Desde Montesquieu, a política é o bem comum

Resultado de imagem para montesquieu frasesSebastião Nery

A esquerda brasileira sempre foi ligada à esquerda francesa desde Montesquieu. Apolônio de Carvalho e André Malraux lutaram juntos na Guerra Civil Espanhola e na resistência ao nazismo em plena França ocupada por Hitler. Na ditadura militar brasileira, Brizola ficou amigo de Mitterrand, ao dirigir a Internacional Socialista do Brasil. Miguel Arraes, exilado na Argélia, era amigo de Michel Rocard, primeiro-ministro de Mitterand, presidente da França socialista. Lionel Jospin, primeiro-ministro da França pelo Partido Socialista, é até hoje amigo dileto (foram colegas de estudo na Sorbonne) do médico brasileiro potiguar Kleber Morais, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Jack Lang, o grande motor da cultura da França nos governos de Mitterrand, construindo a biblioteca Nacional François Mitterrand, o Arco de La Defense, a ópera da Bastilha e tantas outras pérolas dos governos socialistas, tem amigos brasileiros de norte a sul.

ESTENDENDO A MÃO – Todos esses e tantos outros, de uma maneira ou de outra estenderam a mão para os exilados brasileiros. Não foram só eles. Portugal e União Soviética foram exemplares, mas em nenhum país como na França os partidos Comunista, Socialista e tantos outros, deram casa e comida aos desterrados brasileiros na ditadura militar. Agora, pela primeira vez em séculos, o abraço político da França à esquerda brasileira está sendo dado pelo partido Socialista e outros fora do poder.

Ainda não se sabe como será Macron no seu mandato. Viver é um acontecimento político. A política está presente no cotidiano de todos e se alargando em todas as relações sociais e econômicas.

Aristóteles, em “Política”, na velha Grécia, afirmava: “A política é a ciência da felicidade humana”. Séculos depois, o gênio São Tomás de Aquino ratificava: “A política é a arte de formar homens e administrar visando o bem comum”. Platão, professor de Aristóteles, advertia: “Não há nada de errado com quem não gosta de política. Simplesmente serão governados pelos que gostam”. Os três deixam implícito que é preciso separar a política que visa o bem comum, os politiqueiros e a politicagem.

PARTICIPAÇÃO – A política afeta a vida de todos. Só a participação consciente da sociedade pode exigir políticas públicas fundadas na construção de realidade mais justa e com oportunidades iguais para todos. Os homens e mulheres que fogem da política e do supremo ato de lutar pelo interesse comum, garantem a sobrevivência e vida longa para os dilapidadores do interesse público. Legendas partidárias no Brasil, na sua quase totalidade, representam a antipolítica. Estima-se que 90% dos eleitores não se sentem representados por nenhum partido.

Em 1793, Robespierre à frente do governo definiu o que deve ser a ética pública: “As funções públicas não podem ser consideradas como sinais de superioridade, nem como recompensa, mas como deveres públicos. Os delitos dos mandatários do povo devem ser severa e agilmente punidos”. Dois séculos depois, seu pensamento seria incorporado na “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”.

                                 (artigo enviado por Mário Assis Causanilhas)

3 thoughts on “Desde Montesquieu, a política é o bem comum

  1. “Queres conhecer o Inácio, coloca-o num palácio.”
    Aparício Torelly, o Barão de Itararé (1895-1971

    ou seja, de-lhe poder.

  2. Pagou qto ?

    Porque o sigilo ?
    Rouba se a vista e paga se a fiança a prazo ?
    Que país é esse ?
    Vergonha

    Eike começa a pagar fiança e vai seguir em prisão domiciliar, decide juiz

    Marcelo Bretas suspendeu efeitos da decisão de volta à cadeia caso os R$ 52 milhões não fossem pagos integralmente – valor depositado não foi divulgado. Prazo terminaria à 0h de quinta-feira.

    Link
    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/eike-comeca-a-pagar-fianca-e-juiz-suspende-ameaca-de-volta-a-prisao-domiciliar.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *