Dividir a sociedade por renda a forma eficaz de realizar (e avaliar) pesquisas eleitorais

Pedro do Coutto
O princpio contido no ttulo essencial para tanto o Datafolha quanto o Ibope realizarem as pesquisas a respeito da inteno de voto do eleitorado e tambm para que, todos ns, observadores, possamos avaliar a correo dos trabalhos realizados. Alis a regra no vale s para o Ibope e o Datafolha, que se encontram mais em evidncia, mas para todos os institutos que se envolvem em traduzir os comportamentos humanos em relao s urnas.
Os comportamentos variam de acordo com os nveis de renda dos eleitores, conforme O Globo publicou na edio de quinta-feira, antes, portanto, do debate noite levado ao ar pela Rede Globo. Vamos ver o que disseram os nmeros.
Na faixa entre at 2 salrios mnimos mensais, Dilma alcana 50 pontos contra 23 de Marina e apenas 14 para Acio. No segmento de 2 a 5 salrios mnimos, Rousseff tem 35%, Marina 29 e Acio 22. No grupo dos que ganham de 5 a 10 SM, Dilma desce para 30, Marina atinge 29 e Acio 28%. Finalmente na categoria scio econmica que agrupa aqueles cujos vencimentos passam de 10 salrios mnimos, Dilma alcana 22 pontos, ultrapassada por Marina Silva e Acio Neves, ambos com 29%.
Verifica-se, portanto, que Dilma cresce medida em que a renda se reduz, e recua na proporo em que as faixas de renda so mais altas. Esse fenmeno explica as diferenas que as pessoas encontram ao comparar as tendncias percebidas em sua classe social e as tendncias gerais registradas pelas pesquisas. As pessoas de classe mdia melhor situadas, por exemplo, surpreendem-se quando as estatsticas expostas pelos levantamentos chocam-se com as reveladas por suas famlias e crculos de amizade.
Mas preciso levar em conta que praticamente 60% da populao brasileira, e portanto do eleitorado, situam-se nas duas divises cujo rendimento mensal no ultrapassa cinco pisos legais. O comportamento em relao ao voto difere de classe para classe, segmento social para segmento social, de nvel de escolaridade para nvel de formao.
PELO PAS
De regio geogrfica para regio geogrfica. Os reprteres Renato Onofre, Tiago Dantas e Letcia Fernandes, na edio de quinta-feira 2, de O Globo, destacaram os ndices encontrados tanto pelo Ibope, quanto pelo Datafolha, nas vrias divises regionais do pas.
Vamos comear pelo Ibope. Nordeste: Dilma 49, Marina 25, Acio 10. Norte e Centro Oeste: Dilma 44, Marina 27, Acio 15 pontos. Sudeste, onde se encontram mais da metade do eleitorado: Dilma 30, Marina 27, Acio 23%. Regio Sul: Dilma 42, Marina 16, Acio 25 pontos.
Os nmeros do Datafolha divergem das estatsticas do Ibope quanto ao Nordeste: em vez de 49, 56 pontos para Dilma e relativamente ao Sudeste quando aponta os mesmos 30 para Dilma, porm queda de Marina de 31 para 29 e subida de Acio de 22 para 25%. A queda de Marina Silva assinalada pelos dois institutos. Val acentuar, entretanto, que h divergncias entre eles. O Ibope, por exemplo, aponta 10 para Acio na regio nordestina, enquanto para o Datafolha ele alcana apenas 5% das intenes de voto. Somente em So Paulo, sem abranger o resto do Sudeste, o Datafolha (FSP de quinta-feira)registrou Marina descendo de 34 para 31, mas mantendo a frente de Dilma e Acio, ambos alcanando 26%. Dilma praticamente estabilizou nesse patamar, pois recuou 1 ponto. Acio, sim, avanou quatro degraus.
Vamos ver o que Datafolha e Ibope vo dizer depois do debate da Globo. E, finalmente, conferir as suas estatsticas com a realidade das urnas de domingo.

2 thoughts on “Dividir a sociedade por renda a forma eficaz de realizar (e avaliar) pesquisas eleitorais

  1. No concordo plenamente com o autor, estas mesmas diferenas so visveis conforme aumenta o nvel educacional do autores. No mnimo este fator deve ser considerado junto, at porque renda e nvel educacional costumam se correlacionar positivamente.

  2. BEM a grosso modo, no tocante as pesquisas de inteno de voto no Brasil, concordo plenamente com este artista primoroso que o Sponholz… e sua charge, que ilustra o bem intencionado artigo do jornalista Pedro do Coutto.
    A meu ver, a charge traduz com competncia o ditado antigo que, em cada cabea uma sentena, uma escolha… volvel…como o voto.
    a natureza humana…

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