Disputa eleitoral pelo poder só começará a esquentar depois do dia 7 de abril

Resultado de imagem para eleição 2018 charges

Charge do Son Salvador (Arquivo Google)

Carlos Newton

Até agora, têm sido apenas ensaios. Cada pré-candidato tenta se posicionar e conseguir apoio, mas o quadro continua muito nebuloso. A previsão do tempo na política diz que a situação só começa a clarear após o dia 7 de abril, prazo fatal para as desincompatibilizações e também para que os parlamentares usem a chamada “janela partidária” e se filiem a outra legenda, com a qual se identifiquem melhor. Logo no primeiro dia, 15 deputados trocaram de partido. Até o final do prazo, calcula-se que dezenas de parlamentares utilizem a “janela partidária”, ajudando a dar mais transparência ao momento político.

Quando se souber quantos parlamentares estão filiados a cada um dos partidos, enfim será possível calcular o tempo exato que cada candidato terá no horário eleitoral no rádio e na televisão.

SEGUNDA FASE – Assim, somente agora será confirmado se o ministro Henrique Meirelles (PSD) e o economista Paulo Rabello de Castro (PSC) são candidatos para valer, porque terão de se desligar da Fazenda e da presidência do BNDES, respectivamente.

Com o encerramento do prazo de desincompatibilização, inicia-se a segunda fase da campanha, com o fechamento das coligações que vêm sendo negociadas há meses, mas ainda continuam sem definição. Nesta eleição, as coligações estão ficando para o final, porque ainda há dúvidas sobre a candidatura de Lula.

Embora o pré-candidato do PT já esteja atingido pela Lei da Ficha Limpa, faltando apenas o julgamento dos Embargos de Declaração (medida meramente protelatória) e a publicação do acórdão do Tribunal Regional Federal de 4ª Região, os advogados de Lula tentam manter a falsa dúvida, que acaba atrasando as coligações.

DEBATES NA TV – A filiação de parlamentares federais é fundamental para diversos candidatos de expressão, como Jair Bolsonaro (PLS), Ciro Gomes (PDT), Alvaro Dias (Podemos) e, especialmente, Marina Silva (Rede), que precisa de mais dois deputados para ter direito a participar dos debates na TV. Se não conseguirem fechar coligações, as chances desses candidatos diminuem concretamente.

Na verdade, somente alguns partidos dispõem de espaço suficiente para uma boa campanha na TV — o MDB, o PT e o PSDB. Os demais precisam se coligar para aumentar o espaço de seus candidatos. E o mais curioso, nesta eleição, é que os partidos com maior tempo de TV estão em segundo plano na disputa, pois Alckmin (PSDB) não decola, Lula (PT) está fora e Temer (PMDB) fica adiando uma decisão que todos sabem já ter sido tomada.

###
P.S – Os partidos mais cobiçados para coligações são PSD, PRB, DEM, PP, PR e PTB. Entre eles, apenas dois têm candidatos — DEM (Rodrigo Maia) e PSD (Henrique Meirelles). Mas já se sabe que a candidatura de Maia não é para valer e tem prazo de validade até junho — por coincidência, justamente o mês em que se fecham as coligações. Quanto a Meirelles, ainda é uma incógnita; pode ser candidato ou não.  Mas logo saberemos. (C.N.)

6 thoughts on “Disputa eleitoral pelo poder só começará a esquentar depois do dia 7 de abril

  1. Quem tem Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, que é o que o grosso da população está querendo faz tempo, libertação, basta a internet para vencer a eleição, ou a Revolução, não precisa da TV e nem dos debates da dita cuja que não são debates coisa nenhuma mas isto sim apenas suposta lavagem de roupa suja na TV que não lava nada posto que continuam sendo os mesmos antes e depois dos supostos debates, sujos e não lavados.

  2. De nada vai adiantar o tempo na TV. Já sabemos quem traiu o país e os eleitores. Já temos uma lista enorme de inelegíveis, e esta sim vai circular nas redes sociais. Ninguém acredita mais no que um político fala, e a mentira que eles pregam nos palanques, é a fake news que precisa ser combatida e punida. Chegou a hora de mudar. Ou é agora ou Brasil afunda de vez. Depois não vai adiantar ficar criticando.

  3. Vi e ouvi no Youtube, a pesquisa de Joyce sobre a preferência dos eleitores dos candidatos à presidência desta republiqueta cleptocrática.

    Afirmando ser a única que dispõe de um aplicativo absoluto quanto aos percentuais auferidos, e que a pesquisa se deu com mais de dois milhões de eleitores, a comunicadora disse que Bolsonaro tem mais de 80% dos votos, e Lula tem 14%!

    O terceiro colocado é um tal de João, de um partido novo, e que os demais candidatos simplesmente não aparecem, citando nominalmente Dória, Ciro Gomes, Marina e Álvaro Dias.

    E desconsiderou os comunistas porque sequer tiveram meio por cento das intenções, como Boulos e Manuela.

    Logo, percebe-se que a mídia não está sendo correta nessas avaliações que publica.

    Mais uma vez os números são manipulados, querendo influenciar o eleitor para que vote no candidato que a imprensa deseja, e que o povo e país que se danem!

    Se Lula e Dilma foram os que mais gastaram em propaganda nas suas administrações, evidentemente que seria muito importante o retorno de um governo que repetisse esse comportamento deletério, abjeto e enganador, desde que os veículos de comunicação abocanhassem bilhões de reais!

    Decididamente esta estratégia da mídia em esconder os verdadeiros percentuais de Bolsonaro nas falsas pesquisas apresentadas está sendo um tiro no pé, pois as redes sociais são muito mais confiáveis, logo, a imprensa está deixando de lado esse fundamental meio de comunicação, além de desconsiderar a queda nas vendas de jornais e revistas, sabidamente inconfiáveis e manipuladores.

    • Bendl, todas as pesquisas feitas por encomenda aos “institutos” são forjadas e buscam apresentar um número pré estabelecido. O caso mais importante é o do Lula. Todas as pesquisas mostram que 85% dos brasileiros consideram que o Lula merece ir para a cadeia mas nas pesquisas dos “institutos” ele aparece, sempre, com mais de 30%. A manipulação feita pela imprensa esquerdista é inimaginável pelo seu tamanho e por seus resultados. Mas, o que está salvando é a internet onde não existe censura. Os números que mostraste, espelha o que tem sido visto em todas as pesquisas realizadas pelos sites, até mesmo aqueles de esquerda. Basta ver o resultado do Catraca Livre. Sem manipulação, os resultados são completamente diferentes.

  4. Paulo2,

    Pois esta manipulação vai ser pior a emenda que o soneto!

    Vou até arriscar um PALPITE:
    Se nada acontecer de fenomenal até outubro, Bolsonaro vencerá no primeiro turno, conforme as redes sociais informam, claro.

    No entanto, como se pode fazer parte das pesquisas até pelo telefone – e quem não tem esse aparelho? -, a preferência por Bolsonaro significa a tendência do eleitor em nível nacional, logo, se está diante de uma verdade indiscutível.

    De certa forma, a reação de Ciro Gomes, em defender Lula veementemente e criticar o Judiciário, principalmente Moro e a 4ª Região Federal, que aumentou o tempo de prisão do ladrão e genocida!

    Ciro se não tiver parte dos votos da esquerda, e pertencentes a Lula, sequer ficará entre os cinco mais votados, até porque tudo leva a crer que os partidos de extrema-esquerda, Psol e PCdoB, herdarão esses eleitores do PT, tanto como sinal de protesto pelo “líder” fora da disputa, quanto fazer frente à direita, representada por Bolsonaro.

    Um abraço.
    Saúde e paz.

    • O petismo-lulista na verdade, não suporta o PSOL, plantou o Boulos lá só para anular a sigla, assim como não abre mão para ninguém, inventam qualquer outra saída mas não abrem mão para a esquerda na qual ainda mantém a hegemonia com Lula ou sem Lula na disputa. Aliás, o Lula segue na Chapa até levar o partido para o 2º turno, depois o resto vai a reboque outra vez como linha auxiliar do PT. O único contraponto que pode nocautear o Lula é o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, que já pegou no país inteiro, até nas escoladas de samba, contra o continuísmo da mesmice do vampirão, do ratão e cia. Por que vocês acham que já tem um monte de charlatões do partidarismo charlatão, por ai, tentando roubar o discurso da RPL, senão porque elle$ estão todos com as suas violas em cacos ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *