Depois da euforia com a derrota do PT, a ficha do mercado começou a cair

Resultado de imagem para poupança charges

Ilustração reproduzida do Arquivo Google

Rosana Hessel
Correio Braziliense

O clima das reuniões sistemáticas que os economistas fazem com diretores e técnicos do Banco Central está mudando e há uma divisão clara de opiniões entre analistas de grandes instituições e de corretoras. Esse é um sinal de que a ficha do mercado financeiro está começando a cair antes mesmo dos 100 dias do governo de Jair Bolsonaro.

Depois de ficarem sob efeito anestésico da euforia com o resultado das eleições (que tinha poucos fundamentos concretos de uma retomada mais forte na economia), operadores estão começando a colocar as barbas de molho e começam a fazer previsões mais realistas. 

DIVISÃO – Os representantes dos grandes bancos e de consultorias são mais cautelosos sobre o crescimento da economia neste ano. Já os analistas de corretoras, que operam em bolsa, são os mais resistentes. Eles ainda não querem jogar a toalha totalmente, pois apostaram alto na retomada mais forte e que não vai se concretizar, segundo fontes do mercado.

As condições externas e os sinais de que o novo governo parece não estar dando a prioridade necessária para a reforma da Previdência, a mais importante de todas, tem preocupado os analistas. Apesar de a proposta ser bem ampla e ter sido apresentada em 20 de fevereiro, ela ainda mal começou a ser articulada no Congresso, que ainda não montou as comissões. E, enquanto o governo não enviar o projeto da reforma dos militares, dificilmente a roda vai girar.

SINALIZAÇÕES – E, para piorar, Bolsonaro, começa a queimar munição sinalizando mudanças antes mesmo de negociar com parlamentares e protagonizando nova crise de credibilidade internacional com vídeo polêmico publicado na internet no carnaval, que desvia o foco e só ajuda a afugentar investidores para o país quando ele aparece em rede social perguntando o que é “golden shower” — algo nada apropriado para alguém que governa a maior economia da América Latina. O impacto dessa confusão nas expectativas deverá ser refletido nos próximo Boletim Focus, do Banco Central.

Após o resultado fraco do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, a mediana das expectativas do mercado para o crescimento da economia brasileira neste ano passou de 2,48% para 2,3%, conforme o Focus desta semana. Contudo, esse dado é muito otimista se comparado com a nova estimativa de crescimento do PIB do Brasil, de apenas 1,9%, recém revisada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

NOVAS PREVISÕES – As entidades multilaterais costumam ser sempre mais otimistas do que o mercado em geral. Portanto, novos cortes nas previsões devem vir por aí.

Enquanto isso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, parece estar esperando a poeira desse carnaval tumultuado baixar, pois evitou vir para Brasília nesta semana. Agenda dele na capital federal, apenas a partir de segunda-feira. Analistas já sentem falta de ação do ministro. Ele tem evitado dar entrevistas e declarações. Nem mesmo a promessa feita por ele de anunciar uma medida por dia nos primeiros 100 dias foi cumprida.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É claro que a ficha do mercado logo iria cair. Os analistas sabem que a reforma da Previdência não é o principal problema da economia. Simultaneamente, é preciso também equacionar a dívida pública. Mas quem se interessa? (C.N.)

50 thoughts on “Depois da euforia com a derrota do PT, a ficha do mercado começou a cair

  1. Para mim sempre o que vai interessar é a ECONOMIA do país, pois se houver prosperidade econômica é certo que haverá emprego e é o que mais interessa ao trabalhador brasileiro, de modo que faço a seguinte pergunta ao Ministro Paulo Guedes, sobretudo porque foi slogan eleitoreiro “Mais Brasil; menos Brasília”, quando haveremos de ter mais BRASIL e menos Brasília?
    Pois, são resultados econômicos concretos e imediatos que interessam a classe de trabalhadores brasileiros.

    • Tudo isso me faz lembrar os Estados Unidos.
      Os democratas batem pesado contra o Trump, mas quando os números aparecem mostram um país com menos desemprego e a economia crescendo.
      Este é o cala boca do Trump.
      O Bolsonaro está na fase do “desfazendo” as maracutaias dos governos anteriores: Lei Rouanet, recadastramento dos beneficiários sociais – dizem que 500 mil não se recadastraram -, redução drástica dos sindicatos – eram 17 mil e, talvez, restem uns 100 ou um pouco mais (a contribuição já não é mais obrigatória), e por aí vai.

      Depois da “limpeza”, aí, sim, começa uma nova etapa e, para o bem do Brasil, espero que a economia do país comece a funcionar positivamente, para o bem do Brasil e do nosso povo.

  2. A esquerda é a responsável do que colhemos hoje com a implantação do socialismo, na sua corrente fascista, por Getúlio em 35 .
    Todo estado socialista é excessivamente regulamentado e inchado de burocratas precisa de uma fortuna para seu sustento. Uma conta impagável e que aumentou descaradamente na administração corrupta do partido do crime, PT.
    Agora é isso: um beco que parece sem saída e pior , a esquerdinha já começou a colocar a culpa no atual governo que ainda não completou 2 meses.

    Que país.

    • A direita militar no poder por 2 décadas no Brasil foi responsável pelo forte aumento da desigualdade no pais.

      Em 1960, antes da ditadura, o índice de Gini, utilizado para medir a concentração de renda estava em 0,54 (o coeficiente de Gini vai de 0 a 1, quanto mais perto de 1, mais desigual) e pulou para 0,63 em 1977. Os economistas foram unânimes em dizer que os empresários e a classe média que possuía maior nível de instrução foram beneficiados em detrimento da parte mais pobre da população.

      a conta do crescimento desenfreado baseado em um alto grau de endividamento ficou para a redemocratização.

      (os militares) Ao deixarem o poder em 1984, a dívida representava 54% do PIB segundo o Banco Central, quase quatro vezes maior do que na época que eles tomaram o poder em 1964, quando o valor da dívida era de 15,7% do PIB.

      A inflação, por sua vez, chegou a 223%, em 1985. Quatro anos depois, o país ainda não tinha conseguido se recuperar e ostentava um índice de inflação de 1782%. No jargão econômico, costuma-se dizer que os militares deixaram uma “herança maldita”.

      • Os militares nunca foram de direita, se fossem não teriam cassado Carlos Lacerda.
        Tudo que Geisel fez na economia e colocou o Brasil ladeira baixo foi coisa coisa de esquerda: criou 400 estatais, fechou o país, enquanto o mundo ficava rico com a globalização,etc,etc,etc.
        Vc ainda está no estágio de se orientar por clichés.
        Direita é o povo.

      • E o pt deixou uma bendita?
        Acorda alice, a mentirada ptista tá vindo a tona, parafraseando outro comentarista aqui da TI, “O diabo incentiva a a roubar mas não ajuda a carregar”

      • Sr. Alex, já fez 33 anos que os militares deixaram o poder e você ainda vez falar do índice de Gin?

        Desses 33 anos, o PT governou os 4 últimos mandatos (2 do Lula, 1,5 da Dilma e meio do Temer, o seu vice) e não fizeram nada pra consertar o tal do Gini?
        Com tanto tempo no poder o Gini deveria estar zerado, né mermo?

        É muita conversa mole, é muito mi-mi-mi.
        Ainda vamos enfrentar isso por 7 anos e 10 meses.

  3. A índole dos “anti-Bolsonaro”:
    “A FARSA”. Filósofa Márcia Tiburi , se autoexilou em Paris alegando medo de continuar no Brasil. Ela, então , parte dos Estados Unidos , onde está alguns meses, para a França , onde seu marido faz pós-doutorado. Ou seja , o povo continuará sustentando o marido de Tiburi em Paris.”

  4. É inacreditável que as viúvas do “mito” ainda coloquem a culpa nas gestões anteriores, indo até, acreditem, a Getúlio Vargas.

    Vocês, viúva do “mito”, não disseram que tudo iria mudar com Jair presidente? O que faz o fanatismo, né não?!.

    O outro está preocupado com o marido da Márcia Tiburi. É inacreditável, totalmente sem pé nem cabeça. Será que é ciúme porque o cara saiu do Brasil?

    Voltemos à realidade, qual seja, mais uma fraude eleitoral!

    Como diz uma colega de trabalho:

    “Tirando o motorista e o cobrador, tudo é passageiro”. Passou a euforia e a mentira. Acabou, voltamos a estaca zero.

    Tenham um bom dia!

      • Não se preocupe, Sr. Jared, desse mal eu não sofro, qual seja, ter um político de estimação. Não dou meu voto a candidato algum a pelo menos 25 anos.

        Se procurar aqui na TI verá que nos governos petistas também fui crítico.

        Como diz o ditado:

        “Não vote, a rebelião se justifica”.

        Sustentar esses políticos com meu voto, jamais. Com os políticos que temos, nada mudará, tenha certeza disso. Só mudará a favor deles.

        Outro ditado:

        “Se o voto mudasse alguma coisa em favor da população, o voto seria proibido”.

        Diz aí, qual projeto seu “mito”, com tanto tempo como “político”, aprovou? Se é que ele ia à Câmara.

        Desculpe, não vim para confundir.

          • Juninho, mais uma vez, pesquise na TI que encontrará crítica minha ao PT. Pesquise.

            Tu é um cabra bom, mas peca por ser arrogante.

            Tal “mito” tal “fanático”!

            Números de Eleitores: 147.302.354

            Quantidade de votos do “mito”: 57.797.847

            Quantidade de votos contra/nulos/brancos/abstenção: 89.504.507

            Os números não mentem!

            Grande abraço!.

        • Sr. Sebastião Barros, o Lula, na sua primeira eleição, ganhou com o meu voto.
          Mas, me parece, que quem mudou, de fato, não fui eu, FOI O LULA, FOI O PT..

          Nesta última eleição votei no candidato que tinha mais condições de tirar o PT do poder.
          Defendo o Messias, que não é o “Bessias”, pela incoerência das críticas.

          Quanto às atividades políticas do Bolsonaro, não as acompanhei em detalhes.
          Sei que ele sempre se posicionou contra esses partidos tidos ‘do povo’ (socialistas, trabalhistas, comunistas) e isto já era um bom começo.

          Quanto aos votos que ele deu às matérias discutidas e votadas na Câmara, para mim, foram suficientes para não rejeitá-lo.

          E outra coisa: investigaram “de cabo a rabo” a vida do Bolsonaro e nada encontraram, acredita?
          Não é que o cara não é corrupto?
          Como diz o cristão: Ô GLÓRIA !!!.
          Fique na paz.

    • O que é inacreditável é querer que tudo se resolva em 2 meses, pra quem passou 16 anos sob o domínio ptista é impensável passar 2 meses debaixo do bozo.
      E realmente o que faz o fanatismo, cega a inteligencia corrompe o raciocínio, se nada tivesse mudado, o lula tava na presidência, a dilma ministra da economia e oce batendo palmas.

  5. Só um esquerdinha pode achar que um país, destruído pela esquerda, principalmente nestes últimos 20 anos, com roubos e uma corrupção jamais vistas na história da humanidade, possa ser consertado com 2 meses de um novo governo.

    • Juninho, fica assim não. Seu “mito” acabou. Com a infantilidade como ele governa o país, ele está precisando mesmo é de um parque de diversão ou playgraound.

      Muito infantil e despreparado para o cargo que ocupa. E seu seguidores fanáticos, o quê dizer? Nada, só lamentar.

      • Sebastião, que ele possa ser infantil, que seja despreparado, não é nada de novo, para governantes deste pais, ou , conta uma novidade, ou vc teria um outro presidenciável a altura para o posto, tenho certeza que não.
        E no meu modesto modo de pensar, ele já cumpriu 100% de minhas expectativas, Rompeu um ciclo enfraqueceu substancialmente os inimigos do pais, os traidores do povo. que no desespero diante da derrota total lança mão de todos os recursos para tentar voltar ao poder.
        Se ele fizer qualquer outra coisa é lucro.

        • … “E no meu modesto modo de pensar, ele já cumpriu 100% de minhas expectativas, Rompeu um ciclo enfraqueceu substancialmente os inimigos do pais, os traidores do povo. que no desespero diante da derrota total lança mão de todos os recursos para tentar voltar ao poder…”

          Bem, como inimigos do país temos: banqueiros, empresários (estes adulados pelo Paulo Guedes) e os próprios políticos, dos quais se insere o seu “mito”.

          Você, então, já está no lucro.

          “Nação subdesenvolvida”!!

          • `e o que digo:

            A esquerda apenas lembra seus poucos méritos e e esquece suas inúmeras tragédias.

            Mas está sempre pronta a apontar o dedo para os outros.

            Paulo Guedes parece mesmo representar os banqueiros e deve ser corrido do governo mas…….o PT apontar isso ???

            “””Bancos lucraram 8 vezes mais no governo de Lula do que no de FHC”””

            Veja 12.09.2014

          • Pelo que me lembro, quem trouxe a divida externa para dentro do pais, para encher os bolsos dos banqueiros com juros estratosféricos em comparação com o mercado externo, foi o lula, e se não me engano todo mundo bateu palmas, só os banqueiros que não, pra não dar na vista.
            e contra é contra, nulo em branco e abstenção não quer dizer contra.

  6. Saiu no DOU de hoje:

    “Bolsonaro acaba com 21 mil CCs do governo federal”

    “A maior parte dos CCs foram criados ou preenchidos pelos governos lulopetistas de Lula e Dilma.”

    “O editor recebeu o texto integral do decreto 9.725, assinado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo qual extingue 21 mil CCs (Cargos em Comissão) e FGs (Funções Gratificadas) do governo federal.”

    ===> Políbio Braga

    ————————————————————

    Todos em coro sincronizado:

    “Fora Jair Bolsonaro!”

  7. A esquerda é culpada por Donald Trump dar uma rasteira em Bolsonaro e passar à ser o principal fornecedor de soja para China. A esquerda é culpada pela incompetência deste governo sem projetos e sem rumo, que até agora, só se preocupou em botar panos quentes em escândalos e apartar brigas, a esquerda é a grande culpada por estes incompetentes ascenderem ao poder. Realmente foi a esquerda.

    • Quanta bobagem você propaga!

      “Exportações do acumulado deste ano já superam mesmo período do ano passado; racionamento da demanda brasileira será necessário”

      A soja brasileira continua mais competitiva no mercado internacional e, portanto, ainda atraindo os compradores da China, os quais ainda têm de enfrentar a tarifação de 25% caso optem pelo produto dos Estados Unidos. “E além dos prêmios, a soja brasileira ainda tem um prêmio de qualidade de 20 cents de dólar por bushel sobre Chicago”

      https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/soja/231338-china-segue-comprando-soja-do-brasil-diante-de-acordo-com-os-eua-na-corda-bamba.html

    • Caro leitor e comentarista Vicente Quinane,
      Ao contrário da sua afirmação, a demanda da China pela soja brasileira continua bastante aquecida e os números já apontam para exportações bem maiores do que em 2018.
      Segundo um levantamento da Agrinvest Commodities, o Brasil já tem 14,66 milhões de toneladas comprometidas (embarcadas + nomeadas) no acumulado do ano, contra 12,8 milhões do mesmo período de 2018.
      “O fluxo continua forte no Brasil, e o ritmo está mais acelerado do que no ano passado”, explica um analista de mercado.
      Tenha a certeza de que a soja brasileira ainda continuará a ser destaque no mercado internacional pela alta dos preços.
      Segundo Carlos Cogo, Diretor da Cogo Inteligência em Agronegócio, observa que os chineses estavam mesmo esperando a chegada da nova safra da América do Sul para voltarem às compras, o que reafirma os números recordes das exportações de soja do Brasil no primeiro bimestre de 2019 de 8,245 milhões de toneladas, 86% maiores do que no mesmo intervalo do ano passado.
      Em tais condições, o aventado acordo entre a China e os Estados Unidos que poderia eventualmente prejudicar a exportação brasileira, está, apenas no terreno das especulações.
      Essas informações foram extraídas do sítio eletrônico “notícias agrícolas” já lhe apresentado pelo leitor e comentarista Eduardo Areal, incursione nele para tomar conhecimento sobre a agricultura brasileira.
      https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/soja/231338-china-segue-comprando-soja-do-brasil-diante-de-acordo-com-os-eua-na-corda-bamba.html#.XIkJ1yJKjIV

  8. Caros Colegas de Ti

    acho que temos que pacificar algumas coisas;

    Bolsonaro não é uma Brastemp . OK

    a Herança do PT é muito mais maldita que qualquer outra na história do Brasil.

    Se o PT depois de 16 anos no poder ainda falava da herança maldita de FHC e agora citam os militares, como exigir soluções de bolsonaro em menos de 90 dias? Um minimo de racionalidade deve-se ter ou então isto não é uma tribuna é uma cloaca.

    Por favor srs da esquerda: Bolsonaro foi eleito democraticamente, se existem duvidas da eleição seguramente é sobre a pequena diferença de votos ao contrario do que se via no Brasil e nunca sobre os votos de Bolsonaro.

    Se foi eleito, qualquer brasileiro digno do nome não deve querer o sucesso do Brasil para que possamos sair deste lodaçal?

    Como é possível passar todo o segundo querendo a tragedia do governo escolhido pelos brasileiros?

    Vamos parar de ser escrotos este é o termo correto.

    Se Bolsonaro tem culpas, vamos apura-las, mas é uma cara de pau , uma mau caratismo gigantesco se arvorar de donzelas depois de tudo que vimos.

    O Pt saiu de cena e seus crimes se apagaram? Magicamente seus efeitos desapareceram?

    Mesmo que tenhamos o dever ser ponderados é quase impossível argumentar com esquerdistas , pelo menos no Brasil.

    Eles tem a exclusividade da honestidade, dos programas que deram certo, do desenvolvimento, do bem estar todo o resto, principalmente os mortos e feridos deixados no caminho são responsabilidade dos outros, sejam quaisquer outros, menos eles.

    Pelo amor de Deus, daqui a pouco se o Bolsonaro disser: Não dá mais pra aguentar , temos que varrer estes malucos , vamos nos queixar “somos perseguidos…etc”

    Por favor cresçam .

    Uma sugestão ao C.N:

    Por favor faça uma pesquisa de quais são as profissões, história de vida e principalmente do que vivem os comentaristas aqui..
    Tenho a convicção de que a ampla maioria deste raivosos e virginais esquerdista , que retornam sedentos de sangue , poucos dias após perder a eleição ou são profissionais a soldo ( de onde veio todo este dinheiro ???) ou são beneficiários de mamatas diversas , naõ disponíveis para os simples mortais, que lhes permitem passar o dia defendendo seus “ideais”…

  9. O grande e incontestável fato é que o presidente pode desagradar a quem bem entender, desde que a economia melhore, passa de vilão a grande estadista sem escalas. Ele precisa dar suporte ao mercado e passar otimismo a população e não vai fazer isso tocando o terror com arrocho previdenciário ou abrindo as pernas para os políticos. Precisa chacoalhar bem a sua equipe e quem preferir trabalhar para alegrar a políticos e banqueiros que saia do governo e siga o seu ofício. Quanto aos estrangeiros, os americanos foram bem realistas, “amigos, amigos, negócios à parte”.http://www.tribunadainternet.com.br/wp-admin/edit-comments.php?comment_status=all&paged=2#comments-form

  10. IPOJUCA PONTES:

    “Mourão, o sistema e o golpe”

    “No “sistema” dos generais (da reserva) aboletados no Palácio do Planalto, a figura indicada para entrar em ação é a do general Mourão, personagem do teatro burlesco apoiado ferozmente pela mídia esquerdista, em especial os órgãos de comunicação que integram as Organizações Globo (TV Globo, O Globo, Globo News e CBN, emissoras 100% esquerdistas).”

    Artigo completo em:

    https://diariodopoder.com.br/mourao-o-sistema-e-o-golpe/

  11. Não sou produtor, sou empresário da área de cosméticos.Gero impostos para nação e renda para 25 funcionários. Outra, a imprensa especializada, relata justamente aquilo que eu disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *