Dilma mentiu também sobre a “vacina para cavalo”

Na Record, Dilma fez mais uma acusação fraudulenta

Sylo Costa

“Das coisas que não posso entender/
uma é o sol nascer de dia, quando não devia ser/
Devia nascer de noite, para a noite esclarecer/
Se o dia já é claro, que vem o sol fazer?”

Essa quadrinha do folclore sertanejo é um belo exemplo do óbvio. Outro exemplo é este que vou explicar: o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) tem suas competências estabelecidas no art. 76 e seguintes da Constituição Estadual. O inciso I do art. 76 diz que compete ao tribunal “apreciar as contas prestadas anualmente pelo governador do Estado e sobre elas emitir parecer prévio, em 60 dias, contados de seu recebimento”.

E o que faz um conselheiro do Tribunal de Contas? Fiscaliza as contas públicas. Indicado conselheiro do TCE-MG pelo governador Hélio Garcia, tomei posse em 1994 e me aposentei compulsoriamente em 2006, com quase 47 anos de serviços públicos. Nesses 14 anos em que estive no tribunal, fui relator das contas do governo mais de uma vez. Uma delas, em 2005, quando me couberam a relatoria das contas governamentais do exercício fiscal de 2004 e, nessa condição, a análise da prestação de contas para a emissão do parecer prévio, peça de natureza técnico-jurídica que o Tribunal de Contas encaminha à Assembleia Legislativa para subsidiar o julgamento das contas. Sim, é o Poder Legislativo que julga as contas, não o Tribunal de Contas.

DONA DILMA E A VACINA

Bem, quase caí da poltrona durante o debate do último domingo, quando ouvi Dona Dilma, com ar triunfal, declarar que eu teria dito, na qualidade de relator das contas do então governador Aécio Neves, que vacina para cavalo foi contabilizada como despesa de saúde. O que ela pretendeu fazer – como de hábito, aliás – foi manipular os fatos, numa tentativa de atacar seu adversário.

Explico: como relator, orientado por minha assessoria, mandei retirar da conta da Secretaria de Saúde uma fatura de compra de vacinas sem especificação e lançá-la na conta da Secretaria de Agricultura, erro material que não afetava o cumprimento do índice constitucional da saúde. Tanto que me posicionei pela aprovação das contas. O parecer prévio sobre as contas do governador foi aprovado por unanimidade.

ERA MESMO DA SAÚDE…

Posteriormente, recebi da Secretaria de Agricultura a informação de que a compra das vacinas era mesmo para a saúde, já que se tratava de vacinas contra aftosa para experimentos da Fundação Ezequiel Dias. Quanto à existência de ressalvas – as quais, diga-se, sempre se referem à presença de erros materiais, que, constatados a tempo e a hora, podem ser corrigidos –, isso é mais que comum numa prestação de contas com mais de 40 mil itens.

Foi esse pequeno erro material que Dona Dilma citou como se fosse um assunto tão grave como os assaltos do seu governo na Petrobras e em quase tudo o que o governo federal mete o nariz. Parece coisa de gente que se faz de louca…

O Brasil vai ter que trabalhar uns 20 anos para pagar a conta desses governos do PT. Mas, no domingo, milhões de tucanos ou apartidários como eu estarão enchendo as urnas para o bem do Brasil. (transcrito de O Tempo)

24 thoughts on “Dilma mentiu também sobre a “vacina para cavalo”

  1. Dilma mente cinicamente.
    Lula mente tanto que me dá mal-estar.
    Citando a terapeuta Maria Cristina Tanajura:

    “Vivemos um tempo em que a mentira virou corriqueira. A desonestidade campeia e os subterfúgios também. Com a cara limpa e sem qualquer vergonha, as inverdades mais fáceis de serem comprovadas são ditas. Realmente nunca me imaginei assistindo a coisas assim. Vamos ficando tristes e desiludidos, pois tudo isso nos rouba a alegria de viver. Que vida é essa, afinal? Onde se fala o que não existe com a mesma convicção com que se anuncia uma verdade? Sem preocupação com as críticas dos outros, com a autoimagem?
    Acontece que a Verdade é atributo divino e onde ela não existe, também não existe Luz. À medida que ela deixa de existir em nossa sociedade, as sombras vão se adensando em torno de nós.”

  2. Quantas pessoas leram ou lerão as explicações sobre este fato? Muito menos do que aquelas que escutaram da boca de Dilma, no debate, este mesmo fato com fim de denegrir a gestão do oponente Aécio. Mais grave que toda a mentira baixa é a falta de respeito da candidata por ela mesma e com os brasileiros, pois ela é ainda presidente. Ela não me representa, assim como não representa a maioria do povo brasileiro.
    Mais triste é a falta de sensibilidade que levaria ao arrependimento por tanta vileza. A alma dessa pessoa já está comprometida com o mal, mas ainda há tempo de remissão se pedir perdão ao povo brasileiro, em cadeia de televisão, pelas mentiras ditas em toda a campanha.
    A melhor prova que Aécio fez um governo correto em Minas Gerais é que as minuciosas pesquisas e devassas feitas pelos petistas em sua gestão não conseguiram verificar algum detalhe ou fato que fugisse da lisura. Bem diferente é a gestão do Brasil, cheia de casos tenebrosos, começando pelos gastos sigilosos para Cuba que afrontam a lógica democrática.

  3. Vamos eleger o psdb gente.
    crise no leite
    “”””O leite está desassistido. Fomos informados que não existe fiscalização no setor leiteiro de SP. Se é branco, eles recebem. Se é branco, é leite. Tá na hora de SP tomar uma providência urgente em relação isso. O leite adulterado sai daqui [Sul do país] com baixa qualidade, recebe tratamento químico no RS ou em SC, e vai para SP.” (Com Lucas Azevedo, em Porto Alegre)

    • Francisco
      Não existe fiscalização no país!
      os setores de fiscalização estão sucateados, envelhecidos e aparelhados.
      Não diz que em SP é feito ou não feito. No país inteiro está assim.
      Aqui no sul, com governo petista ou de outros partidos, setores de fiscalização funcionando são raros.
      Assim é mais fácil de falcatruar.
      Eleger Aécio e romper o círculo vicioso e viciado da política neo-comunista.
      Com ele, sem reeleição, poderemos retomar a constrição do nosso país.
      Abraço

    • Tu és um completo idiota. O leito adulterado sai do sul do pais, principalmente do RS onde o governador é um famoso que vendeu asilo politico para um bandido italiano. Ele tem nome e pertence ao maior partido picareta do mundo e agora também formado pelos maiores bandidos mentirosos do mundo. E também nos quadros do PT estão os maiores ladrões do mundo. E o PT é o maior partido picareta do mundo. E os MAV’s são os maiores ” ” do mundo.

  4. Após fazer sua auto analise, dona Dilma chegou a conclusão que é uma besta meio humana e com desvio de caráter:

    “Errar é humano, pode até se confundir, mas não pode mentir. Um presidente não pode mentir. Isso é desvio de caráter”
    Dilma Rousseff, presidenta
    Fonte: Folha de São Paulo
    30/10/2014

  5. O pessoal está esquecendo que tem que votar no domingo.Será que alguém ainda perde tempo de votar nesses blogs.Em toda minha vida e já é longa, nunca vi tantas bobagens escritas,as pessoas perderam o senso do ridículo.Democracia é o seguinte ganha quem a maioria quer,infelizmente quem não ganhar se prepara melhor para a outra eleição.

  6. É isso aí, vamos precisar de duas gestões seguidas do PSDB para consertar as cagadas administrativo-econômicas que esse partido de anarquistas boçais estão fazendo.

    Se o PT ganhar mais uma legislatura não haverá ninguém mais adiante que recupere o país do buraco em que se enterrará.

    Ademais, até a nossa democracia será sacrificada para sustentar a hegemonia desse grupo político mandatário do criminoso Foro de São Paulo – organização suprapartidária que já domina 16 países latino-americanos, entre eles a Argentina, a Bolívia, a Venezuela, o Chile e o Equador.

    FORA PT!

    FORA, MALDITOS COMUNISTAS!

    FORA, FORO DE SÃO PAULO, ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA!

    • Amigo Nélio
      Jamais esperaríamos isto de pessoas sérias.
      Conhecendo o passado dela e dos colegas de partido, onde está a surpresa?
      Não te assusta. Como diz meu amigo João Jorge, AINDA TEM ESPAÇO PARA PIORAR.
      Abraço e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *