Democracia, a invenção do helenos

http://2.bp.blogspot.com/-ZzYFDTyrrPU/UYp4QULn3aI/AAAAAAAAAJM/Sz7HXZJ41SQ/s1600/FIGURA+1+-+POVO+NO+PODER.jpgMauro Santayana
Hoje em Dia

Dezenas de milhares protestaram, nas últimas manifestações, contra a política em geral, o PT, partidos políticos (da situação e, em alguns casos, também da oposição) e pediram uma “intervenção militar” ou o impeachment da Presidente Dilma, embora não exista, até agora, nenhuma possibilidade jurídica ou constitucional para de sua aprovação.

Querer derrubar Dilma, sem que esteja diretamente ligada aos crimes que foram cometidos na Petrobras, é o mesmo que pedir o impeachment de Fernando Henrique Cardoso na época dos escândalos do Banestado, da sua interferência pessoal (e telefônica) nos rumos da privatização, ou do afundamento da plataforma P-36.

Errado estava o PT à època, ao gritar Fora FHC, como estão agora os que bradam “Fora Dilma”, a chamam de vaca, e acham que vão obter o que querem na base da pressão.

É mais difícil, ainda, que aconteça uma “intervenção militar”. Primeiro, porque não existe mecanismo que a permita no texto constitucional. E também porque os militares da ativa não se moverão – a não ser que haja uma catástrofe – para tirar do poder o único governo que trabalhou, nas últimas décadas, para seu fortalecimento, com a Política Nacional de Defesa, a construção de novos satélites, bases e estaleiros de submarinos convencionais e atômicos, de caças de novíssima geração como o Grippen NG BR, de tanques como o Guarani, dos novos fuzis de assalto IA-2, de sistemas de mísseis como o Astros 2020, de misseis ar-ar como o A-Darter, de radares como os SABER, de aviões de transporte pesados, como o KC-390 da Embraer.

O QUE VAI ACONTECER?

Depois das próximas manifestações, o que vai acontecer? Aumentará, continuamente, ainda mais, a pressão por um impeachment, por parte de pessoas que se recusam a aceitar que ele é inviável do ponto de vista da Lei?

O PT pedirá, em reação a isto, que seus eleitores desçam de seus apartamentos – muitos também de classe média – e venham da periferia e do campo, para defender o respeito aos votos que depositaram na urna há menos de cinco meses atrás ?

Até agora, graças a Deus, as manifestações dos dois lados foram pacíficas, mas o que garante que vai continuar assim? O que ocorrerá se houver confronto? E quando surgirem os primeiros feridos, cadáveres, bombas caseiras, tiros, como vai ficar a situação? Será possível voltar atrás, depois que o primeiro sangue tiver escorrido pelo chão?

DIREITOS DEMOCRÁTICOS

Em uma democracia, o mais importante é o direito que cada um tem de pensar – ou gritar – o que quiser. Foi para dirimir as eventuais diferenças, que os gregos criaram, na antiguidade, para substituir o porrete, uma grande invenção. Nós só precisamos aprender a usá-la melhor, e não sair quebrando cabeça – ou cabeças – por aí, quando achamos que o fizemos mal.

Ela existe há pelo menos 2.500 anos – e teremos chance de recorrer a ela, daqui a pouco mais de dezesseis meses, para expressar a partidos e candidatos nossa vontade, nosso apoio ou repúdio, insatisfação ou indignação.

Ela significa escolha. E o seu nome é democracia. Mas pode chamar de eleição.

17 thoughts on “Democracia, a invenção do helenos

  1. Mais um esclerosado artigo ! Não foi o PT que mais batalhou pelo impeachment do Collor, que só foi julgado no ano passado ? De jornalista a advogado de defesa de quadrilheiros “!

  2. Como funcionam os cleptofascistóides. Somente hoje o meu computador foi aracado pelos IPs.:
    177.12.38.253
    189.1.135.140
    177.136.134.149
    177.12.44.239
    177.12.41.40
    177.12.28.202.
    Todos esses IPs são da mesma empresa, a Predialnet de Niterói. Terra do prefeito petista Rodrigo Neves…

  3. Sr Mauro,
    Sua gente roubou dinheiro público assim como os que estavam no poder antes deles. Graças ao primarismo dos métodos, restou evidenciado a prática.
    Sua gente se mostrou farinha do mesmo saco.
    Todos os dias tem brasileiros sofrendo em hospitais, escolas, transportes públicos e repartições públicas por conta desta ânsia de enriquecer a qualquer custo.
    Miséria e democracia não convivem juntas por muito tempo. Ou uma ou outra.

  4. O vetusto escriba está torcendo por um presuntinho. De nossa parte, não haverá. Queremos arrancar essa senhora do poder com nossa alegria, com nossa fé no Brasil, cantando nosso hino, portando nossa bandeira (que jamais será vermelha), levando nossas crianças, nossos jovens, nossos idosos, nesse congraçamento da cidadania brasileira. Somos branquinhos de olhos azuis, moreninhos de olhos castanhos, pretinhos de olhos negros, descendentes de orientais com olhinhos amendoados, enfim, brasileiros, donos desta terra. Para que o idoso escrivinhador tenha ideia de como nos portamos, aqui, em São Paulo, na mais Paulista das avenidas, até as revistarias permaneceram abertas.Houve lojas que abriram só para vender camisas amarelas. Sabiam, revisteiros e lojistas, que a decência estaria na avenida. Vá dormir, vovô. Suas palavras são bobinhas, sem sentido.

  5. Sei que este é um espaço democrático. Porém, aturar os artigos deste petralha e comunista é difícil. A democracia é um invento dos gregos, mas a corrupção no nivel em que se encontra atualmente é um invento deste corruptos petistas. Nunca vi tantos escandalos desde 2003, a cada dia ou semana num novo caso aparece. Se este incomptente não leu a reportagem da revistaIsto É, ele deveria ler imediatamente:

    http://www.istoe.com.br/reportagens/411244_AS+OPERACOES+DE+PALOCCI+NA+LAVA+JATO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

    Isto para mim é um caso de impeachment.

    A demoicracia é sim um invento dos gregos mas estes petralhas estão querendo substitui-la por uma ditadura bolivariana.

  6. O senhor Mauro esta precisando ser internado urgentemente na Clinica Palácio da Alvorada pa doentes mentais.

    Nada que ele escreve justifica a corrupção deste governo Dilma+Lula+PT.

  7. Claro Santayana eleição é um grande remédio!!!!
    principalmente quando se tem SMARTIC que resolve o pobrema [sic] eleitoral fáciu fáciul!
    seu artigo é um ato diversionista e precisa de um contorcionismo mental para conseguir lê-lo!
    as manifestações não foram contra o PT e ate partidos de oposição, isto só ocorreu
    nos blogs sujos pagos regiamente com dinheiro publico e chama isso de democracia não?
    a democracia petista é confirmar que todos são iguais e fazem as mesmas coisas isso é a logica democrática petista, os outros roubam e não fazem nada de mais em roubar também. Ora a retorica petista não era para mudar isso? ou era camuflagem para um projeto totalitário? bolivariano, projeto do Foro de São Paulo que durante mas de 15 anos foi negado e escondido, projeto de poder que abusa da democracia e que intelectuais como o missivista ou são cumplices ou são tolos o que não acredito…

  8. O fato que está claro como o dia é um só, apesar das infinitas palavras e recursos retóricos de milhares de robobos:

    “E S T E L I O N A T O E L E I T O R A L”.

    Lugar de estelionatário, tenho certeza, não poderia ser no governo.

  9. Pode até não haver nenhuma possibilidade jurídica ou constitucional
    para o impeachment da Presidente, mas não faltam motivos morais e
    éticos. Quem não lembra das mentiradas antes das eleições? A Presidente foi eleita dentro das normas legais democraticamente, ainda que pairam dúvidas sobre essa urna eletrônica e a apuração secreta até 80% dos votos.

  10. INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL MILITAR É LEGAL E CONSTITUCIONAL. De acordo com o primeiro artigo da CF, “o poder emana do POVO”. O povo é quem manda no Governo e nas Forças Armadas, quem paga os salários dos governantes e dos militares, é o próprio povo! Saiam às ruas e CLAMEM pelas Forças Armadas intervirem, pois os 3 poderes da República (Judiciario, Executivo e Legislativo) foram aparelhados e corrompidos! Impeachment é uma falácia, com o Congresso (Legislativo) todo comprado, não há outra solução. INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL MILITAR JÁ! SOS FFAA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *