Defesa de Lula faz nova encenação na Comissão de Direitos Humanos da ONU

Resultado de imagem para geoffrey robertson

Zanin contratou Robertson para defender Lula na ONU

Deu em O Tempo
(Agência Estado)

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltam à ONU nesta semana para apresentar novos dados e documentos ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, tentando reforçar a tese de que existe um processo nos tribunais que não atende ao estado de direito no Brasil. O informe será entregue por Geoffrey Robertson, chefe da equipe legal de Lula no exterior e que, ainda nesta semana, convocará a imprensa internacional para uma coletiva em Genebra anunciada como “a perseguição contra Lula”.

Ao apresentar o evento para imprensa, os advogados apontam que a ONU “aceitou” a petição do ex-presidente e que agora a equipe legal vai entregar respostas finais às perguntas realizadas pelos peritos, assim como evidências de “novos abusos cometidos” contra Lula pelo sistema judiciário brasileiro.

EM ANDAMENTO – Em julho de 2016, os advogados acusavam o juiz Sérgio Moro de não estar sendo imparcial no julgamento do ex-presidente e apontam que os direitos de Lula estão sendo ameaçados no Brasil. Em outubro, a ONU aceitou avaliar o caso e deu até o dia 27 de janeiro para que o governo respondesse.

A entidade, porém, já deixou claro que não avalia ainda o conteúdo da queixa. Mas apenas se a ONU tem o direito ou não de examinar e fazer suas recomendações. De acordo com a entidade, o caso é confidencial e pode levar dois anos para ser examinado.

Mas, a cada etapa do processo, os advogados de Lula passaram a fazer anúncios públicos. Numa iniciativa para atualizar o caso,  entregaram no final de 2016 ao Comitê de Direitos Humanos da ONU novos documentos. Os advogados citavam até mesmo a apresentação dos procuradores da Lava Jato, com um powerpoint que acusaria Lula de ser o chefe de uma organização criminosa. De acordo com a equipe legal do brasileiro, as novas informações apontariam que as violações de direitos humanos contra o ex-presidente continuam e que ele não está sendo alvo de um processo justo.

EXPLICAÇÃO – O jornal O Estado de S.Paulo apurou que, avaliados os documentos iniciais, a ONU pediu uma explicação por parte do governo brasileiro, que foi apresentada. Diante das informações, a entidade voltou a questionar desta vez os advogados de Lula, que então entregam agora as respostas.

Ao convocar a imprensa, o evento anuncia que Robertson vai informar aos jornalistas sobre os “ataques aos direitos humanos de Lula e a exaustão de seus direitos domésticos”. Pela convocatória, os advogados ainda tentarão usar a seu favor a sabatina que a ONU realizou com o Brasil há duas semanas. No evento, todos os aspectos dos direitos humanos no País foram avaliados, inclusive durante o governo de Dilma Rousseff.

De acordo com a apresentação do evento dos advogados de Lula, porém, um “trabalho urgente precisa ser feito para retificar o sistema de direitos humanos e o sistema judicial no Brasil”. Em 2012, quando a ONU realizou uma sabatina semelhante sobre o Brasil, conclusões similares foram tiradas sobre os problemas enfrentados pelo sistema judicial e direitos humanos.

HABEAS INTERNACIONAL – Ao manter o processo vivo em Genebra, a equipe legal de Lula estaria, na avaliação de peritos da ONU, reforçando uma pressão sobre a Justiça brasileira e tentando criar uma espécie de “habeas corpus internacional”.

Caso a ONU tome uma decisão de arquivar o caso, a força da pressão estaria anulada. De outro lado, se a denúncia for acolhida no mérito, os advogados de Lula apenas podem contar com uma recomendação das Nações Unidas ao Estado brasileiro – mas sem qualquer poder vinculante sobre a Justiça nacional e nem qualquer obrigação para que seja respeitada.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGEm tradução simultânea, é uma grande encenação, porém jamais receberá o Oscar de Roteiro nem de Efeitos Especiais. Trata-se apenas uma iniciativa que tenta denegrir o Brasil no exterior. Mas não terá nenhum efeito concreto no caso de Lula e em breve os títulos de doutor honoris causa recebidos por ele serão devidamente anulados. É só uma questão de tempo. (C.N.)

21 thoughts on “Defesa de Lula faz nova encenação na Comissão de Direitos Humanos da ONU

  1. Os advogados, por sempre terem buscado a proteção dos defensores dos direitos humanos brasileiros para protegerem bandidos, julgam que a mesma coisa acontece na ONU…

  2. Nem mesmo uma equipe de sumidades do direito, tipo Rui Barbosa, conseguiria salvar o Sapo Mentiroso.

    São tantas versões, mentiras, tramoias, maracutaias, rasteiras, piruetas e golpes, que o atrevido advogado do Sapo, está mais tonto e perdido, que cego em tiroteio.

    Não ganha nada, nem o mais simples HC, o pobre “adevogado”.

  3. Reparem que o Dr.Zanin é semelhante ao boneco Ken, inclusive, usa maquiagem!Seria interessante a RFB investigar a origens dos recursos do réu, para pagamento desta banca de advogados, inclusive se todos os envolvidos declaram os valores ao Leão….

  4. Sobre o interrogatório de Lula perante o juiz Moro:

    O interrogatório é ato judicial que encerra a instrução criminal (art. 400 CPP).

    Trata-se, pois, de ato de defesa do réu em que este, já conhecendo todas as provas e evidências que a instrução recolheu em seu desfavor, poderá diante do juiz natural encarregado de pronunciar o julgamento de sua conduta dizer livremente suas razões, motivações ou versões sobre os fatos.

    Assim, não é correto nem admissível constranger o réu no interrogatório a admitir, a revelar ou a reconhecer fatos ou circunstancias que ele próprio não se disponha a revelar, do mesmo modo que é inteiramente inaceitável proceder a inquirição por meio de indagações que induzam a respostas comprometedoras ou que envolvendo o interrogado obriguem-no a respostas ambíguas, de duplo sentido ou cuja expressão vai manifestamente de encontro aos seus interesses…

    …nem mesmo sob a invocação da necessidade de repressão e “combate” aos males modernos dos crimes financeiros e da corrupção se pode admitir a desconsideração de direitos e prerrogativas dos réus.

    Esse quadro mostra o crescente desprestigio dos direitos dos réus e a desenvoltura das intervenções processuais autoritárias e inquisitoriais em prejuízo das próprias instituições encarregadas da proteção constitucional, deixando de se manterem vocacionadas para um processo genuinamente democrático, justo e de direito no sentido mais puro da expressão.

    Manoel L. Volkmer de Castilho – Juiz aposentado do TRF/4. Ex-Consultor Geral da União

    https://goo.gl/wFGnza

    • Quais as prerrogativas e direitos cerceados, o de mentir? Nesse modelo suíço de justiça sempre navegou a impunidade brasileira…chega de empulhação
      acharelismo

    • Logo o Manoel Castilho, que morre de inveja de Moro pois o mesmo já fez em menos de cinco anos o que o Castilho não fez a vida toda! Inveja mata e o Castilho é, agora, candidato ao Asno do Ano. Mas, todo o mundo e principalmente os petistas que ainda não entenderam nada e se vendem por meio quilo de mortadela, têm o direto de postar idiotices e saudar o maior bandido brasileiro. Afinal, ladrão nasce feito.

  5. ” LAVA JATO SOZINHA NÃO MUDA O BRASIL. ” Aleluia, pelo menos o Dallagnol tem consciência disso. O duro está sendo convencer o resto: os russos, os americanos, Cia da mesmice e dependentes, não obstante a paciência da RPL-PNBC-DD-ME martelando na Internet, diariamente, há 20 anos, a necessidade das mudanças de verdade, e dizendo com clareza meridiana como fazê-las, firme, forte, alto e em bom som. E quem quer de fato mudanças de verdade neste país: sérias, estruturais e profundas, na política, no estado e na sociedade, com repercussão em todos os seus penduricalhos, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, a Revolução Redentora, a Terceira Via de verdade, como único instrumento capaz de fazer a grande transformação para melhor que este país precisa, há pelo menos 127 anos, dominado pelo partidarismo-eleitoral, o golpismo-ditatorial e seu tentáculos, velhaco$, inclusive os midiático$, que de plano, à base do queima-queima e mata-mata, no ninho, rotulam de ditadura, ou comunismo, qualquer outra coisa ( mesmo que seja a luz do sol em forma de Democracia Direta com Meritocracia Eleitoral ) que não seja a plutocracia dos ditos cujos que ai está, há 127 anos, com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, dominando quase tudo e quase todos ? Como combinar as mudanças de verdade com os ditos cujos: russos, americanos, cia da mesmice e dependentes dos me$mo$, que não querem largar dos filé$ mas nem no pau, Juvenal ? E se a Revolução Redentora, ainda que pacífica, forçar o alambrado delle$, os ditos cujos jogam as suas forças armadas contra as mudanças de verdade. E depois de tudo o que a Lava Jato mostrou, o partidarismo-eleitoral, o golpismo-ditatorial, e seus tentáculos, velhaco$, ainda têm a cara de pau de dizerem que a Democracia Direta é ditadura , ou comunismo. Aliás, das três vias em debate, qual delas será de fato a ditadura e o comunismo: o golpismo-ditatorial, o partidarismo-eleitoral, ou a Democracia Direta que quebra o monopólio partidário-eleitoral, que abre o processo eleitoral à participação de todos, que propõe mandatos de no máximo 5 anos sem reeleição, eleições gerais e distritais, parlamentarismo, e plebiscito a cada dez anos para a população dizer se quer a continuidade da Democracia Direta, uma vez instalada, ou se prefere a volta do partidarismo-eleitoral, do golpismo-ditatorial, e seus tentáculos, velhaco$, que perfazem a plutocracia que aí está com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, que visa o bem comum só delle$, dos quais somos todos vítimas e reféns há 127 anos ? Mais claro do que isso, só desenhando. difhttps://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/05/17/historias-da-lava-jato-depoimento-de-lula-e-piada-com-power-point-pontuam-noite-descontraida-com-dallagnol.htm

    • Sim, a Lava Jato não muda o Brasil. Quem vai mudar o Brasil são os brasileiros e não espere que os bandidos do PT façam alguma coisa pela mudança. Agora, a Lava Jato pode botar muitos bandidos na cadeia, começando pelo chefe.

  6. Achei positiva a iniciativa dos advogados do porquinho matuto. Não acredito que essa iniciativa ajude a evitar a sua prisão, mas serve como conforto espiritual – e bom ter esperança. É assim até do ponto de vista existencial : a esperança de um céu onde passar a eternidade ao lado de Deus, como pensam os cristãos. A um pobre coitado como eu, só resta a cremação ou o buraco da terra fria e húmida infestado de minhocas!

  7. Quando disseram ao ditador soviético Joseph Stalin, que o papa havia desgostado de uma atitude sua, perguntou ele ao interlocutor: “quantas divisões de exército teria sua santidade”.
    Assim também é de se perguntar, quantas divisões teria o Sr. Antonio Guterrez, secretário geral da ONU e ex primeiro ministro de Portugal, pelo Partido Socialista.
    Este Guterrez é do mesmo partido o PS, do também ex primeiro ministro José Sócrates ,que já esteve preso e é investigado em Portugal por “rolos” justamente que envolvem enrolados na lava jato aqui no Brasil, inclusive o lula.
    Portanto é bom ficar de olho também nesta ONU, que agora é dirigida pelas esquerdas.

  8. O pior de tudo é que este circo internacional, esta palhaçada além mar é patrocinada pelo contribuinte brazuca – o otário de sempre. A grana desviada dos cofres públicos e estatais e que está financiando esta panacéia, estes advogados carissimos deve estar tão pulverizada – inclusive em contas de chfes de estados amigos comunistas que nem efebiai e ciaiei juntos descobririam em curto e médo prazos o seu paradeiro. As unicas coisas em que esses comunas são especializados são mentir e roubar. De vez em quando eles também mandam alguém pro outro mundo, inclusive companheiros, que ninguém é de ferro…

  9. Não há “juridicismo de beira de delegacia” ou “2a. tchurma de 2a. categoria jurídica e moral” que consigam parar a lava-jato, a “bastilha jurídica pró-lulopetralhismo vai morder a toga toda noite”, o povo vai para as ruas derrubar essa gente, o país tá destroçado por 14 anos de hipersuperassaltos aos cofres públicos provados e comprovados, ou será que o Brasil foi governado por “fantasminhas” e quem foram os 2 Presidentes nesses 14 anos de descalabro administrativo ?? O “modelo lupetralha de roubo aos cofres públicos” foi adotado por diversos Governadores e Prefeitos e hoje o que vemos é uma Nação destruída, os sócios/cúmplices da canalha lulopetralha deixaram na miséria mais de 120 milhões de brasileiros atingidos pelo descalabro, e ainda querem que assistamos o “comandante em chefe da ORCRIM PETRALHA” se candidatar impunemente e ser eleito pelas “urnas infringentes e pesquisas mentirosas/criminosas pagas com o dinheiro do povo” ????? O Brasil passou do fundo do poço, e o povo não vai suportar assistir os “podresres” se completando em atos e fatos defendendo a impunidade e deixando soltos os ladrões do povo brasileiro !!!!!!

  10. É preciso que todos saibam que o advogado Geoffrey Robertson esteve no Brasil algumas vêses em pleno efervecer da prisão de Lula. Geoffrey tem muita esperiência. Se tivesse sabido ou visto alguma falcidade não encampava essa responsabilidade.

  11. Pagou qto ?

    Porque o sigilo ?
    Rouba se a vista e paga se a fiança a prazo ?
    Que país é esse ?
    Vergonha

    Eike começa a pagar fiança e vai seguir em prisão domiciliar, decide juiz

    Marcelo Bretas suspendeu efeitos da decisão de volta à cadeia caso os R$ 52 milhões não fossem pagos integralmente – valor depositado não foi divulgado. Prazo terminaria à 0h de quinta-feira.

    Link
    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/eike-comeca-a-pagar-fianca-e-juiz-suspende-ameaca-de-volta-a-prisao-domiciliar.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *