Dom Bosco, rogai pelo Brasil e por todo o povo brasileiro, nesta fase de aflição

Resultado de imagem para dom bosco frasesJorge Béja

No dia de hoje, 31 de janeiro de 2017, há 129 anos morria o sacerdote italiano Giovanni Melchior Bosco. E foi com Dom Bosco que milhares de meninos de rua (“birichinis”) de uma Itália dividida em reinos se tornaram homens de bem. Eles assaltavam, roubavam, matavam. Até que um deles, Bartolomeu Garelli, foi falar com Dom Bosco e pediu para passar um dia perto dele.  Depois vieram mais dez, mas cem… milhares. E todos foram acolhidos em abrigos, primeiramente improvisados, depois na grande Casa Pinardi. Daí nasceu a Sociedade Salesiana.

Às 4h45 do dia 31 de Janeiro de 1888, São João Bosco nos deixou e foi para perto de Deus. Naquela hora fatal ele soltou três suspiros que mal se perceberam e morreu. Tinha 72 anos, 5 meses e 15 dias. Um grande servo de Deus acabara de voltar ao seu Senhor.

Viveu pobre e pobre morreu. Os funerais só aconteceram no dia 2 de fevereiro. O filho do povo, o benfeitor do povo, recebeu do povo nesse dia a maior prova de veneração e de amor que qualquer monarca poderia sonhar. Todas as categorias, todas as condições, todas as opiniões políticas, de todas as classes sociais figuravam no cortejo. Reis, príncipes e rainhas viajaram à Itália para prestar suas homenagens a Dom Bosco. É bem verdade que a caridade, quando se apresenta com todos os sinais do Evangelho, sem a menor contrafação humana, conquista o coração dos homens e os subjuga a todos, infalivelmente.

Dom Bosco, Dom Bosco, o senhor que num sonho localizou a descreveu a cidade de Brasília… o senhor que de Brasília se tornou co-padroeiro, ao lado de Nossa Senhora Aparecida… o senhor que tanto amou e pregou a lealdade, a fé, a aversão à mentira, à corrupção… que dedicou toda sua vida à infância perdida, sem vez, sem voz, sem fé, tornando milhares de pequeninos italianinhos em homens honrados e que fizeram a Itália o grande país que é… o senhor que fundou a Congregação Salesiana espalhando, primeiro na França, depois no Brasil e até hoje pelo mundo inteiro, milhares e milhões de seguidores em educandários que formaram gerações e mais gerações de jovens alunos que cresceram e fizeram florir a cultura, a sabedoria, a honradez… rogai por nós, brasileiros, que tanto precisamos da sua presença.

O Brasil está envenenado, Dom Bosco. O Brasil está perdido. A sua sonhada Brasília é hoje nome de cidade que envergonha, que traduz corrupção e que desonra o santo nome de Bom Bosco. Lá está a suntuosa Ermida Dom Bosco, erguida em seu louvor. Mas os governantes não a conhecem. Se a conhecem, não entram lá. Se entram, não oram, não se arrependem, não lhe prestam homenagem e nem se interessam em saber a história de sua santa vida.

São João Bosco, este povo bom e solidário, hospitaleiro e trabalhador, que é o povo brasileiro, espera que venha em seu socorro, porque milhões e milhões de brasileiros de todas as idades estão completamente perdidos e essa quadra de miséria, em todos os sentidos, parece ainda estar muito longe de chegar ao fim.

6 thoughts on “Dom Bosco, rogai pelo Brasil e por todo o povo brasileiro, nesta fase de aflição

  1. Linda Oração Dr. Jorge Béja, e, como Ex-Aluno Salesiano no Recife, o parabenizo por palavras e pensamentos que refletem um chamamento do povo brasileiro para confiarmos em Jesus e Maria para que nossas dores se acabem. Que Nossa Senhora Auxiliadora, São Domingos Sávio e São Francisco de Sales junto com Dom Bosco, derramem Benção Grandiosas de Deus para que o Brasil reencontre seus caminhos de prosperidade e vida digna para todos os Brasileiros. VIVA DOM BOSCO, SÃO FRANCISCO DE SALES, SÃO DOMINGOS SÁVIO ! VIVA NOSSA SENHORA AUXILIADORA, VIVA O SACRATÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS !!

  2. Também confiante na Graça de Deus Todo Poderoso me uno à sua prece, Dr. Béja. A Fé e a Esperança me animam a pedir a intercessão de Dom Bosco junto a JESUS CRISTO. Muitas vezes a Esperança se resume a um tênue fio,. Lembrei-me mas a Fé me anima a procurar fazer minha parte e continuar. Lembrei-me da Auxiliadora. Certamente não é desejo de Deus que seu povo assim padeça.

  3. A educação tem que ser interessante, prender a atenção, aprender como, porque, para que, sem chatice,…. circulo, circunferência, bah!
    Tudo tem de ser prático, os principais acessórios nas aulas poderiam ser; bola , caixa e pizza.
    No ensino básico iniciar aprendendo a ler e escrever utilizando uma brochura e uma caneta; “a bola é redonda”, “a bola murcha”, “a bola pode ser dividida”…hã?….”pisou na bola”, “levou uma bolada”.
    A caixa pode ser quadrada/cubo, retangular, grande, pequena, chata, redonda, sextavada,…..todo mundo adora caixinha.
    A pizza é ideal para aprender para que serve o raio do pi, aquele numerinho idiota “3,14……” que irracionalmente não tem fim e afinal todo mundo adora quando tudo termina em pizza
    A pizza com 30 cm de diâmetro multiplicando pelo “pi” achamos o perímetro ou a borda recheada de 94 centímetros (arredondado), são 10 fatias de 9,4 cm. (perímetro = pi x diâmetro)
    Quantos centímetros quadrados de mussarela cobre uma pizza redonda com 30 cm de diâmetro ou 15 cm de raio?…. oras bolas! Usamos o piralho ao quadrado = 3,14 x (15 x 15) = 3,14 x 225 = 706,5 cm2
    (area = pi x raio ao quadrado)
    Uma fatia quadrada de mussarela medindo 10 de lado é igual a 100 cm2, então na pizza acima é preciso de 7 fatias gordas do queijo…………
    E,….. seno, co-seno, co-tangente,………

  4. Dr. Béja, lhe conheço pelo Blog, e tem tido meu respeito, por suas lições de Amor fraterno ao desfavorecido, e transcrevi, como prece em nosso Boletim, que está indo para a gráfica, e depois,para a internet, semelhante a de Rui Barbosa: “DEUS”, publicada nesse Blog.
    Dom Bosco, interpretou e exemplificou o Evangelho de Jesus, nos deixando uma Obra de Amor ao Pai Celestial e ao Próximo, nos legando a visão de Brasília, para que fosse o “coração do Mundo”, irradiando o Amor fraterno, infelizmente, os Poderes Públicos, a transformaram em Sede quadrilheira de Dor e sofrimento para o povo, por invigilância do povo, votando em troca de migalhas, e o eleito, acumulando com o roubo do cofre público as riquezas materiais, em detrimento da fortuna eterna: O BEM de Amor ao Próximo, como a sí mesmo.
    Essa almas, com suas “Obras” de Dor e Sofrimento, garantem o “Ranger de Dentes” do Evangelho, quando a porta do Túmulo, destino de todos nós, se abrir, para o Tribunal Divino da Consciência. A plantação é livre, mas a colheita é obrigatória, a arvore má, produz fruto mal,
    Deus nos criou para â Luz Eterna, mas, nos deixamos levar pelos prazeres do matéria efêmera, criando o mal.
    Roguemos a Deus, e seus Mensageiros da Luz,, pedindo Misericórdia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *