Dirceu diz que será um preso político e culpa a imprensa

Deu em O Globo

Flávio Freire

SÃO PAULO – Em documento intitulado “Carta Aberta ao Povo Brasileiro”, divulgado minutos depois de ter seu mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro José Dirceu reiterou sua inocência, disse ser vítima de uma condenação injusta e que, assim como José Genoino, se considera “um preso político de uma democracia sob pressão das elites”.

Segundo ele, o julgamento do mensalão, a Ação Penal 470, caminha para o fim, segundo ele, como começou: “inovando e violando garantias individuais asseguradas pela Constituição e pela Convenção Americana dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário”.

“A Suprema Corte do meu país mandou fatiar o cumprimento das penas. O julgamento começou sob o signo da exceção e assim permanece. No início, não desmembraram o processo para a primeira instância, violando o direito ao duplo grau de jurisdição, garantia expressa no artigo 8 do Pacto de SanJose. Ficamos nós, os réus, com um suposto foro privilegiado, direito que eu não tinha, o que fez do caso um julgamento de exceção e político”.

Ele diz ter sido injustiçado “pela própria Justiça”.

“Como sempre, vou cumprir o que manda a Constituição e a lei, mas não sem protestar e denunciar o caráter injusto da condenação que recebi. A pior das injustiças é aquela cometida pela própria Justiça”.

O ex-ministro também reitera ter sido condenado sem provas. “Sou inocente e fui apenado a 10 anos e 10 meses por corrupção ativa e formação de quadrilha – contra a qual ainda cabe recurso – com base na teoria do domínio do fato, aplicada erroneamente pelo STF. Fui condenado sem ato de oficio ou provas, num julgamento transmitido dia e noite pela TV, sob pressão da grande imprensa, que durante esses oito anos me submeteu a um pré-julgamento e linchamento”.

Segundo ele, a investigação ignorou “provas categóricas” de que não houve desvio de dinheiro público. Dirceu, na carta, diz:

“Provas que ratificavam que os pagamentos realizados pela Visanet, via Banco do Brasil, tiveram a devida contrapartida em serviços prestados por agência de publicidade contratada. Chancelou-se a acusação de que votos foram comprados em votações parlamentares sem quaisquer evidências concretas, estabelecendo essa interpretação para atos que guardam relação apenas com o pagamento de despesas ou acordos eleitorais”.

ACUSAÇÃO À IMPRENSA

Ele também acusa a imprensa de ter estimulado votos e condenações feitas pelos juízes do STF. “A cobertura da imprensa foi estimulada e estimulou votos e condenações, acobertou violações dos direitos e garantais individuais, do direito de defesa e das prerrogativas dos advogados – violadas mais uma vez na sessão de quarta-feira, quando lhes foi negado o contraditório ao pedido da Procuradoria-Geral da República.

“Não me condenaram pelos meus atos nos quase 50 anos de vida política dedicada integralmente ao Brasil, à democracia e ao povo brasileiro. Nunca fui sequer investigado em minha vida pública, como deputado, como militante social e dirigente político, como profissional e cidadão, como ministro de Estado do governo Lula. Minha condenação foi e é uma tentativa de julgar nossa luta e nossa história, da esquerda e do PT, nossos governos e nosso projeto político”.

José Dirceu diz ainda que é a segunda vez que pagará com prisão por cumprir “com meu papel no combate por uma sociedade mais justa e fraterna”. “Fui preso político durante a ditadura militar. Serei preso político de uma democracia sob pressão das elites”.

“Mesmo nas piores circunstâncias, minha geração sempre demonstrou que não se verga e não se quebra. Peço aos amigos e companheiros que mantenham a serenidade e a firmeza. O povo brasileiro segue apoiando as mudanças iniciadas pelo presidente Lula e incrementadas pela presidente Dilma”.

Por fim, Dirceu diz que vai continuar lutando para provar inocência e para tentar anular o acórdão do STF, a qual ele ainda classifica como “espúria”, “através da revisão criminal e do apelo às cortes internacionais”.

“Não importa que me tenham roubado a liberdade: continuarei a defender por todos os meios ao meu alcance as grandes causas da nossa gente, ao lado do povo brasileiro, combatendo por sua emancipação e soberania”, termina a carta.

26 thoughts on “Dirceu diz que será um preso político e culpa a imprensa

  1. Esse canalha vagabundo ainda tem a cara de pau de dizer que será um preso político, se nem político o FDP é. Só desejo que dentro da cadeia ele encontre uma alma caridosa que de uma carcada em seu fiofó.

  2. Preso político só em ditaduras. No caso, como disse Reinaldo de Azevedo, o fato é que ele é um político preso, pois estamos numa democracia. Aliás, se fosse nos EUA , onde a lei funciona, Dirceu e bando já estariam cumprindo há uns cinco anos, uma pena de 50 anos no mínimo.

  3. Já vem o idiota acima com os Estados Unidos como exemplo de legalidade. Nunca deve ter feito turismo, quanto mais lá tendo residido ou ralado na iniciativa privada legal ou ilegalmente. Ë o típico propagandista marca traque aqui do blog. Desconhece que há um montão de figurões do sistema lá acima da lei, sendo que o mais famoso foi o Howard Hughes que nem PASSAPORTE apresentava para entrar e sair do país e NÃO DECLARAVA INCOME TAX, como foi denunciado logo após o terremoto na Nicarágua nos anos 70, além da recente turma do Bush com os escândalos financeiros.

  4. Até agora, só um se manifestou dando a impressão de razão ao Dirceu. Nem sei se é adepto do PT. Como nunca fui sequer filiado a esses cartórios aí chamados partidos, posso garantir que o comentarista propagandista marca traque dos Estados Unidos ainda é mais idiota do que parece. Quando não é ele a nos encher com seu besteirol de Estados Unidos e tigres asiático, aparece um outro também a nos encher com uma frase supostamente atribuída um general francês que abandonou suas tropas para os alemães na última guerra mundial e fugiu para a Inglaterra.

  5. Colunistas da mídia estão festejando com sua habitual hipocrisia estridente a decisão do Supremo de ontem de mandar prender boa parte dos réus.

    Dirceu preso era o sonho menos deles do que de seus patrões.

    Num momento particularmente abjeto da história da imprensa brasileira, dois colunistas chegaram a apostar um vinho em torno da prisão, ou não, de Dirceu.

    Você vai ler na mídia intermináveis elogios aos heróis togados, aspas, comandados pelo já folclórico Joaquim Barbosa.

    Mas um olhar mais profundo, e menos viciado, mostra que o Mensalão representou, na verdade, uma derrota para a elite predadora que luta ferozmente para conservar seus privilégios e manter o Brasil como um dos campeões de desigualdade social.

    Por que derrota, se a foto de Dirceu na cadeia vai estar nas manchetes?

    Porque o que se desejava era muito mais que isso. O Mensalão foi a maneira que o chamado 1% encontrou para repetir o que fizera em 1954 com Getúlio e 1964 com João Goulart.

    Numa palavra, retomar o poder por outra via que não a das urnas. A direita brasileira, na falta de votos, procura incansavelmente outras maneiras de tomar posse do Estado – e dos cofres do BNDES, e das mamatas proporcionadas por presidentes serviçais etc etc.

    A palavra mágica é, sempre, “corrupção” – embora nada mais corrupto e mais corruptor que a direita brasileira. Sua voz, a Globo, sonegou apenas num caso 1 bilhão de reais numa trapaça em que tratou a compra dos direitos de transmissão de uma Copa como se fosse um investimento no exterior.

    Foi assim como o “Mar de Lama” inventado contra Getúlio, em 1954. Foi assim com Jango, dez anos depois, alvo do mesmo tipo de acusação sórdida e mentirosa.

    E foi assim agora.

    Por que o uso repetido da “corrupção” como forma de dar um golpe? Porque, ao longo da história, funcionou.

    O extrato mais reacionário da classe média sempre foi extraordinariamente suscetível a ser engabelado em campanhas em nome do combate – cínico, descarado, oportunista – à corrupção.

    A mídia – em 54, 64 e agora – faz o seguinte. Ignora a real corrupção a seu redor. Ao mesmo tempo, manipula e amplia, ou simplesmente inventa, corrupção em seus adversários.

    Agora mesmo: no calor da roubalheira de um grupo nascido e crescido nas gestões de Serra e Kassab na prefeitura, o foco vai se desviando para Haddad. Serra é poupado, assim como em outro escândalo monumental, o do metrô de São Paulo.

    Voltemos um pouco.

    A emenda que permitiu a reeleição de FHC passou porque foi comprado apoio para ela, como é amplamente sabido. Congressistas receberam 200 000 reais em dinheiro da época – multiplique isso por algumas vezes para saber o valor de hoje — para aprová-la.

    Mas isso não é notícia. Isso não é corrupção, segundo a lógica da mídia.

    O caso do Mensalão emergiu para que terminasse como ocorreu em 1954 e 1964: com a derrubada de quem foi eleito democraticamente sob o verniz da “luta contra a corrupção”.

    Mas a meta não foi alcançada – e isso é uma extraordinária vitória para a sociedade brasileira. No conjunto, ela não se deixou enganar mais uma vez.

    O sonho de impeachment da direita fracassou. Ruiu também a esperança de que nas urnas, sob a influência do noticiário massacrante, os eleitores votassem nos amigos do 1%: Serra conseguiu perder São Paulo para Haddad, um desconhecido.

    O que a voz rouca das ruas disse foi: estão tentando bater minha carteira com esse noticiário.

    O brasileiro acordou. Ele sabe que o que a Globo — ou a Veja, ou a Folha – quer é bom para ela, ou elas, como mostram as listas de bilionários brasileiros, dominadas pelas famílias da mídia. Mas não é bom para a sociedade.

    E por estar acordado o brasileiro impediu que o Mensalão desse no que o 1% queria – num golpe.

    Por isso, o vinho que será tomado pela prisão de Dirceu será extremamente amargo.

    Sobre o Autor
    O jornalista Paulo Nogueira, baseado em Londres, é fundador e diretor editorial do site

  6. Como um pobre coitado desse aí de cima ainda tem crédito? só mesmo com gente mais idota que ele.
    O tal pobre-coitado acredita em mundos perfeitos e imagina que deva ter algum país assim, quando eu mesmo sempre me bati aqui apenas pelo menos pior, ou seja, mesmo no regime menos pior , que é democracia, no caso a americana, muitos criminosos não são pegos pela justiça. Aliás, no mundo inteiro, nem todos os criminosos são alcançados pela justiça.
    O imbecil de carteirinha, que escreve aí em cima não observou que estamos falando de criminosos pegos pela justiça.
    O pobre-coitado é um cego que acha que enxerga.
    É um caso perdido. Não sabe em que planeta ele reside.
    Tá no mundo da lua. Um aluado. Biruta. E, pior: é nervosinho.

  7. Tá bom , agora vamos dar um jeito na roubalheira que foi a era SARNEY, COLLOR, ITAMAR , E FHC ?

    Vejo pessoas até mesmo instruidas que não estão vendo (ou sabem ? ) que a roubalheira da era SARNEY , COLLOR E FHC…Faz deste “mensalão” fichinha pequena. Mas o “amor” ideológico” destes que só condenam a era PT no governo, não levam em conta o que foi a roubalheira destes três, diante do que foi o “mensalão”.

    Mas no fundo, creio que tudo não passa de um jogo macabro e oculto no sistema politico desta nação impia e perversa. Vejo estarrecido alguns comentários de várias pessoas e politicos dizendo que “agora” o Brasil caminha em uma nova direção …HA…HA…HA..HA…( Dividendos para HF ), até mesmo veiculos de imprensa ..”pulverizando” ares de uma nova “era politica do Brasil”….HA..HA..HA..HA..HA… Nada como uma manipulação sórdida para diluir atos ocultos e criminosos de forma amena e em “base” supostamente legal de uma moralidade politica…..

    Se gritar pega ladrão…não fica um ..sequer .nesta “república”…não sobra nada…todos os poderes estão envolvidos com a corrupção e a mentira.

    YAWHE SEJA LOUVADO….

    Carlos de Jesus -Salvador -Bahia

  8. Se o idiota metido a sebo desconhece os códigos penal e de processo UNITÁRIOS de seu país, como garante eficácia e CELERIDADE dos 56 códigos penais estaduais e legislação federal norte americanos? Além do mais, ESTAMOS quem a falar de criminosos pegos pela justiça, se só que assim falou foi ele próprio? Desconhece legislação de seu país, sai a bostejar sobre legalidade forânea.

  9. Genuino, avalizou, como presidente do pt, era sua obrigaçao. 2 emprestimos de 3 milhoes e pouco ao pt, num banco privado, e Jose Dirceu, porque sendo ministro da casa civil tinha o dever de saber de tudo. Os 73 milhoes da visanet, eram da visanet e nao tinham nada de publico. Agora, os indignadissimos, poderiam averiguar no link abaixo, quanto o Zé Dirceu tem lá, o Genuino, ou qualquer outro petista, quem sabe o Lula a dilma, eles tambem nao constam lá, como um dos donos desta fortuna toda. Com certeza, nao encontrarao, um centavo de nenhum ptista. Porque se tivesse, a grande midia pig, nao falaria noutra coisa o tempo todo. …é nao sendo petistas, tudo pode e os indignadissimos ficam caladinhos!

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-U54FiKf7AAJ:heliofernandes.com.br/%3Fp, %3D71133+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  10. Estou contigo, Laco silva. O referido plantonista, nao há nenhuma classificaçao que caiba nele. A turminha que embolsou toda a grana referida no link post acima, paga muita gente para fazer sua defesa, isso ocorre nno mundo inteiro e aqui, como um paraiso, nao é diferente. …

  11. Ruy Falcão tem razão.

    1) A culpa das prisões de petistas na ditadura e na democracia é da imprensa e da oposição.

    2)A imprensa é culpada de ter nomeado os seguintes ministro do STF. a)Joaquim Barbosa b)barroso c)Teori d)Rosa e)Lewandoswki e)Toffoli f)Fux. 7 ministros para fuder a vida de Zé e Genoíno.

    Dirceu e Genoíno são guerreiros em defesa da democracia. Pois, foram presos na ditadura e na democracia. A justiça Brasileira,Mídia a e os militares os perseguem até hoje. Não são bandidos ladrões de recursos públicos e sim heróis da nação Brasileira. SALVE ZÉ DIRCEU E GENOÍNO. fundaram a nova república em 15.11.2013

  12. Quem é esse senhor para falar em nome do povo! Esse país é uma brincadeira; o cara rouba, não devolve o que roubou, e ainda tem a cara de pau de se fazer inocente? mim poupe.

  13. É só o desabafo de um criminoso que se acha importante.

    De qualquer maneira é importante ressaltar que somos uma democracia, e assim o direito de desabafar do bandido está sendo respeitado.

  14. OS CONDENADOS PELO SUPREMO APARECEM COM OS PUNHOS LEVANTADOS, COMO SE FOSSEM HERÓIS. É O QUE DÁ QUANDO NÃO SE AGE COM EQUIDADE. PAULO MALUF E SEU FILHO NÃO FORAM ALGEMADOS COMO SE FOSSEM BANDIDOS CAPAZES DE SAÍREM CORRENDO E DRIBLANDO A POLÍCIA PELAS RUAS E BECOS DA CIDADE DE SÃO PAULO? QUANTO AOS HOMENS DO “MENSALÃO”, DERAM ORDENS PARA QUE NÃO FOSSEM ALGEMADOS.ENTÃO, EM FRANCO DESRESPEITO AO SUPREMO,APARECEM DE PUNHOS LEVANTADOS,COMO SE ESTIVESSEM EM CAMPANHA ELEITORAL.

  15. Esse Zé Stálin, vulgo Dirceu, é mesmo um stalinista. De chefe da quadrilha, segundo o Procurador-Geral, agora faz seu “circo” diante da mídia e se diz “preso político”. Piada.

  16. Para o retardado lá atraz:

    2(dois) fatos concretos da justiça americana: madoff tomou mais de 100 anos de cadeia e o pessoal envolvido no Watergate foi para a cadeia depois de 1 0u 2 anos, no máximo, de processo.

    E se formos tratar da condição humana e apontar o fato de que o Homem não foi feito para cumprir regras estabelecidas por seu semelhante?
    Aí já é demais para a limitadíssima condição do idiota na percepção da realidade humana.

  17. Maurio Julio, na democracia sul africana, o Mandela ficou preso durante 20 anos. Tudo conforme o “estado democratico de direito”, uns falam, que o certo é “estado democratico da direita”

  18. Interessante todos torcem contra Dirceu, mas os que o condenam, não mostram uma unica prova, de que Dirceu tenha se beneficiado de dinheiro da Visa Net
    Ao contrario, muitos politicos de plumagens e bicos, compraram depois que assumiram o poder, apartamentos em Paris, Miami, Higienopolis, fazendas mansoes em praias, tudo isso com parte do dinheiro do Trensalão, que parte estão bloqueados na Suiça ha muitos anos, e aqui no Brasil bloquearam foi o processo, contra os tucanos. De Grandis é o novo heroi da midia, assim como Roberto Jeferson que tornou-se heroi do Joaquim e da midia

  19. meus queridos amigos que leem essa matéria, o que posso dizer a vocês nesse momento que poderia fazermos um brinde a democracia.Infelizmente, é que daqui a alguns dias todos eles( os mensaleiros) estarão em suas casas ou em Spas à beira de suas piscinas tomando Uísques importados. Vcs acreditam mesmo que o comandante do PT, entre eles o Lula não vai interceder por eles através do Ministro Luiz Eduardo Cardoso? Ontem o Próprio Cardoso pediu ao superintendente nacional da PF que não algemasse nenhum dos condenados do mensalão.Bonzinho ele com seu comparsas não é? Até hj eu queria entender como é que o Lula não sabia nada sobre o esquema de compra de votos que na época existia e ainda hj não deixa de existir de uma forma mais oculta e também através de favorecimento de cargos e carreiras entre àqueles aos quais facilitam a aprovação de projetos do governo na Câmera dos deputados e no Senado Federal. O Lula falou hj em relação as prisões:” estou com vocês…estamos juntos” O que dá pra entender a respeito desse infeliz comentário? Esse Dirceu junto com essa cambada de mercenários sem deixar de citar o ex-ministro da economia Antonio Palocci (que se safou dessa, nem sei como) são um monte de sanguessugas do governo Federal que os mantém com ajuda financeira dos impostos que pagamos ao nosso país(nem sei mais se é nosso! rsrs) todos os dias. Gostaria de saber na altura co campeonato, o que a presidente Dilma vai fazer para tentar amenizar esse caos do PT e conseguir se reeleger nas próximas eleições. Mas pelo visto como o povo continua votando errado, tudo vai continuar errado e Dilma se reelegera para novo mandato, infelizmente. E COMO FALOU O DEPUTADO MENSALEIRO JOSE GENOÍNO: VIVA O PT DOS MENSALEIROS! RSRS

    PENSA MELHOR POVO OU CONTINUAREMOS NESSA MESMICE SEMPRE!

    COMO SE DIZ UMA GRANDE PENSAMENTO:” O POVO MERECE O GOVERNO QUE TEM, PORQUE NÃO SABE ESCOLHER BEM”.

  20. Aqui também o Febrônio, que foi um idiota parecido com esse aí acima, cumpriu prisão perpétua na antiga Lemos Brito. Seu julgamento foi rapidíssimo. Sua mente também mentia, segundo afirmavam criminalistas e professores de Medicina Legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *