Dvidas histricas? Anchieta, perdo!

Percival Puggina

H uma dignidade inerente ao perdo pedido com o corao contrito pelo erro que se cometeu. Quem o formula cresce perante o prximo e perante Deus. Um pouco extico, mas igualmente vlido, o perdo que se pede em nome de outros. Nesse caso, porm, convm ter certezas que me parecem ausentes quanto aos problemas do povoamento e da evangelizao do Brasil:

  1. ) certeza de no estarmos acusando, julgando e condenando antepassados a quem no concedemos direito de defesa;
  2. ) certeza, portanto, de que as culpas que hoje apontamos estavam presentes na conscincia daqueles a quem as atribumos;
  3. ) certeza de no estarmos colocando tal gesto a servio de interesses ideolgicos e polticos pelos quais igualmente, mais tarde, algum ter que pedir perdo por ns;
  4. ) certeza de no estarmos incorrendo em anacronismo, ou seja, avaliando a conduta dos povoadores de quinhentos anos atrs, com critrios atuais.

Sobre o fenmeno do anacronismo vale lembrar que pouco mais de 200 anos nos separam do clssico “Dei delliti e dele pene” com o qual Cesare Beccaria apontou a desproporo entre delitos e penas no sistema judicial de seu tempo. Foi por influncia desse livro que a Revoluo Francesa introduziu a guilhotina, mais misericordiosa para corte de cabeas do que a machadada. E tudo era coisa no apenas corriqueira mas se constitua em espetculo. On samuse (a gente se diverte) dizia sobre tais eventos um personagem de Racine.

Diante desses fatos, quase recentes, podemos reprovar os portugueses por no haverem trazido a bordo antroplogos, socilogos, ambientalistas, epidemiologistas, e no estarem perfeitamente a par do politicamente correto?

BRANCOS, NDIOS E NEGROS

Esses idiotas que exigem reparaes, cobram dvidas histricas de carto de crdito clonado. O documento falso e os devedores que apontam no cartrio da histria so inocentes. Setenta por cento da populao deste pas tem sangue de branco, ndio e negro. Portanto, vai ser muito difcil suscitar, aqui, um dio racial do tipo que a esquerda norte-americana cultua. Mesmo assim, existem pastorais da CNBB que se dedicam a isso, permanentemente. Creio que deve ter arrefecido muito o apreo ao batismo e salvao, para que a evangelizao de um continente ande suscitando tanto remorso.

Se for para pedir perdo, por que no o fazerem tambm, como lembrava Sandra Cavalcanti em artigo publicado h alguns anos, os mdicos que substituram os curandeiros, as famlias novas que no aceitaram mais matar velhos e crianas aleijadas, e os cozinheiros europeus que retiraram do cardpio amerndio os assados de bispos e desafetos?

No parece adequado subordinar-se o ato penitencial a uma tica reducionista que, ao explicar todos os fenmenos histricos como conflitos entre oprimidos e opressores, se pe a servio de uma ideologia pag. Anchieta, perdo.

3 thoughts on “Dvidas histricas? Anchieta, perdo!

  1. Percival Puggina, acertou na mosca: vai ser difcil suscitar, aqui, um dio racial
    do tipo que a esquerda norte-americana cultua ( no seria a direita?) .
    Considerando-se que a maioria do povo brasileiros miscigenada.

  2. Sem dio no pode haver comunismo.
    Ento, tudo que possa suscitar dios entre as pessoas lanado mo pela ideologia marxista-leninista para que seus mentores cheguem ao poder.
    No interessa para o comunismo produo, empregos, preos baixos .
    Conforto e boa convivncia.
    O que interessa para essa ideologia ver as pessoas se indisporem umas contra outras, o que torna mais fcil a governana delas, j que tudo culpa do vizinho.

  3. Interessante ver declaraes contra o dio de gente que no faz outra coisa por aqui do que promov-lo.

    P.S.: Essa citao meia boca de autoa-juda no de Fernando Pessoa. Ricardo Reis que o diga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.