Dá nojo assistir ao vivo aos debates eleitorais

Valdo Cruz
Folha

Uma lógica franciscana às avessas tomou conta da campanha eleitoral. É batendo que se apanha. Pena que não prevaleça na disputa aquele ensinamento cristão “não faça ao teu próximo aquilo que não deseja que façam contigo”.

Acrescentaria que não deveríamos repetir com os outros as injustiças das quais fomos vítimas no passado. E deveríamos olhar no espelho antes de apontarmos o dedo na direção do nosso semelhante.

Óbvio que esperar tais comportamentos no mundo da política é uma ilusão, uma ingenuidade, mas tudo tem limites. Nesta eleição, eles foram superados –nos programas de TV, nos debates e nos discursos inflamados da campanha de rua.

DESONESTIDADE MORAL

Da desonestidade intelectual vista no primeiro turno passamos à desonestidade moral. Se antes vimos um festival patético de distorções de propostas econômicas para minar uma adversária, agora assistimos a ataques pessoais desferidos por donos de telhados de vidro.

Tal tática tem guarida em parcela do eleitorado, sintonizado na mesma baixa frequência de quem a pratica. Por isso é usada. Dá nojo, por sinal, assistir ao vivo os debates eleitorais. Plateias celebram quando o adversário fica zonzo ao sofrer um golpe desferido abaixo da cintura.

Esse tipo de estratégia revela, sempre, certo desespero. É acionada como último recurso quando há risco de derrota. Seu mentor pode até vencer, mas vai ganhar com um gol de mão. Para ele, porém, pouco importa, o fim justifica os meios.

Agora, depois que a Justiça Eleitoral passou a vetar as baixarias, o vale-tudo pode perder espaço na reta final. Não porque os estrategistas ficaram com a consciência pesada, mas porque o eleitorado já não suporta mais a onda de golpes baixos.

Quem sabe teremos um final de campanha mais civilizado, a tempo de o eleitor refletir e votar naquele que considera o melhor para seu futuro. A conferir, porque ontem teve o penúltimo debate, só falta um.

22 thoughts on “Dá nojo assistir ao vivo aos debates eleitorais

  1. Área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Superintendência de Regulação Econômica sugere reajuste tarifário médio de 28,28%. A recomendação foi feita por meio de nota técnica e consta no voto do relator do processo.

    O percentual será votado na reunião da diretoria da Aneel nesta terça-feira. A CEEE enviou para a agência reguladora planilha pedindo reajuste de 34,99% na tarifa de luz para o RS.

    Inflação de 6.5%?

  2. Sabe o que dá nojo? É ver uma “porrada” de “jornalistas”, tremendo na base, por perder uma POLPUDA “boquinha”… O PT mente, mente, desconstrói, é leviado, é “FASCISTA!

    • Como disse o Aécio, não quero o Banco do Brasil gerido pelo Pizzolato…..O Ministro da Justiça da gorda Burra está acobertando de forma desavergonhada o bandido foragido Pizzolato ! Onde estão as apurações dos novos crimes que esse estrelado marginal cometeu ao engendrar desde 2008 a sua fuga do Brasil? Por que o Ministério da Justiça se ‘esqueceu ‘ de enviar a documentação solicitada pela justiça italiana para julgar a sua deportação? Bando de marginais metidos a coitados ! Até o defunto Celso Pizzolato votou na eleição de 2008. Por falar em Celso, o Sombra, mandante do assassinato do Celso Daniel, está respondendo em liberdade, desde 2002, graças a um HC dado pelo Jobim, que assim como o homem do carro preto, Gilberto Carvalho, virou ministro !

  3. Licença, só estou informando: olho vivo nas urnas eletrônicas, tema que já foi debatido muito por aqui, mas li agora no blog do Garotinho que ele entrou com uma reclamação no TRE pois: “em cada urna a cada 3 votos que eu recebia, dois ficavam para mim, o terceiro era distribuído alternadamente entre Pezão, nulo e branco”. Com a palavra os especialistas em informática…

  4. Nem perco meu precioso tempo assistindo lixo tóxico em pleno Domingão tranquilo e descansando para a semana.
    POr falar nisso, ótima temporada do” Gotham” na Net……….
    eh!eh!eh

  5. O Brasil está dividido . Uma metade quer a Dilma para que a estabilidade continue uma vez que o governo do PT trouxe-lhe benefícios economicos , a outra metade quer tirar a Dilma de qualquer maneira, não importa que seja Aécio, FHC, Roberto Freire, Agripino, não importa se a economia vai bem ou vai mal, não importa o passado, as realizações, as oportunidades surgidas, esta metade quer tirar o PT por puro ódio. Eu não posso ter ódio ao PT porque progredi nos governos do PT. Sou bem sucedido, não fracassei, aproveitei as oportunidades, que não foram poucas. Entre o PT que me deu oportunidade e o PSDB que não me deu oportunidade alguma, continuo com o PT.

  6. Amigos do Blog,

    Este Blog não tem anunciantes nem patrocinadores. Para se manter, necessita de contribuições voluntárias, Não podemos deixar que o Blog pare de ser publicado.

    Faça sua contribuição nas seguintes contas:

    1) Em qualquer (Loteca) Caixa Econômica Federal (104); Agência -0211; Conta Corrente -323-4; Titular – Carlos Newton Leitão de Azevedo. CPF 100101497-91,

    2) No Banco Itaú; Agência 6136, Conta Corrente 12318-6; Titular – Carlos Newton Leitão de Azevedo. CPF 100101497-91.

    ESTE BLOG É LIVRE. CONTRIBUA PARA MANTÊ-LO LIVRE.

  7. Dorothy o Brasil está dividido assim, depois da eleição de 2014.

    Maiores bancadas na nova Câmara Federal:
    PT – 70 deputados
    PMDB – 66 deputados
    PSDB – 54 deputados

    Maiores bancadas no novo Senado
    PMDB – 18 Senadores
    PT – 12 Senadores
    PSDB – 10 Senadores

    No primeiro turno a Dilma, do PT, venceu Aécio com uma diferença de mais de 8 milhões de votos.
    No próximo domingo Aécio pode vencer, mas terá que se compor com o recém eleito Congresso.

  8. Há 2 anos Aécio e o PSDB atacam o governo Dilma, teve o mensalão em plena eleição para prefeito, a mídia detonou, associou toda a roubalheira do Brasil ao PT, apagaram a história , desmereceram todos os feitos do PT , desmereceram todo o feito da Petrobras em ciência e tecnologia para ir a 7 mil metros de profundidas buscar o óleo e o gás do pré-sal. Na copa, atacaram o governo com o argumento que o Brasil não precisava de copa, precisava de educação, saúde e mobilidade. Diziam que o Brasil não tinha infraestrutura , o Brasil é pobre, vai fazer feio. No entanto , o Brasil foi elogiado pela infraestrutura disponibilizada aos milhares de torcedores do mundo que aqui estiveram.

    Última pesquisa CNT mostra empate técnico. Dilma tem 45,5%, e Aécio, 44,5%. Uma vitória sem dúvida. Porque aguentar tanta oposição por tanto tempo e ainda se manter no páreo é porque o PT não é um partido qualquer. O PT tem eleitor.

  9. Aécio disse que nesta última semana antes da copa irá debater proposta , não vai atacar. Ora, atacar mais, tanto tempo atacando agora quer trégua para debater proposta ? Agora é a hora da Presidente atacar. Aécio e seu bando tem muito escândalo a ser debatido.

    • O senhor diz isso de moto próprio ou é afirmação do Analphabêbado? (direitos autorais do sr. Oigres).

      Porque a copa foi em junho/julho passados; creio que é coisa do BARBA, mesmo.

      Não diga da Presidente, mas da “presidente” (com as necessárias aspas).

  10. A verdade eh que estão realmente “fazendo o diabo”. Três relatos muito próximos: 1 – em escola estadual diretora convocou professores para reunião, que na verdade se transformou em pedido de votos “tem que votar tudo 13” e para influenciar os alunos. 2 – em escola municipal, militantes adentraram no prédio para distribuir santinhos de Dilma aos alunos e colaram adesivos em todos os carros que estavam no estacionamento. 3 – o mais grave, funcionários da Petrobrás foram convocados pelas gerências, onde ouviram ameaças de fechamento dos seus setores e provável dispensa, caso não votassem em Dilma. Soltaram o cramulhão da garrafa…

  11. Renato

    Você é exagerado e distorce as informações.
    Jamais alguém neste bolg atribuiu ao PT a criação da corrupção. Jamais imputaram ao PT roubalheira feita por outros partidos. Jamais disseram que só no PT tem ladrões, canalhas, malfeitores..

    Infelizmente, exatamente como a presidente Dillma faz, de forma leviana, alguns tentam JUSTIFICAR SEUS ERROS escondendo-os ou minimizando-os com citações dos erros dos outros! O que pensar de alguém que, para defender-se afirma que outros fizeram mais ou igual?

    Procure ao longo dos meses, quem defendeu erros de outros governos. Encontrará somente os PeTistas fazendo esta jogada infantil, utilizando-se de ARTIFÍCIOS, malabarismos e mau-caratismo para defender GOVERNOS PETISTAS que, embora tenham realizado parte do que prometeram (ESTÃO RENOVANDO PROMESSAS ANTIGAS, NÃO CUMPRIDAS) não combateram a corrupção dos governos anteriores e ampliaram-na substancialmente.

    Responda: por que Lulla/Dillma não buscaram a responsabilização de FFHH? Continuam afirmando que houveram e não fizeram nada. ESTÃO PREVARICANDO, PUBLICAMENTE. ONDE ESTÁ O MINISTÉRIO PÚBLICO, A OAB E TANTOS OUTROS QUE DEVERIAM PROCESSAR LULLA E DILLMA?
    SE OS GOVERNOS TUCANOS FIZERAM E CONTINUAM FAZENDO “MALFEITOS”, por que os órgãos de estado, ouvindo e vendo as maiores autoridades do país afirmando e denunciando, não tomam medidas?

    Não gosto de desrespeitar pessoas com as quais tenho divergências de opinião, mas alguns petistas são inconsequentes, desrespeitosos.
    Nosso país precisa de pessoas que, antes dos partidos, sejam brasileiros de verdade.
    Sinto vergonha quando vejo a presidente do MEU PAÍS mentindo, inventando mal-estar, dizendo bobagens, com expressão de raiva e ódio no olhar e tantas outras coisas.

    Tal qual outros, ela vai passar, vai desencarnar e virar lixo como qualquer um dos que já foram e nós mesmos.

    Nas atitudes dela, vejo falta de dignidade. Ela é indigna para com o cargo que ocupa.
    Todos os demais defeitos que possui e são muitos, ficam pequenos diante da INDIGNIDADE com que ela exerce o mandato que parcela do povo brasileiro lhe concedeu.

    Espero, sinceramente, que se vencedora, melhore a sua postura, que cumpra com mais promessas antigas e com as novas feitas, que respeite a liturgia e cumpra o mandato com DIGNIDADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *