Dominado pelo PT, o STF prepara-se para baixar um AI-5 esquerdista, diz Puggina

- Sou Pleno Tribunal Federal - Portal ...

Charge Erasmo (Arquivo Google)

Percival Puggina

As ações determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes na manhã desta quarta-feira, 27 de maio, podem entrar para a História como episódio jocoso proporcionado por um ministro no exercício de curiosa jurisdição, ou como os atos que marcaram a virada do Supremo Tribunal Federal na direção da Ditadura do Judiciário.

A primeira hipótese se desenhará se os demais ministros curarem os reumatismos corporativistas e se mexerem para anular as decisões do colega.

SUBVERSÃO DE VALORES – Caso não o façam, na segunda hipótese o STF terá fechado os olhos aos fatos, silenciado perante o abuso de autoridade e instalado a Ditadura do Judiciário pela subversão de eminentes valores constitucionais.

Há bom tempo a sociedade percebeu, pelo andar da carroça, em que direção ia o “Pretório Excelso” (para dizer como os próprios, humildemente, dizem de si mesmos). Aos poucos, e com intensidade crescente, foi moldando decisões com base numa leitura particular dos princípios da Carta de 1988, alinhada com o “progressismo” de seus padrinhos quando na presidência da República.

É lá que está a causa do que agora assistimos.

PETISMO JUDICIÁRIO – A esquerda recheou o STF com indicados pelos presidentes que conseguiu eleger. O PT pode ter errado ao escolher para o STF ministros que ali adiante, numa ação penal, em respeito à própria biografia, se renderiam à força das provas. Mas não cometeu o erro de indicar ministros filosoficamente contraditórios ou antagônicos ao partido. Nesse tipo de erro o PT de Lula e José Dirceu jamais incorreria. O Supremo ficou vedado a liberais e conservadores.

Assim, quando a sociedade se saturou de progressismo, de politicamente correto, de corrupção, de aparelhamento do Estado, as urnas de 2018 trouxeram sua manifestação de vontade numa linha que suscita à atual composição do STF um enorme desapreço.

AI-5 DO SUPREMO – O poder como tal não age como age por ser excelso, mas por terem sido, seus membros, indicados por quem com grande cautela os escolheu. E não faltam ministros tão cientes de sua intimidade com o Bem e com a Justiça para, em seus votos, lecionarem a sociedade segundo as próprias convicções. Dessa doutrinação, que migrou das salas de aula para a TV Justiça, também se saturou a nação.

Esperar que a sociedade finja não ver e não se manifeste individual e coletivamente, que molde suas expressões ao figurino do jurisdiquês, não faça piadas e não ria de quem as faça, é desenhar regras para o AI-5 do STF.

O desapreço ao STF não precisa de fake news. Bastam as news.

48 thoughts on “Dominado pelo PT, o STF prepara-se para baixar um AI-5 esquerdista, diz Puggina

    • Pois é, sr jaco, opiniões devem ser respeitadas, mas nada nos impede de discordar delas. Mais parece que o sr Puggina é, ele, petista. A malta vermelha tem o péssimo hábito de apropriar-se do que não
      lhe pertence, no caso, ministros independentes..

  1. Hoje há acampamentos nas proximidades do Planalto para demonstrar apoio ao Bolsonaro. Apesar de o covid-19 continuar a causar perdas irreparáveis e prantos em todos os recantos da nossa pátria sofrida.
    Pois é, parece mentira mas é verdade : há medíocres em número suficiente para organizar protestos em favor de um imbecil. Bolsonaro é um idiota invulgar, a julgar pelo seu comportamento e sua oração adornada de palavrões. Nem a Dilma, exemplar que pensava ser único, atingiu o grau de idiotice bolsonariano.
    Quanto ao Alexandre de Moraes, ele pode não estar sendo correto, mas está agindo em uma boa causa: impedir que esses tresloucados extremistas, medíocres pessimistas que se realizam pelas conquistas do líder, nos levem á luta fratricida.
    No mais, o domingo está radiante para os que não estão nas UTIs sofrendo para sobreviver por mais um dia ou apenas mais um instante.

    • Sr Sabions, a covid-19 vai matar quem tiver de matar, seja com quarentena, isolamento, qualquer medida que se queira tomar. Já ouviu falar de Gonçalves Dias, não ?

      “A vida é combate,
      Que os fracos abate,
      Que os fortes, os bravos
      Só pode exaltar!”

      Há vírus usados para faltar ao trabalho; há aqueles que aleijam (pólio) e há vírus que matam. Assim, independentemente de quem seja o presidente e a medida tomada, quem tiver de morrer, morrerá, caramba !

      Acredito que muitas pessoas e instituições estejam obtendo vantagens indevidas através das matérias contra pessoas e instituições e é por isso que fazem ouvidos moucos aos problemas reais do país, como as compras sem licitação, a menos que a matéria venha veiculada no Globo ou na Folha, por exemplo.

      H1N1 continua existindo. “E daí, não mata tanto assim …”. Não mata tanto assim porque já matou os que lhe eram fracos, embora haja vacina. Para o corona-vírus não há. E é uma festa para muitos políticos que esperam que a paranóia continue por muito tempo para que continuem fazendo suas compras sem licitação e não construam um mísero hospital !

      A vacina está longe. Quanto tempo – independentemente de quem seja o titular do Executivo – o senhor acha que o país aguentará com a política do isolamento sem quebrar ?

      Repito: sem a vacina, quem estiver fraco para o vírus morrerá. Sair de casa é uma questão de tempo.

      Quanto ao ministro citado, o vídeo abaixo mostra – mais uma vez – a política do “aos amigos, tudo; aos inimigos, os rigores da lei”. Se concorda com suas atitudes atuais, aplauda. Mas o Sr Percival está certíssimo.

      https://www.youtube.com/watch?v=3jQ67nlvHtg

      • Bom, se tem que matar, que mate aqueles que a desrespeitam, assim a pandemia se vingaria do pouco caso e , desconfio eu, faria um favor ao País. Me desculpem, não é bem uma atitude cristã, mas tive um ataque de sinceridade.

        • Sr Moreno, a menos que fique trancado em casa, sem receber pessoas ou algo contaminado, não adquirirá o vírus e estaraá a salvo. Entretanto, se for do grupo de risco, pode ir à rua várias vezes. Em uma delas poderá ser contaminado e sofrerá as consequências, pois ainda NÃO HÁ vacina.

          Ou seja, o indivíduo pode desrespeitar o tempo todo. Se não for do grupo de risco, nada lhe acontecerá.

          Fiz-me entender ?

          • veja bem, Sr Abrahão me referia aos grupos que saem em manifestação desafiando as mínimas normas de proteção e assim incitando os menos avisados a imitá-los. Quanto ás peculiaridades de contágio do corona19, pode ficar tranquilo que as conheço bastante bem. Saudações cidadãs.

          • E daí, os grupos, Sr Moreno ? Gostava dos Beatles, mas nunca cheirei cocaína nem nunca fumei maconha nem usei heroína ou LSD. Já disse: imitam porque lhes é oportuno ou por burrice. Se a mídia conseguisse flagrar um destes manifestantes com a doença e morrendo, faria uma festa.

            A CF88 tem artigos sobre manifestações.

            Sds.

      • Viva a tubercuuberculosel brucelose, aftosa, sarampo, vivamente a volta da peste negra. Viva os princípios darwinianos da sobrevivência dos mais fortes. Viva aos olhos azuis de Bolsonaro e aos seus cabelos loiros, traços inequívocos de uma raça pura. E boa sorte para o senhor nesse Mundo Novo, seu Abrahão.

  2. Pretório Excelso… rindo aos borbotões, se vivos quando a denominação foi criada, estariam no Coliseu, devorados por leões famintos, o o povo, a plebe, assistindo das arquibancadas, comemorando, com a barriga cheia de pão italiano, embriagados com vinho vagabundo!

  3. Puggina sempre teve a sua posição política definida.
    Nós, os gaúchos, o conhecemos muito bem, a ponto que o admiramos pela coerência de se manter alinhado às suas convicções.

    De acordo com o governo que tanto esperou que um dia assumisse o Planalto, de direita, e mesclado com ministros militares, o nosso articulista não tem se contido no êxtase da situação e, volta e meia, extrapola seu ânimo, comprometendo seus textos excelentes, porém hoje contendo exageros indesculpáveis e injustificáveis.

    Muito antes de criticar o suposto “AI5 esquerdista”, que seria proposto pelo STF recheado de ministros com essa tendência política e nomeados pelo PT, o célebre riograndense deveria era sugerir o fim desse processo de escolha dos magistrados que compõem o STF.

    Evidente que, para Puggina, a Alta Corte deverá ser tomada por ministros de direita que, amanhã ou depois, apresentarão um AI5 direitista, menos que o método atual de nomear alguém que se identifique com o governo, e que o conduziu para tal cargo e função, seja modificado para um Plano de Carreira do próprio Judiciário, eliminando exatamente as consequências de hoje quanto ao comportamento nada isento e imparcial necessários e fundamentais à Justiça!

    Ou terminamos de vez com esse processo que caducou, exauriu-se, nada mais resta de útil e salutar ao povo e país, de ser o presidente que escolhe quem serão os “juízes” no STF ou, então, a cada mudança de governo haverá a mesma ladainha, e JAMAIS teremos um STF como a Justiça exige, conforme o povo requer, mediante o que determina o país!

    • Bom dia, Bendl!

      Está circulando na internet uma mensagem enviada, nesta madrugada, por Celso Mello aos demais ministros do “stf”. Um grande abraço, amigo!

      Eis a íntegra:

      “GUARDADAS as devidas proporções, O “OVO DA SERPENTE”, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) , PARECE estar prestes a eclodir NO BRASIL! É PRECISO RESISTIR À DESTRUIÇÃO DA ORDEM DEMOCRÁTICA, PARA EVITAR O QUE OCORREU NA REPÚBLICA DE WEIMAR QUANDO HITLER, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo Presidente Paul von Hindenburg, em 30/01/1933, COMO CHANCELER (Primeiro Ministro) DA ALEMANHA (“REICHSKANZLER”), NÃO HESITOU EM ROMPER E EM NULIFICAR A PROGRESSISTA DEMOCRÁTICA E INOVADORA CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR, de 11/08/1919 , impondo ao País um sistema totalitário de poder viabilizado pela edição, em março de 1933, da LEI (nazista) DE CONCESSÃO DE PLENOS PODERES (ou LEI HABILITANTE) que lhe permitiu legislar SEM a intervenção do Parlamento germânico!!!! ‘INTERVENÇÃO MILITAR’, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR !!!!”

      O Antagonista*

  4. O STF, totalmente aparelhado pelo regime narco- socialista, tornou-se o cancro que corrói a saúde do Brasil. Precisa ser extirpado, antes que a sua metástase se espalhe por todo o corpo nacional.

  5. Deixa ser velhaco,pelo menos sejas original,esse papo,essa conversa é di petista mercenários pego na botija pelas mesmas leis e atos do STF.

    Por ordem da “Secom”,com dinheiro público financia sites clandestinos para atacar as instituições e seus membros.
    Usando e inflando canalhas desocupados como massa de manobra.

    Perguntinha,quem é o cabo Anselmo di hoje..?????

  6. Gostaria de entender o que leva o caro Percival Puggina concluir que o STF seja dominado pelo PT

    Só considerando as indicações?
    – acho que o Percival está delirando. Fake news!

    São 7 indicados enquanto PT estava no governo (4 Lula e 3 Dilma), 1 pelo Michel Temer, 2 FHC e 1 por Sarney

    Todos os indicados para ocuparem a cadeira, no governo petista, o foram a partir de avaliação e sugestões, lobby de muitas categorias. Tribunais, MP’s, AGU, OAB, IAB…

  7. O governo petista atendeu plenamente as indicações de ocupação de vagas na PGR e Tribunais segundo listas enviadas pelas entidades representativas.

    O governo petista sempre decidiu pelo mais votado da lista tríplice enviada.

    Ao contrário, Bolsonaro, decidiu ignorar a lista tríplice para a PGR.
    Bolsonaro também já tem o nome dos dois próximos ministros do STF mesmo muito antes do tempo de indicar o segundo, e até mesmo, descaradamente, promete eventual terceira vaga ao atual PGR como forma de prêmio (oi? Isso é crime)

  8. Souzza, meu amigo,

    Tudo bem?
    Excelente domingo prá ti e família.

    Neste momento de fake news e mentiras sendo disparadas por robôs nas redes sociais, confesso que duvido a emissão desse e-mail enviado por Celso de Mello a seus pares, e de madrugada!

    Caso for verdade – volto a frisar que não acredito -, que Bolsonaro prepara uma ditadura militar, por casualidade escrevi um comentário ontem onde eu abordava essa possibilidade, da quebra da democracia.

    Mais ou menos, assim me expressei:
    Que eu não via nos militares a coragem suficiente para um golpe militar;
    Muito menos, que a comunidade internacional concordaria com esse movimento no Brasil, onde poderíamos ficar à mercê de uma intervenção americana, russa, chinesa ou até dessas três potências.

    O assunto intervenção teria ultrapassado a sensatez, passando a se ventilar como retorno à ditadura, situação que não encontrará o povo tão compreensível quanto em 64, muito menos encontraria generais, almirantes e brigadeiros dispostos a essa aventura.

    Qualquer iniciativa de voltar o Brasil a perder a sua frágil e relativa democracia, dessa vez haveria uma oposição bem organizada e ordeira para combater e com veemência, tendências totalitárias, inaceitáveis e abomináveis.

    Bolsonaro não conta com esse apoio irrestrito, não.
    Um golpe militar no Brasil atualmente desencadearia protestos mundiais, colocando-nos numa posição extremamente delicada e praticamente indefensável, afora reações internas que poderiam nos levar para um conflito trágico e sem previsão de sua gravidade e destruição!

    Celso de Mello, se, por ventura, tenha sido mesmo o autor desse e-mail, resgatando o surgimento do nazismo até o seu líder, Hitler, ter somado a função de presidente com a de chanceler em 1.933 tornando-se ditador da Alemanha, tenha feito apenas uma alusão ao regime nazista que descambou na Segunda Guerra Mundial, conforme interpreta a situação brasileira nesse momento, o decano ministro exagerou.

    Se existe algo atualmente não só impossível de acontecer como não existe a menor condição para tal, chama-se golpe militar!

    Simplesmente porque estaria em jogo não esta democracia falsa que temos, mesmo assim um arremedo de democracia, mas a nação brasileira!
    Portanto, duvido e muito, que ainda as cabeças pensantes de militares existentes entre generais, almirantes e brigadeiros, não tenham considerado a respeito de desencorajar Bolsonaro sobre qualquer indício que revele se tornar ditador.

    Que o presidente sonhe, ameace, aponte o dedo, acuse … que brinque com a autoridade que “acha” possuir, todavia, a verdade é clara, nítida, insofismável:
    Não há a menor possibilidade de retornarmos à ditadura, nenhuma!

    Abração, Souzza.
    Te cuida, meu!

    • Eu também duvido que tenha sido do ministro, caro Bendl! Mas, ao contrário do amigo. Penso, sim, que o propósito dele, de fundo, não principal, seja um golpe.
      O sonho principal é seguir do poder e depois passar para um dos filhos.
      A forma como isso se daria que mudaria conforme o vento.

  9. Prestem atenção na quantidade de comentários, belos e polêmicos comentários, diga-se de passagem, originou o presente artigo, mas na discussão das atitudes do STF e suas consequências, poucos se reportam à causa original: A indicação de ministros pelo Presidente, como se fosse Cargo de Confiança.

  10. Bolsonaro se conseguir manter o minimo de bom senso e equilibrio, o que nessa altura do campeonato se revela uma hipótese muito dificil de acontecer, indicará tranquilamente 2 novos ministros do STF, Terá liberdade para indicar tranquilamente quem ele achar mais adequado segundo seus principios e ideologia. Aí naturalmente o STF terá um equilibrio menos “esquerdista”, segundo os critérios de Bolsonaro! Mas o problema é que ele não tem paciencia para esperar, quer impor logo o seu governo ditatorial.Isso não vai conseguir fazer, o STF, O Congresso e a sociedade não permitirão que isso aconteça.

  11. Assistimos pasmados a suprema ignorância do Bolsonaro.

    Um ludista avesso ao avanço da ciência médica mas que se utiliza de robot para atingir seus objetivos ditatoriais.

    Infelizmente nossa escolha, que a rigor não foi escolha pois não nos custou sequer pensar, mas imposição por absoluto dever de sair do lulismo nos conduziu a isto tudo que vemos aí.

    Não votamos num sapiens.

    Uma criatura cheia de dogmas, que foi mergulhada no rio Jordão por um…pastor evangélico.

    Com o Bolsonaro estamos numa das caravelas, Nina, Pinta ou Santamaria, mas sem nenhuma direção ou rumo ao fim do mundo.

    Alguém tem alguma dúvida que estamos no inferno ao a caminho?

  12. Collor, para ministro do STF, o primo.
    Para desembargadoras.
    Marianna Fux, 32, filha do ministro do STF Luiz Fux, é, para o governador do Rio, Sérgio Cabral, “respeitada e brilhante”.
    Para Ophir Cavalcante, ex-presidente da OAB, o currículo de Letícia Mello, filha do ministro do STF Marco Aurélio de Mello.
    E se Bolsonaro indicar para o STF um primo?

  13. Só não vê quem não quer!
    O exemplo vem da Venezuela!
    Lá o Supremo foi “aparelhado” e passou a legislar!
    Deu no que está dando!
    À vista de todos e qualquer um que queira ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *