De olho no impeachment, Temer dá força a Eduardo Cunha

Carlos Newton

Importante notícia publicada na coluna Painel da Folha de São Paulo, sob comando da jornalista Vera Magalhães, mostra que o vice-presidente Michel Temer está se mexendo nos bastidores do poder e já começou a articular um acordo entre PT e PMDB para evitar uma disputa pelo comando da Câmara.

A informação é de que a sondagem de Temer prevê que os petistas desistam de lançar um candidato e apoiem Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para presidir a Câmara. A justificativa de Temer é de que o próprio Planalto estaria interessado em evitar que uma disputa acirrada crie um clima hostil contra Cunha, que  se tornaria inimigo do governo.

“Temer já conversou com o pré-candidato do PT, Arlindo Chinaglia (SP), e disse a aliados que recebeu boas sinalizações”, diz a coluna Painel, acrescentando um detalhe fundamental: “A negociação não prevê um rodízio entre PT e PMDB na presidência da Câmara: Cunha respeitaria a tradição e apoiaria a condução de um petista à 1ª vice, mas não se comprometeria a levar o PT à presidência em 2017”.

Eduardo Cunha, que é franco favorito, está percorrendo o país em campanha e deve receber esta semana apoio formal do PRB, o que agregará 21 votos à sua candidatura à Mesa, e diz ainda não ter sido consultado sobre o acordo que Temer tenta costurar até o Natal, para arrematar a composição em janeiro, às vésperas da eleição na Câmara, que se realiza no mês seguinte.

DE OLHO NA SUCESSÃO

Michel Temer é uma raposa felpuda e está se mexendo em causa própria. Como primeiro colocado na linha de sucessão de Dilma Rousseff, ele luta para tirar o PMDB da linha de tiro da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República. Sabe que pode ser o grande beneficiário da crise e começa a armar seu circo.

Com Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara, o impeachment da presidente Dilma Rousseff terá tranquilamente o apoio de dois terços dos deputados e subirá para o Senado, que decidirá a cassação dela. O único problema é que Eduardo Cunha então se tornaria o segundo na linha da sucessão presidencial, mas Temer nem se importa com esse pequeno detalhe, porque a hora é essa.

23 thoughts on “De olho no impeachment, Temer dá força a Eduardo Cunha

  1. CN você é dos poucos (exceto os coxinhas tucanos do bairro de Higienópolis em São Paulo) a continuar tocar o bumbo do impeachment… Depois da conversa com o Pimentel o Aécio Neves está saindo de “fininho desse coro” insano. Diz o ditado popular: “quem tem o rabo preso, quando o fogo esquenta, senta em cima, do próprio rabo”. Houve fato mais relevante na semana passada que você não repercutiu aqui no blog: o Lula foi intimado ao sair de um avião aqui em São Paulo a depor na Superintendência da PF, e o fez na quinta-feira… Já deixou de ser cômico, você postar texto raivoso e mentecaptos contra a Dilma e o PT. A persistir tu “matará” de raiva o números expressivo de direitas frustrados e impotentes a comentar do blog. Enquanto isso pessoas que oxigenam o debate, está saindo do blog….

    • César Rocha,
      Vocês do PT jamais querem o debate!
      A intenção é publicar somente as notícias que lhes importam, evidentemente desde que amenas ou elogiosas ao partido e administração da presidente Dilma.
      Não é mais possível, mesmo com boa vontade.
      Dilma, na verdade, não tem mais moral para governar e, o seu partido, o PT, tem sido o responsável direto pela crise ética e moral que se instalou no Brasil de forma irreversível!
      Não interessa que ela foi reeleita, pois não se sabia a profundidade do rombo na Petrobrás, e vindo com força destruidora para acabar com o governo petista em definitivo, o BNDES, que se diz muito pior que os desfalques cometidos contra a estatal brasileira.
      Repito, pois escrevi esta afirmação várias vezes:
      DILMA, SE TIVESSE HONRA E DIGNIDADE, renunciaria!
      Ela não tem mais como evitar que seja responsabilizada pelos episódios que desvalorizaram a Petrobrás e a fizeram ser processada nos Estados Unidos!
      A presidente não tem mais moral para governar, perdeu a sua autoridade completamente.
      O PT tem demonstrado que não é um partido político, mas uma quadrilha de fascínoras, bandidos, criminosos, a serviço da dilapidação do patrimônio nacional e roubos sitemáticos contra o erário público!
      Mais quatro anos dessa gestão, e não sobrará nada deste País, arruinado, falido, tendo perdido credibilidade internacional e deixando um povo amorfo, dependente da caridade do governo, analfabeto e desiludido!
      Se os petistas existissem no tempo de Moisés, certamente seria uma das pragas que se instalaria nos palácios do Faraó, no Egito, destruindo a sua administração de tal modo, que as outras não precisariam ter sido executadas!
      Então tu queres um debate …
      Por favor!

      • Curiosa a reação da turma da claque do CN. Qualquer questionamento à linha de apologia ao impeachment “indireitada” por ele é entendida como defesa do PT. É sabido que a corrupção na Petrobrás não é de hoje (governo Dilma), é de sempre. Ao delimitar a “investigação” ao “período Dilma” – ministra, presidente do Conselho de Administração da petroleira e presidente da República – o MPF, o DPF e o juiz federal curitibano, cuja esposa é assessora jurídica do governador tucano eleito dá demonstração que tal “investigação” é somente para derrubar a presidente reeleita. Por que somente nesse ano eleitoral do juiz Moro colocou na mídia sua “vontade de fazer justiça”? É tão somente mais um espetáculo midiático para assanhar a bílis de “uma classe média” serviçal do capitalismo espúrio, que vive à sombra do Estado. Insisto e desconfie que o CN em seu ceticismo político e existencial se diverte com os mugidos de seus seguidores quem compõe a claque de “direitistas frustrados e impotentes” que não possuem poder de persuasão e de mobilização da “classe média” anti-Dilma. Ademais, suspeito que sejam todos aposentados sem o que fazer. É sabido que a “contemporânea forma de corrupção” no Brasil é invenção tucana, desde a “privataria”. “Venderam” as estatais
        com grande deságio. O montante (Balanço Patrimonial) da empresas somava um pouco mais de UM TRILHÃO e o Tesouro “arrecadou” somente 100 bilhões. Na análise e compreensão da política não convém ter memória curta. Em tempo: não sou petista. Tão somente não sigo o “bumbo” do CN que reverbera o “terceiro turno” da grande mídia monopolista (burguesa).

        • O teu sectarismo te cega, César Rocha.
          Vocês não têm vida própria, não pensam individualmente, suas mentes foram dominadas pela ideologia e por um petismo traidor, desonesto e corrupto.
          Entristeço-me ao ver pessoas que seguem o PT como se fossem ovelhas, cujas alegações são apenas balidos, pois sequer possuem personalidade e caráter para se manifestar que não seja ditada pelos pastores petistas!
          Se não és petista como dizes, então certamente não és um brasileiro que deseja o seu País se ver livre desta corja de fascínoras!
          Tu não escreveste nada que não se saiba sobre a Petrobrás.
          Mas, foste mal intencionado ao omitires que os petistas são culpados hoje pela liquidação da empresa, pois não tens como desmentir a avalanche de acusações sobre o PT e seus escolhidos às direções da Petrobrás.
          Então, tergiversas, estabeleces um viés à discussão, que a divulgação dos crimes praticados contra a estatal advém do desejo de um terceiro turno.
          Ridícula explicação.
          Só mesmo um raciocínio bitolado e determinado por apátridas, para querer transferir a atenção do povo para as eleições passadas, e cujo resultado não se deu pela maioria dos eleitores, diga-se de passagem, haja vista que trinta milhões não votaram, mas por aqueles que compareceram às urnas, concedendo a vitoria por muito pouco à presidente Dilma, portanto, dividindo o povo entre os que a apóiam e aqueles que não aceitam a sua forma de governar, ênfase nas questões que permanentemente envolvem seus colegas de partido, o PT, em escândalos, roubos, corrupção, imoralidade e desonestidade!
          Falta moral à esquerda contestar os casos de corrupção pelo PT;
          Falta autoridade aos petistas resgatarem doze anos passados com relação às privatizações no governo FHC, pois jamais foram à Justiça questionar os métodos empregados na venda das estatais brasileiras;
          Trata-de de invencionice irresponsável e criminosa que o candidato tucano, se eleito, iria privatizar a Petrobrás.
          Jogo de cena, pois a verdade é que se descobriria o rombo do PT à gigante brasileira e, certamente, com participação direta do ex-presidente Lula e da presidente Dilma!
          A reeleição da petista apenas lhe dará mais um tempo de permanência no poder até a sua queda pela corrupção, que permitiu, afora sua administração que levou a estatal ao prejuízo incalculável de mais de sessenta bilhões de dólares, além da queda do preço das ações e desvalorização da empresa.
          Tu és um mero seguidor de vozes de falsos líderes, de quem sussurra segredos, de quem não pode falar alto porque as palavras cochichadas na treva são sempre rebuços de idéias que não se ousam manifestar ao sol, escreveu Coelho Neto muito tempo atrás, somente entre as paredes do Planalto ou na sede do Partido!
          A tua explicação sobre a invenção da corrupção ter sido durante a “privataria”, é o atestado que o PT a aperfeiçoou, instituindo-a, surgindo o mensalão, Rosegate, Petrolão, logo o BNDES, e tantos outros escândalos e crimes lesa-pátria.
          Se foi o PSDB o precursor da corrupção, o PT foi a sua implantação definitiva na vida nacional.
          Cuida quantos aos ritmos que tu estás ouvindo, principalmente, “O canto da sereia” ou, o mais inquietante, ouves o piar, mas não sabes onde as aves estão guardando os ovos!

          • Sr. Francisco Bendl: 1) disse noutra ocasião que “foi a primeira e única vez” que me daria ao esforço de “pontuar” um comentário teu ao constatar que tua “forma de argumentar” é maniqueísta e binária; 2) Dada tua insistência em me catalogar com petista e sectário, isso me fazer pontuar as improcedências desse teu comentário ao meu comentário: a) Reitero, generosamente que a Petrobrás, desde a época da “privataria tucana” não é “estatal”. Aproximadamente 65% de suas ações são de “investidores” privados. O Governo Federal, através do Tesouro possui aproximadamente 31% das ações (ordinários) que lhe faculta indicar a “metade” do Conselho de Administração e a Diretoria Executiva. E é praxe do Governo indicar na “sua quota” para o Conselho de Administração um militar (general do Exército). Afirmas ser um “patriota”. Pergunto: tu saístes às ruas para se opor a quebra do monopólio estatal pelo governo “entreguista” FHC? ; b) ao citar o soporoso escritor Coelho Neto, me fez lembrar as troças que o Oswald Andrade fazia com o nome dele, ao aludir-lhe “coelho avô” que “aferrado” aos cânones do Simbolismo assimilou de maneira confusa os “ares do modernismo literário”; c) tu és tão enfático em acusar a Dilma e o PT de criminosos, presumo que tens as provas cabais dos tais delitos, apresente-as à Justiça; d) quanto a “ser patriota”, de fato não sou. No que concerne à compreensão da História (filosofia/teologia) e da ética social, tenho para mim a admoestação do Apóstolo São Paulo: “Na verdade, não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir”. (Hb 13.14.). E quanto às “palavras”. Estou com Bernardo Soares – um dos heterônimos do Fernando Pessoa que escreveu no livro Desassossego: “minha pátria é a língua portuguesa…”. .. Por fim, sugiro que exercite um pouco a lógica dialética, platônica, que seja: far-lhe-á bem, principalmente para o teu “coração” compungido. E lembre sempre o que escreveu certa vez o filósofo Hegel: “a realidade vai além dos nossos desejos”. Reflita sobre essa observação do mestre de Jena. Receio que estais a aprisionar a realidade (política e jurídica) aos teus desejos de (derrubar/depor) a presidente legitimamente reeleita com a MAIORIA dos votos válidos. Mencionastes que mais de 30 milhões de eleitores declinaram do dever cívico (patriótico, dirias tu) de votar, cabe-lhes se justificarem perante a Justiça eleitoral. Ao se absterem de votar, esse contingente de eleitores estão moralmente (ética social) desqualificados para se posicionarem ante a presidente reeleita, segunda as “regras do jogo”, digo processo eleitoral.

    • César, O CN não está pedindo o impeachment e sim mostrando o enredo por detrás desse jogo. E uma outra diferença. Aqui você pode defender o PT à vontade, não tem censura.

  2. “A negociação não prevê um rodízio entre PT e PMDB na presidência da Câmara: Cunha respeitaria a tradição e apoiaria a condução de um petista à 1ª vice, mas não se comprometeria a levar o PT à presidência em 2017″. FALTA COMBINAR COM OS RUSSOS.

    Eduardo Cunha, que é franco favorito, está percorrendo o país em campanha… NAS ASAS DA VIUVA – COM O SEMPRE.

    Michel Temer é uma raposa felpuda e está se mexendo em causa própria. Como primeiro colocado na linha de sucessão de Dilma Rousseff, … A QUE PONTO CHEGAMOS.

    • Caro CN … Bom dia!

      Eis a Consagração do blog Tribuna da Internet … e do Mundo … ao Sagrado Coração de Jesus!!!
      … … …
      http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=15213&cod_canal=29

      ESPAÇO ESPIRITUAL
      Sagrado Coração de Jesus: O Mundo se Consagra a ti
      Gilda Maria Rocha de Carvalho
      gilda@puc-rio.br
      A devoção ao Sagrado Coração de Jesus vem do século XI e teve como propagadores santos como São Bernardo, São Boa Ventura – homens profundamente místicos – e Santa Maria Margarida Alacoque, esta última autora da oração de Consagração ao Sagrado Coração. Foi, também, a partir de seus escritos que se compôs a Ladainha ao Coração de Jesus.
      O papa Leão XIII, em 9 de junho de 1899, consagrou o mundo inteiro ao Sagrado Coração de Jesus.
      O fundamento desta devoção está no reconhecimento da soberania de Jesus e na entrega à Sua ternura e misericórdia – ato de consagração – , e no ato de reparação, concretizado pela prática da participação na Eucaristia e na Hora Santa.

      Consagração ao Sagrado Coração de Jesus – Santa Maria Margarida de Alacoque
      Eu me dou e me consagro ao Sagrado Coração de nosso Senhor Jesus Cristo: minha pessoa e minha vida, minhas ações, meus trabalhos e meus sofrimentos, a fim de empregar tudo quanto sou e tenho, unicamente para colaborar com Deus na construção de novos céus e de uma nova terra.
      É minha resolução irrevogável ser inteiramente dele e fazer tudo por seu amor, renunciando de todo o meu coração a tudo que lhe puder desagradar. Portanto, ó Coração Sagrado, eu vos escolho para único objeto do meu amor, para protetor de minha vida, penhor de minha salvação, amparo de minha fragilidade e inconstância, reparação de todas as faltas de minha vida e asilo seguro na hora de minha morte. Coração de ternura e bondade! Sede vós minha justificação diante de Deus vosso Pai e afastai de mim os castigos de sua justa cólera. Coração de amor! Em vós ponho toda a minha confiança; de minha fraqueza e maldade tudo temo, mas de vossa bondade tudo espero. Consumi, pois, em mim, tudo o que puder desagradar-vos ou se opor a vós. Imprimi o vosso puro amor tão firmemente no meu coração, que nunca mais vos possa esquecer nem nunca possa de vós me separar, Coração sagrado. Eu vos conjuro, por toda a vossa bondade, que o meu nome seja profundamente gravado em vós; pois eu quero que toda a minha felicidade e glória seja viver e morrer no vosso serviço. Amém.

  3. Newton, o que causa surpresa é a imprensa de um modo geral importar-se e torcer pelo impeachment de Dilma e deixar o Eduardo Cunha “solto” para eleger-se presidente da Câmara. Eduardo Cunha SABIDAMENTE UM MARGINAL DA POLÍTICA RESPONDENDO A DIVERSOS E GRAVES CRIMES EM 22 PROCESSOS ESPERA DE BOCA ABERTA. Temer se está apoiando Cunha tendo em mente substituir Dilma se lhe apearem do governo está enganado: Em caso de impeachment de Dilma, e não tendo sido eleito ele vai junto. O Governo cai no colo de Eduardo Cunha que será forçado a convocar novas eleições. Para quem está torcendo para a queda de Dilma dou uma dica: Vasculhem a compra de uma casa em Porto Alegre por 5.000.000,00 (cinco milhões) feita por Dilma em 2011.

  4. É, os MAV’s estão sentados num barril de pólvora. E, o pavio está aceso. Cada dia que passa eles vão estar escrevendo mais asneiras como se asneiras pudessem esconder toda a podridão de um ex-partido político chamado PT. Ex, porque agora é a maior organização criminosa do Brasil.

  5. Pingback: De olho no impeachment | Debates Culturais – Liberdade de Idéias e Opiniões

  6. Pois é, César Rocha,
    Confirmas exatamente o meu comentário quanto ao balido que fazes sobre a Petrobrás.
    E comprovas a tua falta de personalidade, diante da exposição de nomes que obedeces, desde São Paulo, Hegel (segundo o alemão, nós nos sacrificamos diariamente pelo bem da individualidade do Estado, ou seja, o indivíduo é ¨mera abstração¨, é lixo descartável em prol da coletividade – o indivíduo concreto, totalitário -, razão pela qual a tua admiração por este filósofo, e que o PT igualmente o segue à risca), Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, declinando de autenticidade quanto à tua própria existência!
    Atitude típica de petista, que renuncia a si mesmo por ordem do partido e de seus mestres, exatamente como fazes neste particular.
    Neste aspecto, eu te parabenizo pela confissão ( esqueceste de mencionar Santo Agostinho).
    Desta forma, declino de continuar esta discussão, pois eu a estou tendo com entidades reencarnadas no César, cujo especialista nesta área, de lidar com espíritos, é um pai de santo, enquanto sou apenas um cidadão brasileiro, que lamenta profundamente os crimes cometidos contra este País sob os auspícios do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma, reiterando que não há necessidade de eu ir à policia porque esta tem provas suficientes da negligência e irresponsabilidade de ambos pelos crimes de seus subalternos, e pelo esforço que fizeram em escondê-los.

  7. Décio, posso sim estar enganado, o que dá no mesmo. Fica Eduardo Cunha conhecido marginal político como substituto de Temer em qualquer emergência. O povo brasileiro merece????

    • Eduardo Cunha é deputado federal ELEITO por cidadãos fluminenses … está em pleno vigor seus direitos políticos … … … denúncia … investigação … processo aceito … defesa … condenado ou inocente!!! !!! !!! transitado em julgado.

      Está lá logo no comecinho http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

      CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
      TÍTULO II … Dos Direitos e Garantias Fundamentais … CAPÍTULO I … DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
      Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
      LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;
      … … …
      Quantas sentenças penais condenatórias com trânsito em julgado existem para Eduardo Cunha ser considerado culpado??? ??? ???

  8. Lionço (que pelo nome não se perca), o problema não é o legal é o ilegítimo. Sendo assim, o indivíduo que diz ter matado 43 pessoas estaria apto, se político fosse, a assumir a presidência da república. Lionço(que pelo nome não se perca), não estamos em um tribunal esmiuçando a constituição. Estamos dizendo que é um marginal político. Não seria um marginal se não tivessem sido aceitas as denuncias contra ele. Como esplicar que esses salafrário em todos os lugares que passou “deixou merda espalhada” praticando todas espécies de delito. Não ter sido julgado e condenado é a maneira simples de, apegando-se a constituição, dizer que fulano de tal não foi julgado e nem condenado portanto é um cidadão de bem. Lionço(que pelo nome não se perca), usa teu saber jurídico para defender os que verdadeiramente precisam de defesa, não um desqualificado como o Cunha, que quando esteve na CEHAB usou até um marginal argentino como comparsa. Tem pessoas Leôncio que pensam estar vivos mas, na realidade estão mortos e não podem deitar. Se deitarem não mais levantam. Aceitam qualquer coisa: Estupros, mortes, latrocínos, tráficos de todas as espécies, corrupção de todos os matizes. E lançam na cara dos que se rebelam: Mas ele não foi condenado, e depois partem como vitoriosos fedendo a defunto a vagar sem rumo.

  9. Caro Antonio Santos Aquino … Saudações!

    Por favor … me entenda … não defendo bandido nenhum … … … defendo a Constituição Federal CIDADÃ de 1988!!!

    Já foi emendada bastante … podemos e devemos continuar a melhorá-la … … … porém, já diziam os romanos:

    DURA LEX SED LEX – A lei é dura; porém é a Lei!!!

    No caso do Brasil … em muitos casos temos: A lei é mole; porém é a LEI LEI LEI!!! !!! !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *