Dilma recupera espaço e se mantém distante de Aécio e Campos

Pedro do Coutto
Numa primeira leitura da pesquisa que o IBOPE divulgou à noite de quinta-feira, verifica-se claramente que a presidente Dilma Rousseff, ao avançar três pontos, recuperou o espaço perdido, na visão também do Datafolha. Ela havia descido para 37, avançou agora para 40% das intenções de voto. Inclusive para o IBOPE, no quadro projetado hoje, venceria no primeiro turno. Este é um aspecto. Outro o que acentua que sua forma de governar pouco influi na tendência eleitoral. Tanto assim que enquanto alcança uma distância de 20 pontos sobre Aécio Neves, segundo colocado, sua forma de governar é aprovada por 47% do eleitorado e rejeitada pela parcela de 48%. A soma dos votos de Aécio Neves, Eduardo Campos e do pastor Everaldo não supera os 40 pontos que obteve no levantamento.
De outro lado, é mínima a diferença entre os que julgam seu governo entre ótimo e bom e aqueles que o consideram ruim  e péssimo, a alta fração de 33 pontos. De modo geral, a análise fria dos números conduz a um panorama curioso: pelo menos metade dos que não aceitam seu desempenho como positivo, mesmo assim, na hora da urna, votariam nela. Talvez, penso eu, porque os escândalos verificados na Petrobras não sensibilizem o povão, restringindo-se às classes médias e altas.
Esta questão é importante e deve funcionar como uma espécie de bússola ou termômetro para os marqueteiros que, usualmente, consideram-se e são considerados gênios e estrategistas de campanhas eleitorais. Nada disso.
FATOS CONCRETOS
Como escrevi outro dia, sem fatos concretos, nenhum processo ou forma de comunicação consegue avançar. Vejam só um exemplo publicado pelo Globo, também na edição de quinta-feira. Um deputado do PSDB recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral e obteve liminar proibindo o PT de manter na televisão os filmetes que atacavam indiretamente as atuais oposições sob ameaça que uma derrota da atual presidente da república seria uma volta ao passado, simbolizando de forma subliminar na figura do ex-presidente Fernando Henrique. Tais filmetes são muito ruins, mal feitos, pessimistas. Mas estes fatores não são motivo para que seriam vetados. O PSDB errou, pois tais produções provocaram na verdade reações contrárias ao governo. Sua veiculação, assim, interessa aos tucanos de Aécio Neves. O PSDB deveria querer mantê-los, não proibi-los.
Uma contradição clara. O mesmo raciocínio se aplica ao PT se agisse para afastar Fernando Henrique de aparecer ao lado de Aécio Neves. Não teria cabimento, pois a impopularidade de FHC é muito alta.
Vamos voltar aos números do IBOPE: Dilma 40; Aécio 20, Eduardo Campos 11%. Brancos e nulos 14. Na pesquisa anterior eram 24%. Não sabem 10 pontos. Eram 13%. Importante, principalmente para Dilma é que ela conseguiu captar uma pequena parcela dos que anulariam o sufrágio. Aliás, para o IBOPE, Aécio subiu de 16 para 20. Campos de 6 para 11. Os números do IBOPE praticamente coincidem com os do Datafolha. Os candidatos sobem. Os brancos e nulos descem. O caminho das urnas está traçado.

21 thoughts on “Dilma recupera espaço e se mantém distante de Aécio e Campos

  1. O Aécio tinha 14 e foi para 20. Portanto um aumento de 6.
    Agora essa pesquisa do IBOPE é completamente fajuta, não tem credibilidade é toda viciada. O instituto tem contrato com governo de mais de 5 mi., para fazer pesquisa para favorecer a Dilma assunto já destacado aqui no blog por vários comentaristas.
    A pesquisa foi uma excrescência tamanha, que nem a Globo deu credibilidade.
    É preciso que o Sr. Pedro do Coutto, que, considero um dos bons articulista deste espaço, se informe a respeito dos fatos atuais.
    Grande abraço.
    .

    • Então o senhor está nas entrelinhas admitindo que as pesquisas contratadas pelas empresas de comunicação igualmente são fajutas? Sim, porquê se esta recente pesquisa não tem credibilidade apenas porquê foi o próprio IBOPE quem teve a iniciativa de fazê-la. Curioso o fato de nem mesmo o senhor acreditar no crescimento de 6 pontos do seu candidato. Eu acredito que a vantagem da DILMA frente ao Aécio deve ser em torno do que a pesquisa aponta mesmo.

      • Eu apenas corrigi um erro do Mauro.O IBOPE foi que forneceu esses valores, não eu.
        Se você tiver um tempinho, vá ao site do IBOPE- PT e se você souber um pouquinho de matemática vai verificar que há muitas incoerências.Copie toda pesquisa e faça uma análise, se você é capaz.

      • Nem todo mundo acredita em papai noel… Ibope não tem credibilidade, pois possui contratos milionários com o PT. Dilma tá caindo até o seu piso de 33%, que representa o grupo das boquinhas.

      • Cuméquié??? Foi o Ibope que teve a iniciativa?

        Por favor, informe-se nos sites do próprios órgãos oficiais sobre os valores dos contratos que o governo tem com o Ibope para depois dar seus pitacos.

  2. O povo gosta de sofrer, como pode esta senhora ainda ter maioria para vencer no 1º turno, será que este povo é masoquista, Dilma e Lula aliada a Collor, Sarney, Renan e os falcatrueiros de plantão do PT, é inacreditável como o povo não procura se informar, tudo está perfeito, as manifestações não condizem com a realidade, saúde, educação, segurança, estão tudo perfeito, não há superfaturamento em nada no país, é uma maravilha ver que a inflação está controlada, os alimentos estão baratos nos supermercados, os salários aumentaram, então este país é um “PARAÍSO”, reclamar de quê!

    • O povo gosta de sofrer menos, porque no lado de lá ainda é muito pior ou seja, Jorge Bornhausen, Inocencio Oliveira, Cesar Maia, Ronaldo Caiado, Agripino Maia, etc.. etc.. e quanto à falcatruas então nem se fala, Metro, Ambulancias superfaturadas, compra da reeleição etc etc.

  3. Credibilidade globo? Da para entender porque o Aecio tem 20%.
    O povo nao gosta de sofrer, como tem provado as tres ultimas eleiçoes para presidente.
    O jovem, no Brasil, entre 95 a 2002, tinha que procurar empregos no Japao, na Italia, Portugal, Espanha, estados Unidos, os que ficavam por aqui arrumavam ” empregos” no trafico de drogas que prosperava, de forma a fazer os Abadias a duplicarem seus poderes financeiros de forma fantastica, e muito bem controlados pelos “Denarcs”. Mas isso é outra historia, fez parte da Herança Maldita.
    Hoje essa diaspora esta invertida. Nos anos tucanos fhc, culpava a crise mundial pelo desastre economico que seu governo nos impunha, mas a crise mundial que dava empregos aos nossos jovens, nao afetava a Espanha, Coreia, australia, holanda, que alem dos empregos para nossos jovens, ainda nos deixaram para trás na economia.
    Quem quer um FMI de volta para gerenciar o Brasil, deve ser masoquista mesmo.

  4. Análise perfeita do grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO. A meu ver, com algum “desconto contra a Situação” as Pesquisas estão refletindo a realidade. Erro de no máximo 5%. O Candidato Sr. AÉCIO NEVES tem oportunidade de subir mais um bom patamar se souber escolher um BOM VICE. Mas com BOM VICE e tudo, se não “vender” bem mais “Esperança”, como por exemplo um Salário Mínimo de R$ 1.000 para 01Jan/2015, não tem chance.

    • Ai estou confuso, salário minimo de 1 mil royais???
      Mas nao foi o proprio pudim e seu futuro ministro george soros fraga quem disse que o salário minimo está muito alto , prejudicando os “empresários”..????
      Salada russa…..

  5. Prezado Sr. ARMANDO MARTINS, Saudações.
    Parece que o Sr. ARMÍNIO FRAGA, excelente Economista, péssimo Político, falou que não se pode dar AUMENTO ETERNO AO SALÁRIO MÍNIMO, ACIMA DA PRODUTIVIDADE DA ECONOMIA. Mas nada impede de se dar ” UM SALTO” agora, entre 2014 e 2015. Eu se fosse o Sr. AÉCIO NEVES já teria feito. Abrs.

    • Sr. Flavio, esta seria uma excelente proposta desde que mantidas as regras de reajustes anuais vigentes. Mas é claro que ele não fará, mesmo porquê correria um grande risco de perder seus apoiadores.

    • Caro Bortolloto,
      Saudações Tricolores, um pouco ainda “abatido” pela “surra” de quarta-feira para o timinho da 3a. Divisão-UNIMED, que não paga os salários jogadores há 6 meses eh!eh!eh.
      Eu se fosse Presidente da República cumpriria o que está escrito na Constituição Brasileira., acho que nem o funcionário do soros e muitos menos o pudim sabem o que significa isso>:
      abraços.

      Constituição Federal de 1988

      Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
      IV – salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

  6. Pesquisa encomendada pelo proprio IBOPE . Montenegro e o mesmo pilantra de sempre’ saiu do serpro pra se vender a globo , tremendo mercenario. Aqui no RJ e figurinha conhecida como amigo dos Marinhos. Tremendo manipulador sua palavra na vale nada.

    • Cuméquié??? Foi o Ibope que teve a iniciativa?

      Por favor, informe-se nos sites do próprios órgãos oficiais sobre os valores dos contratos que o governo tem com o Ibope para depois dar seus pitacos.

      Outra coisa: se o Montenegro se vendeu à Globo por que será que o Jornal Nacional não deu a mínima bola para a pesquisa?

      Mais outra: se o Montenegro se vendeu à Globo e se a Globo é sustentada pelo atual governo, sua sacação não faz o menor sentido.

  7. É por essas e outras, em cima de tantas dúvidas e desconfianças, que eu mantenho firme minha convicção sobre pesquisas de intenção de voto. Não acredito nelas, deveriam ser proibidas pelo STE.
    Dos comentários, fico com o do senhor Ricardo Froes, que sintetizou toda a enganação premeditada : “Essa pesquisa já estava pronta antes de ser feita!”

  8. Não foi só o povão que não se sensibilizou com os escândalos na Petrobras, uma parte da classe média também não se sensibilizou . Sensibilizaram-se os opositores que viram no escândalo uma oportunidade de tirar proveito político. Como acreditar que a Petrobras está falida se o Estado do Rio enriqueceu por causa do Petróleo. Em vários estados a Petrobras levou progresso, emprego , e o pré-sal, bilhões de metros cúbicos de óleo e gás, que se tronaram acessíveis porcausa da ciência e, tecnologia usadas pela Petrobras para prospectar o óleo.
    Quantos geólogos, geofísicos, engenheiros,técnicos em geral, que trabalham no setror de óleo e gás, acham que a Petrobras está falida, como tentam mostrar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *