É muita injustiça! Decisão do STF não beneficiará Eduardo Cunha e Sérgio Cabral

Eduardo Cunha e Sérgio Cabral estão presos desde 2016

Matheus Lara
Estadão

Apesar de presos notórios da Operação Lava Jato, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro José Dirceu, poderem ser beneficiados pela decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a prisão após condenação em 2ª instância, nem todos poderão sair.

PREVENTIVA OU TEMPORÁRIA – O STF mudou de entendimento e decidiu na quinta-feira, dia 7, que condenados agora só podem ser presos após o trânsito em julgado – ou seja, quando não há mais possibilidades de recurso. Este entendimento abrange os presos que tiveram antecipação da pena, mas não poderão abrir caminho para a soltura dos que estão em prisão temporária ou preventiva.

É o caso do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB). Apesar de ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ele cumpre prisão preventiva desde outubro de 2016 por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Assim como a de Lula, a prisão de Cunha também foi decretada pelo ex-juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro.

CABRAL – O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) está em situação parecida à do ex-presidente da Câmara. Preso desde novembro de 2016, no ano passado, ele passou a cumprir pena em 2ª instância. Moro decretou a prisão do do emedebista para execução provisória da pena em setembro, em substituição à prisão preventiva decretada dois anos antes. Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A mudança de entendimento do Supremo sobre as prisões após condenação em 2ª instância não impede que juízes decretem prisões preventivas em casos excepcionais, como ameaça à ordem pública ou ao aprofundamento das investigações. Se deixar a prisão, Lula, portanto, poderia voltar à cadeia se tiver uma prisão preventiva decretada.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGÉ  uma grande injustiça, minha gente. Qual é a diferença entre Cunha, Cabral, Dirceu e Lula? Nenhuma! É tudo ladrão… Precisamos fazer como Sobral Pinto e apelar para a Lei de Proteção aos Animais. (C.N.)

26 thoughts on “É muita injustiça! Decisão do STF não beneficiará Eduardo Cunha e Sérgio Cabral

    • Qual a evidência de que não haveria clima propício para a soltura de Lula se o presidente fosse outro? Deveríamos ter votado no Ciro, abertamente favorável ao Lula? Ou no Alckmin, empenhado em salvar Aécio e os outros picaretas do PSDB? Ou no Meireles, colega de partido do Cabral e do Cunha? Qual universo paralelo você visitou para dizer que com outro presidente o Lula não seria solto?
      Todos os grandes partidos estão comprometidos em enterrar a Lava Jato. A composição do STF seria a mesma, assim como os interesses no Congresso. Nem estou defendendo Bolsonaro, mas acho difícil acreditar que a situação seria diferente com outro presidente, e que os atuais ministros do STF deixariam as coisas como estão e manteriam Lula preso só para contrariar um Ciro presidente (a título de exemplo).

  1. Depois de tudo isso (stf soltar os presos), olha a atitude do povo??? Omissão total.
    Essas coisas acontecem no Brasil, porque somos um “bando” de quinta categoria (jamais podemos nos chamar de POVO, somos um bando).
    Agora teremos que arcar com o que vem aí pela frente, pois os libertos hoje, participarão direta ou indiretamente das próximas eleições, ou seja, teremos os velhos rituais de corrupção dos tempos que exerceram mandatos.
    Tem horas que acho que merecemos tudo isso, inclusive um stf que temos.
    Somos um povo de merda!!!!!

    • E quem era o idiota que conseguiu perder a eleição pro Bozocraudio ???

      Vai ver foi isso!!!!
      Tava um marasmo sem fim!
      Bozocraudio sem ter onde soltar os cachorros…

      Poxa, se esse inutil fizesse pelo menos isso pelo Brasil, triturasse o Ze Dirceu, Lula e sua trupe, num moedor de carne…
      E se Deus fosse brasileiro, prendesse a mão do Bozó no moedor e ele fosse moído junto…

      Desse ciclo de cafajestes reinando no Brasil estamos cansados de saber…
      Agora, alguem sabe dizer de quantos em quantos anos surge um que presta ????

  2. Essa Constituição melou…
    Passado o ciclo que, no Brasil, é em média 30 anos, podemos começar outra, com referendo para inclusão de cadeira elétrica para criminosos do tipo dos que estao sendo soltos nesta semana?

    Bandido no Brasil NÃO PRESTA! Nao tem um só que preste pra matar esses criminosos que o STF soltou…

  3. Falta de equidade no tratamento! Isso é um acinte á cicadania. Afinal, todos temos o direito de apelar até o Supremo de Merda para nunca ser preso, caso sejamos pegos com a mão na botija do governo.

  4. Lula por sua vez pode andar livremente pelos extremos.
    De um lado, andar à paisana, pra nao levar um cacete nas ruas.
    De outro, se entocar num bunker, chamar o Putin pra interceder em nome do Nordeste Libre!

    Putin manda bombardeiros pra Recife e Fortaleza…
    As FFAA ficam sem jeito de combater com aquela bóia porta helicopteros ou com os submarinos de plastico que a Dilma e o Cabral nunca construiram, e pedem o suporte da OTAN, ONU, ORIXÁS, e O’TRUMP…

    Aí veremos, inicia-se uma terceira guerra mundial do Brasil, ou Lula e Putin mudam pra sempre a cara dessa bagaça a base de vodka….

    No correr da carruagem, como se ninguem percebesse, quem vai engolindo o Brasil mesmo é a China….

    SALVEM AS MULATAS!!! Correm serio risco de extinção!

  5. Os Gedéis? Parece que há um deles preso, injustamente, é claro. Soltem-no e lhe paguem a justa indenização por ter sido preso antes do trânsito em julgado. Um homem de bem: em favor dele o mais legítimo dos direitos: a presunção de inocência.

  6. Virei um garantista, quero que soltem Cabral.
    Cabral Livre!
    E a grana que foi devolvida deve voltar aos seus legítimos e supostos ladrões visto que não transitou em julgado.
    Pra começar devolvam a bufunfa do Geddel, com dois des.
    Mario Vianna pontificava, esse juiz é ladrão! E o locutor arrematava, Mario Vianna com dois enes, falou tá falado.

  7. A finalidade disso tudo é libertar os presos de estimação. Se eu fosse juiz decretaria a prisão preventiva do lulla, dirceu.
    , etc…Afinal, espero, “restaure-se a justiça, ou libertem-se todos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *