Duque e Vaccari são condenados por propinas em contratos de navios-sondas com a Petrobras

Vaccari Neto foi condenado a 7 anos e Duque  a 6 anos

Ederson Hising e José Vianna
G1

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Vaccari Neto e o operador financeiro Guilherme Esteves de Jesus foram condenados, nesta quarta-feira, dia 19, em um processo da Operação Lava Jato que investiga propinas em contratos de navios-sondas com a Petrobras.

Essa foi a primeira sentença do juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, desde que assumiu os processos da Lava Jato, em março de 2019. A informação foi confirmada pela Justiça Federal.

SENTENÇAS – Renato Duque (colaborador): condenado a 6 anos, 6 meses e 10 dias por corrupção e lavagem de dinheiro, mais 152 dias-multa. Início de cumprimento de pena em regime semiaberto; Guilherme Esteves de Jesus: condenado a 19 anos e 4 meses de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, mais 362 dias-multa. Início de cumprimento em regime fechado; João Vaccari Neto: condenado a 7 anos, 6 meses e 20 dias de prisão por corrupção, mais 188 dias-multa. Início de cumprimento em regime semiaberto;

O ex-gerente da Petrobras Eduardo Musa teve a condenação suspensa devido ao acordo de colaboração premiada.  “Há prova categórica de que Guilherme Esteves de Jesus, representante do estaleiro Jurong, pagou vantagem indevida em sete contratos celebrados pelo estaleiro com a Sete Brasil, para o fornecimento de sete navios-sonda”, diz trecho da decisão.

Conforme o juiz, a propina foi calculada em 0,9% do valor dos contratos, que somaram mais de U$S 43,9 bilhões, e paga a ex-diretores da Petrobras e ao PT, “responsável pela sustentação política de Renato Duque no cargo de diretor da Petrobras”.

15 thoughts on “Duque e Vaccari são condenados por propinas em contratos de navios-sondas com a Petrobras

  1. “Bolsonaro é um cafajeste. Não há outro adjetivo que se lhe ajuste melhor. Cafajestes são também seus filhos, decrépitos e ignorantes. Cafajeste é também a maioria que o rodeia. Porém, não é só. E algo que se constata é pior. Fossem esses os únicos cafajestes, o problema seria menor. Mas, quantos outros cafajestes não há neste país que veem em Bolsonaro sua imagem e semelhança? Aquele tio idiota do churrasco, aquele vizinho pilantra, o amigo moralista e picareta, o companheiro de trabalho sem-vergonha… Bolsonaro, e não era segredo pra ninguém, reflete à perfeição aquele lado mequetrefe da sociedade. Sua eleição tirou do armário as criaturas mais escrotas, habitués …”

    https://blogdojuca.uol.com.br/2020/02/a-cafajestagem-bolsominion/?fbclid=IwAR3ecGudCezFCvMAJejizeZnH2qSaUZD7RncEYylqHOCMdEkQvF8EmyFAP8&cmpid=copiaecola

  2. As pessoas mais escrotas que governou o Brasil foram a turma do PT.
    Se após ou 4 ou 8 anos do reinado de Bolsonaro e o mesmo ter sido chamado chefe de uma OCRIM por algum procurador da Republica um por um membro do Supremo, aí sim, eu direi que Bolsonaro e sua turma é composta por um monte de escrotos.
    Lembro que pessoas importantes do Judiciário e da Mídia a todo o momento cita o PT como uma Organização criminosa.

  3. “Conforme o juiz, a propina foi calculada em 0,9% do valor dos contratos, que somaram mais de U$S 43,9 bilhões, e paga a ex-diretores da Petrobras e ao PT, “responsável pela sustentação política de Renato Duque no cargo de diretor da Petrobras”.

    Pois bem, Lula e Dilma não sabiam de nada.
    Um jornalista da rede de TV Al Jazeera do Catar entrevistou a Dilma e a respeito da Corrupção na Petrobras (Petrolão) o jornalista entrevistador perguntou a ex-presidente se ela nega que tivesse conhecimento do esquema de corrupção instalado na Petrobras “por ser cúmplice” ou por ser “incompetente”.

    Os corruptos de antigamente e os corruptos da era petista:
    Nos anos 90 a revista Veja fez uma matéria com o Orestes Quércia onde mostrou que o mesmo em 30 anos na política acumulou 52 milhões de dólares.
    Não lembro o ano, mas deve ter sido no início da Década que começou em 2000, a mesma Veja fez uma matéria mostrando a suspeita fortuna do Jader Barbalho, algo em torno de 30 milhões de reais.
    Pois é, Quércia e Jader Barbalho foram 2 políticos poderosos. Foram governadores e senadores por seus estados.
    2 Figurões da politica passaram umas 3 décadas para acumular alguns milhões de dólares ou de reais.
    Já a turma do PT não brincou em serviço. Nada de milhões, com eles o cheque tinha que ter mais Zeros para chegar a Bilhões.
    E vejam, com simples cargos de subordinados da alta cúpula governamental (diretores da Petrobras) esses peixes pequenos desviaram milhões da Petrobras para suas contas no exterior, não em trinta anos, apenas em 4 ou 5.

  4. Se não me engano eram funcionários de carreira. Portanto, devem ter desvios de conduta há muito tempo. Eles nem deveriam ter penas abrandadas ou perdoadas.
    Eram muito bem remunerados. Possuíam discernimento suficiente para saber o que é certo e o que é errado.

    Mas a ganância faz parte do ser humano, com poucas e honrosas exceções.

    A única maneira de frear a ganância é o castigo duro. Não há outra saída. O pragmatismo deve imperar sempre.

  5. A esquerda é uma religião (socialismo) e , como tal, tem muito poder, pois convence os incautos, os simplórios, de que está do lado deles, que luta por eles, prometendo-lhes o paraíso aqui mesmo na terra e a punição àqueles que que lhes causam seus sofrimentos .

    Até lançaram há pouco o politicamente correto para reforçar nos simplórios de que há o ‘nós e eles’. O ‘bem’ e o “mal”.

    Como todo poder corrompe, seus líderes não tem o menor pudor em roubar e até matar e foi o que fizeram aqui nos governos recentes passados.

    Mas, como já disse lá em cima, pelo poder psicológico que a esquerda exerce nos frágeis culturais e emocionais, aqui mesmo encontramos alguns destes, que ainda insistem em acreditar nesta farsa religiosa, deixando transparecer suas tentativas de arranjar algum argumento para defendê-la.

    • Ps. Nos EUA a esquerda no passado nunca teve vez com os partidos republicanos e democratas, que procuravam disputar os eleitores pelas suas capacidades administrativas.

      Infelizmente hoje, os democratas adotaram a religião socialista e suas demagogias para tomar o poder e exercê-lo abusivamente como Obama o fez, com sua demagogia do obama-care e seu genocídio, junto com Hilary, da população síria, fornecendo apoio aos revolucionários que queriam derrubar o governante daquele país..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *