Dirceu afirma que Bolsonaro terá base social e que PT se afastou da população

Petista diz que derrota não foi apenas “política, mas ideológica”

Catia Seabra
Folha

O ex-ministro José Dirceu afirmou, na noite desta segunda-feira, dia 12, que o governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), terá base popular e tempo pela frente. Ao discursar para um público de apoiadores, durante o lançamento de seu livro de memórias, o ex-ministro disse ainda que Bolsonaro avançou sobre a base da qual o PT se afastou durante seus quatro mandatos. “Não nos iludamos. É um governo que tem muita base social, muita força e muito tempo pela frente. Vai transformar a segurança em pauta”, disse.

Segundo o petista, “há um Brasil profundo que se manifestou legítima e democraticamente” que o PT precisa entender para mudar. Na opinião de Dirceu, o PT não foi derrotado apenas eleitoralmente nessas eleições, mas ideologicamente. Ao fazer uma análise do cenário político, Dirceu perguntou onde o PT esteve quando o filho de uma mulher pobre chegava em casa sob efeito de drogas ou em momentos igualmente trágicos na vida do brasileiro. “Em 13 anos e meio [de vida institucional], nos afastamos do dia a dia do povo”.

CRÍTICA – Ainda que chame de heróico o desempenho de Fernando Haddad na disputa presidencial, Dirceu fez uma crítica ao PT ao comentar o impacto das fake news no resultado eleitoral. “Eles só chegaram lá [no eleitor] porque não estávamos lá onde eles chegaram”, reconheceu.

Um dos fundadores do PT, lembrou que o discurso anti-corrupção deu suporte a momentos históricos, como o golpe de 64, o suicídio de Getúlio Vargas e a eleição de Fernando Collor de Mello. E que o PT precisa se defender, lembrando que são raros os casos de petistas que enriqueceram na política. Cercado de apoiadores, Dirceu frisou que a esquerda conta com uma militância cultural e intelectualmente preparada para a defesa da democracia. “Querem nos impor o medo. Se fosse por medo não teríamos derrotado a ditadura”, discursou ele. Mas admitiu: “Estamos numa defensiva. Fomos derrotados. Precisamos de sabedoria política”.

Condenado a 30 anos e nove meses de prisão pela Lava Jato, Dirceu — que responde ao processo em liberdade— encerrou seu discurso político pregando a campanha pela anulação da pena aplicada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele pregou a fixação de um programa mínimo de comunhão dos partidos de esquerda.

OPOSIÇÃO – “Quer fazer um bloco, faça. Não quer fazer uma frente, não faça. Agora, vamos ter um programa mínimo. Suponho que esse programa mínimo é oposição ao governo, defesa da democracia, da soberania nacional e de reformas políticas, estruturais, sociais e econômicas que levem à distribuição de renda, da riqueza e do poder cultural e formação nesse país”, afirmou.

Ele disse que os demais partidos de esquerda não deveriam apostar na ideia de que a prisão de Lula abrirá um caminho à rampa do Palácio do Planalto. “Não se iludam os outros. Lula é o primeiro interditado”.

24 thoughts on “Dirceu afirma que Bolsonaro terá base social e que PT se afastou da população

  1. Zé Dirceu, como bom comunista, não menciona que ele teve, tem e continuará sendo parte ativa nos governos PT pelo afastamento do dia a dia do povo.

    Dirceu, seguidor de Niccolo Machiavelli, Max, Stalin e outros, fala uma coisa para a mídia e depois age como o Escorpião da fabula “O Sapo e o Escorpião”.

  2. “Quer fazer um bloco, faça. Não quer fazer uma frente, não faça. Agora, vamos ter um programa mínimo. Suponho que esse programa mínimo é oposição ao governo, defesa da democracia, da soberania nacional e de reformas políticas, estruturais, sociais e econômicas que levem à distribuição de renda, da riqueza e do poder cultural e formação nesse país”

    Lindas as palavras do Cafajeste. Nem Nelson Rodrigues o descreveria tão bem! E o que o PT fez nos 16 anos de poder? Só roubou?

  3. Pergunta, qual é a questão aqui?
    Por qual motivo esse corrupto lavador de dinheiro tem espaço na mídia?
    Qual é o valor o peso dessa figura degradada?
    De qual inteligencia estamos falando, qual foi a capacidade analítica do pilantra politico que deu certo? Até o roubo foi descoberto.
    E errático com suas declarações qual é o verdadeiro dirceu .
    Essa entrevista não diz nada com nada e só da razão aos que dizem que o jornalismo tá na lama, e depois reclamam que o jornalismo perde terreno pra internet, credibilidade é tudo.

  4. Quer dizer que o BNDES vai continuar financiando as privatizações, é isso ?

    Nós pagamos impostos, impostos esses que capitalizam o BNDES. Aí vai o BNDES financiar empresas para adquirir as nossas empresas.

    Concluindo, nós simples mortais vamos financiar a farra do boi como aconteceu na década de 1990?

    https://oglobo.globo.com/economia/com-levy-bndes-vai-focar-em-infraestrutura-privatizacoes-inovacao-23230401

    https://www.youtube.com/watch?v=4eHRnNFkc6I

  5. Este bandido tem que voltar para a cadeia.
    Não é possível que uma decisão pessoal do incompetente, advogado de porta de xadrez, mau caráter, toffoli, mantenha este bandido e corrupto solto, dando entrevista.

  6. E que o PT precisa se defender, lembrando que são raros os casos de petistas que enriqueceram na política.

    Isso mostra que isso não é um partido. é uma seita de otários, de jumentos, que só agem em beneficio dos integrantes de sua cúpula, que é composta de marginais da pior espécie.

  7. Dirceu tentou aparar as arestas para, depois de análise de conjuntura mais profunda, o PT voltar como o mais podre e violento dos zumbis.
    Claro que não fala só verdades. As esquerdas nunca derrotaram o “golpe de 64” e sim as forças democráticas e políticas normais do Brasil com o apoio de outros países.
    O PT é um partido tão semelhante aos Bolcheviques russos que jamais perderá o viés autoritário e arrogante.
    O Brasil, enquanto existir o PT ou partidos semelhantes, terá que proteger a própria liberdade.

  8. Mais uma mentira do mentiroso dirceu, que fala que o PT não se dedicou às redes sociais. Ora, a grana que o governo corruPTo empregava na internet era de dezenas de milhões , tanto nas redes como em blogs de malandros como paulo henrique e nassif.

  9. 1) Foi uma grande surpresa qdo li aqui na TI, o Antonio S. de Aquino afirmar que José Dirceu era “udenista”, da antiga UDN…

    2) Comecei a fazer uma longa observação/reflexão e cheguei à conclusão de que petistas/lulista nunca foram das esquerdas…

    3) Diziam-se esquerdistas por motivos eleitorais. Uns poucos podem ter sido sonhadores comuno-socialistas…

    4) Mas na verdade jogavam mais na ponta sindicalista…

    5) O inesquecível Brizola já dizia, assim que voltou do exílio: “PT é a esquerda que a direita quer”…

    6) Nos Poderes, além de não mudarem nada, atrapalharam/queimaram “ad eternum” as lutas populares…

    • Caro Antonio Rocha … também fui lacerdista da antiga UDN – União Democrática Nacional. Não cheguei a ser filiado … só simpatizante.

      Com a prorrogação do mandato de Castelo Branco, Lacerda foi se afastando dos rumos que estavam dando à Revolução das Mulheres com Terço nas Mãos de 19/03/1964 e passei a simpatizar com a Frente Ampla – em que Lacerda, JK e Jango tentaram evitar a implantação do Autoritarismo em Pindorama.

      Cheguei a pensar em ações mais radicais … porém, a Teologia e Filosofia Católicas não incentivam lutar contra tirania quando não se tem chance de vitória – seria até considerada como tentativa de suicídio.

      Até que o grande General Geisel foi fiel à sua promessa de Abertura … e entrei no MDB em 1974!!!

      Abraços.

      • 1) Amigão Lionço, brilhante como sempre:

        2) “a Teologia e Filosofia Católicas não incentivam lutar contra tirania quando não se tem chance de vitória – seria até considerada como tentativa de suicídio”.

        3) O item anterior concorda com o livro A Arte da Guerra, da Filosofia Chinesa.

        4) Abraços de boa semana.

  10. -Também acho que o Lula tem ficado muito afastado da população.
    -Acho imprescindível que ele perca o direito à CELA ESPECIAL e seja enviado a algum presídio para que fique mais próximo da população carcerária!

  11. “Um dos fundadores do PT, lembrou que o discurso anti-corrupção deu suporte a momentos históricos, como o golpe de 64, o suicídio de Getúlio Vargas e a eleição de Fernando Collor de Mello.”
    O discurso anti-corrupção também foi a tônica do PT até a eleição de 2002. E mesmo hoje ainda gostam de chamar os outros de corruptos.

    Com tudo isso, e todos os malfeitos que praticou, Dirceu ainda é um dos poucos petistas que ainda tem algum entendimento de senso comum. Por isso ele é capaz de perceber a autenticidade do apoio popular a Bolsonaro, e o quanto o PT se distanciou dos sentimentos das pessoas comuns. Mas o padrão atual da esquerda brasileira é representado por figuras como Gleisi Hoffmann e Guilherme Boulos, que acreditam piamente nos poderes divinos que atribuem a Lula, e não tem nada a dizer sobre a criminalidade e os outros problemas da vida cotidiana, além de repetir mantras politicamente corretos e jargões de ‘social justice warriors’ americanos.

  12. Comentários em sua grande maioria desarrazoados. Mostra uma população doente quanto ao ódio e a raiva de apenas um partido. Acho muito estranho essa gente não demonstrar ódio pelos políticos do Democratas, Tucanos dentre outros. O ódio contra petistas é tão grande que acho que nestes últimos vinte anos deveria ter sempre votado nos tucanos e nos democratas…

    Será que eu estou errado?

    Em tempo: Vocês que não dormem, não comem, e estão com o coração cheio de ódio contra petistas poderiam fazer uma reflexão sobre o comportamento dos políticos das outras agremiações?

    Façam. Por favor… E por favor não me ofendam aqui nos ocmentários. Me vejam como um farol que deseja iluminar os vossos caminhos obscuros e enturvados de ódio apenas contra um segmento partidário.

    Tenho dito… E sempre!!!

    • A propaganda petista sempre demonizou todos os demais concorrentes, até mesmo uma figura histórica do partido como a Marina Silva se tornou a encarnação do mal assim que se desfiliou. Em 2014 o PT dizia que Marina faria o povo passar fome, depois de entregar o Banco Central aos banqueiros. Não há nada para estranhar que a oposição reaja no mesmo nível. O PT sempre desprezou tudo que não era ele mesmo, e isso estimulou os não petistas a agirem do mesmo jeito.

  13. Agradeçam ao Mais Honesto pela derrota das esquerdas. O grande líder se corrompeu e deixou corromper, bem o oposto do que dizia o Zé, no tempo em que dava as cartas: “o pt não róba, nem dexa robá”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *