
Ilustração reproduzida do Arquivo Google
Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes
Desde que eu entrei no mundo literário do Instagram, passei a ver que era comum as pessoas criarem “desafios literários”. Até então eu nunca tinha ouvido falar disso, muito menos participado de algum.
Ao longo de 2020, participei de alguns promovidos por outros perfis literários. Eles consistiam, por exemplo, em falar de um livro uma vez por semana nos Stories, seguindo determinado tema estipulado pelo organizador. (os stories são publicações temporárias, que ficam disponíveis durante 24h no perfil da pessoa).
TEMA LITERÁRIO DO MÊS – Com isso, em novembro de 2019 criei um desafio para mim mesma, no meu bloco de notas do celular. Defini um tema para cada mês, a fim de “cumprir” aquele desafio pessoal, que era ler um livro por mês, dentro da temática que eu defini. No início de janeiro, porém, pensei: por que não compartilhar esse desafio com os leitores que me acompanham no Ju Entre Estantes?! Mais que isso, que tal premiar os participantes no final do ano (afinal, é mais um estímulo para a leitura!).
Então, nasceu o Desafio Literário Entre Estantes 2021! Considerei uma boa ideia trazer para Tribuna, uma vez que vocês, leitores, podem querer participar ou criar seus próprios desafios e metas literárias da forma que preferirem!
BENEFÍCIOS DE DESAFIOS LITERÁRIOS – Sem dúvida o ponto mais positivo é incentivar o hábito de leitura, nos fazendo ler pelo menos um por mês (ou quantos você estipular no seu desafio). Para mim, outro aspecto interessante é ler alguns parados na estante há muito tempo, pois como os temas são abrangentes, temos diversas opções para cada mês.
Por fim, mas não menos interessante é a interação entre leitores! O Instagram é uma rede social muito movimentada, então as trocas de dicas e impressões sobre livros são diárias (tanto nos posts como nos stories). E aqui na Tribuna também não é diferente, pois são todos muito participativos e sempre trazem dicas literárias excelentes! Então, conheçam mais detalhes sobre o Desafio Entre Estantes 2021:
DESAFIO “ENTRE ESTANTES 2021” – Abaixo, seguem os temas de cada um dos meses:
JANEIRO. Um livro escrito por uma autora negra
FEVEREIRO. Um clássico (brasileiro ou estrangeiro)
MARÇO. Um livro pouco conhecido
ABRIL. Um livro nacional
MAIO. Um livro parado na estante há mais de 4 anos
JUNHO. Um livro famoso que você ainda não leu
JULHO. Um livro sem a letra “A” o título
AGOSTO. Um livro técnico/acadêmico (de qualquer assunto)
SETEMBRO. Um livro de capa amarela, laranja ou vermelha
OUTUBRO. Um livro desafiador (pelo idioma, tema ou tamanho)
NOVEMBRO. Um livro de capa azul (ou tons azulados)
DEZEMBRO. Uma biografia
No Instagram, o desafio tem mais detalhes, e ao final do ano quem participar fazendo pelo menos quatro posts de leituras relacionadas aos temas, concorrerá a prêmios literários. Quem quiser participar, basta me mandar mensagem no @juentreestantes.
Esse post de hoje é para apresentar a vocês, leitores do blog, novas ideias e possibilidades! Criem suas próprias metas, inovem, inventem. O importante mesmo é não deixar o hábito da leitura se apagar ao longo de 2021!
Bom final de semana a todos e até a próxima!
1) Parabéns pela iniciativa. E já que estamos em janeiro, no desafio, recomendo “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, publicado em 1960.
2) Ando caçando este livro nos sebos…
Vá no Google e digite “Estante virtual”. Lá há vários exemplares à venda online. 🙂
Feliz que tenha gostado, Antonio! Muita gente fala muito bem desse livro, tenho muita vontade de ler! SUPER obrigada pela dica!!!! Com certeza está na minha lista!
Bom final de semana!
Bom desafio. Parabéns!!!!
Obrigada, José!! Qual você vai ler em janeiro??
Abraços!!
Diria Maradona que foi “La mano de Dios” que me fez abrir agora nossa TI!
Excelente ideia e artigo. Tão boa, tão atual que merecerá um espaço especial no nosso site das escolas!
Um país com um povo que não lê, certamente, será um país sem felicidade!
Obrigado pelo feliz final de semana que terei e parabéns.
Fallavena
Que bacana, Antonio! Feliz que tenha gostado da ideia! 🙂 Qual é o site de vocês??