Dinheiro e eleições são incompatíveis

Carlos Chagas

É crime desviar dinheiro da Petrobrás para empreiteiras pagarem propina a políticos e a partidos, visando manter e ampliar contratos superfaturados com a empresa. Mas não será crime, também, candidatos comprarem votos com esses recursos podres para eleger-se, distorcendo o processo eleitoral?

Está na hora de o Congresso rever fundamentalmente as regras do jogo. A Câmara deixou de votar a proibição de empresas doarem para partidos, ainda que não possam mais fazê-lo para candidatos. Como o Supremo Tribunal Federal interrompeu o julgamento da questão, quase um ano atrás, continuamos diante da prática criminosa de eleições compradas. De mandatos adquiridos pelos mais ricos ou pelos que recebem, direta ou indiretamente, através dos partidos, dinheiro para iludir o eleitor.

Dirão inocentes e acomodados que no resto do mundo é assim. Em países como os Estados Unidos, nem mesmo há propaganda gratuita pelo rádio e a televisão, podendo os candidatos comprar tempo a peso de ouro, na medida de suas posses e das doações recebidas. De quem? Das corporações e empresas que lá, como cá, fazem apenas investimentos para cobrar depois da eleição, em termos legislativos e executivos, junto aos que ajudaram a eleger.

Deve-se cortar o mal pela raiz, ainda que não pareça tão fácil quanto iludir o eleitorado com falsas promessas. Porque eleições como as que realizamos exalam mau cheiro. Muita gente vota por ideologia, propostas e preferências capazes de bissextamente ser honestas, mas a maioria do eleitorado deixa-se influenciar pelas campanhas milionárias movidas a dinheiro sujo.

Fazer o quê? Parece difícil encontrar a saída para evitar essa distorção celerada, coisa que apenas se conquistará com a educação do eleitor, a longo prazo. É preciso, porém, começar a tentativa. Será que uma fiscalização profunda sobre os candidatos que fazem do dinheiro, podre ou não, a razão de seus mandatos, limitaria o abuso? Por que não torná-los inelegíveis? Teria a Justiça Eleitoral condições para identificá-los e afastá-los durante as campanhas?

REPRESENTAÇÃO CANHESTRA

Do jeito que o processo se desenvolve teremos sempre uma representação canhestra. Já se tentou a experiência de bancadas classistas, no passado. Não deu certo porque a compra de votos também chega às categorias e sindicatos. Acresce que modificações necessárias na lei eleitoral serão promovidas pelos legisladores viciados pelo sistema vigente, infensos a mudar de verdade o festival de corrupção. Ainda este mês tivemos prova disso, com a votação da reforma política na Câmara. Imaginar a correção pelo Supremo Tribunal Federal seria quebrar a harmonia e a independência entre os poderes, ainda que para preencher o vazio da omissão do Congresso.

Assim estamos a um ano das eleições municipais e três das eleições nacionais. Tempo sempre haverá para o aparecimento de fórmulas que, senão perfeitas e ideais, ao menos possam significar o aprimoramento. São incompatíveis dinheiro e eleições.

9 thoughts on “Dinheiro e eleições são incompatíveis

  1. Trabalhei muitos anos na Federação das Indústrias do estado do ….
    Sempre houve “vaquinha” para candidatos e partidos. Mas sempre partidos de direita, nunca para partidos que defendessem interesses de trabalhadores.
    Agora como se vê, estão doando tambem para partidos que defendem trabalhadores. Aí não pode, aí é indecente.

  2. Neste mar de lamçal de Corrupção que assola o Páis, só pode doações para o Partidão da Ética Moral Bons Costumes e Caviar, essas doações estão todas registradas , contadas, contabilizadas, legalizadas em declarações a Justiça Eleitoral.
    Todo o dinheiro recebido atra´ves das doações de empreiteiras e afins foram usadas corretamente nas eleições para vereadores, deputados E/F, senadores, governadores, Presidente do Partidão Direitóide, não sobrou uma folhinha de papel ou santinho , tudo foi gasto de acordo com as normas do partidão da ética e seus filiados franco-tucanos-suiços.
    As doações para os outros partidecos, como pt,pp,pmdb e cia ltda é que estão tudo na ordem da corrupção, mal gasto, desviou de verbas públicas.
    Eles é que tem de ser investigados. e todos presos,, “nóis não”, nosso Partido não faz politica…..eh!eh!eh

  3. 12 ANOS E MEIO DE GOVERNO, MAS EU NÃO TENHO NADA COM ISSO, A CULPA É DELES.
    ENQUANTO ISSO A CORRUPÇÃO, INCOMPETÊNCIA E DESMANDO ASSOLA O PAÍS, NESTE GOVERNO PETISTA. É o que leio e vejo por aí.
    Vê se vira o lado do disco senhores defensores do PT, defensores da “boquinha governamental”, defensores do governo mais corrupto e causador do maior escândalo (Petrolão) da história do Brasil de todos os tempos.
    Caramba! A mesma argumentação boba e sem lógica. Sempre argumentos repetitivos. Parecem até, que os chamados inteligentes úteis e ingênuos são robôs programados pelo partido do PT para falarem só o que está no Script.
    Não dão o braço a torcer.
    O país entrando em crise, PIB baixo, inflação em 9%, falta de credibilidade no exterior, a Dilma nos EUA com um pires na mão pedindo para o empresariado de lá investir em nosso país, falta de investimento em Infraestrutura, desemprego, alguns direitos trabalhistas tirados dos verdadeiros trabalhadores, Sistema de Saúde/Educação de baixa qualidade, corte na verba da Educação, quase 60 mil homicídios por ano e o que é pior: A CORRUPÇÃO CORRENDO SOLTA NO PAÍS.
    MAS, em vez do militante fanático enxergar os FATOS eles preferem enterrar a verdade e ressuscitar mentiras.
    Querem nos fazer crer que tudo não passa de fofocas da mídia. Que os caras do PT são tão Santos quanto àqueles que estão no Céu. Que petista algum embolsou um centavo da Petrobras, não houve mensalão, nenhum governante ou político do PT se distanciou um centímetro fora da lei. São todos bons meninos obedientes e seguidores da ética e da moral.

  4. ENQUANTO ISSO A CORRUPÇÃO, INCOMPETÊNCIA E DESMANDO ASSOLA O PAÍS.
    EVIDÊNCIA? Leia no Blog da TI: Dinheiro e eleições são incompatíveis

    E eles com o mesmo bla, bla, bla de que sempre houve corrupção em todos os governos;
    de que todos fazem Caixa 2;
    que o partido de direita pode, mas só o PT é condenado pela mídia golpista;
    de que eles podiam roubar o PT não;
    que a mídia golpista não investiga e divulga sobre o mensalinho do DEM do PSDB;
    que a PF não investiga o escândalo do Metrô de SP e da SABESP;
    que o PSDB também …

    … e é um bla, bla, bla sem fim.

    ENQUANTO ISSO A CORRUPÇÃO, INCOMPETÊNCIA E DESMANDO ASSOLA O PAÍS.
    EVIDÊNCIA? Leia no Blog da TB: Primeira dama de Minas é um fenômeno como jornalista.

  5. OH MEU BOM DEUS! Que faço para não mais ouvir aquele programa criado pelo PT e introduziram no cérebro dessa gente? Parece um programa baseado em uma história não real. Não suporto mais ouvir pessoalmente ou ler suas bobagens escritas e postadas nas redes sociais, coisas tipo: Lula pagou a dívida externa e ainda empresta dinheiro ao FMI;
    pobre agora faz faculdade e já pode ser doutor;
    pobre agora anda em aeroporto e viaja de avião;
    pobre agora já tem carne na mesa;
    pobre agora tem carro na porta;
    pobre agora…

    ENQUANTO ISSO A CORRUPÇÃO, INCOMPETÊNCIA E DESMANDO ASSOLA O PAÍS.
    EVIDÊNCIA? Leia no Blog da TB: Situação de André Vargas cada vez se complica mais

  6. OUTRO TIPO DE REPETECO (geralmente feito pelos mais graduados) DESSA GENTE:
    1. nosso governo tirou 40 milhões de brasileiros da pobreza e introduziu na classe média;
    2. nosso governo tirou 36 milhões de brasileiros da miséria;
    3. o PT fala grosso com os EUA, já o PSDB fala fino com os EUA e grosso com a Bolívia;
    4. o governo petista fez a maior inclusão social no mundo, tirou o Brasil do Mapa da Fome;
    5. pobre agora tem dignidade e anda de cabeça erguida neste país;
    6. se hoje se prende mais corruptos é porque nosso governo atua mais contra a corrupção e criou mecanismo para combate-lo;
    QUANTO ao item 6 digo o seguinte: Quem não dependo de uma boquinha governamental, levou uma lavagem cerebral ou é completamente mal informado sabe distinguir e separar a VERDADE da MENTIRA. Ora, se eu comando a Polícia Federal (dizem que mesma é independente para atuar, talvez, mas eu posso cortar e baixar a verba para ela) e ela está investigando meu governo e prendendo político, gente indicada e subordinada a mim (eu no lugar do Lula ou da Dilma) como vou apoiar e incentivar uma instituição que pode me colocar atrás das grades? É como se eu dissesse para meu ministro da justiça: – Continue fazendo seu trabalho, nós somos culpados, mas não podemos infringir a lei. Pode nos prender se for preciso.

    ENQUANTO ISSO A CORRUPÇÃO, INCOMPETÊNCIA E DESMANDO ASSOLA O PAÍS.
    EVIDÊNCIA? Leia no Blog da TI: Pessoa descreveu em detalhes o esquema de propina.

    TAMBÉM COLOCARAM NO HD CEREBRAL DA MILITÂNCIA PETISTA COISAS TIPO:
    – nunca antes na história deste país;
    – as zelites não gostam de ver pobres em aeroportos;
    – as zelites não querem um governo praticando inclusão social;
    – a crise é causada pelo capitalismo, pelo neoliberalismo, por gente branca, com olhos azuis;
    eles também tentam nos fazer crer (já com mais de 12 anos no poder) que a causa das suas dificuldades na governança acontecem devido a tal “herança maldita” do governo FHC;

    ENQUANTO ISSO A CORRUPÇÃO, INCOMPETÊNCIA E DESMANDO ASSOLA O PAÍS.
    EVIDÊNCIA? Leia no Blog da TI: No desespero, Lula pede socorro ao marqueteiro João Santana.

  7. USANDO DO CINISMO, todo governante ou político, seja de qualquer partido, quando pego com a mão na botija adoram pronunciar manjadíssimas frases tipo:
    vou mandar investigar e punir doa a quem doer;
    todo o meu patrimônio foi com meu próprio trabalho, meu próprio suar;
    se encontrarem dinheiro a mais na minha conta pode doar a uma instituição de caridade;
    nunca viajei de carona em jatinho de alguma empresa ou de algum empresário;
    … e quando um poderoso se sente ofendido ou caluniado por outro poderoso e o ameaça processá-lo? Dá em que? Se um deles tem lá seus 5 a 10 ótimos advogados e o outro também, tem a seu dispor 5 a 10 ótimos advogados. Deve dar só aperto de mão entre ambos, principalmente se os dois forem políticos.

  8. Relendo descubro erros. Ah, quem mandou eu não…
    Lá onde se lê: Quem não dependo de uma boquinha governamental
    O certo seria: Quem não depende de uma boquinha governamental

    Lá onde se lê: – – Continue fazendo seu trabalho, nós somos culpados, mas não podemos infringir a lei. Pode nos prender se for preciso.
    O certo seria: – Continue fazendo seu trabalho, se descobrir que somos culpados pode nos prender, pois não podemos infringir a lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *