De Crivella a Witzel, o Rio de Janeiro agoniza e os cariocas correm risco de morte

Charge reproduzida do Google

Jorge Béja

A cidade do Rio de Janeiro, outrora capital federal e também, outrora, chamada Cidade Maravilhosa, coitada,  está daquele jeito! O atual prefeito, na ânsia de conseguir o impossível que é a sua reeleição no pleito de 2020, antecipou o carnaval para ter início 50 dias antes da festa que os evangélicos chamam de “festa do demônio”. Até o tal “Rei Momo” já foi eleito!

E o atual prefeito, sobrinho de Edir Macedo, se intitula “bispo licenciado” de Igreja Evangélica! E deu no que deu: confusão em Copacabana. Muita confusão, perturbação da ordem pública e quebra do sossego dos moradores.

ANTES DA HORA – Tudo isso em Janeiro, e a folia é no final de fevereiro! O prefeito não apareceu. Se escondeu. Só quem ficou visível foi o presidente da Riotur, que pelo respeito e admiração dos cariocas nem se sabe o nome dele. Pelo menos eu não sei.

E isso, somado ao gravíssimo quadro que atravessam a saúde e a segurança pública (a falta de preparo da guarda municipal é indiscutível) roubam do Rio o título de Cidade Maravilhosa.

Também a água, que a outrora respeitável e eficiente Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) fornece à população do Rio, está fedendo, está podre, está imunda.

ÁGUA OU ESGOTO – Será que trocaram? No lugar da água, a Cedae está fornecendo esgoto para as bicas das residências dos cariocas e população adjacente? E ninguém dá jeito. Já não se encontra água mineral nos mercados, supermercados e no comércio em geral.

Como advogado, há  45 anos dedicado à Responsabilidade Civil, Pública e Privada, vai aqui um conselho aos cariocas: guardem as notas fiscais das compras de água mineral neste período em que a Cedae fornece água imunda, fétida e venenosa à população e depois peçam à Justiça o reembolso do que foi gasto.

Água e energia elétrica não podem faltar. Devem ser fornecidos da melhor qualidade aos consumidores. Quando o poder público falha nesta primária obrigação, o dever de indenizar é obrigatório.

DIZ A CONSTITUIÇÃO – É a chamada Responsabilidade Civil Objetiva, prevista no parágrafo 6º do artigo 37 da Constituição Federal, assim redigido:

“As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa”

Ah! doutor Jorge Briard e doutor Wagner Victer! Cadê vocês que por anos e anos presidiram a Cedae e realizaram excelente administração.

UM FATO – Jorge Briard estava com sua idosa mãe gravemente enferma e em estado terminal. Como filho, deveria e queria estar ao lado dela para se despedir, mas ele varou a madrugada inteira daquela noite, na Barra da Tijuca, dirigindo os funcionários da Cedae, empresa que então presidia, para que não faltasse água nos Jogos Olímpicos do Rio, que tiveram início no dia seguinte.

Briard é engenheiro e antigo funcionário concursado da Cedae. Victer é outro. Não pertencia à empresa. Mas enquanto a presidiu, os cariocas não tiveram o menor problema como os gravíssimos e criminosos que estão enfrentando agora.

UM ANÔNIMO – Quem é o presidente da Cedae? Sei lá quem é. Ele não aparece, não fala, não age… E o governador, que sendo em ex-juiz conhece a ciência do Direito, limitou-se nesta terça-feira (14/1) a soltar uma nota determinando “rigorosa apuração”! Só isso, governador?

A população está com diarréia. A população carioca sofre o risco de adoecer gravemente e ir para os cemitérios. Por isso, parodiando SuetÔnio, é oportuno invocar a célebre sentença de língua italiana lida em “De Vita Caesarum”: “AVE WITZEL, AVE CRIVELLA, MORITURI TE SALUTAM” (Salve Witzel, Salve Crivella,  os que vão morrer te saúdam).

39 thoughts on “De Crivella a Witzel, o Rio de Janeiro agoniza e os cariocas correm risco de morte

  1. Os cariocas não merecem governantes incompetentes e insensíveis. É preciso fibra dobrada e orações para suportar tempos duros e humilhantes. Também respondendo nas urnas, com a poderosa arma que dispomos, o voto.

  2. Parabéns Dr,,Jorge Béja pelo excelente artigo.
    A água é o bem mais importante na vida da Terra, todo cuidado com a água é de suma importância.
    Quem margear o rio Guandu de Nova Iguaçu passando por Seropédica até Queimados vai presenciar várias residências à sua margem despejando esgoto in natura e, creio que os esgotos desses bairros são todos despejados no rio Guandu.

  3. 1) Importante e excelente artigo, parabéns Dr. Béja !

    2) A população Riense (carioca) está tendo uma prévia do Apocalipse.

    3) Por enquanto estou saboreando as águas ótimas do Cerrado, DF,

    4) Minha solidariedade aos Guanabarinos, onde resido.

    5) Falem o que quiserem, mas pelo menos, que eu saiba, comunistas e socialistas sempre cuidaram de suas águas e nesta área básica , os povos nunca reclamaram.

    6) Eleitores RiensesJaneirenses recusaram o socialista Freixo e elegeram o que parece ser água de Reuso.

    7) Brindemos o Final dos Tempos !

    • Na Coréia do Norte não é bem assim:
      “Um terço da água consumida nos lares é contaminada. A situação é pior nas zonas rurais, onde metade das crianças ainda são expostas a riscos de doença e subnutrição.
      A diarreia, muitas vezes causada por água contaminada e uma grande causa de subnutrição e mortes, afeta uma em cada 10 crianças.”
      Relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, 21/06/2018
      Talvez os povos destes países nunca reclamem pois prezam pelas suas vidas.

      • Estamos nesta desgraça ambiental pois os governos federais intitulados “socialistas” pouco fizeram pelo saneamento nas duas últimas décadas, quando tinham a faca e o queijo na mão e nadavam num mar de fartura mundial.

  4. O desrespeito com que o RJ é tratado pelos seus pseudos governantes é de dar asco. Canalhas a serviço, tão somente de encher as burras . Mas a população, conivente com esse estado de coisas, não está nem aí para o abandono do Rio, pois, enquanto houver carnaval , circo, e apologia das mídias em anunciarem que a cidade é maravilhosa, a tendência é piorar, ainda mais. O crime de responsabilidade desses governantes é imenso, mas, infelizmente, não temos justiça que coloque esses abutres atrás das grades.

  5. KKK na próxima eleição sugiro que os cariocas elejam um Cacareco, assim vão ter motivo para falar mal do cara pleos próximos quatro anos. O Rio tem solução como o Brasil também, pena é que nós nos equivocamos na hora de faze as escolhas, sempre optamos pelo mal menor, que geralmente vira o maior.

    • Mal menor é escolher “alçar” quem não arrogando-se servil, não esteja vinculado ao “Alcoviteiro Conglomerado”, oras pois ..oh! portadores de duras cerviz!

  6. Desde Brizola, os cariocas vem elegendo uma longa sequencia de pilantras, idiotas e populistas baratos para prefeito e governador. A ALERJ é praticamente uma organização criminosa paga com dinheiro publico, de lá alem de muita roubalheira saem as leis mais esdruxulas do Brasil (e olhe que a concorrência é acirrada).

    Brizola começou a patifaria, ao permitir que os criminosos se instalassem nos morros e favelas sem intervenção da policia e dai veio uma sequencia de anos e anos de conivência com a criminalidade em todos as suas formas, traficantes, assassinos e politico corruptos encontram no Rio a sua verdadeira cidade maravilhosa. Alias hoje em dia alguém sabe a diferença entre políticos cariocas e traficantes?

    E o que os cariocas fazem para reverter isso? Nada, elegem mais pezões e outras nulidades e pedem mais dinheiro a União. Isso quando não vem com a choradeira e delírio de que o Rio deveria voltar a ser capital pra receber mais dinheiro.

    O Rio de Janeiro é uma especie de resumo do que tem de mais errado na politica nacional.

  7. Boa tarde.

    Antonio Rocha, gostaria que me dissesse quem é o Diretor da Cedae, e qual o envolvimento dele com a tragédia de Mariana que representava a Vale e estava lá por influência dos comunistas e socialistas ou não? É Hélio Cabral o seu nome?

    Por que Witzel colocou-o na Diretoria. Para ser eleito um político precisa compactuar com quem?

    Como o homem da tragédia de Mariana, não teria outro nome o hoje governador Witzel?

    Fique sabendo, Witzel deveria privatizar a CEDAE, pois esta era a plataforma de Bolsonaro, que ele seguiu até a última gota.

    Falar nisso, qual a sua decisão para a solução, pois penalidades vamos para um outro momento.

    SOLUÇÃO, SOLUÇÃO, SOLUÇÃO!!!

  8. Muito oportuno este seu artigo, Dr. Jorge Béja, porque é um artigo que é também preventivo contra doenças (e até mortes) que podem ser causadas por águas que vêm da Cedae para as torneiras e chuveiros de nossas residências,

    Copiei este seu artigo através do link, o que é fácil fazer, e enviei este artigo para todos os meus amigos e parentes que residem no Rio de Janeiro, inclusive para famílias que têm crianças pequenas.

    Mesmo que em algumas casas as águas ainda estejam saindo claras nas torneiras, não se deve usá-las para beber, escovar os dentes, porque provém todas da mesma e única fonte de abastecimento de água que tem o Rio de Janeiro, que é a Cedae.

    Este cuidado torna-se mais um transtorno no orçamento da classe média, o de ter de abastecer-se sabe-se-lá por quanto tempo, de água mineral que já está escassa nos supermercados. Fico mais penalizado com o que isso irá pesar no orçamento daqueles que ganham baixos salários, ou mesmo famílias que ganham salário mínimo, cujo arrimo de família é o pai ou a mãe. O salário mínimo miserável que ganham as pessoas de baixa renda não é suficiente nem para as necessidades básicas, quanto mais com mais esta despesa obrigatória que a incúria do Estado obrigará a estas pessoas a comprar mais e mais água mineral no comércio.

    E que dizer sobre os desempregados ? Sobre os moradores de rua ? Mais: será que os hospitais públicos do Rio de Janeiro, que já vinham funcionando mal (isto para ser suave na expressão) irão dar água contaminada para os pacientes que conseguirem a façanha de serem internados ? Se faltam médicos, enfermeiros, macas, medicamentos, e os que ainda teimam em trabalhar nos hospitais públicos, irão ter dinheiro disponibilizado pelo Estado ou pela Prefeitura, para comprar água mineral para dar aos pacientes ?

    Nem vou falar do Carnaval antecipado e as consequências havidas em Copacabana, com tumultos, agressões, furtos, bombas de gás lacrimogênio. Foi programado para Copacabana, que não tinha espaço nas ruas para tanta gente que foi assistir aos shows deste Carnaval, um dos motivos do trágico acontecimento. O Carnaval do Rio foi antecipado para o começo de janeiro, embora o prefeito ache que é a “festa do demônio” , todavia Crivella antecipou a festa visando arrecadação de impostos com turistas, tanto na hotelaria quanto em bares e restaurantes, porque a Prefeitura está falida. Mas antecipou a festa sem organização em espaço próprio, que seria o Centro da Cidade, onde milhares de pessoas se aglomerariam e não teríamos tais consequências, mas se aglomeraram em Copacabana, sem espaço para isso.

    Crivella não tem know-how para antecipar festa de Carnaval, e deu nisso. Na Bahia, especialmente em Salvador, estica-se o tempo do Carnaval, arrecada-se mais dinheiro de turistas para os cofres públicos, mas os espaços das festas são bem organizados, e estes problemas de quebra-quebra, agressões, bombas de gás e ferimento em pessoas não acontecem.

    Na Cedae, o caso é de incompetência, e na antecipação do Carnaval do Rio, o que a motivou foi a ânsia por mais dinheiro para os cofres da Prefeitura – que aliás não são nada transparentes.

    Cumprimento o ilustre advogado pelo cunho preventivo, tanto para evitar aglomerações em locais inadequados, e principalmente por alertar cariocas e fluminenses que dependem da água do Rio Guandu para o abastecimento em suas residências e estabelecimentos.

  9. O Rio de Janeiro é um retrato ampliado do Brasil de Norte a Sul, lá os Governantes foram mais descarados e sob a proteção dos “garantistas pais dos prostíbulos e cafetões da impunidade” , que soltam, protegem, procrastinam as punições aos mais diversos criminosos de lesa-pátria, que associados e em quadrilhas diversas nos “podresres”, tomaram de assalto, todos, todos mesmo, Cofres Públicos e a Administração do Estado do Rio de Janeiro. O Povo Carioca não confia e nem respeita, todos, todos mesmo, “podresres estaduais” , o caos se formou de A a Z e ninguém pode recorrer por não ter em quem confiar ou respeitar. Essa impunidade e o “modelo jurídico, judicial, administrativo, econômico, social e financeiro” que comandam aquele Estado se utilizam das mesmas plataformas dos “tempos cabralinos”, todos são iguais perante seus crimes. Criminosamente, os Juízes Garantistas, Fina Flor da Impunidade Geral, vão ser implantados Brasil afora e que fatalmente será com esse “modelo carioca politicamente correto de roubar o povo impunemente” e aí o Brasil será um Rio de Janeiro Ampliado, aguardem, os “garantistas estão loucos” para deixarem soltos seus “iguais criminosos de lesa-pátria” !!! E que os “garantistas lhes sejam leves”, Tristes Trópicos !!!

    • ROUBARAM O BRASIL DE MIM !, meu caro … o senhor não sabe nadica de RJ kkk KKK kkk

      Em torno de 50% do PIB do Estado RJ vira tributos municipais, estaduais e federais!!!

      É o ÚNICO Estado proibido de tributar sua riqueza … pois não pode incidir ICMS sobre petróleo!!!!

  10. Esse tal de Hélio, vide Mariana, é um irresponsável. Pior do que ele é o adorador do” Mikey” que, quando não está na Flórida, ajoelha-se perante a um mero jogador de futebol, fazendo um lobby demagogo ridículo! Em contrapartida, vira às costas para a população “enganada”(bem que Romário disse que ele era um frouxo) que o elegeu…Em pensar que esta “coisa” foi ou é juiz..PQP! Observação: é de “se estranhar” que Bolsonaro(que tem casa, famiglia e Queiróz, aqui) e a esquerda hipócrita (Molon, Jandira e Benedita – bancada Federal) fiquem em silêncio…E o Freixo? Água é bem da vida, “profexor”! Cambada de inúteis!!!!!!

  11. Caro Dr. Jorge Beja,
    Já li nas redes sociais que o carioca é o único que vai sobreviver a uma guerra nuclear. O único que suporta sensações térmicas de 50 graus na cabeça, chuva de granizo, e agora impõe a CEDAE ao carioca o fornecimento de água podre e o que é pior pagamos por essa imundície, sem levar em consideração que tivemos os cinco últimos governadores no xilindró, o atual sendo acusado de esquema de corrupção, e não bastasse essa tragédia que se abate sobre todos os cariocas, temos políticos defendendo com afinco a liberação das drogas. E o carioca em relação a TUDO isso? Já está saracoteando em carnaval fora de época, ou seja, que nem começou, haja vista o caos do último domingo (12 de janeiro) em Copacabana!

  12. CENAS CARIOCAS:

    Prezado Dr. Béja,
    Ontem passei de carro pela rua Teixeira de Melo quase esquina com Prudente de Morais, e vejo a seguinte cena que é de arrepiar os cabelos!
    Tem instalada neste trecho uma academia de ginástica que é pequena.
    E por isso mesmo o estabelecimento se deu o DESPLANTE, A PACHORRA, O ABUSO, ESCÁRNIO E SACANAGEM de colocar aparelhos de ginástica na calçada, SIM, O SR. LEU BEM! NA CALÇADA!
    NO CORAÇÃO DE IPANEMA.
    É algo patético e não encontro explicação, aliás, explicação tem. Não há nenhum tipo de fiscalização que reprima este tipo de abuso dos comerciantes, que sem limites, avançam no espaço público predatoriamente para contribuir cada vez mais com o caos e desordem urbana.
    Os bares já ganharam as calçadas e não satisfeitos, estão avançando no asfalto, colocando mesas e cadeiras no lugar onde é permitido estacionar.
    Já vi bingo rolando com alto falantes e pagode ao vivo extremamente alto, que evidentemente incomoda os moradores. Um HORROR!!
    Os supermercados já ganharam as calçadas e os carrinhos de compras ficam ali à espera dos clientes.

    A coleta de lixo é MEDIEVAL, o chorume do lixo esparramado pelo asfalto é insuportável!
    O rio de janeiro está fétido!!!

    O rio de janeiro fede em todos os sentidos!!

    No final do Leblon na Ataulfo de Paiva, se instalam MILHARES de camelôs pra vender “drinks” de bebidas alcóolicas falsas com toda certeza, fazendo concorrência desleal aos comerciantes que pagam impostos, aluguel, empregados e etc…
    Estamos esperando uma morte anunciada, que, um adolescente incauto no afã de se enbriagar baratinho, terá morte por envenenamento.
    Já vimos este filme antes.
    Na Av Atlântica, ocorre a mesma coisa.
    As autoridades não estão nem aí, todo mundo extorquindo todo mundo. O negócio é se dar bem!

    Isto é o rio de janeiro, um lugar que não existe mais, ruas sem luz, asfalto com crateras imensas e calçadas destruídas.

    Tudo isto trás um cheiro de insegurança, que às vezes é melhor nem sair de casa.

    Estamos vivendo um momento diabólico de penúria, pobreza de espírito e esperteza de alguns (FAVORITA, por exemplo).

    Como as autoridades pensam que a cidade pode emergir diante deste cenário totalmente dominado e descabido?
    Me despeço cordialmente,
    José Luis.

    P.S. Desculpe pela caixa alta Dr. Béja, mas tem horas que dá vontade de escrever o texto todo em caixa alta, só pra desabafar mesmo.

  13. Amigo, Rogo a Intercessão de São Sebastião junto a Jesus e Nossa Senhora da Penha para que Abençoe o Rio de Janeiro e seu Povo de Bem, e os liberte de tantas dores e desprezos humanos e existenciais. Dois Nordestinos se juntaram e fizeram uma Música que é um Hino de Amor ao Rio de Janeiro, Chico Anysio e Nonato Buzar, gênios brasileiros que deram de presente ao Brasil essa perola de música, RIO ANTIGO, COMO NOS VELHOS TEMPOS que se consagrou na voz da também Nordestina Alcione. Com a Poesia dessa Música rendo minha Homenagem ao Rio de Janeiro que nesse ano vai completar 455 anos e ao Povo Carioca. VIVA O RIO DE JANEIRO !!!!

    Rio Antigo (Como Nos Velhos Tempos)
    Alcione

    Quero um bate-papo na esquina
    Eu quero o Rio antigo
    Com crianças na calçada
    Brincando sem perigo
    Sem metrô e sem frescão
    O ontem no amanhã
    Eu que pego o bonde 12 de Ipanema
    Pra ver o Oscarito e o Grande Otelo no cinema
    Domingo no Rian
    Me deixa eu querer mais, mais paz

    Um pregão de garrafeiro
    Zizinho no gramado
    Eu quero um samba sincopado
    Taioba, bagageiro
    E o desafinado que o Jobim sacou
    Quero o programa de calouros
    Com Ary Barroso
    O Lamartine me ensinando
    Um lá, lá, lá, lá, lá, gostoso
    Quero o Café Nice
    De onde o samba vem
    Quero a Cinelândia estreando “E o Vento Levou”
    Um velho samba do Ataulfo
    Que ninguém jamais gravou
    PRK 30 que valia 100
    Como nos velhos tempos

    Um carnaval com serpentinas
    Eu quero a Copa Roca de Brasil e Argentina
    Os Anjos do Inferno, 4 Ases e Um Coringa
    Eu quero, eu quero porque é bom
    É que pego no meu rádio uma novela
    Depois eu vou à Lapa, faço um lanche no Capela
    Mais tarde eu e ela, pros lados do Hotel Leblon

    Um som de fossa da Dolores
    Uma valsa do Orestes, zum-zum-zum dos Cafajestes
    Um bife lá no Lamas
    Cidade sem Aterro, como Deus criou
    Quero o chá dançante lá no clube
    Com Waldir Calmon
    Trio de Ouro com a Dalva
    Estrela Dalva do Brasil
    Quero o Sérgio Porto
    E o seu bom humor
    Eu quero ver o show do Walter Pinto
    Com mulheres mil
    O Rio aceso em lampiões
    E violões que quem não viu
    Não pode entender
    O que é paz e amor !

  14. “Já não se encontra água mineral nos mercados, supermercados e no comércio em geral.”
    Se o grahambell já tivesse inventado o telefone, e a dona Mercedes tivesse construído uma fabrica de caminhões; este povo adorador do trabalho árduo, poderia ir comprar agua mineral em um estado próximo.
    PS: É que antes ninguém divulgava nada. https://oglobo.globo.com/rio/falta-dagua-atinge-toda-cidade-do-rio-municipios-da-baixada-7664631

  15. “”ANTES DA HORA – Tudo isso em Janeiro, e a folia é no final de fevereiro! O prefeito não apareceu. Se escondeu. Só quem ficou visível foi o presidente da Riotur, que pelo respeito e admiração dos cariocas nem se sabe o nome dele. Pelo menos eu não sei.””

    “”que pelo respeito e admiração dos cariocas nem se sabe o nome dele. Pelo menos eu não sei.””

    PS: A diferença entre democracia e comunismo, é a censura.

  16. Em 2028, a censura vai ser abolida (ABOLIDA), e TODOS os censores serão reconhecidos (identificados) como os culpados, por todas as mortes de crianças.
    PS: O tataraneto do seu vizinho, vai dizer para o seu tataraneto: “Calma, você não tem culpa por seu tataravô ser responsável pela miséria e sofrimento do século 20”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *