Dilma cai ou não cai?

Percival Puggina

Minha resposta, quase diária a quem me faz essa pergunta é: “A presidência da Sra. Dilma Rousseff já acabou, c’est fini”. E isso corresponde aos fatos. Temos um governo no qual muitos mandam e onde a pessoa que deveria por ordem na casa só aparece para falas em que sujeitos, predicados e complementos trocam empurrões sem saber seu lugar na frase nem qual a ideia que deveriam expressar.

Se tudo balança, é muito improvável que algo não caia. E a presidente é, nesse sentido, a possibilidade mais viável. O presidencialismo, mesmo em tempos de normalidade, precisa de liderança. E Sua Excelência está na situação do sujeito que abriu uma empresa registrando como ativo um patrimônio que não tinha. Foi anunciada ao povo como o braço direito de Lula, a mãe do PAC, a gerentona, a mestre em economia. Conseguiu esticar a validade desse suposto legado até a contagem dos votos no dia 26 de outubro do ano passado.

Já no Dia de Todos os Santos, nem Franklin Martins e João Santana, juntos, conseguiam o milagre de ocultar à opinião pública o fato de que os sucessivos governos petistas haviam construído, com caprichosa irresponsabilidade, um caos perfeito.

O CORRETOR LULA

Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, é um conhecido corretor da praça. Outrora exerceu a presidência da República e desde então escolheu seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, para a função de gabarito com o qual periodicamente se mede. Sempre com vantagem, desde seu ponto de vista. Pois ao sugerir um encontro reservado com o antagonista preferido, o corretor Lula emite sinais muito claros de que a casa do PT, há bom tempo instalada no Palácio do Planalto, balança perigosamente. Se Lula quer negociar é porque percebeu a depreciação. Hora de vender.

Ele sabe que Dilma será a coveira de suas ambições se continuar no cargo até 2018. Em mais três anos ela acaba com suas pretensões, com o próprio partido e com o país. Portanto, vejo como muito possível que, em algum momento, o fim da presidência de fato levará ao fim da presidência de direito. Muitos já tratam desse tema. Ele está na pauta do Congresso e é falado nos corredores do TCU e do STF. Estará na pauta das mobilizações populares, a partir do dia 16 de agosto.

E entrou na pauta do corretor Lula. Ele tem consciência de que uma parcela imensa da sociedade, do clube de bridge à rinha de galo, foi afetada pela barafunda ideológica e pelos aparelhamentos que o levaram ao poder. E não terá o menor escrúpulo, o corretor Lula, em usar a seu favor o que venha a acontecer até 2018. Nesse maldito presidencialismo de compra e venda, o perigo continuará rondando o Brasil.

12 thoughts on “Dilma cai ou não cai?

  1. Como é que essa louca vai sair? Quem a convence, quem a retira? Não há horizontes. Estou literalmente assombrado. Acho que o lulo-sapiens-mandioqueiro vai em cana a qualquer instante. Se será grave? Extremamente grave.

  2. O corretor Lula tomou aula com o corretor mor FHC. Desse vendilhão você não fala. Por isso, não vamos a lugar algum, usando e abusando da moralidade seletiva. Pobre pais!

  3. Bingo, é o que fazem os jornalistas chapa-branca pró Partido da Etica,,
    Sobre o Vendilhão da Pátria, Traidor, Traíra, Entreguista nem um piu.
    A Rainha da França doou o Banco Bamerindus para o Banco FHSBC, e hoje o mesmo banquitola é vendido á famil~ia Lazaro brandão pela quantia “irrisória” de 17 bilhoes de reais ou 5 bilhões de dólares…..
    Como diz aquele jornalista do SBT, “Já fomos melhores”….

    • Srs. Luiz Antônio e Armando: vocês insistem em falar do ex-presidente, ausente há 13 anos do poder. Caso ele seja tudo isso que vocês afirmam, porque até hoje nada se fez contra ele, nenhum processo, nada ? Não seria mais uma prova da incompetência desta turma no poder ? Quanto ao banco sugerido pelo Armando, não nos consta que ele esteja alheio à atual administração do poder e descontente com seus lucros. Porque vocês não confessam que jamais os bancos sugaram tanto o povo, como agora ? Quem iria tirar a comida da mesa do povo ? Outra coisa: governo que tem o irmão do Genuíno e o Sibá como porta-vozes…é fim de feira.

  4. Na razão direta que se deve obedecer as urnas, os eleitos devem obedecer o eleitor!
    Ninguém de sã consciência autorizaria que qualquer governo possa roubar o País como faz o PT.
    O voto, definitivamente, não é procuração de plenos poderes para os governantes, ao contrário, deve partir dos eleitos absoluta obediência às leis, e não cuspir na Constituição como fazem os petistas há treze anos.
    As provas que contém o roubo contra o erário, a incompetência da presidente, sua falta de autoridade moral atualmente, a corrupção que tomou conta do seu governo, desmandos e descalabros, mentiras e torpezas, caos político e econômico, são condições que poderiam acionar o impedimento à sua gestão, antes que o seu mandato prejudique mais ainda o Brasil e seu povo.
    Ora, obedecer as urnas não pode ser sinônimo de sacrifícios indescritíveis e danos materiais de grande monta à nação brasileira, enquanto que o partido no poder se locupleta junto com seus dirigentes e o povo assiste imóvel e atrelado à tal “legalidade”, uma falácia, sofisma, um deboche à dignidade de uma população.
    Roubou, mentiu, iludiu, enganou, impedimento!

    • Bendl, já que se fala em “respeitar as urnas” deveriamos ter no Brasil o instituto da “Deseleição” (nos Estados Unidos existe e chama-se “Recall”; existe também em diversos outros países) onde os eleitores que votaram numa eleição que elegeu determinada pessoa poderiam votar de novo para retirar-lhe o mandato, quando houvesse motivos para duvidar que essa pessoa estivesse desempenhando seu mandato de acordo com o seu programa anunciado antes da eleição, que estivesse tomando medidas contrárias ao interesse da população ou que estivesse cometendo alguma irregularidade.

      • Wilson, meu amigo,
        Deveríamos adotar este procedimento o quanto antes!
        O Brasil vive a sua pior crise política, maior que a de 64, que antecedeu à derrubada de Jango!
        Em nenhum momento a história acusa tanta corrupção e desonestidade de governos como os do PT, que foram simplesmente institucionalizadas e fazem parte hoje do cotidiano brasileiro, que se somam à nossas principais características, a imoralidade e falta absoluta e total de ética!
        Deputados, senadores, roubam, lesam, corrompem e são corrompidos, e seguem com seus mandatos incólumes, causando mais prejuízos e danos ao país e povo.
        Ora, golpe é ser ladrão, se aproveitando das eleições em benefício pessoal ou do seu partido!
        Querer destituir tais legítimos golpistas é obrigação de um povo esclarecido e patriota, e não alienado e desinteressado politicamente, espaço que os parlamentares canalhas se utilizam para se proteger e continuar na trilha do mal, no caminho do crime!
        Um abraço, Wilson, e obrigado pela participação.

  5. Perdão aos leitores.
    Na 5ª frase coloquei crase no “a”, que está no singular, mas deve estar no plural.
    Obrigado pela compreensão.

  6. MEUS AMIGOS,NÃO ADIANTA NOS SE AGREDIR EM PRO DE NENHUM DESES CARAS.SÃO TODOS IGUAIS, O QUE TEMOS QUE FAZER, E O POVO SE UNIR E EXIGIR O FIM DE TODAS REELEIÇÕES COMEÇANDO PELOS COLÉGIOS,VERI ADORES PREFEITOS PRESIDENTE DA CÁ MARA MUNICIPAL ,DEPUTADO ESTADUAL FEDERAL GOVERNADOR SENADOR PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL PRESIDENTE DO SENADO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL E ETC. SÓ ASSIM ESSES TIPO SARNEY ALVARO DIAS REQUIÃO CALHEIRO ETC.NÃO FARÃO MAIS O POVO DE BOBO ELES PODERÃO ATE VOLTAR, MAS TERÃO QUE PASSAR UM MANDATO FORA . ASSIM AQUELE QUE ASSUMIR TERÃO CHANCE DE VERIFICAR O QUE ELES FI SERÃO DE ERRADO OU CERTO.OUTRA COISA QUE TEM QUE ACABAR E A PROPAGANDA NO RÁDIO E NA TELEVISÃO.NOS NÃO SOMOS OBRIGADOS A SUPORTAR ESSES MENTIROSOS ATRAPALHANDO NOSSA VIDA. E OS VOTOS TEM QUE SER DISTRITAL ASSIM VAI VOTAR EM VOCÊ REALMENTE CONHECE NÃO TEM ESSA DO CARA SER VAGABUNDO NA SUA REGIÃO AI VAI DAR UMA DE SANTINHO A ONDE NINGUÉM TE CONHECE PENSE NISSO MEUS AMIGOS SOFRIDOS BRASILEIROS POQUE SE NÃO FOSSE ESSES CANALHAS O POVO BRASILEIRO TERIAM UMA VIDA MARAVILHOSA

  7. O PT NÃO TINHA O DIREITO DE FAZER O QUE FEZ. ERA A ESPERANÇA DO POVO BRASILEIRO FORAM TODOS TRAIDORES O POVO NÃO TEVE CULPA MAS ESTÃO TODOS ENVERGONHADOS POR ISSO PRECISAMOS RISCAR O PT DO MAPA . E PRECISAMOS ACABAR URGENTEMENTE COM TODO TIPO DE REELEIÇÃO NO BRASIL. COMEÇANDO DESDE O COLÉGIO DE NOSSOS FILHOS ,VERIADOR PREFEITO GOVERNADOR SENADOR PRES. DA CAMARÁ DO SENADO DA REPÚBLICA ETC. A REELEIÇÃO E PIOR DO QUE O CÂNCER. SÓ ASSIM NÃO TEREMOS ESSES MALIGNOS TIPO SARNEY REQUIÃO ALVARO DIAS CALHEIRO ETC. ELES PODEM ATE VOLTAR MAS TERÃO QUE PASSAR UM MANDATO FORA,ASIM AQUELE QUE ASSUMIR TERÃO CHANCE DE FISCALIZAR O QUE FIZERAM DE CERTO OU ERRADO. E A ELEIÇÃO TEM QUE SER DISTRITAL ,ASSIM O CARA QUE É VAGABUNDO NA SUA REGIÃO NÃO PODERÁ POUSAR DE SANTO EM OUTRA REGIÃO

  8. Se ninguém quer assumir o caos em que vivemos, incluam na Constituição o novo conceito de “DESTITUIÇÃO” (= RECALL, nos Estados Unidos ) que permite afastar o governo não mais desejado. Garanto que o próximo governo será melhor, MUITO MELHOR!

    FB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *