Dilma se afasta cada vez mais de Lula, e isso não vai dar certo

Carlos Newton

Não há dúvida de que as primeiras mudanças feitas pela presidente Dilma Rousseff em seu ministério contrariaram o ex-presidente Lula, ao reduzir sua influência no governo e desalojar alguns de seus colaboradores. A principal queixa de Lula se refere à saída do chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, deixando o ex-presidente sem ninguém de sua confiança na cúpula do Planalto para fazer frente ao chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. O fato é que Lula nunca gostou de Mercadante e tentou torpedeá-lo de todas as formas, desde que chegou ao poder em 2003.

Antes da posse de Lula, era consenso ter Mercadante como ministro da Fazenda, por ser o principal formulador da política econômica defendida pelo PT. Foi uma surpresa quando Lula não lhe deu vez no ministério, alegando que precisava dele no Senado. Depois, o humilhou publicamente, ao fazê-lo voltar atrás de um “pedido irrevogável” de afastamento da liderança do governo.

Na verdade, Lula sempre boicotou o surgimento de qualquer liderança que pudesse ameaçar seu domínio absoluto sobre o PT. Os melhores nomes do partido, como Mercadante, Nilmário Miranda e Patrus Ananias, sempre tiveram as asas podadas por Lula. Foi justamente por isso que “inventou” Dilma Rousseff em 2010, para seguir governando por trás dos bastidores, como uma espécie de Rasputin em versão operária, digamos assim.

“PODER EXCESSIVO”

Oportuna reportagem de Cátia Seabra, na Folha de São Paulo, informa que “aliados do ex-presidente, que governou o país de 2003 a 2010, dizem que ele considerou excessivo o poder conferido ao ministro da Casa Civil, o petista Aloizio Mercadante, na nova configuração do governo e na articulação das mudanças na equipe”.

A jornalista acrescenta que “na avaliação dos lulistas, Mercadante sonha em concorrer à Presidência nas eleições de 2018 e vale-se de sua proximidade com Dilma para evitar a ascensão de outros petistas ao centro do poder”.

“Mercadante é o general. Comanda a equipe. E tem que trabalhar com os coronéis”, disse à repórter o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, numa alusão à concentração de poder nas mãos do ministro.

LULA E DILMA

Ao contrário do que parece (e muitos até almejam), a redução da influência de Lula sobre Dilma Rousseff é muito negativa para o país. Lula saiu-se bem como governante, o país cresceu e ele entregou o governo a Dilma com PIB positivo em 7,5%, uma façanha memorável. Podemos criticá-lo por ter estimulado o consumo irresponsavelmente etc. e tal, mas o fato é que Lula sabia incentivar os empresários e dar esperanças ao povão, enquanto Dilma Rousseff faz exatamente o contrário.

Com sua postura teatral de caras e bocas, julgando-se merecedora do Nobel de Economia embora jamais tenha passado do bacharelato, e com uma dificuldade assustadora de concluir raciocínios e frases, Dilma Rousseff joga o país na encruzilhada da desesperança. Este Natal, para o comércio, foi o pior desde 2004, e não precisamos falar mais nada.

Vai ser duro aturar quatro anos desta inutilidade chamada Dilma Rousseff. Este ano, quando os petistas gritavam “Volta, Lula!”, sabiam o que estava dizendo. Daqui a mais alguns meses, vão começar a gritar “Fora, Dilma!”, porque nem mesmo os petistas vão conseguir aguentar.

Por isso, já existe uma torcida desesperada para que o escândalo do mensalão atinja diretamente o Planalto. Ainda é uma onda, mas pode se tornar um tsunami.

6 thoughts on “Dilma se afasta cada vez mais de Lula, e isso não vai dar certo

  1. Realmente, é dose para elefante aguentar mais quatro anos da Dilmona.Mas, que fazer?
    Essa briga entre Lula e Dilma pode até está acontecendo, mas na hora de colocar um sucessor no Planalto, eles se juntam e fazem o diabo.

  2. Sr. Carlos Newton, conheço-o há relativamente pouco tempo, quando pela primeira vez me deparei com seu texto na Tribuna da Imprensa on line, onde auxiliava meritoriamente o Hélio Fernandes. Desde então passei a admirá-lo pelo texto simples, claro, enxuto e preciso. Dito isto, protesto veementemente pela defesa que faz do elemento alcunhado “lula”, ou “barba”, ‘*&@#$%¨&*#@&*”!#&*, induzindo o leitor incauto a pensar que o único mal por ele e os de sua estirpe praticado teria sido “estimular o consumo irresponsavelmente etc. e tal.”, a não ser que tivesse especificado o “etc. e tal” e nele incluído os incontáveis e inomináveis crimes perpetrados por essa escória (DILMA SE AFASTA CADA VEZ MAIS DE LULA, E ISSO NÃO DAR CERTO \ Posted on dezembro 27, 2014 by Tribuna da Internet). Nenhum (des)governante pindoramense, jamais, em tempo algum, impingiu tamanho mal, causou tamanha tragédia e desgraça ao nosso trágico e desgraçado país quanto o referido elemento e os que o cercam. Lamentável, imperdoável, injustificável!!!

  3. Carlos Newton,

    de fato, LULA procura torpedear todos os membros do PT perante aos quais se acha inferiorizado intelectualmente e que tenham condições de estabelecer um contraditório com ele em condições de superá-lo.

    Isso ocorreu com todos os que você mencionou e muitos outros, dentre os quais Helio Bicudo e Cristovam Buarque que, se bem me recordo, foi demitido do Ministério da Educação por telefone. Atitude de moleque, de gente sem qualquer qualificação ou escrúpulo, mas foi tomada por um presidente da República.

    LULA não passa de um farsante, de um tartufo. Provas ? É só entrar no youtube e assistir seus etílicos discursos.

    Dentre suas tartufarias temos a eleição da Doutora (sem colega de turma, é claro) DILMA ROUSEFF, eleita em razão da descarada mentira propagada por Lula de que ela “era muito melhor administradora do que ele”.

    Aliás, se prestarmos bem a atenção, LULA é apenas um sortudo, um cagão que pegou uma fase excelente no contexto internacional com o preço dos produtos exportados pelo Brasil (minério de ferro, soja, e outros) lá nas alturas.

    Frise-se também que esses produtos eram produzidos pela INICIATIVA PRIVADA, sendo que os produtores do setor agropecuário ainda eram molestados pelos SEM TERRA, braço armado do PT – apoiados por LULA, DILMA e outros mamíferos bípedes – e financiados com dinheiro oriundo de impostos cobrados dos demais brasileiros que exercem atividade produtiva.

    Com aquele contexto internacional favorável foi fácil “administrar”, pois os dólares entravam abundantemente com a exportação dos produtos. Apesar do assalto aos cofres públicos – que só agora estão vindo à tona – nada podia dar errado a curto prazo. A longo prazo a coisa muda de figura.

    Agora, o contexto é outro, pois os produtos exportados pelo Brasil estão com os preços no fundo do pinico.

    Aliado a esses fatos, ainda temos o crime cometido contra o Brasil e os brasileiros com a roubalheira em todos os setores nos quais os petistas colocaram as patas e encheram as malas.

    A Petrobras é apenas o que veio à tona mais rapidamente e vai enlamear o Brasil no exterior, pois tem títulos colocados no mercado internacional. A Eletrobras também tem e lá a gatunagem, pelo que sabemos, também foi apoteótica. Porém, as duas estão sujeitas às leis norte-americanas. E deverá vir chumbo grosso, pois lá a Justiça não foi aparelhada por LULA e DILMA.

    Isso, é claro, vai arrastar DILMA e LULA no tsunami, pois, como comandantes supremos – por analogia ao que afirmou a Comissão da Verdade com relação aos ex-presidentes militares – não podiam desconhecer os fatos que ocorriam bem embaixo de suas mandíbulas.

    Aliás, a mim parece evidente que o congelamento dos preços dos derivados de petróleo e os descontos nas contas de energia elétrica representaram, apenas, a compra antecipada de votos na eleição que se realizou este ano. Está na cara que quem pagou essa compra de votos foram os acionistas aqui e no exterior.

    Votos comprados e eleição ganha, os preços vão subir.

    No mais, que se destruam, pois isso é fato corriqueiro entre criatura e criador, pois, reciprocamente, um é digno do outro.

  4. Pingback: Dilma se afasta de Lula | Debates Culturais – Liberdade de Idéias e Opiniões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *