Datafolha mostra que, se Lula não disputar, o maior beneficiado será Ciro Gomes

Resultado de imagem para Ciro Gomes

Sem Lula, Bolsonaro lidera e Ciro empata com Marina

Carlos Newton

Muito importante a pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado. Ao contrário do que se esperava, a grande novidade é que está aumentando o número de indecisos (46%) e de votos brancos e nulos (19%). Isso significa que apenas 35% dos eleitores já definiram seus votos e os candidatos têm de correr atrás de 46%, porque quem declara que vai votar branco ou nulo (19%) dificilmente volta atrás. Em tradução simultânea, pode-se dizer que a eleição ainda nem começou.

A candidatura de Lula deverá ser barrada, porque está previsto para o primeiro semestre o julgamento em segunda instância da condenação dele por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá, tudo indica que a sentença do juiz Sérgio Moro será confirmada e Lula estará fora, atingido pela Lei da Ficha Limpa.

SEM LULA – Diante da perspectiva de condenação e alijamento do petista, a pesquisa que merece maior atenção inclui esta pergunta: “Em quem você votará, se Lula não disputar a eleição?”. E o resultado foi muito interessante, mesmo.

No principal cenário sem Lula, o candidato Jair Bolsonaro aparece com 21%, seguido por Marina Silva com 16%, em situação de empate técnico com Ciro Gomes, que se beneficia de votos que eram de Lula e sobe para 12%. Geraldo Alckmin vem atrás com 9%, empatado tecnicamente com Alvaro Dias (5%). O ex-prefeito paulistano Fernando Haddad, possível substituto de Lula, ficaria com 3%, empatado tecnicamente com a Manuela D´Ávila , que teria 2%.

Detalhe da maior importância: nas simulações sem Lula, o voto em branco ou nulo sobe bastante, de 12% a 14% para 25% a 30%.

###
P.S. 1 –
Uma conclusão óbvia sobressai: além da ausência de Lula aumentar o número de indecisos e também os votos brancos ou nulos, o candidato Ciro Gomes é mais beneficiado do que o próprio petista que substitui Lula – no caso, o ex-prefeito Fernando Haddad.

P.S. 3Conclusão final: Se Lula ficar mesmo de fora e mandar que os petistas votem em Ciro Gomes, o candidato do PDT passará a ter chances muito concretas de vitória. E o presidente do PDT, Carlos Lupi, então repetirá o papel ridículo que fez com Dilma Rousseff e vai sair gritando: “Ciro, eu te amo!” (C.N.)

42 thoughts on “Datafolha mostra que, se Lula não disputar, o maior beneficiado será Ciro Gomes

  1. Por qual motivo lula mandaria votar em ciro gomes?
    Uma única resposta, participaram dos mesmos crimes, são farinha do mesmo saco.

    sanconiaton

    • Na realidade ciro sabe que se lula, dilma ou temer cair, as investigações cedo ou tarde, esbarrarão nele…
      Talvez vocês achem que ele metido até o pescoço com a cúpula criminosa, era tão santo que não botou algum no bolso.

      Cresçam!

    • Antonio Rocha, quanta infantilidade

      Já escreveu sua cartinha pra Papai Noel?

      Já tens pelo menos 18 anos pra poder comentar, não é verdade?

      • 1) Querido Papai Noel,

        2) O comentarista “Sanconiaton” perguntou se eu já havia escrito ao Senhor?

        3) Na qualidade de aprendiz de escritor achei a sugestão ótima. Literariamente transformei a pergunta em sugestão.

        4) Ele acertou quando falou da “infantilidade”, pois eu lembrei das palavras de Jesus “Vinde a mim as crianças pois delas é o Reino dos Céus”.

        5) Ele também perguntou se eu já tenho 18 anos? Então lembrei que já escrevi aqui na TI sobre a importância de se criar uma coluna infanto-juvenil que vários veículos tem.E isso vai ser importante para os nossos filhos, netos e sobrinhos.

        6) Então Papai Noel, peço ao Senhor, desde já, para trazer de presente para 2018 um bom, ético e equilibrado presidente para o Brasil.

        7) Quanto ao presente de 2017, trazendo o salário em dia para os servidores públicos de toda a Nação já está de bom tamanho.

        8) Obrigado Papai Noel e até a próxima cartinha.

        9) Deus abençoe o Senhor, ao “Sanconiaton” e respectivas famílias.

        • Incrível!
          Acreditas no que fala.

          “1) Ciro é bom candidato.”

          “um bom, ético e equilibrado presidente”

          Por acaso são virtudes do ciro?
          Eu não acredito.

          Tens razão, ignorar torna a vida mais feliz porém ilusória.

          Bom domingo.

          • 1) Prezado, a cartinha ao Papai Noel foi genérica, eu não citei nomes.

            2) Espero que o País eleja “um bom, ético e equilibrado presidente”. Não estou citando nomes.

            3) Abraços de bom domingo.

  2. Ciro é o único com ideias e projeto. Quando a campanha começar irá se destacar dos demais. Mesmo no cenário com lula Ciro já aparecia com 10%, portanto, não é o “grande” beneficiado com a saída de lula. O aumento de dois pontos percentuais na representam nada neste momento pois está dentro da margem de erro. Ciro vem construindo sua candidatura consistentemente, discutindo os principais problemas do país. O destaque, ao meu ver, é para Manoela d’Avila. Entrou agora no cenário, é desconhecida da maioria dos eleitores e está empatada tecnicamente com Alckmin, Dias e Haddad. Pode ser um fenômeno.

  3. Newton, você sabe que sou seguidor de Getúlio, Jango e Brizola desde 1950. Mas, acho que Ciro tem uma personalidade muito complexa. Pode jogar tudo a perder com esses arroubos indecifráveis. Até agora não apareceu nada de grave que se lhe possa imputar. Sei também que seus adversários e inimigos estão vasculhando tudo. Ousei até escrever-lhe dizendo que os adversários estão ávidos esperando que ele escorregue em seus própios atos. (Lutei sete anos para convencer Lupi a convidar o juiz Odilon Oliveira para entrar no partido. Lupi mandou Ciro conversar com ele resultando sua entrada no partido. Dizem que será candidato a governador em MS. Eu gostaria que fosse a senador. O juiz é durão. Tomara que Ciro não fale muita besteira senão ele sai do partido. É um ótimo quadro. Não estou indo mais ao partido. As vezes escrevo uma carta aqui outra ali sempre chamando atenção para o que acho errado. Ainda tem muito erro a corrigir. Já dei dura até nos deputados gauchos. Todos gente boa mas estão se deixando levar por Lupi. Devem questionar as coisas erradas).

  4. Um pouco incoerente com as simulações de segundo turno.

    Simulações de 2º turno:

    (29 e 30 de novembro)

    ·Lula 52% x 30% Alckmin
    ·Lula 48% x 35% Marina
    ·Lula 51% x 33% Bolsonaro
    ·Alckmin 35% x 33% Ciro
    ·Marina 46% x 32% Bolsonaro

    Eu adoraria ver um debate Ciro X Bolsonaro…. Seria o primeiro debate com o Batalhão de Choque no palco ….

  5. O Lula já está propondo um plebiscito revogatório das mudanças da CLT . A ” direita” foi com muita sede ao pote.
    Antes mesmo dessa pesquisa 220 deputados já haviam se declarado contra a reforma da previdência, agora é que ela não sai mesmo .

  6. Augusto Aranha, não sei se você é parente do grande Osvaldo Aranha. Se for peço desculpas a ele onde estiver. Mas é uma estupidez fazer discriminação contra nordestinos, chamando-os de coroné em visivel propósito de desmerecê-los. Quem nasce Em qualquer lugar do Brasil do Oiapoque ao Chuí é brasileiro.

    • Coroné é uma maneira que os próprios ditadorezinhos brasileiros gostam de serem chamados. E não é uma dinastia unicamente nordestina. Nos grotões do norte de Minas, no centro-oeste e nos abduzidos Amapá, Acre, Rondonia e outros ex-territórios eles prosperam como praga. Está aí o coroné sarney que não me deixa mentir e se apossou do Amapá quando até os xerpas do Nepal sabem que ele é do Maranhão. E este mi-mi-mi de chamar os outros de preconceituosos já deu, né? Me referi às figuras reconhecidamente escrotas do cenário nacional e não aos nordestinos como povo. Sou casado com uma nordestina e minha esposa anterior também o era.

  7. Os seguidores do esquizofrênico Leonel Brizola, continuam parado no tempo, hoje o Rio de Janeiro é uma latrina d bandidagem devido sua herança.

  8. Interessante como o tempo é o professor que não mente. Quando o as pesquisas não é de agrado para os grotões da esquerda, gritam como porcos no matadouro. Mas quando é em benefício de seus heróis aplaudem e vociram ódios. Afinal parece que tem um clubismo Jurassic que não aceitam opinião que não sejam palmas.

  9. Hoje eu dei duas voltas em torno do Maracanã Cada volta tem 5.180 metros. Somados são 10.360 metros. Sai tomei água de dois cocos no calçadão. Fiz massagem o profissional tirou a pressão:12/8. O que eu vou fazer? Com 86 anos estou inteiro. “Praga de urubu não mata cavalo forte”.. Não tens personalidade. Ficas como áve de mau agouro pedindo à morte dos que desagradam. Falta-te personalidade. Conseguiste enganar muita gente. A mim não. Tirei tua máscara.

  10. Tem vídeo no YouTube o Ciro Gomes doido de química com olhos igualmente dos meliantes que ficam vagando na saída da Ilha do Governador. Mas para os incautos sabedores o Ciro é uma personalidade acima da média.

  11. Os dados da pesquisa Data-falha:
    – 99 % das pessoas conhecem Lula.
    – Na pesquisa espontânea 48% não souberam apontar um nome e 19% votam branco ou nulo, perfazendo um total de 67%.
    – Portanto 33% opinaram sobre um nome, e destes Lula foi lembrado por 18%.
    Como eu leio a pesquisa:
    Ora, se só 33% opinaram um nome e destes 18% escolheram Lula sendo que ele é conhecido por 99% das pessoas, para mim isso significa que num universo de 100% ele tem 5,94% dos votos (18% de 33).
    E significa também que sendo totalmente conhecido e só 5,94% apontarem seu nome num universo de 100, 94,06% não querem Lula.
    Cuidado com o que a mídia anda vendendo como Lula líder. É líder num pequeno universo onde Bolsonaro, Álvaro Dias, Ciro Gomes podem crescer à medida que se tornarem mais conhecidos. E digo, principalmente o senador Álvaro Dias, que deles é o menos conhecido.

    • Perfeita avaliação matemática. Mas como a maioria da população é analfabeta funcional, graças ás últimas décadas de governo, poucos entenderão.

    • Eu já tinha feito um comentário abordando esse aspecto da indecisão de 67% do eleitorado.
      Só que o seu foi mais completo pois fez menção aos 99% de pessoas que já conhecem o sapo barbudo.
      Essa história da “liderança” do lula nas pesquisas é mais uma farsa dessa corja petista para tentar influenciar os indecisos.
      O comentário desfaz a tramóia!

      • Observando análise realmente é um duro golpe na euforia comunista. Daqui a pouco teremos novas pesquisas sérias, é realmente saberemos o que esta na mesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *