Diagnosticado com pneumonia, Dias Toffoli continuará afastado do STF por pelo menos mais dez dias

Toffoli passou por uma cirurgia para retirada de um abscesso

Rosanne D’Agostino, Fernanda Vivas e Márcio Falcão
G1 /TV Globo

Boletim médico divulgado nesta sexta-feira, dia 29,  informa que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, passa bem e deve receber alta nos próximos dias. Toffoli foi internado no sábado, dia 23, para um procedimento cirúrgico de drenagem de um abscesso.  Durante a internação, o ministro teve um “quadro de pneumonia”, com sintomas que geraram suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Os exames deram resultado negativo.

Segundo o boletim, “houve melhora clínica significativa com as medidas terapêuticas implementadas nas últimas 48h, com previsão de alta para os próximos dias”. “O paciente permanecerá com a recomendação de repouso domiciliar, afastado das atividades laborais pelo menos por dez dias, quando será reavaliado pela equipe médica”, diz o informe.

VISITA – Na quarta-feira, dia 27, o presidente Jair Bolsonaro visitou Toffoli no quarto do hospital privado, em um compromisso que não estava previsto inicialmente na agenda. A visita durou menos de 30 minutos.

Desde o último domingo, dia 24, o vice-presidente do STF, ministro Luiz Fux, assumiu o comando dos trabalhos. Ele deve seguir na presidência interina até o retorno de Dias Toffoli. O Plenário aguarda a volta do presidente, por exemplo, para analisar a ação em que a Rede Sustentabilidade questiona a validade do inquérito das fake news.

O debate foi retomado porque na quarta-feira, o ministro relator Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Federal a cumprir 29 mandados de busca e apreensão nesse inquérito. Os alvos são aliados do presidente Jair Bolsonaro, que chegou a questionar a validade das medidas.

SUSPENSÃO – Após a operação, o procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras, pediu ao STF que o inquérito seja suspenso. O relator, ministro Edson Fachin, voltou a pedir que a ação da Rede seja analisada em plenário. Cabe ao presidente do STF pautar esse julgamento. A expectativa é que Toffoli retorne ao trabalho e, só então, essa data seja marcada.

Nesta sexta-feira, a autora da ação, Rede Sustentabilidade, pediu que a ação contrária ao inquérito das fake news seja extinta. “Se, em seu nascedouro, o inquérito, ao que indica a mídia, apresentava inquietantes indícios antidemocráticos, um ano depois ele se converteu em um dos principais instrumentos de defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral”, diz o pedido de extinção.

###
ÍNTEGRA DO BOLETIM MÉDICO:

O Presidente do STF, Ministro Dias Toffoli, foi internado no Hospital DFStar, no último dia 23, e submetido a um pequeno procedimento cirúrgico de urgência. Devido a um quadro de pneumonia foram realizados testes específicos para Covid-19, cujos resultados foram negativos. Houve melhora clínica significativa com as medidas terapêuticas implementadas nas últimas 48h, com previsão de alta para os próximos dias. O paciente permanecerá com a recomendação de repouso domiciliar, afastado das atividades laborais pelo menos por dez dias, quando será reavaliado pela equipe médica.

Dr. João Pantoja
Pneumologista/Diretor Geral – Copa Star

Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar
Cardiologista/Intensivista – Villa Nova Star

Dr. Pedro Loretti
Diretor Geral – DF Star

Dr. Luiz Lobato
Cirurgião

7 thoughts on “Diagnosticado com pneumonia, Dias Toffoli continuará afastado do STF por pelo menos mais dez dias

  1. Quando teremos um país em que qq autoridade seja tratado no SUS e não em hospitais de griffe com quatro médicos o assistindo por conta dos contribuintes que morrem nos corredores de UPAs, etc., sem qq assistência, morrem nos ambulatórios e ainda pagam a conta dos rábulas.

  2. Taí, o castigo tarda mas não falha. Quem mandou soltar Dirceu (num pedido de HC!), compadriar-se com Lewandowsky para proteger o Ladrão e companhia, e ainda influenciar a infame votação contra a segunda instância.
    A pneumonia deve ser ação do Espírito Santo a pedido da Damares, que fala a qualquer hora com o Jesus, que é o Espirito, que é Deus, e que é os tres ao mesmo tempo. Xiii, me enrolei!

  3. Vamos exigir das partes competentes a mostra dos exames e resultados da saúde dele. Como foi feito com o Presidente Bolsonaro, o Presidente do STF também tem que cumprir com as determinações do próprio STF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *