciado, desde o início, a intenção de sancionar a proposta, que é apoiada pelas centrais sindicais.

Traduzindo: Dilma Vana Rousseff parece ter uma compulsão de fazer sempre tudo errado. Deveria consultar um terapeuta.

8 thoughts on “Crise aumenta, porque Lula e Dilma continuam sem se entender

  1. Esta senhora deveria pedir púnico e sair, incompetente, prepotente, arrogante e a mídia sensacionalista como a globo, ainda dá corda a ela, como por exemplo no programa do Jô, Dilma seja humilde e veja que você caiu no colo da presidência por acaso.

  2. Com a devida vênia, editor, não concordo que fazer algo contra o conselho de lula seja fazer tudo errado, antes pelo contrário. Afinal, acho que o pior que poderia acontecer ao país seria uma volta de lula.

  3. Lulla e Dillma se entendem como nunca….Briga entre eles é tudo teatrinho para Lulla fugir à responsabilidade…..Dillma nunca mandou nada…nadicadenada…é apenas um subalterna mequetrefe….Na iniciativa privada não seria nem faxineira….

  4. DIGO E REPITO: O MULLA 9 DEDOS MORRE DE MEDO DA PRESIDANTA!
    ALIÁS MULAS COSTUMAM MESMO TER MEDO DE ANTAS!
    E DIGO MAIS: PSICOPATA DO JEITO QUE É A ANTA PRESIDANTA VAI EXIGIR QUE O CONGRESSO MUDE A CONSTITUIÇÃO PARA QUE ELA CONSIGA UM 3º MANDATO NO GRITO!
    E AÍ PERGUNTO: – A NAÇÃO ACEITARÁ ISSO?

  5. Lulla e Dillma se entendem como nunca….Briga entre eles é tudo teatrinho para Lulla fugir à responsabilidade…..Dillma nunca mandou nada…nadicadenada…é apenas um subalterna mequetrefe….Na iniciativa privada não seria nem faxineira

  6. Carlos Newton,

    no artigo menionas que Lula mantinha um caso de amor com Rosemary Noronha desde a década de 90.

    Caramba, isso é que é ser um ADULTERO FIEL !

  7. CN, lembras quando afirmavas que Lula iria disputar em 2010? Que havia até a possibilidade de Dilma disputar por outro partido? Seu desejo de que briguem, é uma coisa, mas o jornalismo não pode ser feito desta maneira. O fato é que Lula é o lider máximo do PT, e Dilma é a mandatária do país. Simples assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *