Datafolha: 65% decidem pela TV em quem votar

Pedro do Coutto

Com base nos resultados de uma pesquisa do Datafolha, reportagens de Uir Machado e Fernando Rodrigues, na Folha de So Paulo mostram que 65% do eleitorado decidem em qual candidato vo votar pelo que observam de suas campanhas na televiso. Isso claro, em matria de eleies majoritrias: presidente da repblica, governador, senador e prefeito. Voto proporcional, o que se destina escolha de deputados federais, estaduais e vereadores, outra coisa.

Nesta segunda escolha, valem as tradicionais bases polticas e, nomeio rural, os famosos currais eleitorais que atravessam o tempo e o progresso. Mas o levantamento do Datafolha concentra-se na sucesso presidencial de outubro. Este o seu foco. Foram entrevistadas quase 11 mil pessoas em 390 municpios representativos da opinio pblica nacional. No h necessidade de maior nmero. A sntese alcanada j suficiente.

Sei que alguns leitores vo contestar esta afirmativa. No faz mal. sempre assim quando se torce por um ou por outro. A resposta vem com as urnas no caso dos prognsticos. Em 97% dos casos,ao longo dos anos, Ibope, Datafolha e Vox Populi acertaram. No que se refere realidade de predomnio da TV, ele constatado por todos. Mas esta outra questo.

O Datafolha acentuam Machado e Rodrigues revela que 65% decidem pela televiso. Doze por cento com base no que lm nos jornais. Sete por cento observam o cenrio pelo rdio e outros sete definem-se pela internet. A parcela de 6% atravs de conversas com parentes e amigos. Trs por cento no responderam. Qualquer caminho caminho, como na bela valsa interpretada por Francisco Alves.

Agora, a grande maioria dos que resolvem seu voto pela televiso, aldeia global na expresso de McLuhan, pertence s classes de renda entre 1 a 5 salrios mnimos por ms. Nesta faixa encontram-se tambm os que se orientam pelo rdio. Os que buscam informao atravs dos jornais para escolher seu candidato pertencem s classes mdia, rendimentos de 5 a 10 salrios mnimos. Da parcela de 7% dos que se baseiam na rede WEB, 47% possuem rendimento mensal superior a 10 pisos, ou 5 mil e 100 reais. So minoria. Minoria ainda mais acentuada aqueles cujos vencimentos ultrapassam dez salrios mnimos. Apenas 5% da mo de obra ativa, de acordo com o IBGE.

Nos EUA, segundo o Pew Research Center, os que se orientam eleitoralmente pela internet so 20% dos votantes, trs vezes mais que no Brasil. Da porque, inclusive, explica-se o grande xito de Barack Obama na campanha de 2008. Utilizou a Web melhor do que seu adversrio, John Mcainn. Em nossa pas diferente. Questo de nvel de renda e formao educacional. Da porque, entre ns, ao contrrio do que um leitor deste site sustentou recentemente, no se pode comparar a fora da comunicao pelas emissoras de TV, rdio e pelos jornais, com a influncia do twitter.

Quantos twitters uma pessoa pode colocar na rede por dia? Grandes jornais, como a Folha de So Paulo, O Globo, O Estado de So Paulo, tm, cada um, cerca de um milho de leitores por dia. Para os que nunca trabalharam na imprensa e se surpreendem com a afirmao, desejo esclarecer que, em mdia, cada exemplar lido por trs pessoas. Tiragem assinaturas e venda nas bancas uma coisa. Leitura outra. Faa o teste na sua casa. Compare com o twitter. Cada twitter contm apenas duas linhas: 140 caracteres.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.