Dilma não sabe governar e vai levar o Brasil a um impasse

Carlos Newton

Já houve tempo em que a Economia podia ser considerada apenas uma Ciência Social, nem sonhar em se tornar uma Ciência Exata, tipo Matemática, Física ou Química, porque havia mais teorias econômicas do que psicanalíticas, ficava difícil chegar a uma conclusão, os governos atuavam mais no sistema diferencial do erro e acerto.

Mas a evolução do conhecimento e das práticas administrativas está praticamente colocando a Economia como Ciência Exata, porque já existem medidas cautelares capazes de fazer com que os administradores públicos evitem bizarrices, crendices e até burrices que possam provocar graves crises econômicas.

Não foi por mera coincidência que se criaram legislações como a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Anticorrupção, que não foram nenhuma invenção brasileira. Pelo contrário, nossos economistas só poderiam concorrer ao Nobel se existisse o Prêmio da Irresponsabilidade Econômica, que o professor Guido Mantega logo embolsaria com as pedaladas fiscais e as maquiagens contábeis.

NÃO ESCUTAM OS ESCONOMISTAS

Seria injustiça dizer que não há economistas preparados no país. Pelo contrário, existem aos borbotões. O problema é que os governantes não os escutam. Vejam o caso da Sra. Dilma Rousseff, que falsamente se dizia doutorada em Economia. Ela não sabe nada, é uma ignorante completa, mas pensa que sabe. Por isso seu governo é este desastre. Dilma não obedece a regras de controle de gastos, nem sabe o que é isso.

O plano de ajuste fiscal brasileiro é ridículo, patético, nenhum economista competente pode levá-lo a sério, porque não funciona, jamais funcionará. Joaquim Levy não é nenhum luminar, qualquer um que o conheça sabe disso. Foi colocado no cargo para defender os banqueiros, ou alguém acha que foi o contrário?

Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, é diferente. Conhece bastante a moderna teoria econômica e não tem interesse em agradar banqueiro. Se presidente Dilma Rousseff o ouvisse, estaríamos em outra situação, mas ela prefere desenvolver teorias próprias, que Deus nos proteja.

CORTAR GASTOS PÚBLICOS

Barbosa sabe que é preciso cortar gastos públicos, em relação à dívida. Isso é o básico, está em qualquer livro de Economia. É preciso haver um controle preventivo que se exerce através de cortes assim que a dívida atinge determinado patamar. Isso é uma teoria rudimentar, primária, que Dilma Rousseff, Lula e o PT fazem questão de desconhecer.

Os governos do PT instituíram um festival de contratação de pessoal, de uso de cartões corporativos e de gastança que parece não ter fim. O Planalto não aceita nem mesmo discutir o enxugamento da máquina, mas admite cortar direitos do trabalhador brasileiro, como o seguro-desemprego e a pensão das viúvas. Isso é desumano e irracional.

É por isso que as agências de risco estão rebaixando as notas do Brasil. É por isso que já estamos sendo comparados à Grécia e à Venezuela, duas nações tecnicamente falidas e sem perspectivas. Ninguém pode acreditar nesse tipo de governante.

O APELO SOA FALSO

Na segunda-feira, Dilma fez um apelo: “O Brasil precisa muito, mais do que nunca, que as pessoas pensem primeiro nele, Brasil, pensem no que serve à nação, à população brasileira e, só depois, pensem em seus partidos e em seus projetos pessoais”, disse a presidente a uma plateia formada majoritariamente por integrantes de movimentos sociais.”

Pois na vida real ela faz justamente o contrário. Só pensa em atender ao partido e às dezenas de milhares de petistas que viraram servidores públicos e nada fazem em prol do país. Essa senhora deveria voltar para casa e ir cuidar dos netos, deixando a política e a economia para quem realmente entende do assunto. Este é o maior sonho dos brasileiros, nos dias de hoje. E sonhar ainda não é proibido.

22 thoughts on “Dilma não sabe governar e vai levar o Brasil a um impasse

  1. O PT e o PMDB e outros partidos companheiros pouco se importam com o Brasil. Nao interessa a eles admitir erros, aprender algo, corrigir rumos. Dilma, segundo Lula declarou, seria a única pessoa com quem ele contaria para *o projeto dele dar certo*. Da até uma agonia pensar o que seria o conteúdo todo desse projeto. Uma boa parte ja sabemos, infelizmente.

  2. Dilma. Pense no Brasil. Pense nos brasileiros que estão perdendo o emprego, pense no atraso nas vidas de milhões que terão de adiar os seus planos em função da sua incompetência. Faça um ato de civilidade e de coragem. Renuncie. Admita a sua incompetência. Não aumente a culpa que sentira por ter causando tanto dano ao Brasil. Dilma, facilite as coisas para o seu partido também e renuncie.

  3. A direção nacional do PPS e a bancada do partido no Congresso Nacional estão convocando todos os militantes da legenda para participarem, no próximo domingo, dia 16 de agosto, dos protestos que estão programados em todo o país contra o desgoverno da presidente Dilma Rousseff (PT). Para o partido e os parlamentares, a mobilização nacional pelo Brasil e pela democracia deve unir todas as forças políticas e da sociedade que não suportam mais um governo incompetente para gerir a crise econômica, incapaz sequer de construir uma base sólida no Congresso e tomado pela corrupção. “A mobilização nacional pelo Brasil e pela democracia deve unir todas as forças políticas e da sociedade que não suportam mais um governo incompetente para gerir a crise econômica, incapaz sequer de construir uma base sólida no Congresso e tomado pela corrupção”, destaca a nota divulgada pelo partido nesta terça-feira. Confira abaixo a íntegra da nota:

    16 de agosto: É hora de coragem e união para mudar o Brasil

    Coragem e união. Esses são os sentimentos que todos aqueles que têm compromisso com a democracia e responsabilidade com o Brasil devem levar para as ruas no próximo domingo, dia 16 de agosto, quando mais uma vez a sociedade brasileira vai se manifestar contra o desgoverno da presidente Dilma Rousseff (PT).

    A mobilização nacional pelo Brasil e pela democracia deve unir todas as forças políticas e da sociedade que não suportam mais um governo incompetente para gerir a crise econômica, incapaz sequer de construir uma base sólida no Congresso e tomado pela corrupção.

    A ingovernabilidade está instalada, o arrocho e o desemprego ameaçam os trabalhadores, a inflação chegou à mesa dos brasileiros, a crise econômica atinge a capacidade de investimento do setor produtivo do país e a corrupção se entranhou em todos os espaços da máquina pública federal.

    Diante desse cenário da maior gravidade, que afugenta investidores e mancha a imagem do Brasil, a presidente Dilma e o PT não dão o menor sinal de que são capazes de retirar o país da crise. Ao contrário, a cada dia a aprofundam.

    Chegou a hora de encontrarmos uma saída democrática e constitucional para a crise.

    No dia 16, com coragem e união, vamos todos às ruas para mostrar quem são os brasileiros que realmente têm compromisso para mudar o Brasil!

    Brasília, 11 de agosto de 2015.

    Deputado Roberto Freire (PPS-SP)
    Presidente Nacional do PPS

    Deputado Rubens Bueno (PPS-PR)
    Líder do PPS na Câmara

  4. Falo como um humilde observador e analista. Não sou PT( que é um Partido Socialista, o que implica ser “Bolivariano”, e nos acenar com o futuro da Venezuela).
    Quase tudo o que a Presidenta DILMA fez no primeiro Mandato foi errado Economicamente, ( Aumento do gasto Público em CUSTEIO gerando um crescente Deficit Público e aumento da Dívida Pública, uso de um Câmbio muito forte ( Real muito forte em relação ao US$ Dollar), responsável grande pela nossa DESINDUSTRIALIZAÇÃO CRESCENTE,, e crescente Deficit no Balanço de Pagamentos Internacional, interferência nos Mercados represando Preços de Combustíveis, Tarifas Públicas, etc e reduzindo momentaneamente o preço da Energia Elétrica, desoneração de Folhas de Pagamento, expansão ao máximo do CRÉDITO o que não é sustentável a longo Prazo, etc, etc, tudo para manter o DESEMPREGO “menor que antes”, e a Inflação “dentro do teto da Meta de 6,5%aa”.
    Com isso ganhou a re-Eleição, fazendo quase tudo errado Economicamente, mas dentro do nosso péssimo Sistema Político, ACERTANDO POLITICAMENTE.
    Depois da re-Eleição, agora vem o inevitável AJUSTE FISCAL, AUSTERIDADE, etc, receituário que os Jornalistas chamam “Neo-Liberal”, do FMI, do PSDB, etc, mas agora a Presidenta DILMA, JÁ ESTÁ RE-ELEITA.
    O risco que ela correu com essa estratégia, era acabar sendo impeachada, mas dentro do nosso péssimo Sistema Político não acredito que a desmoralizada OPOSIÇÃO tenha 2/3 da Câmara dos Deputados, 2/3 de 513 + 1 = 343 Votos, e no julgamento do Senado tenha 2/3 de 81 + 1 = 54 Votos, para condená-la.
    Depois da volta da Presidenta DILMA dos EUA, ela voltou muito “reforçada”, e declarou; Não caio, não caio, não caio, logo em seguida o fraco Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO declarou que: a Presidenta DILMA é uma Mulher Honrada, a estratégica rede Globo mudou em 180º sua postura, O Senador RENAN CALHEIROS, Presidente do Senado mudou também em 180º seu Oposicionismo, o TSE começa “a dar mais Prazo”, e o resto do Congresso Nacional, que tem boas antenas, já captou que o “vento começa a mudar de Direção”, etc.
    Em conclusão, a Presidenta DILMA “não sabe Governar”, mas soube “tirar o Presidente LULA de se candidatar em seu lugar em 2014”, o que não é pouca coisa, se re-Eleger, e governará “aos trancos e barrancos” até o fim do seu Mandato em 31 Dez 2018. Abrs.

  5. Carlos Newton,

    Dilma não sabe nada de economia pois não teve tempo para estudar, pois estava ocupada assaltando bancos.

    De fato, já algum tempo se comenta no “Centro Cultural Paz e Amor” que Joaquim Levy está cumprindo missão de fidelidade bancária no governo.

    Já que o imaculado Renan Calheiros assumiu e está ditando o novo “PAC” do “governo” Dilma, dentre as propostas diversionistas que propôs para desviar a atenção do povo sobre o desgoverno Dilma, se encontra a cobrança pelo SUS por faixa de renda da pessoa, o que representa um patente trambique, pois o contribuinte já paga seus (pesados) tributos e o sistema é financiado pelos impostos gerais. Vai todo mundo pagar mais uma vez por um péssimo serviço prestado(?) pelo “governo” ?

    É, hoje penso que tudo pode acontecer no ESTADO CORRUPTO DE DIREITO que o PT implantou no Brasil.

    • Uma vez li, de autor do nome do qual não me lembro, que “o que o governo precisa é de uma boa dona de casa”. Segundo ele, uma boa dona de casa sabe viver dentro do seu orçamento.
      Além de não ter aprendido economia e de não ter conseguido gerenciar nem sua lojinha, Dilma também, pelo visto, não é boa dona de casa…

  6. Excelente artigo, do Carlos Newton. Quando um partido assume o governo com a intenção de se manter no poder e perpetuar-se gera corrupção desenfreada, empreguismo, compra de consciência de políticos, benesses, distribuição de cartões corporativos, paternalismo com distribuição de dinheiro aos mais pobres, sem paralelamente criar um projeto para inseri-los na sociedade, gastar desmedidamente sem pensar nas consequências e deixar as multinacionais e os banqueiros o direito de explorarem o povo. Querer se manter no poder infinitamente, no meu entendimento é o maior mal desse governo.
    Há um ditado antigo que diz: antes que o mal cresça, corte a cabeça, A Presidente Dilma é o tronco.

  7. Cabe ressaltar que a promoção de concursos públicos para o recrutamento de servidores efetivos não é o problema, mas sim uma solução desprezada por este governo.

    Nas agências reguladoras, como a ANAC, depois da aprovação e realização do curso de formação com dezenas de pilotos, advogados e engenheiros, selecionados dentre os mais qualificados, provenientes das melhores escolas de formação e empresas do país, muitos com décadas de experiência, a agência, sob orientação do Ministério do Planejamento, decidiu não contratar, não nomear e manter a fiscalização inócua e com vínculos precários nos grandes aeroportos e em todas as categorias da segurança e do desenvolvimento desse importante meio de transporte do país.

    Engenheiros pós graduados pelo ITA, militares, advogados formados pelas melhores escolas do país, com grande experiência na área pública e da aviação, especialistas renomados e qualificados, pilotos de grandes companhias com décadas de aviação e experiência mundial, foram desprezados pela ANAC e pelo serviço público brasileiro.
    A escolha dissimula uma tática mais cara e menos qualificada, precária, de sabotagem ao serviço de regulação. Empregados da INFRAERO, ente regulado, são utilizados como fiscais da ANAC na área de infraestrutura.

    Cedidos e comissionados e terceirizados são maioria na atividade fim da agência, que assim como as demais, foi capturada amplamente e utilizada como posto de barganha política, sendo assim deteriorada e sobrevivendo a duras penas no atual governo, que assim deteriora um modelo indispensável o projeto otimizado de Estado impessoal, qualificado tecnicamente, gerencial e eficiente.

  8. “O plano de ajuste fiscal brasileiro é ridículo, patético, nenhum economista competente pode levá-lo a sério, porque não funciona, jamais funcionará. Joaquim Levy não é nenhum luminar, qualquer um que o conheça sabe disso. Foi colocado no cargo para defender os banqueiros, ou alguém acha que foi o contrário? “Jornalista Parabéns grande jornalista Carlos Newton, acertou na mosca, aliás é obvio ululante, como nos ensinou Nelson Rodrigues

  9. O país já está dentro de um impasse. A bifurcação ocorreu justamente dentro do processo eleitoral, o povo, ignorante em grande parcela, escolheu o caminho errado e vai amargar com suas famílias o resultado de tal escolha. É inexorável.

    Quanto a Levy, é justamente o contrário, o Levy quer o ajusta fiscal, mas Dilma não quer e o Barbosa está lá justamente para fazer o que Dilma quer que se faça, isto é, não cortar gastos, não promover ajuste algum.

  10. O motivo do indefectível Renan dá essa quinada de 180º,( por que não 360º) prende-se, exclusivamente, a promessa de Janot “procurador” da República, NÃO INCLUÍ-LO na Lava-Jato, atendendo, é claro, a pedido da governanta.

    • A frase entre parentes, é interrogativa.

      Continuo com o meu pensamento:
      Essa corja só sai do poder se houver uma intervenção militar.Caso contrário vamos de que engolir( lembrando o Zagalo ) essa ANTA até 2018.

    • A frase entre parentes, é interrogativa.

      Continuo com o meu pensamento:
      Essa corja só sai do poder se houver uma intervenção militar.Caso contrário vamos ter que engolir( lembrando o Zagalo ) essa ANTA até 2018.

  11. Ela nunca soube nem aonde era o norte magnético da terra. Quando nossa economia tornar oficial o escambo. Quem sabe se tome alguma providência.
    O setor produtivo sempre toma naquele lugar. Os micro empresários também.

  12. De Roberto Campos aos dias de hoje, qual ministro da fazenda não trabalhou para os banqueiros?
    Me responda “nobre” , seletivo e “isento” jornalista.

    Ps: Não é preciso ser nenhum economista(?), que estudou não sei onde, para saber que deve haver equilíbrio entre receita e despesa.

  13. Sei que governos anteriores também foram corruptos, mas igual a este e nesta dimensão, nunca havia visto, é em vários setores, Dilma, Lula, PT, PMDB e seus aliados, estão levando o Brasil a banca rota, é inacreditável, o poder judiciário continua omisso, é de deixar o povo brasileiro perplexo com tanta roubalheira e a presidente Dilma Rousseff quer porque quer continuar enterrando o país, o Brasil é maior que todos eles, não devemos permitir tanta incompetência afundar este país.

  14. O Palácio do Planalto deveria ser considerado o lugar sagrado onde todos, da presidente ao funcionário em posição básica procurassem reunir-se para lutar por todos os brasileiros rigorosamente dentro da lei maior, nossa Constituição. Vergonhosamente não é isto o que acontece, pois lá o que temos é uma oficina mecânica Sim, uma oficina mecânica especializada em BLINDAR malfeitores de toda a espécie. A ladroagem de todas as formas é feita, sem nenhum pudor. Depois é apenas blindar, Blindar e BLINDAR. Entretanto indago quem está blindando os brasileiros de tanto sofrimento? Ausência absoluta de um sistema de saúde decente; educação básica e media de má qualidade para uma maioria, em especial para aqueles dos “grotões” que deveriam tê-la da melhor qualidade possível para que assim, pudessem participar conscientemente de todas as questões que lhe dizem respeito; segurança, que não nos faça a cada dia viver mais apavorados enquanto os blindados não têm com o que se preocupar; o imenso roubo na Petrobrás que a cada dia vale menos (coitados dos inocentes que acreditaram aplicar seu FGTS em ações da atual empresa falida). Mas nos dias que correm temos o pior: feita a travessia destrambelhada em passado recente, agora o mesmo termo é posto como se estivesse construído o paraíso. O termo TRAVESSIA tornou-se o bordão da presidente. Acredito que todos conhecem o final daquela história do escorpião que quis atravessar o rio. Por que ela não faz uma análise retrospectiva de suas ações passadas para explicar, e com a máxima clareza, porque e como caímos neste BURACO IMENSO. PRESIDENTE, como cidadão que cumpre e sempre cumpriu com seus deveres e paga impostos até demais, quero ouvi-la sim, falar sobre a travessia, mas sobre aquela que já fez e não esta que com um marketing imaginário está construindo e pregando mas que evidentemente se desmancha no ar. A maioria do pais não sofre de amnésia. Basta de malandragem neste Brasil! Nenhuma nação se desenvolve no meio de tanta corrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *