Dom Orani adverte que a política precisa servir à sociedade, não a partidos

Resultado de imagem para dom orani

Cardeal critica o desvirtuamento da política

Deu na Agência Brasil

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, diz que mesmo na dificuldade financeira as famílias brasileiras têm que se manter unidas para superar o momento atual do país. Durante missa para celebrar o Corpus Christi na Igreja de Sant’Ana, no centro da cidade, o religioso destacou que a sociedade precisa pensar mais no Brasil do que em questões pessoais. “Que as pessoas pensem mais no outro e no país e menos no poder, nas preocupações com o poderio e, sim, no bem das pessoas.”

Logo no início da celebração, o cardeal disse que o Corpus Christi é uma oportunidade de rezar pelo Brasil, intercedendo pelas dificuldades que o país atravessa, para encontrar caminhos de paz e ética. De acordo com dom Orani Tempesta, o Brasil vive momentos de intolerância e é preciso repensar o país.

IRRESPONSABILIDADE – Segundo o cardeal, parte das dificuldades atuais se deve à “falta de responsabilidades de gestores que nos levaram à situação assim”.

“Que todos sejam atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas. Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos. Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação. Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e dCorrupção

Em outro momento da missa, dom Orani alertou para os problemas da corrupção e da violência no Brasil. “Estamos indignados diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Cremos no Vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do país: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.”

MAIS SOFRIMENTO – Em entrevista após a celebração, o arcebispo afirmou que os desvios que ocorrem no país têm levado sofrimento aos brasileiros.

“Tanto na minha fala como na oração pedimos para aqueles que exercem poder que exerçam em benefício do povo, para pessoas, principalmente, mais carentes, e não para si mesmos”, destacou.

9 thoughts on “Dom Orani adverte que a política precisa servir à sociedade, não a partidos

  1. Em todo o tempo que Deus tem me concedido viver, sempre soube que há corrupção, mas não da magnitude que existe no Brasil, é em todos os lugares, parece uma cultura que está entranhada no ser humano, quando assumem posições de poder, só pensam em se locupletar através do cargo que ocupam, tem poder para movimentar R$ bilhões de reais e dólares, aí vem a tentação e procuram tirar proveito, é preciso que os órgãos fiscalizadores se empenhem em tecnologia para impedir que isto aconteça, o país precisa de um choque de moral nos políticos, justiça e fazer o que é correto, esperanças não tenho, temos a liberdade, mas ela será cobrada, não sei se pelo povo em geral, mas um dia, nem que seja após a morte serão cobrados.

  2. Pois é! Eu gosto é quando o indivíduo mata a cobra e mostra o pau no sentido literal, e lógico.
    Gostaria que os religiosos, quando falassem de política e passassem a dar “conselhos” também informassem quem foi que atirou o pais na situação que agora criticam.
    São engajados na política, inclusive partidária, mas quando suas opções se revelam desastrosas, ai vem com as desculpas de sempre, generalizando os culpados.
    A nossa situação atual é da lavra do lula e do PT,
    apoiados pela CNBB inclusive a escolha do Temer como vice na chapa, foi abençoada pelo morubixaba petista.
    Portanto dar nome aos bois, é fundamental.

  3. Empresários e investidores já não creem no cumprimento da agenda econômica do governo. O pessimismo aumenta a cada dia e há a previsão de volta da retração do Produto Interno Bruto no 2º trimestre, após a leve recuperação no começo do ano.

    A avaliação é de que a equipe econômica não conseguirá impor a agenda de austeridade fiscal diante do enfraquecimento político de Michel Temer. A lista de benesses do Planalto às custas do Orçamento aumenta a cada dia.

    https://goo.gl/TnaxGw

  4. Nosso Cardeal D. ORANI TEMPESTA aponta defeitos de nossa Política ( Administração Pública), mas não dá a solução.
    A solução é um Sistema de Controle com o qual os Administradores Públicos “fiquem enquadrados” e OBEDEÇAM a vontade da maioria do POVO.
    Os Banqueiros não se preocupam com quem vai ocupar a Gerência/Tesouraria de suas Agências, porque tem um excelente Sistema de Controle e isso implica em que sua vontade é perfeitamente executada pelos Gerentes.
    Temos que fazer igual na Administração Pública.
    É possível fazer isso, pelo menos melhorar muito o que existe.
    Não adianta só se queixar.
    É necessário estudar o que outros POVOS que passaram pelo mesmo problema antes fizeram, e adaptar a solução para Nós.
    Solução,os problemas tem.

    • Prezado Bortolotto, temos que começar pelo judiciário com juízes íntegros, que respeitem a lei e acima de tudo a Constituição. Quando os togados fazem acordos para defender os “seus” é sinal de que a corrupção está fora de controle. O caminho vai ser longo e dificilmente vai ser trilhado em apenas uma década. Espero que não seja necessário rolar sangue para que a mudança aconteça.

  5. Prezado Sr. PAULO 2

    O Regime Democrático ( Governo da Maioria com respeito pela Oposição Minoritária), evolui para melhor, por Tentativas e Erros.
    Nessa Crise Política Moral em que vivemos, temos que fazer uma Reforma Política.

    A nosso ver, que inclua pelo menos:
    1- Cláusula de Barreira alta para reduzir os principais Partidos Políticos a 4.
    2- Eleições Primárias para a escolha dos Candidatos de cada Partido.
    3- Mecanismo de Recall de maus Representantes.
    4- Voto Facultativo.
    5- Todos os Órgãos Fiscalizadores, ( Tribunais de Contas, etc) preenchidos por Auditores Profissionais.
    Etc, Etc.

    Abrs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.