Dica de leitura em tempos de coronavírus: “O poder do agora”, um eterno best-seller

O Poder do Agora - Livro - WOOK

A mente é como o corpo e precisa de treinamento

Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes

Esvazie sua mente de opiniões para ler esse livro. Foi com esse pensamento que iniciei a leitura de “O poder do agora” e não é exagero afirmar que ele me transformou de muitas formas. Não é à toa que esse livro é um best-seller há muitos anos. Logo eu, a leitora voraz que virava a cara para qualquer título que se aproxime de autoajuda, por pensar – equivocadamente – que “qualquer livro relacionado ao assunto é cansativo, porque só fala o que o leitor quer ler”.

Quebrar pré-conceiios – “O poder do agora, maior sucesso de Eckhart Tolle, escritor alemão radicado no Canadár, surgiu para quebrar paradigmas e romper as barreiras de “pré-conceitos literários”.

NÃO É AUTOAJUDA – Além do mais, não o considero um livro de autoajuda, embora sirva como um necessário incentivo para repensarmos diversos aspectos de nossa vida e de todos ao nosso redor.

E essa dica de leitura foi pensada em relação ao momento pelo qual estamos passando. O mundo está parado, atônito e temeroso, e as pessoas têm tempo para pensar sobre si mesmas. Com toda certeza, esse livro nos traz uma visão concretude num momento de incertezas, possibilita acalmar nossa mente em dias de inquietação extrema e induz cada um a olhar para dentro de si mesmo, num período de julgamentos virtuais diários.

VIVER O PRESENTE –  Nós passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e finalmente seremos felizes. Mas, se queremos realmente mudar nossas vidas, precisamos começar neste momento. Essa é a mensagem simples, mas transformadora de Eckhart Tolle: viver no agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação.

Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, Tolle elaborou um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior. Este livro é um manual prático que nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos.

###
CINCO MOTIVOS PARA LER “O PODER DO AGORA”

  1. É uma leitura necessária e transformadora, daquelas que nos fazem repensar em muitos hábitos nocivos à nossa saúde mental (por exemplo, se martirizar pelo que poderia ter acontecido ou o que pode acontecer daqui a algum tempo).
  2. Apesar de ser uma leitura densa, a escrita do autor é clara e nos instiga a ler mais e mais. No entanto, não pegue o livro para ler rápido ou de forma superficial. A leitura precisa respeitar o seu tempo.
  3. Como disse o item 2, não é um livro para apenas passar o tempo. É bom pegá-lo pra ler e estar disposto a refletir. Tanto é que, logo no início, o autor mostra um símbolo e diz que toda vez que aquele sinal aparecer nos capítulos é para o leitor parar de ler e refletir sobre os últimos trechos – dinâmica muito interessante e que só enriquece a experiência do livro.
  4. Um dos assuntos sobre os quais ele fala bastante é nosso sofrimento em relação ao Passado e ao Futuro, aspectos que não temos controle. Ele nos leva a compreender maneiras de não perder o foco no nosso Presente (que, segundo ele, é tudo o que temos de verdade).
  5. É um livro que nos coloca em contato com a meditação ou, ao menos, desperta nosso interesse para o assunto. Ele nos leva a identificar e reconhecer nosso potencial interior e refletir sobre o que nossa mente é capaz, se bem “educada” por nossos pensamentos.

###
ALGUMAS FRASES MARCANTES DO LIVRO

É extremamente difícil selecionar apenas alguns trechos, pois em todas as páginas há alguma frase ou reflexão marcante. Veja os exemplos:

”Se for usada corretamente, a mente é um instrumento magnífico. Quando a usamos de forma errada, ela se torna destrutiva”.

“Onde quer que você esteja, esteja lá por inteiro”.

“Não é raro que as pessoas passem a vida toda esperando para começar a viver”.

“A única coisa real sobre a nossa jornada é o passo que estamos dando nesse exato momento. Isso é tudo o que existe”

Livro: O poder do agora
Autor: Eckhart Tolle
Editora: Sextante
Páginas: 224

6 thoughts on “Dica de leitura em tempos de coronavírus: “O poder do agora”, um eterno best-seller

      • Prezada Júlia, agradeço o convite, mas o único aplicativo que tenho é o zap da vovó…
        A postagem ficou ótima pelo fato de você ter levado ao leitor do blog partes do conteúdo do livro como forma deste poder fazer uma avaliação prévia.
        -E,ainda, provar que você não ouviu falar do livro. Você leu o livro!

        Abraços.

  1. Júlia, obrigado por sua dica. O livro realmente parece ser muito interessante.

    Afinal não existe o passado. Ele é apenas aquilo de que a nossa mente se lembra. É ilusão.

    Por outro lado, também no existe o futuro. Ele é apenas imaginação que nossa mente constrói.

    Somente o agora, o presente, o momento atual realmente existe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *