Márcio Falcão
Estadão
A liderança do DEM na Câmara anuncia que o partido vai fazer uma representação no Ministério Público do Trabalho sugerindo uma ação coletiva contra o governo brasileiro para ressarcir todos os cubanos envolvidos no programa Mais Médicos.
Ao todo, 7.400 cubanos foram selecionados e atuam no programa, que é considerado a principal vitrine eleitoral da presidente Dilma Rousseff e tem como objetivo aumentar a presença desses profissionais no interior do país, permitindo a atuação sem diploma revalidado no Brasil.
“A legislação brasileira estabelece que nenhum trabalhador pode ser tratado de forma desigual. Tem médicos que são contratados por R$ 10 mil e os cubanos recebem R$ 900. Isso por si só já é uma agressão”, disse o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).
E a oposição reagiu às críticas de que a cubana teria pedido visto na Embaixada dos Estados Unidos porque tem um namorado em Miami. Desde 2006, os EUA oferecem um visto específico para médicos – ofertado aos cubanos que estejam estudando ou trabalhando em missão num terceiro país e que não tenham “quaisquer inelegibilidades” para a admissão. A embaixada pode levar até três meses para dar uma resposta.
DEPORTAÇÃO
Caiado afirmou que essa insinuação é deplorável e que a médica teme voltar a Cuba e por isso fez o que era possível para evitar a deportação. O líder do DEM, Mendonça Filho (PE), também reagiu. “Acho uma aberração, uma agressão que fiquem explorando, mencionando o fato de um suposto namorado. O que estamos discutindo é muito mais grave”.
A Folha mostrou hoje que a médica cubana ficou na casa de Cristina Roberto, 59, dona de um buffet em Brasília, entre a noite de sábado e terça-feira, quando procurou o DEM.
Ramona teria pedido então abrigo por um mês. A empresária recusou, e a cubana deixou a casa na terça. Segundo Cristina, ela diz ter um marido cubano em Miami e não querer voltar a Cuba.
A empresária, que apoia o Mais Médicos, afirma se sentir “usada” e “indignada” com o fato de Ramona dizer que não sabia das condições do programa.
jà o novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, fez um duro ataque à oposição diante do pedido de refúgio de uma médica cubana inscrita no programa Mais médicos. Para ele, a oposição está fazendo uma “exploração política” do episódio e tentou “boicotar o quanto pode” a realização do programa.
A melhor faculdade de medicina do mundo é a de Goiás, porque para formar um homem como o caiado não é coisa fácil.
Mas a do Lulla era horrível. Tanto que ele continua analfabeto.
Quem disse que não é sepulcro?! Dito de outra forma: é um insepulto periodicamente caiado.
Pelo menos é formado e o Lula que nunca quis estudar é um grande homem em que mundo?
Como sempre, em vez de tentar rebater um fato com outro, os petistas usam a velha e boa técnica, nazista, fascista e comunista para desqualificar as pessoas que contrariam seus projetos de poder absoluto.
Para descontrair:
O paciente está deitado na cama, em sua volta está o seu médico,
advogado, esposa e filhos.
Todos eles esperam pelo último suspiro, quando de repente, o paciente
senta, olha em volta e diz:
“Assassinos, ladrões, ingratos, canalhas”.
Volta a deitar-se na cama e então o médico, confuso diz:
Eu acho que ele está melhorando.
– Por que você diz isso doutor? Pergunta a esposa.
“Porque ele nos reconheceu a todos”
____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________
O médico diz ao paciente de uma forma muito forte:
– Nos próximos meses, não pode fumar, não pode beber, sem encontros com
mulheres, nada de comer em restaurantes caros, e nada de viagens ou férias.
– Até que eu me recupere, doutor?
– Não. Até pagar o que me deve!
____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________
Eles estavam operando um paciente. Quando de repente entra um médico na
sala de operação e grita:
– Parem tudo! Parem o transplante. Há uma rejeição!
– Uma rejeição? – Do rim doutor? pergunta um dos médicos.
NÃO! Do cheque! O cheque não tem fundos!
____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________
– Doutor, você acha que, após esta operação eu vou andar de novo?
– Claro que sim … Porque você vai ter que vender o carro para pagar a minha
conta.
Um homem espera o resultado da cirurgia de sua esposa.
Depois de um tempo, o médico saiu da sala de operação e disse que o caso
era muito a sério..
Disse que o homem ia ter que dar de comer a ela na boca porque ela não podia
mover mais as mãos, deveria levar ao banheiro, tinha que trocar de roupa, banhá-la, etc
porque ela não podia mais se mexer.
O marido começou a chorar e o médico disse:
– Não chore. Eu tava de sacanagem homem! Ela já morreu!
____________ _________ _________ _________ _________ _________ _________
E acham que iria procurar partido que apoia o governo. Com certeza ela seria degolada moralmente, por isso procurou o DEM (partido sem expressão). Imagine se ela procurasse o PSDB, coisa iria ferver no mundo politico e é como comentou o Mauro Julio Vieira.
Alvim, o fato é que a oposição agora deu-se conta do erro HISTÓRICO e estratégico que cometeu ao se opor ao programa MAIS MÉDICOS e tenta minimizar o estrago explorando este fato. Penso que não vai surtir o efeito desejado. Agora é tarde, a população já sabe quem verdadeiramente sinalizou com ação concreta com vistas a minorar o déficit de médicos nas regiões mais carentes destes profissionais.
não temos nada haver com a política de cuba,eles que se entendam se não aceitam o regime imposto lá peçam asilo político ou então aguente e essa oposição só tem mesmo é que ficar chorando pois parece que vai dá pt por mais quatro anos.
DEUSDEDITH, você sintetizou o que também penso em torno deste episódio. Na verdade a oposição está cada dia mais desesperada pois não têm projeto alternativo melhor para a imensa maioria dos brasileiros. Agora chega ao ridículo de dizer “defender” os médicos cubanos, quando sabemos que desde o início foram contra MAIS MÉDICOS a disposição da População.
Aproveitando o ensejo do comentário do Sr Darcy, as charges do Henfil continuam tão atuais…Li muito as tirinhas com o Zeferino a Graúna e o Bode Orelana na minha infância, publicadas em O Globo
Crítica inteligente e mordaz, sem cair na vulgaridade dos dias de hoje…