Desprestigiado, o Brasil fica mais uma vez de fora dos convidados para cúpula do G7 

Com rejeição em alta, Ernesto Araújo pede demissão do cargo | Política

Ernesto Araújo foi o pior chanceler da História Republicana

Cristiane Noberto
Correio Braziliense

A Alemanha deixou o Brasil de fora da lista de convidados para a reunião do G7, grupo com as sete maiores economias do mundo. O país europeu anunciou, nesta segunda-feira (2/5), que quatro nações em desenvolvimento foram chamadas a participar do encontro, que ocorrerá entre 26 e 28 de junho.

Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia foram convidados para a rodada. O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit. Desta vez, Berlim ocupa a presidência rotativa do grupo. É uma tradição do G7 chamar os países com maior relevância no momento do evento.

BARRADO NO BAILE – O G7 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019, o Brasil não recebe o convite.

O atual chefe do Executivo pode ser o primeiro da história da Nova República a nunca ter participado de uma rodada com os países mais industrializados do mundo.

O convite à Índia tem o intuito de isolar a Rússia diplomaticamente, apesar de o premiê indiano Narendra Modi não condenar as ações dos russo e, inclusive, aumentar a importação de petróleo daquele país.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
A diplomacia tem sido o mais expressivo ponto franco do governo Bolsonaro, que seguiu as equivocadas orientações de Olavo de Carvalho, abandonando a linha independente que o Brasil mantinha desde a época áurea do Barão do Rio Branco. O resultado é que hoje o Brasil está escanteado pelo resto do mundo. Um retrocesso inacreditável para um país de tamanha importância. (C.N.)

13 thoughts on “Desprestigiado, o Brasil fica mais uma vez de fora dos convidados para cúpula do G7 

  1. “BARRADO NO BAILE – O G7 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.”
    PS. Uma questão de coerência e lealdade ao BRICS oras pois, no meu entender, incabivel traição, seria esse falso e a ser desconfiado forçado “encaixe”!

  2. Sr. Newton,

    Veja a que ponto chegou o talebanjeguismo dos TelesPastores Multi-Milionários….

    Esse é mais um daqueles que vivem nos Aparts-Mansões regado a muito caviar, garrafas de vinhos e champagne á 80 mil euros e não sabem a realidade brasileira…

    Precisam tomar um banho de rua…

    ‘Mendigos têm o dever bíblico de passar fome’, diz pastor armamentista

    https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2022-05-04/mendigos-tem-o-dever-civico-de-passar-fome–diz-pastor-armamentista.html

  3. Sem muito e verbos e conjunções, a verdade é que hoje em dia somos anões entre as nações. Nossa economia afunda enquanto corruptos abundam.
    O mais temeroso é termos como os mais bem cotados candidatos á presidência um que é burro e um outro que é louco. And so the life goes by.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.