Delação premiada tem vantagens, mas significa impunidade dos delatores

Resultado de imagem para delação premiada charges

Charge do Tacho, reproduzida do jornal NH

Francisco Bendl

O indivíduo que se oferece à “delação premiada” é um bandido que tenta diminuir sua pena. Como não tem caráter algum, certamente delatará meio mundo, em troca de penas mais leves. Eduardo Cunha é ladrão, portanto, mau caráter. Consequentemente, para se livrar de qualquer pena a que seja condenado, e será pesada, acusará quem estiver pela frente e tiver envolvimento comprovado. O problema é que essas delações não estão colocando na cadeia mais gente e têm libertado quem deveria estar trancafiado. Lula, Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann, Eliseu Padilha, Geddel Vieira Lima, Romero Jucá, Dilma Rousseff, Renan Calheiros, Fernando Collor, Michel Temer… a quadrilha segue impune!

Mesmo com volumes de provas materiais e também com testemunhas, os delatores estão livres, leves e soltos, da mesma forma os parlamentares envolvidos em roubos, que seguem legislando em causa própria e assaltando os cofres públicos, além de se venderem para o Executivo, de modo a aprovar as medidas que o Planalto exigir, desde que continuem protegidos pelo foro privilegiado.

PRESOS NA MANSÃO – Assim, quem efetivamente sai muito bem da enrascada em que se meteu é o dedo-duro, que terá de cumprir a sua “pena” em casa, na sua mansão, e podendo gozar a fortuna roubada, desde que devolva uma parte para o governo.

Sinceramente, pelo andar da carroça, não sei até onde essa modalidade de se apurar os fatos mais aprofundadamente contribui de fato para se elucidar os crimes praticados. Divagando, será que esta delação premiada não foi instituída para proteger os criminosos? Vejam o caso do doleiro Alberto Youssef, que fez delação no Banestado e na Lava Jato.

É uma pantomima jurídica, onde o canalha sai ileso, sem cadeia, com a sua fortuna mantida, debochando da cara do povo?!

Enquanto estivermos vendo os bandidos acima citados absolutamente donos de suas vidas criminosas, a tal da delação premiada é outra medida para enganar, iludir os incautos e incultos deste país, a meu ver, porque apresenta vantagens e desvantagens.

33 thoughts on “Delação premiada tem vantagens, mas significa impunidade dos delatores

  1. Nessas condições acho que até eu vou roubar. É um belo estímulo a roubalheira.
    Melhor seria:
    Sem delação, perpétua
    Com delação, 50 anos

    Mas estamos no braziu, terra de vagabundo………..

  2. Bendl faz uma diagnose exata da delação premiada. Mas observa-se outra consequência, creio que ainda não pensada e aqui vai como exemplo, mero exemplo.

    Ticio, Técio, Tiburcio, Alfarrábio, Jacaré, Maninho, Boca Suja e Malandrão formam poderosa quadrilha que vive da corrupção, há anos e anos.

    Tício é preso, conta tudo, faz a prova e entrega todos os seus comparsas, tudo isso para se beneficiar da considerável redução da pena ou mesmo o perdão
    judicial, conforme está na lei.

    Quando é preso, Técio também pede e obtém a delação premiada. Confirma tudo o que disse Ticio e ainda conta mais coisa suja de Tibúrcio, Alfarrábio, Jacaré, Maninho, Boca Suja e Malandrão.

    E assim sucessivamente, acontece com Tibúrcio, Alfarrábio, Jacaré, Maninho, Boca Suja e Malandrão. Ouvidos, cada um dele pede e obtém a delação premiada, confirmam tudo que disseram e comprovaram os delatores já ouvidos e também se beneficiam da redução da pena ou do perdão judicial.

    Nessa toada, nénhum deles cumprirá pena de prisão no cárcere. E todos vão ficar em casa. Afinal, a todos foram deferidos os benefícios da delação premiada a que todos tinham direito.

      • Mann,

        Indiscutivelmente é o que está acontecendo e, lamentavelmente, com o beneplácito judicial, com a Justiça sabendo desse método e aceitando a burla!!!

        Um abraço.
        Saúde e paz!

    • Caríssimo,

      Então não deixo de ter razão quando duvido desta forma existente para se descobrir outros membros da suposta quadrilha:
      A delação premiada é um inteligente artifício de se livrar de condenações maiores, PORÉM, o objetivo é salvar exatamente o bando de criminosos!!!

      Este exemplo que o senhor deixou claro, dr.Béja, indiscutivelmente traz preocupação, pois com exceção dos ladrões empresários donos das empreiteiras, qual é o parlamentar preso?!

      Se até mesmo a Justiça participa deste teatro de inquéritos, mas não prende ninguém ou se determina a sua detenção o STF impede que o ladrão seja detido, definitivamente falimos por completo, além da moralidade e ética!

      Não seria exatamente por esta ausência total de ordem, que os presos se transformaram em países independentes nos presídios?!

      E NÃO EXISTE QUEM OS POSSA CONTROLAR??!!

      Da mesma forma a violência urbana, que ceifa a vida de milhares de inocentes a cada ano?!

      Que objetivo tem este governo, que apenas sucede o PT, portanto, dotado da mesma praxe com relação ao Brasil e seu povo?!

      Diminuir a população?

      O país somente para eles?

      E, claro, com os dois outro poderes compondo este plano maquiavélico, diabólico, enquanto resta à população apenas tentar sobreviver!!!

      Muito obrigado pelo comentário, procedente, que me deixou mais ainda pensando sobre esta tal delação premiada e seus discutíveis benefícios, agora absolutamente esclarecidos os porquês de sua implantação, que é deixar a quadrilha IMPUNE!!!

      Um forte abraço.
      Saúde e Paz!

  3. Senhores, os fazedores das Leis, com raras exceções, são os “bandidos da caneta no ar condicionado” que cometem o crime hediondo sobre 220 milhões de babacas e idiotas, com a outras quadrilhas do poder executivo e judiciário.
    Os bandidos da metralha de rua, atingem um milhar, enfrentam e policia, e são presos, as do Poder, livres e soltos, usufruindo o roubo dos Direitos da Cidadania: Saúde, Ensino, Segurança, Transporte, Emprego.
    Lamentavelmente, só vejo um caminho: Intervenção militar, sem tortura, por 6 meses, com eleição de VOTO LIVRE e Consciente, com uma NOVA CONSTITUIÇÂO, a ser referendada pela Cidadania, a que temos hoje, é uma Colcha de retalhos, com “Democradura” (07/12/16, não nos deixa mentir), manipulada para atender a “corja” com impunidade do Foro especial, imunidade, prescrição do crime hediondo de mão no cofre publico.
    Para os Militares, representados pelos 3 patetas, lembro o Almirante Barroso, na Guerra do Paraguai aos soldados: “O Brasil espera que cada um cumpra seu DEVER.
    A corja que ai está de politiqueiros safados, estão destruindo o Brasil, e o sonho de Tiradentes, que doou sua Vida, as gerações futuras, para uma Pátria Soberana.
    Essas almas negras, que infelicitam nosso povo, pós além túmulo, destino de todos nós, já tem lugar garantido no “Ranger de Dentes”, conforme o Código da Vida nos dado a 2 mil anos.
    Deus Pai, nos ajude a sair deste atoleiro.
    Lembro Gandhi: Os governos são hipócritas.
    A delação premiada, está permitindo que à Cidadania, veja a podridão nos 3 poderes, e obrigando o Eleitor a votar com Consciência, repudiando os politiqueiros, se tal não fizer, merece pastar como burro de carga, sem direito a reclamar da merda em que se encontra.

    • Meu querido Theo,

      Ao escreveres,
      “Senhores, os fazedores das Leis, com raras exceções, são os “bandidos da caneta no ar condicionado”, as exceções são os que não fazem nada, correto?!

      Não que sejam honestos, claro que não, pois NÃO EXISTEM PARLAMENTARES QUE NÃO SEJAM CORRUPTOS E DESONESTOS, portanto, quem não legisla em causa própria se beneficia das leis promulgadas, então um criminoso idêntico ao comparsa!

      Um abraço, meu amigo.
      Muita saúde e Paz!

      • Caro Bendl, teu reparo é justissimo, em conversas com amigos, digo isso, ficam mudos, usufruindo a podridão, quando deveriam estar com a boca no trombone, usando o Direito de espernear, e assim se honrar e os votos que receberam, digo até, indevidamente, dão uma de santos de pau oco
        Um forte abraço e muita saúde e longa vida, do irmão em Deus., Théo. .

  4. Caro Bendl,
    Seu raciocínio é perfeito:basta fazer a delação e o bandido, que roubou e ajudou a destruir o país estará praticamente solto.
    Acontece, que sem a delação, não iria se descobrir o tamanho da roubalheira e da quadrilha, se o corrupto ladrão não tiver vantagem alguma, não irá delatar nada, e muitos crimes iriam ficar ocultos.
    Para se obter maiores informações, tem que se dar alguma vantagem, desde que não seja uma vantagem, que vá caracterizar a certeza da impunidade, como estão fazendo.
    Um abração, saúde e paz..

    • Jacob, meu amigo,

      Na razão direta que sou contra a pena de morte – apesar de ter escrito certa feita que deveria ser implantada no Brasil, mas foi um artigo que eu quis causar polêmica propositadamente -, se o criminoso flagrado em roubo contra o povo e Brasil, a tal corrupção, propina, comissões de obras … soubesse que, mantendo silêncio a sua condenação será SUMARIAMENTE A PRISÃO PERPÉTUA, no entanto, delatando o esquema, a pena é reduzida para quinze anos, DUVIDO QUE NÃO HAVERIA OS MESMOS DELATORES, E DAÍ PARA MAIS!!!

      Causa-me perplexidade se a Justiça também está fazendo parte desta encenação, de liberar o dedo-duro, que o acusado fará o mesmo com outros e assim sucessivamente, conforme escreveu o dr.Béja acima!!!

      Então, queres mais benefícios que trocar o resto da vida engaiolado – E NOS PRESÍDIOS DAS REBELIÕES, DAS CHACINAS – por quinze anos de prisão?

      Um abraço, Jacob.
      Saúde e paz!

  5. Concordando, discordando.
    Acho que o problema não está na lei em si e sim , na dosimetria dos benefícios negociados nas delações.
    Poderiam negociar oferecendo benefícios menores.

    Alguém já viu algum pobre fazer premiada ?

  6. Alimenta a IMPUNIDADE, sabem que vão postergar ao máximo e a consequência é a prescrição dos processos, nossa justiça é morosa, lenta para julgar, só nos resta esperar para saber o resultado, falta muita gente para ser julgado e condenado, provas é o que não falta, o que falta é a vontade da justiça para valer a lei.

    • De fato, Roberto, existem ainda esses pormenores de suma importância, as postergações, que levam à prescrição dos processos.

      Em outras palavras:
      Este é o paraíso para ladrões do erário e do povo, e um inferno para os criminosos comuns.

      O correto é que qualquer bandido conhecesse e morasse no inferno durante muito tempo, mas os piores além de livres, leves e soltos são assim mantidos e preservados, a injustiça tomou conta do Brasil, pois temos de chamar de excelência quem nos rouba, vê se tem cabimento!!!

      Um abraço.
      Saúde e paz!

  7. Eu ainda penso que existe alguns parlamentares honestes.Daí, não sou daqueles de generalizar.Respeito a opinião dos outros, mas será que entre os 594 parlamentares(DEPUTADOS E SENADORES),não tenha pelos menos uns 10 honestos?

    • César, meu irmão nordestino,

      Vou te provocar:

      Cita, por favor, os nomes desses 10 deputados e, uma chance, de três senadores;

      Depois, vai no Portal do Senado ou da Câmara, e vê o que gastaram como indenização pessoal, e tira as tuas conclusões;

      Nas mesmas páginas, nos portais, observa o número de assessores que possuem e seus RESPECTIVOS SALÁRIOS;

      Tenta descobrir, desses dez deputados e três senadores, que achas que sejam honestos, se possuem em seus nomes algum projeto de lei ou qualquer outra medida que tenham vindo ao encontro das necessidades do povo, como por exemplo, diminuição da carga tributária, das alícotas do IR, de um salário mínimo mais digno …

      Descobre, Celso, se alguma vez defenderam o aposentado e suas extremas dificuldades para viver;

      Por último, menciona para este blog se encontraste alguma sugestão de esses deputados e senadores que, a teu ver são honestos, se sugeriram a título de colaborar com o Brasil sair desta crise sem precedentes, SE IRIAM DIMINUIR SEUS SALÁRIOS E CONGELAR SUAS INDENIZAÇÕES, OU SEJA, NÃO USÁ-LAS DURANTE UM PERÍODO!

      Caso não fores feliz nesta pesquisa, LAMENTO, posso e devo generalizar quando afirmo que todos, indistintamente, TODOS os parlamentares são corruptos e desonestos!!!

      Ah, esqueci, vê o partido que pertencem e verificas a quantidade de vezes que ora votaram a favor do governo ora contra, e os porquês dessas reviravoltas, se, lá pelas tantas, não havia algum interesse ou conveniência que determinaram tais puladas de cerca, como por exemplo, a reeleição de Maia, e com o apoio do PT!

      Por quê?!

      Um abraço.
      Saúde e Paz!

  8. Parabéns ao articulista, sr.Bendl, pelo artigo.

    Dedo na ferida com relação à delação premiada, um pretexto muito bem arquitetado para contornar as condenações inerentes aos crimes cometidos.

    Resta saber se a Justiça sabia deste estratagema, e se consciente da sua fórmula, acatou que os delatores se beneficiassem das acusações que prestavam aos juízes.

    Minhas saudações ao sr.Bendl.

  9. Salve, Alenitnes!

    Obrigado pelo comentário.

    Acho que devemos aprofundar essa questão da delação premiada, e descobrirmos o que existe de verdadeiro nessa forma de denúncia.

    Assim, com o dedo-duro se beneficiando escancaradamente da condição de testemunha, os acusados depois de denunciados pelo primeiro farão o mesmo, lógico e, nesse meio tempo, não vemos os ladrões na cadeia, pelo contrário, soltos e gozando o patrimônio obtido com roubos!

    Um abraço.
    Saúde e Paz!

  10. Sem fazer pesquisa, posso citar a Senadora Ana Amélia.E há mais uns dois.Um é senador pelo DF.
    Desculpe-me, mas não vou acessar o site que V.Sia me indicou.Tenho muitas coisas a fazer.Uma delas é ministrar aulas particulares para preencher o meu orçamento.O que ganho de aposentadoria é muito pouca.
    Continuo com o meu pensamento e, não abro nem por um trem carregado de dinamite, como se dizia antigamente.
    Desculpe,mas eu não posso pensar igualmente aos outros.

    • César, por favor!

      Vamos levar essas questões na flauta!

      Não quero que penses como eu, mas exponho minhas ideias com base na situação do povo e do país, cujas autoridades honestas não conseguem mudar o caos que vivemos.

      Mais a mais, o inferno está cheio de gente com boas intenções, mas nada fizeram com relação aos maus intencionados dos seus colegas, haja vista a omissão também ser uma forma desonesta de existir, de se manter distante das “tentações”.

      Agora, parabéns por poderes ser um professor particular, e melhorar o orçamento doméstico, TRABALHANDO HONESTAMENTE!

      Observa a senadora do meu estado, RS, que a julgas honesta, que não precisa sequer trabalhar pelo montante que recebe dos cofres públicos, e se aceitares esta disparidade absurda com os ganhos de um professor, que ainda precisa trabalhar depois de aposentado para sobreviver, então decididamente estou errado!

      Agora, por favor, repito, não vamos nós nos indispor por causa desta gentalha, só falta isso!

      Outro abraço.
      Mais saúde e mais paz!

  11. Pingback: Delação premiada tem vantagens, mas significa impunidade dos delatores – Debates Culturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *